A República

A República Platão
Platão

Resenhas - A República

Alessandro232 23/12/2023

Uma obra essencial para entender nossa realidade
A princípio, "A República" é uma obra que causa uma reação negativa no leitor. Quem não a conhece, pode achar que é um texto chato de ser lido. Realmente, "A República" é um texto que demanda certo esforço para ser compreendido. Mas, passado um certo estranhamento, pela sua forma de escritura, "A República" revela ser um livro fascinante, e sua leitura revela-se ser essencial para compreendermos melhor o mundo atual.
É necessário dizer que "A República" se estrutura a partir dos chamados "diálogos". Neles, o protagonista, Sócrates - sendo ele na vida real o mestre de Platão, faz uma série de questionamentos filosóficos sobre os mais diversos temas tais como: organização social, governos dos mais diversos, educação - este é um dos principais focos do filósofo, e até mesmo a possibilidade da existência de um ser superior que controla e comanda todas as coisas. Além disso, Platão para expressar sua cosmovisão, bastante peculiar e complexa, faz uso de mitos, principalmente, a famosa "caverna", que por suscitar diversas interpretações, - dentro até mesmo do aspecto ideológico/ político- é amplamente revistado, seja em outros livros, a maioria de ficção científica "new age", ou filmes, sendo que uma das mais emblemáticas representações aparece de maneira destacada em uma sequência de "Matrix".
Vale lembrar que esses questionamentos, todos eles discutidos com muita profundidade por Platão, o que demanda muita atenção durante a leitura, não vão oferecer respostas fáceis ao leitor. Sendo assim, cabe a ele, leitor, interpretar o pensamento platônico, o que não é uma tarefa fácil e demanda muito esforço intelectual. -para isso, é melhor buscar textos de apoio ou então fazer uma leitura conjunta da obra.
Em suma, apesar de uma certa dificuldade na leitura, "A República" é uma obra essencial para entender o que chamamos de "realidade". É notável, que Platão tendo vivido há mais de dois mil anos, tenha conseguido expressar sua preocupação a respeito de problemas que permanecem bastante atuais e que continuam preocupando o homem contemporâneo. Ou seja, "A República" é o tipo de livro que tem ser lido pelo menos uma vez na vida, um clássico do passado, mas que diz muito a respeito do tempo presente. É sem dúvidas, uma das grandes obras-primas da literatura Ocidental, na qual a escritura às vezes poética de Platão, consegue nos levar a refletir sobre que é mundo e que vem a ser a realidade, em seu sentido mais amplo.
Sobre a edição. A minha é considerada uma das melhores. É da Fundação Calouste Gulbenkin. Tem capa dura e folhas amarelada. A tradução é da professora e filósofa portuguesa Maria Helena da Rocha Pereira. Também na minha edição tem uma introdução que explica detalhadamente as várias outras edições da obra, várias notas de rodapé, o que facilita muito a compreensão de termos empregados pelo autor.

rafamassagardi 14/12/2023

"para eles a realidade consistia somente nas sombras dela"
A República é um livro espetacular. Nesse sentido, as teorias filosóficas propostas pelo autor através dos diálogos de Sócrates são simplesmente geniais.
Abordando política, justiça, epistemologia, metafísica e ética, o livro nos insere dentro do pensamento platônico e nos leva a compreender diversos princípios propostos pelo filósofo.
O método socrático, evidente nos diálogos, me impressinou! O modo que ele afasta os interlecutores de preceitos falsos e os guia a verdade é incrível!
Recomendo muito!

Rebeka mm 11/11/2023

Não é uma leitura qualquer
Não sei se posso dizer que a república está entre meus ?livros preferidos? naquele sentido mais comum de livros que relemos muitas vezes e devoramos de uma vez só. Eu li a república como nunca tinha lido um livro antes, estudando! Até pq nunca li por estudo (escola , faculdade). Aprendi a ler por prazer e assim preservei o hábito!
Até começar a ler filosofia e me pegar estudando por puro interesse próprio, se saber mais, de buscar sabedoria.
Essa leitura com certeza não é pra ser levada ao pé da letra, é pra ser interpretada dentro do seu momento na história e dentro da proposta do exercício de criar uma sociedade 100% focada no fim da injustiça.
É um exercício mental que nos leva a questionar uma seria de aspectos sobre como as coisas funcionam e os seus porquês. Não são assuntos fáceis de respostas fáceis, levei meses para terminar a leitura simplesmente pelo compromisso de não abandonar nenhum conceito sem antes sentir que o tinha entendido!
Foi cansativo mas terminei o livro com uma bagagem pessoal que mudou minha forma de enxergar o mundo a minha volta!

Wagner254 04/11/2023

O homem tirano
"o verdadeiro tirano é o verdadeiro escravo, condenado a uma baixeza e uma servidão extremas, e adulador dos homens mais perversos, pois, não podendo, de maneira nenhuma, satisfazer os seus desejos, parece, aquele que sabe ver o fundo de sua alma, desprovido de uma certa quantidade de coisas, e na verdade pobre"

Parece que foi escrito atualmente, mas na verdade trata-se da tradução de um livro escrito por volta de 380 A.C.

Lembro-me que entre muitas outras frases e diálogos importantíssimos, este me marcou em especial, o do "Tirano".

O impressionante é como o homem continua tão igual mesmo depois de tanto tempo, me lembrei também da velha música:

"não adianta estar no mais alto degrau da fama, com a moral, toda enterrada na lama" eis que, em verdade, você será pobre, de espírito, de alma, terá apenas inveja de quem leva uma vida real.

O dinheiro compra a sua excelência moral? Reflitam...

Bianca Martins 01/11/2023

É informação pra caramba
Se tu não ficar lelé lendo esse livro é pq vc está lendo errado.
Com certeza terei que fazer uma releitura daqui alguns anos, tem muita coisa que provavelmente só irei aproveitar em uma releitura.

Mas na vdd, eu não esperaria menos de Platão, pense que esse livro foi escrito 380 anos antes da era comum, é bizarro que já tenha discussões sobre igualdade, por exemplo.

Vale a leitura, insista quando pensar em desistir e não se preocupe se sentir um pouco perdido em alguns momentos, siga em frente, é impossível entender 100%.

Carla.Parreira 21/10/2023

??
Vou resumir rapidamente o que mais me atraiu na leitura. O livro diz que os filósofos entrelaçam-se a diferentes concepções:
1. O filósofo é doce com os amigos e impetuoso com os inimigos;
2. É guardião da cidade bela e boa, sendo governante da mesma;
3. Estão sempre apaixonados pelo saber que possa revelar-lhes algo existencial que não se desvirtue por ação da geração e da corrupção;
4. São sempre capazes de escolher uma boa vida no Mito de Er, pois somente ele sabe distinguir a boa da má vida, aquela que torna a alma justa daquela que a torna injusta.
Segundo diz o mito, cada homem escolhe de acordo com os hábitos da vida anterior. Um homem que viveu em uma cidade bem governada gozou de uma boa vida, mas é incapaz de escolhê-la (reconhecê-la), pois suas boas ações não têm como princípio seu próprio pensamento, mas o hábito. As melhores escolhas eram feitas por aqueles que passaram por sofrimentos, pois esses, sabendo o perigo que corriam, meditavam bastante antes de escolherem (não agiam pelo impulso mecânico do habito e, assim, ganhavam conhecimento). Entre esses estavam os filósofos; únicos capazes de sempre optar pelo bem viver. Vemos aqui um elogio do sofrimento: só ele é capaz de fazer com que os homens meditem acerca da melhor vida, fazendo-os ter o devido cuidado ao escolher a sua. A alma é dividida em partes. A parte do sentido ou linguagem (logos) deve governar tanto a parte que quer honra ou glória, responsável pelos sentimentos de cólera ou raiva, quanto também à parte dos desejos. O domínio dos prazeres corresponde ao governo da parte dos desejos. O governo do logos acontece pela determinação de um limite no que se deseja, de forma que o desejo possa ser satisfeito e realizado. Sem uma determinação, quando o homem é governado por desejos ilimitados, ele não pode ser feliz, pois deseja sem limites, não podendo, assim, concretizar o que quer. Estudando o mito de Er é possível entender que só se vive bem quando há um limite a ser alcançado, e quando se cuida de alcançá-lo. Entretanto, o corpo personifica os prazeres, dores e sentidos que tiram a alma de sua busca ao cuidado. Noutras palavras, a alma quando separada do corpo, busca a vida virtuosa. Toda a cena dramática pode ser lida como um desenho do que é filosofar. A conversa sobre a morte é a maneira que se tem de viver: de criar a realidade ?platonizando?.

Camila 12/10/2023

A república
Fritei vários neurônios tentando entender esse livro, precisava de uma extrema concentração, quando estava nas últimas páginas eu não aguentava mais

Laertche 05/10/2023

Chato demais
Óbvio que não se põe em questão o saber e a relevância de Platão, mas o jeito que é escrito e o excesso de cuidado no trato deixam o livro muito chato. Talvez se não fosse em forma de diálogo seria muito mais interessante.

Beatriz3345 03/10/2023

A política retratada pela filosofia clássica.
?A República? é avaliado como um dos principais escritos de Platão. Sendo um livro narrado em primeira pessoa por Sócrates, mentor de Platão, tem como principal objetivo definir o papel de um Estado.

Desta forma, a dialética de Sócrates convida os leitores da obra a refletir sobre os fundamentos de um Estado e serve como guia para uma constituição, no qual o seu principal ponto de partida e base seria a justiça.

Para os cidadãos gregos, a mais essencial forma de garantir a eficiência de um estado e o bem de uma sociedade seria compreendendo o verdadeiro significado de justiça. Platão leva os leitores a meditar sobre essa ideia através da perspectiva de Sócrates.
Sendo a obra mais influente de Platão, nela também é retratada a ideia do Mito da Caverna como uma análise crítica de Platão sobre a importância da busca por conhecimento, mesmo que esse processo signifique o abandono de uma posição cômoda.

Ainda que a obra se passe no período anterior à Cristo, a relevância do livro para a política e a compreensão do Estado nos dias atuais se torna irrefutável.

?O preço a pagar pela tua não participação na política é seres governado por quem é inferior.?
? Platão.

Camila 03/10/2023

A república
Explica de modo dinâmico os modos de Governo, essa dinamicidade toda faz com que muita informação seja dada, o que fez eu me perder algumas vezes, se tornando um pouco cansativo também. Muitas vezes ele já estava falando de outra coisa é eu ficava ?espera, o que????

Thi 26/09/2023

Crítica à poesia
Eu li a República dando ênfase a crítica de Platão à poesia, que é feita nos livros II, III e X.
Li no curso de leitura de textos clássicos da Filosofia.

Me surpreendi positivamente com o texto, Platão é gostoso de ler, embora conceitualmente eu discorde. Fundamental para qualquer estudante da Filosofia e, interessados no conhecimento em geral.

Leiam, vale a pena.

thupii 23/09/2023

A virtude do ser? justiça, fazer
Se um dia minha alma, contaminada pelo bem do saber e da justiça, chegar ao céus, que eu volte como um, que minha alma, já purificada, alcançe o tal do paraíso.
O ideal do valer a pena torna-se otimista, que a justiça me banhe com sua água fria.
Minha alma se alinha com a de Platão. A República? Ou não, não me deixe sem opção ó Platão.
Ler, nesses momentos, é a definição do fazer bem.
Minha alma, condecorada com sua plena liberdade, escolheu ser eu.
E eu, de bom grado, sou grato pelo fazer da minha alma.
Adeus.

biiaaa_nunesss 21/09/2023

Tive que ler para a faculdade. Não gostei kkkkkk, achei muito nada a ver as coisas que ele diz , mas é importante para o meu estudo.

Marciela 14/09/2023

O estado ideal
Um livro escrito na antiguidade e tão atual. Parece que ele escreveu os sistemas de governo hoje. Todos os defeitos de todo tipo de governo descrito com perfeição e riqueza de detalhes.
Não é uma leitura fácil, mas vale a pena.