Terra sonâmbula

Terra sonâmbula Mia Couto

Resenhas - Terra Sonâmbula

Bebel.Aroeira 02/10/2022

Através de uma narrativa cheia de sonho e fantasia, Mia Couto discorre sobre a guerra civil de Moçambique e suas mazelas. Completamente atual e recomendado!

Giovanna 30/09/2022

Marcante
Li para o vestibular, mas nem por isso foi uma leitura chata.
É um livro super marcante, com uma construção muito bem feita entre capítulos e as cartas, e um plot mais que perfeito.
Recomendo muito, pois agrega de uma forma surpreendente na bagagem, tanto para vestibulares, mas para a vida, por mostrar toda uma nova cultura e costumes.

giovana 28/09/2022

?não é o destino que conta mas o caminho.?
uma história que traz reflexões sobre o nosso presente. o livro é cheio de passagens que te fazem pensar e questionar não só o ?você? como indivíduo, como também o ?você? na visão de uma sociedade.

apesar da linguagem ser bem complexa e gerar um pouco de confusão devido à presença de vários personagens, a leitura em um geral foi bem interessante. definitivamente esse foi o meu preferido de todos os livros da fuvest que li até o momento!

Gabrilha 25/09/2022

Terra Sonâmbula
Muito bom o livro, embora histórias com dois eixos narrativos não façam muito o meu estilo. Mia Couto conduziu com muita esperteza as histórias de Muidinga e Thaiur e Kindizu e Farida.

trang 23/09/2022

To lendo só por causa do vestibular, mas é até legal mas prefiro outras obras do fuvest. Mas é legal ver e as vezes é bem depressivo

Becca 23/09/2022

Muito ruim
Sinceramente eu achei bem ruim, livro de maconheiro e noia, li obrigada por causa da dona fuvest.
Tudo horrível, você não sabe o que é ou não real e a linguagem ainda me irritou, jamais leria esse livro por conta própria, não faz meu estilo nem é minha praia

Biah Sampaio 23/09/2022

Me surpreendeu muito, esperava que a leitura fosse ser bem difícil, por ser um livro totalmente fora da minha zona de conforto, mas consegui ler até que rápido.
O livro me surpreendeu muito, não esperava esse final

Aninha 22/09/2022

Maravilhoso
É um ótimo livro para entender o contexto histórico de Moçambique e a cultura do local. A história é envolvente e os personagens são muito interessantes e bem trabalhados. Apesar da linguagem ser um pouco complicada, por conta do dialeto do país, a leitura é bem fluida. Amei demais!

Giovanna 20/09/2022

o título já dá spoiler do livro, tudo bem sonâmbulo
Terra Sonâmbula com certeza é um livro com tema central e enredo muito interessantes, porém que foram executados de um jeito bem meh?
A escrita de Mia Couto é realmente bem poética e bonita, condizendo com sua fama, mas isso não se sobressaiu em relação ao ritmo extremamente lento e cansativo da narrativa, o que me fez pensar em abandonar esse livro em vários momentos.
Com isso só posso dizer que não recomendo essa leitura, mas penso em relê-la no futuro pra ver se com mais amadurecimento eu consigo enxergar essa ?obra prima? que a maioria das pessoas acham.

Ana Paula Del Rey 16/09/2022

Mia Couto she?s so crazy
Primeiramente, eu li por causa da fuvest. Pontos negativos: muitas palavras estrangeiras, muito neologismo (tenho preguiça) e alguns acontecimentos me parecem um pouco sem sentido/sem explicação(talvez isso ocorra por ser uma cultura diferente e eu não ser acostumada) agora pontos positivos:QUE FINAL FOI ESSE, juntou tudo que aconteceu o livro todo no capítulo final, a mensagem do livro sobre oq a guerra faz com a sociedade é simplesmente devastador, o jeito que Mia Couto intercala o real com o imaginário é genial. Não é meu gênero favorito de livro porém ainda assim é um livro MUITO bem escrito e pensado, recomendo acho um livro ótimo para quem quer entender melhor o impacto que uma guerra trás para uma população.

Jaque 15/09/2022

Ela já sabia: quem mais sofre na guerra é quem não tem serviço de matar. As crianças e as mulheres: essas são quem carrega mais desgraça."

" Roubaram-vos tanto que nem sequer os sonhos são vossos, nada de vossa terra vos pertence, e até o céu e o mar serão propriedade de estranhos. Será mil vezes pior que o passado pois não vereis o rosto dos novos donos e esses patrões se servirão de vossos irmãos para vos dar castigo."

Sempre me encanta a forma com que o escritor Mia Couto narra tragédias e tristezas. Não falta poesia e sensibilidade para nos contar e também denunciar, sobre uma terra sonâmbula assolada pela exploração do domínio colonial português, em que as personagens se apegam aos mais desvairados sonhos para tentar escapar ( ainda que por pouco tempo) do pesadelo que é viver uma guerra. Do pesadelo de ver entes queridos serem mortos, de não poder mais chamar de sua a terra em que nasceram.

" O que faz andar a estrada? É o sonho. Enquanto a gente sonhar a estrada permanecerá viva. É para isso que servem os caminhos, para nós fazerem parentes do futuro."

Nicolas230 11/09/2022

? ???
mermão que livro bom.
A maneira que as histórias vão se entrelaçando é o charme do livro. ?A terra é uma custureira de sonhos??.
Eu amei. Muito obrigado dona fuvest por fazer eu ler mais um livro incrivel!

Sophia.Campos 10/09/2022

Guerra, descobertas e aprendizagem
Que livro sensacional. Li ele para vestibular mas me surpreendi de mais por ele ter uma história tão rica e diversa.
Adorei conhecer mais sobre o Moçambique e como sua história se assemelha com a do Brasil por conta da colonização Portuguesa.
Os personagens são complexos e curiosos, e o final foi perfeito.

Essa não é uma leitura fácil, sua linguagem é tranquila mas tem palavras difíceis e até inventadas. Muito simbolismo envolvido, o que eu amo de mais.

Valeu de mais! Obrigada Fuvest por me apresentar essa obra prima.

liaramoss 08/09/2022

é bom, mas é só isso
Literatura Moçambicana, se passa durante a guerra civil, mas na verdade não narra sobre a guerra. História sobre Tuahir e Muidinga seguindo uma estrada que não vai a lugar algum, até encontrarem inúmeros corpos mortos pela guerra e uma mala cheia de cadernos (diarios) de Kindzu. Aí começa a narração de duas histórias paralelas.

Com os 11 cadernos de Kindzu, lidos por Muidinga, descobrimos toda sua história. Começando com os conflitos familiares e desaparecimentos misteriosos, as alucinações (ou previsões?) de seu pai, a viagem de Kindzu para outra Vila até adormecer e parar numa canoa onde um anão cai em seu colo lhe mostrando o caminho para um navio (começando mostrar a ficção fantasiosa dessa história). Lá ele encontra Farida, que está em busca de seu filho, Gaspar, e conta que ela tem uma irmã gêmea que também está desaparecida. Kindzu se propõe a encontrar esse filho e então temos uma história mais interessante daí pra frente.

Depois disso tem desdobramentos bem legais e plots bem maneiros, mas, embora sejam apenas 200 páginas, tem momentos que são desnecessários. A escrita também não me agradou muito, mas eu só li pelo vestibular, não posso reclamar muito. Achei a junção de ficção com realidade bem boa, principalmente no final. Mas é apenas mais um clássico, que com certeza revolucionou a literatura, mas lendo agora não é tão emocionante. Vale a pena pelos plots.