O Grande Deus Pã

Arthur Machen

Resenhas - O Grande Deus Pã

Pedróviz 12/10/2023

O Grande Deus Pan
Se você quer ler uma história onde você é levado por uma crescente curiosidade misturada com aquela apreensão pelo desconhecido e ignomioso que permeia a leitura, então leia O Grande Deus Pan, de Arthur Machen. Esta novela é vista como precursora do gênero 'horror cósmico', do qual um expoente é H. P. Lovecraft. Daí se vê que não é pouca coisa.

Mari Pereira 12/10/2023

Um clássico do terror que eu não conhecia!
Achei a leitura bastante divertida. Um bom clima de suspense e mistério.
Vale a pena conhecer!

Adriana 10/10/2023

O grande deus estranho
Livro extremamente inteligente e intrigante, com um desenvolvimento que te prende a cada página.

É muito incrível como esse livro se encaixa como weird.

edisik 10/10/2023

É um livro bem curto de Horror Cósmico, onde mortes misteriosas envolvendo uma mulher misteriosa se interligam. Em alguns momentos achei confuso e um pouco chato, mas no final tudo se revela. Para quem gosta de H P Lovecraft é um prato cheio.

juliadeletras 10/10/2023

Eu particularmente não gostei dessa história. Pra mim ficaram muitas pontas soltas, o mistério muito superficial e a resolução do conflito que surge mais pro meio da leitura muito sem nexo. O livro começa de um jeito, fazendo a gente criar bastante expectativa e não entrega mais nada além disso. Não sei de era pra eu sentir angústia ou medo, mas mais pro final da história eu só queria terminar logo esse livro.

Cleberson 10/10/2023

Mistérios e mais Mistérios
Um livro de suspense com umas pitadas de triller psicológico; bem interessante e similar as obras de Arsene lupin e sherlock hollmes; o tom de escuros e a morte de homens é o mistério principal.

Porém a coisa do Deus, sempre vai estar nas entrelinhas, falar algo sobre a história pode vir a quebrar o clímax.

Mas tudo está relacionado a uma figura meio religiosa e meio macabra.

John.Spectrum 08/09/2023

Erguendo o Véu da Realidade
- Em plena era vitoriana, um homem assiste a uma experiência feita por um cientista, que acredita ser possível abrir a mente humana para uma realidade oculta e fantástica. A experiência é feita com uma jovem, que desperta horrorizada e demente. Tempos depois, dois amigos se encontram e passam a falar sobre casos de loucura e morte, envolvendo uma mulher sedutora e sombria.

- A novela, uma obra de horror do século 19, interliga narrativas permeadas de tensão e obscuridade, revelando o refinamento literário e o conhecimento ocultista de seu autor, admirado por Lovecraft, Borges e Stephen King. Por suas 112 páginas e seus 8 capítulos, surgem relatos prodigiosos, referências pagãs e questões morais, que intrigam o leitor e, verdade seja dita, às vezes o deixam confuso. Nessa novela decadentista, a expressão "ver o deus Pã" (p.38), senhor dos bosques e das artes ocultas, significa ter acesso a uma realidade alternativa, capaz de aterrorizar mentes sensíveis. Com essa obra, aliás, o autor desafia o leitor a encarar, justamente, tal realidade e se manter são ao término da leitura.

Gabriela2715 08/09/2023

Não recomendaria
O livro O Grande Deus Pã é confuso, com uma leitura pesada devido a sua sinopse muito grande; faz com que o leitor já comece a leitura com uma certa sensação de cansaço, o autor poderia ter desenvolvido a história de diversos jeitos melhores, nesse quesito não clasificaria o livro como terror, mas sim como fantasia.

elli elli 27/07/2023

É uma boa obra curta, não é de terror explicíto, segue bem a linha de Edgar Allan Poe, H.P. Lovecraft...
Foi uma leitura gostosa que me prendeu, gostei do final, achei que completou a narrativa bem.

Ferreiro 22/06/2023

Terror Psicológico
A Narrativa apresenta um terror psicológico e rico de características vitorianas, fazendo o eleitor ficar submerso em cada capítulo.

grazisapienza 18/06/2023

O Grande Deus Pã
"Penso que você está deixando se levar pelo erro frequente de limitar o mundo espiritual ao bem supremo; mas o mal supremo tem, necessariamente, sua parte nesse mundo".

Ao contrário do que eu li sobre, inicialmente, não senti que faltou ou algo ou que no final isso não seja considerado um "terror". Pessoas não entendem que existem diferentes tipos de terror e caem na falácia de classificar isso como um suspense.

Óbviamente, o terror aqui é psicológico, remontando aos medos mais "crus" do ser humano desde que se sabe. Aqui, Marchen subverte vários signos da sua criação cristã e trás por meio do mistérios os terrores que essas entidades inseriam nos corações dos homens antigamente.

E o terror dentro do principal subgênero de Marchen - o decandentismo - vem justamente do horror de você ver um ser humano se suberverter ao seu pior estado de existência e foi aliado às influências da Golden Dawn - sociedade ocultista da qual ele pertenceu até seu fim.

Uma das frases mais icônicas do livro mostra isso quando perverte a frase "O espírito Santo encarnou. Da Virgem Maria tornou-se homem" e a transforma em "E o Diabo encarnou, tornou-se homem". O que também trás a alusão do envolvimento de seres cósmicos com mortais e suas consequências ? desastrosas ou não.

E digo de passagem que a capa dessa edição me chamou muito a atenção justamente por me lembrar de "O Labirinto do Fauno" (que vim a descobrir com felicidade que este livro foi a inspiração principal de Del Toro).

Æon 28/05/2023

3 ESTRELAS POR SER PIONEIRO

A história é bem seca, tem momentos que seriam melhor aprofundados, o final foi sem emoção nenhuma.

Quanto a edição, não gostei mt da versão da editora todavia, o ebook da editora Montecristo foi só 81 centavos e pra mim tava bem melhor.

Wanny2 23/05/2023

Uma experiência que, provavelmente, não deu certo. Uma criança que nasce de uma forma não natural. Uma mulher que por onde passa deixa um rastro de morte. Pessoas que morrem de puro terror essa é a história do grande Deus pã você se sente envolvido querendo descobrir o motivo que leva as pessoas a morrerem, o que as deixam tão aterrorizadas? E porque que sempre acontece uma morte a Helen sempre está envolvida?

Patrick41 18/05/2023

Arthur Machen, o pioneiro no Terror Místico.
Arthur Machen teve uma infância solitária, rodeado pelas associações históricas e sugestões fantásticas do panorama total, sítio de uma antiga fortaleza romana.

Em 1894 publicou "O Grande Deus Pã", uma das mais influentes histórias que haveria de deixar como herança para a posteridade. No seu ano de publicação foi uma obra muito polêmica, imagino que que tenha sido por motivos que as vítimas da história eram grandes cavalheiros da sociedades, homem bem vistos e que possuiam grandes riquezas.

Arthur Machen possui grandes habilidades descritivas que ao mesmo tempo que descreve consegue introduzir uma atmosfera de puro terror, ocasionando um arrepio na nuca e uma incredulidade de que aquilo esteja de fato acontecendo. Mesmo lendo no ônibus eu ficava absorto em meus próprios pensamentos. Uma passagem de demonstração mostro aqui.

"Eu vi o inacreditável, vi horrores que fazem com que eu mesmo por vezes detenha o passo no meio da rua e me pergunte se é possível que um homem testemunhe aquelas coisas e escape com vida. Ao fim de um ano, Villiers, eu era um homem arruinado, de corpo e alma - de corpo e alma."

É notório partes do texto que ajudaram a inspirar outris escritores, como por exemplo, quando Arthur descreve um livro que apenas o vislumbre da capa faça com que qualquer alma estremeça de medo assim que é visto. Uma grande inspiração para a criação do "Necromicon"