A República

A República Platão
Platão

Resenhas - A República

Wilson 11/09/2023

Releitura. Aprendi novas coisas que passaram em branco na primeira leitura. É um clássico inesgotável.

Beatr1zp 05/09/2023

É um livro bem necessário, porém tem umas partes bem chatinhas e que chega até dar uma preguiça de ler. Com o fim do livro da para ter umas reflexões bem importantes

Julia.Menezes 28/08/2023

Amo livros filosoficos e me encanta ainda mais, livros com bastante diálogos ???????? valeu cada minuto!

itshayka 12/08/2023

?a república
Nao tive muita paciência para ler esse livro, ele é TODO baseado no diálogo e acabei não tendo paciência e nem gostei

Albner 11/08/2023

A república, um ótimo livro.
Um ótimo livro, com diversas reflexões para toda uma vida, aprendi muito com o pensamento de Platão, o livro é fácil de ser lido pela forma de diálogo, mas não deixa de se um desafio. Pois em diversas partes achei o livro chato, ainda mais por conta das conversas serem sempre feitas de forma idealizadas, sem lastro nenhum na realidade. Penei para ler, mas consegui e valeu a pena, para quem gosta de filosofia, esse é obrigatório.

FraterSinbuck 07/08/2023

Investigação da justiça
Tendo por objeto de investigação o conceito de justiça, bem como aspectos que a acompanham, A República reúne o segundo maior diálogo filosófico escrito por Platão, onde o palco é a conjectura de um estado ideal e o elenco são governantes, proletários e guardiões censurados por seus vícios e louvados por suas virtudes.

Jessica.valcaci 16/07/2023

Preciso reler
Uma sociedade justa se faz através de pessoas com a alma justa que seguem o verdadeiro bem, frente as ilusões e coisas físicas dos mundo sensível, almas que tem temperança, verdade, que tem conhecimento etc?

Rick 03/07/2023

Primorosa
"A República", de Platão, é uma obra-prima filosófica que continua a ressoar com relevância até os dias de hoje. Através de diálogos cativantes e uma escrita envolvente, Platão nos apresenta uma visão idealizada de uma sociedade justa e governada por filósofos-reis. Suas reflexões sobre a natureza da justiça, da educação e da política são profundas e provocativas, incitando os leitores a questionarem e repensarem suas próprias concepções sobre o mundo. Com uma mistura única de teoria e narrativa, "A República" nos desafia a buscar a sabedoria e a perseguir o bem comum. Uma leitura indispensável para todos os amantes de filosofia e pensamento crítico.

Paulo 20/06/2023

Obra fundamental
Esta edição da Editora Perspectiva é traduzida por J. Guinsburg e traz notas de Daniel Rossi Nunes Lopes.
A cada releitura, a obra me surpreende de alguma forma. Por isso, decidi lê-la anualmente.
Mais uma vez, a exortação da virtude da prudência para contenção dos apetites do baixo ventre, com o comando da razão em parceria com a parte irascível da alma, chamou minha atenção. A areté moral interior do Homem, a sua personalidade, é a fonte da sua eudaimonia.
O paralelo entre a construção ideal socrática e a imagem do ser humano mais belo indica qual é a verdadeira finalidade visada por Platão na República.
O tema da obra não é, em primeiro lugar, o Estado, mas sim o Homem e sua capacidade para criá-lo. A República platônica é, antes de tudo, uma obra de formação humana. Não é uma obra política no sentido habitual do político, mas sim no seu sentido socrático. O homem perfeito só num Estado perfeito se pode formar, e vice-versa: a formação desse tipo de Estado é um problema de formação de homens.
Na República há a premissa, sistematicamente elaborada na obra, de que o objetivo de toda comunidade humana é conseguir o máximo desenvolvimento da alma do indivíduo, isto é, educá-lo para fazer dele uma personalidade humana completa. O objeto da política, tal como o da Medicina, é a natureza humana.
É a obra fundamental de Platão, que deve ser estudada minuciosamente.

Mearc 18/06/2023

É show
Definitivamente foi a leitura mais desgastante que eu já fiz. Mas eu sinto que valeu cada tempo gasto nessa obra.
Tem algumas partes extremamente chatas e algumas até desnecessárias. Mas a maior parte do tempo tem alguma coisa para você se pegar pensando e refletindo MUITO.
É um livro bem atual e extremamente necessário, mas vá na calma e anote tudo que quiser. Você vai precisar.

GABRIELinHELL 08/06/2023

Não Conectou
Por mais que seja uma obra considerada uma das mais importantes da história da filosofia ocidental, para mim, foi uma experiência desgastante e desinteressante.
Lleuh 29/06/2023minha estante
Tem muitas partes confusa também, para você entender tem que ler a mesma página várias vezes e isso chega a ser desgastante

Kinos0 22/05/2023

Amor e ódio
"Era isto que eu queria fazê-lo compreender quando afirmava que algumas coisas estimulam a reflexão e outras não. Designo como estimulantes aquelas que suscitam nos sentidos duas impressões opostas, enquanto as demais, a meu ver, não provocam a reflexão"

Leo 18/05/2023

Republica
A grande obra de Platão. Leitura que exige bastante atenção e releitura de alguns trechos para não perder o todo.
No livro em um diálogo Sócrates esboça a cidade e o homem ideal.
O que eu busquei no livro foi o entendimento das virtudes e a busca pela transcendência.

Cássio F B 08/04/2023

A república
Platão. É

Lucas Lobo 07/04/2023

Platão na caverna do batman
Ótimo livro e de fácil leitura, um livro tão antigo, mas ao ler você até pensa que foi escrito recentemente com tamanha semelhança com a atualidade.