A Queda dos Reinos

A Queda dos Reinos Morgan Rhodes

Resenhas - A Queda dos Reinos

Psychobooks 21/07/2014

Confesso que o mais me chamou a atenção nesse livro (que é o primeiro de uma trilogia) foi a capa! Mas a história pareceu interessante (adoro quando tem magia no meio!) e foi descrito como "Guerra dos Tronos para adolescentes" (apesar de eu ainda não ter lido As Crônicas de Gelo e Fogo - e não é nem o tamanho dos livros que me assusta, e sim a possibilidade do Martin morrer antes de terminar a série... #batenamadeira), então resolvi dar uma chance. E foi divertido.

- Enredo

Mítica é uma região composta por 3 reinos: Limeros, o do norte, que vive em situação confortável; Paelsia, o central, quase miserável; e Auranos, o do sul, o mais rico dos três. Eles estão em relativa paz, até que um acontecimento envolvendo Auranos e Paelsia desencadeia uma série de eventos que culminarão com a guerra entre os reinos. Como pano de fundo temos a magia, até então esquecida, que está retornando - sobretudo devido a uma profecia sobre o nascimento de uma criança que se tornaria uma feiticeira muito poderosa, mais poderosa do que qualquer bruxa que já existiu.

- Desenvolvimento do enredo e narrativa

No prólogo somos apresentados a essa profecia e ao rapto da criança que seria, supostamente, a tal feiticeira superpoderosa. Depois disso entramos no tempo presente da narrativa e somos apresentados aos reinos, seus problemas e ao acontecimento que resultará em guerra. Apesar de tal acontecimento aparecer logo no início da narrativa, não vou citar aqui porque acho que tira um pouco a graça da leitura - eu já sabia o que ia acontecer antes de começar a ler o livro e senti que, se não soubesse, seria mais interessante.

A narrativa vai alternando entre os reinos e quatro pontos de vista: o de Lucia e Magnus, irmãos que moram em Limeros; o de Jonas, filho de um vendedor de vinhos de Paelsia; e o de Cleo, princesa de Auranos. São todos adolescentes entre 16 e 17 anos, e abaixo falaremos mais sobre eles.

A história se desenvolve em terceira pessoa e, conforme passeamos pelos vários pontos de vista, vamos montando o quadro geral da situação dos reinos e de como o acontecimento do início afeta cada um. O ritmo da história é acelerado, tem sempre alguma coisa acontecendo - seja ação, seja revelação de segredos, seja movimentação política -, e tudo é relevante para a narrativa. Achei esse um ponto muito positivo do livro e que faz a gente não querer parar de ler, porque tem sempre uma intriga rolando, sem encheção de linguiça.

- Personagens

Como eu disse acima, a narrativa vai alternando entre o ponto de vista de quatro adolescentes, que são os personagens principais da história:

Lucia: princesa de Limeros, leva uma vida tranquila, até que segredos sobre seu passado vão sendo revelados. Ela só tem um papel realmente importante depois da revelação desses segredos;

Magnus: príncipe e herdeiro do trono de Limeros, é secretamente apaixonado pela irmã Lucia e sempre teve uma educação muito rígida;

Jonas: filho de um vendedor de vinhos de Paelsia, está diretamente ligado ao acontecimento do início e, por causa dele, vai em busca de vingança;

Cleo: princesa de Auranos, também está diretamente ligada a esse acontecimento, que fará com que ela saia da sua zona de conforto, arregace as mangas e tome as rédeas de sua vida e de seu futuro.

Eles foram bem construídos e carregam traços de bondade e maldade, com algumas doses de chatice, como todo adolescente. Não consigo falar muito mais sobre eles para não entregar a história.

- Conclusão

Para mim é um livro bom. Achei incrível o fato de ter sempre alguma coisa acontecendo e a leitura flui bem, fiquei impressionada com o pouco tempo que demorei para lê-lo. Se eu estivesse na adolescência, como os personagens, esse seria um livro ótimo e eu super me identificaria com eles. Mas, como tenho uns bons 10 anos a mais que eles e uma bagagem de leitura considerável, fui pegando vários clichês ao longo da narrativa e vários "espirros", para citar a Alba, bem óbvios da autora, que em vários momentos ela tratou como se não fossem óbvios. Outros aspectos da história ela repetiu quase à exaustão e isso foi um pé no saco.

A mitologia que serve de pano de fundo para a história é boa também - envolve o poder dos quatro elementos (ar, terra, água e fogo), disputa de poder e corrupção. Nada muito inovador, mas funciona.

Não tenho nada contra livros jovem-adulto, pelo contrário, mas esse não me chamou tanto a atenção por causa dos clichês. É diferente, por exemplo, de The Raven Boys (a Mari já falou sobre esse livro em vídeo e eu comentei um pouco sobre ele aqui), que traz temas totalmente inusitados para o gênero. No entanto, foi um bom divertimento e pretendo acompanhar a série para ver onde tudo vai dar.

"O maior sacrifício deve ser algo que a pessoa valorize. Sacrificar algo sem valor não faz sentido."
Página 119

site: www.psychobooks.com.br
Thiago Martins 08/01/2015minha estante
Concordo plenamente. É legalzinha a história, mas tem alguns defeitos. Só começa a engrenar na página 230. praticamente todas as situações são óbvias demais, a única vez que fiquei surpreso foi quando a Lúcia fez aquilo com a feiticeira. Tudo bem que a Cléo era corajosa e destemida mas a autora repetiu tanto isso que ficou cansativo. A viagem da cléo achei forçada, aliás as cenas de auranos são bem ZZzzzz gostei bastante das cenas do magnus, que foi o personagem mais bacana. Tirando os clichês e as coisas previsíveis vale a pena, a leitura flui bem, é possível terminar de ler rápido. O final é muito bom, deixando uma expectativa para o próximo livro. Por ser infanto juvenil, que não é um público tão exigente, ficou bom.

Walber 10/06/2014

Quando os reinos caem, você precisa escolher um lado!
Três reinos compõe Mítica, um terra onde já ouve magia, mas que ela está esquecida a muitos anos. Limeros, Paelsia e Auranos. Os três reinos entram em combate. E quatro jovens enfrentam seus destinos. De qual lado você vai ficar?
A Queda dos Reinos é um livro de fantasia que já atrai pela capa linda e misteriosa.Embora A Queda dos Reinos tenha um começo impecável, eu pensei "é só mais um livro normal".
Só que quando realmente passei a me dedicar à leitura e cheguei mais ou menos da metade do livro, acontece uma coisa que eu fiquei com vontade de gritar!
Sério, após esse pequeno fato, uma sucessão de cenas perfeitas, cheias de ação começam a acontecer a cada capítulo.
E mortes!
Acho que a autora Morgan Rhodes decidiu fazer cosplay de GRRM e começou a matar vários de seus personagens. E nunca são mortes chatas e sem importância. São mortes que mudam o curso da história dos personagens!
O ponto alto do livro, além da diagramação belíssima, é seus personagens. São quatro protagonistas: Cleo, a filha mais nova do rei de Auranos; Magnus, o primogênito do rei de Limeros; Jonas, um camponês rebelde de Paelsia; e Lucia, uma garota adotada pela família real de Limeros que busca a verdade sobre seu passado.
Meu favorito é Magnus, cuja evolução ao longo da história foi surpreendente. O pai dele é um cara totalmente odiável em quem ninguém deveria confiar... mas tá, sem spoiler.
Eu amei cada um dos reinos. Limeros, no Norte, um reino frio onde o povo é muito religioso e tradicional. Paelsia, o reino mais pobre dos três, cujo povo sobrevive de plantações escassas, exceto a de uvas. Vinho e uvas sustentam a economia de Paelsia, embora o reino seja explorado pelos vizinhos do Sul. Auranos, o reino do Sul, o mais rico e luxuoso, de abundantes terras verdes.
A única coisa de odiei no livro, e isso é algo bom, foi o personagem Aron, noivo de Cleo! Cara, dá vontade de matar!
O livro fará parte de uma série de quatro livros. Já tem dois livros publicados no Brasil (o segundo se chama Primavera Rebelde) e três lá fora.
Bem, acho que é só! Super recomendo o livro, ele merece muito cinco estrelas.
E cuidado: like a GoT, seu personagem favorito pode morrer a qualquer momento!

site: http://blogleitorcompulsivo.blogspot.com.br/2014/06/quando-os-reinos-caem-voce-precisa.html

Gabriela 09/06/2014

"Às vezes, você não nota o quanto é forte até ser testada."

Queda dos reinos é um livro que mistura magia, traição, profecias, jogos por poder, romance, política e muito mais, não deixa a desejar em nenhum momento, a narrativa de Morgan envolve e quando você vai ver passou a noite inteira lendo o livro para descobrir o que acontece no capítulo seguinte.

"Seja feliz o bastante por nós dois."

A história é focado em três reinos, Limeros, Paelsia e Auranos, e possui 4 personagens centrais na trama, a princesa Cleo, o rebelde Jonas, a feiticeira Lucia e o herdeiro Magnus e que em um momento dessa trama a vida desses personagens se conectam.

"Ninguém nunca havia olhado para ela daquele jeito. Irado, brutal e extremamente hostil... mas havia algo mais ali. Como se ela fosse a única garota do mundo inteiro e agora ele possuísse uma parte dela. Ele a fazia perder o fôlego e ficar com o peito apertado"

Sem dúvidas minha personagem favorita foi a Cleo, ela é uma princesa diferente do que eu estava acostumada, com uma personalidade forte e com atitudes às vezes um tanto precipitada ela conquista a todos com a sua fé e força de vontade em tudo que ela realmente acredita, não medindo esforços para ver quem ela ama bem e feliz, mesmo que isso às vezes coloque ela própria em perigo.
Jonas acaba virando líder de uma revolução por um desejo de vingança após um evento traumático em sua vida e querendo mudar a vida do povo paelsiano que foi sempre explorado, mas quando ele menos espera está no meio de uma rede de intrigas e percebe que às vezes nem tudo é do jeito que ele imaginava.
Lucia eu ainda não consegui ter uma opinião formada sobre ela pois não teve muito foco nela no primeiro livro, apenas no final e acho que ela é com certeza a pessoa que vai mudar todo o rumo da historia com o poder que ela possui tanto se ela souber usar para o bem ou para o mal.
Magnus guarda um segredo que corroí ele por dentro, sempre oprimido pelo pai, um rei que tem como "apelido" o sanguinário e que sempre ensinou a ele a atacar e treinado para conquistar, com as suas atitudes no decorrer do livro ele se pergunta se ele não é realmente igual a quem ele mais odeia.

"(...) Até mesmo dentro da pessoa mais sombria e cruel ainda há uma ponta de bondade. E dentro do virtuoso mais perfeito também existem trevas. A questão é: a pessoa cederá às trevas ou à luz? É algo que decidimos com cada escolha que fazemos, todos os dias de nossa existência. O que pode não ser maldade para você, pode ser para outro. Saber disso nos torna poderosos mesmo sem magia"

Eu recomendo muito esse livro, para quem gosta de livros que tem guerra, romance, sangue, política e poder, não sei se é um livro que atingi todos os públicos mas para quem gosta de As crônicas de gelo e fogo com certeza vai gostar desse livro, claro que não tem a mesma magnitude da trama de George R. R. Martin pois é muito mais complexa, mas Morgan não deixa a desejar os acontecimentos ao decorrer da história são totalmente inesperados, a leitura começa um pouco lenta por ainda estar apresentando os personagens mas logo depois a leitura entra em um ritmo alucinado, no final do livro eu estava chocada e muito ansiosa para os próximos livros dessa saga emocionante.

"Havia sofrido tantas perdas que parecia que uma parte de seu coração tinha sido arrancada do peito, deixando uma ferida no lugar."

Helloise 17/05/2014

Promissor
Mitologia original e interessante, personagens irritantes. Trama leve e romances clichê.

site: http://revista21.com.br/?p=17082

Carol Ester 16/04/2014

Um livro incrivel em que a cada capítulo algo novo se revela,simplesmente não dá de parar de ler,e cada personagem é simplesmente único,com defeitos e qualidades que nos fazem amá-los ou odiá-los.É impossível decidir qual personagem é o seu predileto,todos cometem erros mas todos possuem arrependimentos.e mesmo os persoangens cujo ponto de vista não aparece no livro te cativam e ás vezes se destacam mais que os protagonistas.Resumindo:é um livro de tirar o fôlego que vai te fazer ficar grudado nele.

Lívia 17/03/2014

Confesso que estava ansiosa para ler o livro. Vi resenhas apenas positivas. Além disso, a capa me passava uma ideia de um conteúdo mais adulto, apesar de ser literatura juvenil. A fantasia é realmente boa, com a ideia da magia se perdendo, deusas brigando entre si pelo poder... Mas os personagens são um tanto mal desenvolvidos, e acontece situações absurdas demais para o meu gosto.

Mas, mesmo assim, recomendo. Foi uma leitura rápida, de dois dias (sábado e domingo) e, apesar do livro não ser essa Coca-Cola toda que pintam, eu realmente quis ver o final (que também me frustrou um pouco).

Agatha - @emmeufoco 12/02/2014

Melhor livro!!!
“OH MEUS DEUS, ESSE LIVRO É MUITO BOM, CÉUS EU TENHO QUE CHEGAR EM CASA LOGO PARA LER A CONTINUAÇÃO!!!NOSSA FALTA DUAS HORAS, HEY SERÁ QUE NÃO DÁ PARA A MIM IR EMBORA MAIS CEDO?!”
Essa foi mais ou menos minha reação quando eu terminei de ler a última linha do livro e sendo bem honesta? Não foi tão escandalosa, não para um livro tão bom quanto este.
“Numa terra em que a magia havia sido esquecida e a paz reinara durante séculos, uma agitação perigosa ganha forma quando três reinos começam a lutar pelo poder. Entre traições, negociações e batalhas, quatro jovens terão seus destinos entrelaçados para sempre: Cleo, a filha mais nova do rei de Auranos; Magnus, o primogênito do rei de Limeros; Jonas, um camponês rebelde de Paelsia; e Lucia, uma garota adotada pela família real de Limeros que busca a verdade sobre seu passado.

Em A queda dos reinos, Morgan Rhodes constrói uma mitologia complexa e fascinante, que mistura amor proibido, intrigas políticas e profecias milenares. Narrado pelos pontos de vista dos quatro protagonistas, este é o primeiro volume da série.”
Para os fãs de Game of Thrones, esse é um bom livro a ser indicado, logo nos primeiros capítulos nos vemos imersos na atmosfera da obra, narrado por quatro personagens principais, Lucia, Cleo, Magnus e Jonas, temos uma visão abrangente de tudo o que acontece, nos dando a oportunidade de conhecer cada personagem a fundo e se identificar tanto com ele quanto com suas ações, tornando, esse detalhe é bem interessante, praticamente impossível não gostar de cada um dos narradores.
Ao longo das páginas a trama vai se tornando complexa e cada vez mais envolvente, e quando menos se espera você não consegue largar o livro, de jeito nenhum! Em um mundo onde reis governam e magia existe, encontramos situações adversas e personagens intrigantes.
Sério em muitos momentos me peguei comparando Morgan Rhodes com R. R. Martin, sim os dois livros tem muita coisa em comem e ao mesmo tempo nada, ambos conseguiram criar um mundo “medieval e primitivo” onde em nenhum momento eles mascaram seus personagens, a vida não é fácil, ninguém é cem por cento bom, todos tem seus motivos, são coisas que passam várias vezes por sua cabeça durante a leitura.
Me apaixonei pelos personagens! A Cleo é fantástica, nunca antes vi uma princesa tão vivaz, determinada e teimosa quanto ela, cada capítulo seu era uma diversão, amei como mesmo diante das dificuldades ela ergueu o queixo e não baixou a guarda, ao chegar ao final do livro consegui entender como o pai dela consegue ficar P da vida e ainda sim não brigar tanto com ela.
Quanto ao Magnus? Outro personagem fantástico, mas eu diria que de todos ele é o mais complicado, porém isso não te impede nenhum pouco de gostar menos dele, céus ele é lindo, gentil e antes que se dê conta foi fofo! Pode ser só eu que goste dele tanto assim, o que duvido muito, mas Magnus tem um passado turbulento, um presente intenso e um futuro incerto e tudo isso junto ao fato de seu pai gélido e duro estar incitando uma guerra, na qual tudo o que ele quer e ver Magnus derramar sangue e com gosto.
Lucia um nome doce para um princesa igualmente doce e inocente, criada ao lado de Magnus e minada pelos homens de sua família, Lucia é muito gentil e amorosa e portadora de uma beleza imensa, o tempo inteiro ela demostra seus sentimentos e gostei bastante dela, entretanto depois que ela descobre sobre seu passado e sobre seus poderes, isso muda um pouco, as pressões das pessoas e de seus poderes contribuem para mudar suas ações e sinto que isso vai se acentuar cada vez mais, fardos pesados tendem a machucar que os carrega.
Jonas, nosso rebelde!!! Não tinha como ser mais perfeito, bem talvez um pouquinho impulsivo e desligado mas ainda sim ele é jovem, não se pode pedir muito. Após ter perdido seu amado irmão tudo o que ele quer é vingança, mas com o passar do tempo ele percebe que a liberdade de seu povo é algo igualmente importante e assim ele vai atrás de retaliações, se aliando a pessoas pouco confiáveis e descobrindo que nem sempre o inimigo é quem se imagina.
É um livro maravilhoso em muitos aspectos, cheio de ação, romance, suspense e intrigas, não há sequer, que eu me recordo, uma cena chata e em nenhum momento sentimos que a autor se excedeu em algo.
Recomendo a todos que gostem de literatura fantástica, e recomendo mil vezes mais àqueles que gostam da atmosfera que permeia Game of Thrones!

Gabriel369 31/01/2014

A Queda dos Reinos: Delicioso e empolgante do começo ao fim.
Morgan Rhodes escreve muito bem, ela criou uma trama deliciosa e empolgante, capaz de prender o leitor do começo ao fim.
Quando o arrogante Aron mata um jovem de Paelsia, desejo de vingança e uma guerra contra Auranos vêm em consequência. O assassinato do jovem Tomas Agallon serve apenas como estopim, onde a desigualdade social e o abuso de poder já rolavam soltos. O reino de Paelsia une forças com Limeros para derrotar Auranos, mas nem o líder paelsiano Basilius e nem os próprios paelsianos, esperavam que o rei sangüinário de Limeros fosse tão traiçoeiro.
Uma terra onde as lendas marcam presença. Uma terra onde uma jovem princesa precisa aprender a lidar com seus dons mágicos. Uma terra onde um jovem príncipe lida com seus desejos proibidos e com um pai sem escrúpulos. Uma terra onde um jovem rapaz precisa lidar com seu desejo de vingança e com sua aspiração por dias melhores. Uma terra onde a perda constante de entes queridos faz parte do cotidiano. Concluindo, A Queda dos Reinos possui uma trama viciante, capaz de fazer o leitor vibrar e deixá-lo preso do começo ao fim. É muito gratificante ainda poder topar com um livro desse, me deixou um gostinho de quero-mais. Já vou correndo comprar o segundo volume da série.

Noronha 23/12/2013

Uma compra ousada, que eu gostei.
Andava pela Bienal este ano quando vie sta capa e li o resumo, ficou martelando na minha mente um ''leva ele'' e eu o trouxe pra casa. Uma leitura que foi ardua, pq não tive muito tempo e acabei por cosneguir le-lo na academia fazendo bike...rs vamos lá.

Eu esperava por mais um livro de fantasia clichê, mas me surpreendi com as muitas batalhas, traições e lendas. Tudo muito bem encaixado, gostei da maneira que a Autora divida os arcos da história, como descreve os personagens e o que se passa em volta deles e os locais que estão. Adorei ela ter posto uma lista logo na primeira pagina com o nome de todos os personagens do livro e quem são apra que vc nunca se perca nos inuemros que aparecem.

A história gira em torno de três reinos: Paelsia, Auranos e Limeros; Um rico um meio a meio e um pobre. A população destes reinos vão aos poucos perdendo a fé na magia e nos deuses e cada cidade inveja uma a outra de certa forma. Auranos é a cidade mais bela e rica e assim a mais invejada, enquanto as outras duas estão brigando pra sobreviver. isso só poderia resultar em GUERRA POR TERRITÓRIO. Ainda mais quando uma princesa mimada resolve sair e fazer besteira.

Se quer uma história com personagens passíveis de erros, imperfeitos e vez ou outra bastante egoístas, é uma boa pedida este livro. Normalmente isso é suficiente para tachar um livro de ruim, mas foram essas características que tornou essa fantasia tão verídica. Onde a autora pecou realmente foi nos detalhes, ou melhor, na falta deles. Os conflitos foram tão extensos, tanto os psicológicos quanto físicos, que faltou se aprofundar não só no romance, mas também nas batalhas, laços de sangue e amizade.

araujo_luisa 15/12/2013

" Mesmo sendo um tanto clichê, essa história me cativou"
Em A Queda dos Reinos, encontramos a história de uma terra, chamada Mítica, divida em três reinos, Auranos, Limeros e Paelsia. Durante um longo tempo, todos esses reinos viveram em paz, porém tudo isso acaba quando ocorre um assassinato. Auranos, um reino rico, cheio de luxos; Limeros, um reino também rico com um rei sanguinário e um tanto quanto autoritário e Paelsia, um reino pobre, vivendo da produção de vinho, entram em uma guerra em nome do poder.
Na história temos quatro pontos de vistas, o de Cleo, a princesa de Auranos; o de Magnus, herdeiro do trono de Limeros; o de Lucia, uma garota que foi adotada pela família real de Limeros e o de Jonas, um garoto de Paelsia que após a morte de seu irmão busca vingança.
Cada um deles tem seus objetivos e acompanharemos, além da guerra entre Auranos, Limeros e Paelsia, suas histórias.
Mesmo sendo um tanto clichê, essa história me cativou, e me emocionou. A autora conseguiu com que nos apaixonássemos por cada um dos personagens e, eu por exemplo, no início, não gostei muito da Cleo, mas após entender seu ponto de vista e ver suas qualidades, criei um amor tão grande por ela e desejava que ela pudesse ter o seu grande final feliz. Do Magnus eu posso dizer que desde o começo eu adorei, mesmo ele sendo um tanto quanto frio e impossível em alguns momentos, achei sua história tão bonita e triste que me apaixonei por inteiro por ele. O Jonas é, para mim um dos personagens de maior importância no livro, gostei de suas reflexões e de seu modo de ser. Quanto a Lúcia posso dizer que ela foi adorável do começo ao fim- mesmo no final- e gostei de seu modo de ser.
O livro é bem rápido de ler- mesmo eu demorando uma eternidade, quando você pega a história e começa a entender você quer cada vez mais e foi o que aconteceu comigo em certo momento da trama. A autora tem uma narrativa incrível e por tudo, posso dizer que o livro entrou para os meus favoritos!
Quanto a diagramação posso dizer que, a capa não foi das melhores, já que não tem lá aquela coisa que diga que o livro é tão especial, mas amei a fonte e a maior parte dos detalhes do livro. Não lembro de ter achado nenhum erro. As páginas são amareladas, logo é tudo muito perfeito!
Estou muito ansiosa para o próximo livro da série, que vai se chamar Primavera Rebelde, também será lançado pela Seguinte e espero que ainda esse mês!

site: http://entrandonoslivros.blogspot.com.br/

Gabriel 16/12/2013minha estante
terminei a primavera hj, spoilers a parte, Magnus fica mais foda!!!

AndyinhA 17/10/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

ada como um livro de aventura que você começa achando que não vai dar em nada e aos poucos todos os personagens começam a te surpreender e você fica feliz em ter dado uma chance para aquela história e 'A Queda' tem tudo para crescer ainda mais no segundo livro.

O livro é 'narrado' por quatro pontos de vista diferentes, digo entre aspas, porque o narrador é o reino ou pessoas daquele reino e não necessariamente um personagem. Ou seja, ele é narrado em terceira pessoa e eu AMO isso. Dá-nos uma sensação maravilhosa de que sabemos mais do que os personagens.

A história começa bem devagar, confesso que achei todos os personagens umas malas sem alça, principalmente a Cleo, mas como cada ação tem uma reação no enredo, eles vão se moldando e crescendo e muito, aí terminei o livro amando todos os personagens envolvidos e não tenho um preferido para o próximo #ComoFaz ?

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2013/10/poison-books-queda-dos-reinos-morgan.html

CooltureNews 19/09/2013

Coolture News
Fantasia infanto-juvenil é uma dos gêneros mais complicados de se lidar. Primeiro porque não se deve complicar demais e nem subestimar seus leitores. Segundo porque é realmente difícil inovar num mercado onde grandes ideias sempre estão surgindo, mas onde poucas realmente encontram seu público certo. Terceiro porque o escritor precisa atender a um público grande, exigente e que ou ama ou odeia com a mesma força de vontade.

Gostaria de dizer que amei este livro, ainda mais pela ansiedade com que esperei pelo seu lançamento, mas me senti um pouco decepcionada ao longo da história, e não exatamente por causa dela, mas pela maneira de seus personagens principais.

A ideia por trás da história é ótima e bem trabalhada. Temos três reinos diferentes que vivem em uma constante tensão culminando numa guerra terrível. Em meio a tudo isso existe a lenda de um objeto mágico capaz de dar um imenso poder a quem o possuir, além de ser capaz de restaurar a terra cada vez mais pobre e fria. Para nos situar na história e nos levar pelas diversas situações que compõem a trama, acompanhamos quatro jovens cada qual de um reino, com suas dúvidas, medos, amores e segredos. Estes jovens possuem um papel importante nos acontecimentos que estão por vir e serão suas decisões que mudaram o rumo da história daquele mundo.

É fácil ser conquistado por uma premissa assim, onde amor, guerra e poder são ligados ao destino de pessoas que se pudessem, teriam escolhido não se envolver em algo assim, mas que arrastados pelas circunstâncias se veem na necessidade de lutar por aquilo que acreditam ser o melhor.

Porém, ao invés de sentir empatia por esses jovens, foi difícil gostar deles. Cleo, a princesa, se mostrou fútil e ainda pior, infantil mesmo quando deveria ser mais responsável. A ideia era que ela fosse uma jovem intrépida, que busca sempre seguir seu coração, mas acho complicado conceber esse tipo de impressão quando o que vejo a cada página é uma garota perdida e tola, que não se importa com o sentimento dos outros, apenas quando isso lhe acarreta algum tipo de culpa ou vai de acordo com sua conveniência. Jonas, o rebelde, não é nada como o que é descrito na sinopse do livro, não é um líder, no máximo, um garoto com raiva, que pensa ser um “Dom Juan”, mas que não possui a coragem necessária para realmente lutar pelo acredita. Ele melhora um pouco ao longo do livro, mas ainda é tolo e insuficientemente critico para compreender a magnitude dos acontecimentos. Lucia é uma personagem mais simpática do que Cleo, uma garota mais centrada e com uma boa tendência a explorar outras versões de um fato. Consegui ter uma empatia maior por ela, já que consegue estabelecer bem seus objetivos e segue em frente sem medo.

Mas, de todos os personagens, o único que parece ter sido salvo foi Magnus, o herdeiro de um dos reinos. Ele sim foi um personagem bem tratado ao longo do livro, ganhou uma personalidade forte, dramas profundos, nuances mais sombrias, sem, no entanto, deixar de ser um personagem cativante. Foi fácil compreender e acompanhar suas mudanças ao longo do livro, quando então ele ganha uma vida própria dentro da história, mesmo que em certos momentos seja bem clichê.

O desenvolvimento da história, assim como alguns de seus personagens, deixa a desejar em certos pontos, tornando-se cansativa ao insistir em certas circunstâncias, ou não explorando fatos que eram interessantes, mas que foram deixados de lado. Com a proximidade do final, porém, a trama ganha mais ritmo e você realmente vê as coisas acontecerem e mudarem.

Apesar da sensação de ter lido algumas páginas supérfluas, estou na expectativa do segundo livro da série, que segundo comentários dos leitores estrangeiros parece ser melhor. Eu espero que venha a descobrir se ainda há algum segredo não revelado na trama e se enfim os personagens iram crescer com tudo o que passaram. Ainda tenho esperanças nessa série, vejamos se elas serão contempladas.

site: www.coolturenews.com.br
Thiago Martins 08/01/2015minha estante
concordo. Alguns personagens não são empáticos.

Gaby 09/09/2013

Amor a primeira vista, a primeira página.
Apaixonante, misterioso, e por que não dizer aterrorizante? Maravilhosamente com algumas partes más, porém nunca perdendo seu encanto. Agradou tanto meu lado "donzela indefesa" quanto o meu lado "bruxa má".
A Queda dos Reinos é um ponto de luz na escuridão em meio a esse mar de decepções que andam sendo algumas histórias de fantasias, com princesas fortes e determinadas, príncipes ao mesmo tempo cruéis e com um bondoso coração. Ele nos enfurece e nos amolece o coração, e é feito sob medida para qualquer um que aprecie uma boa dose de fantasia.