Da Magia à Sedução

Da Magia à Sedução Alice Hoffman

Resenhas - Da Magia à Sedução

Claire Scorzi 28/10/2011

Drama familiar, toque mágico, poesia
Uma surpresa. Se "Da magia à sedução" inspirou um filme, guarda significativas diferenças dele - o que faz do livro uma obra mais original, menos óbvia, que na verdade evita alguns dos efeitos fáceis do filme (particularmente em sua parte final).

Construído como um drama familiar, o romance tem suas peculiaridades nos detalhes acrescentados - as sugestões de magia, a ambiguidade em boa parte do tratamento do tema, uma linguagem fortemente poética, uma insistência em transformar o simples em magia. Após a primeira parte, cada uma das seguintes - "Premonições", "Clarividência", "Levitação", títulos que não devem ser entendidos ao pé da letra - inicia-se com uma alusão a crenças ou superstições.

A destacar, as primeiras 30 páginas. Formam o que poderia ser um chocante conto de terror com um leifmotiv caro a Lovecraft, o das pessoas que fazem uso de forças que depois descobrem não poder controlar, mas serem controladas por elas. A narrativa que começa como um pequeno drama de amor vai ganhando contornos cruéis.
Eduarda Sampaio 26/07/2015minha estante
Adoro esse filme, Claire! Não sabia que era um livro. Agora fiquei curiosíssima.

Magalyne 22/06/2020

Fã da adaptação cinematográfica, descobri no original uma história totalmente diferente daquela protagonizada por Sandra Bulock e Nicole Kidman. As irmãs Owens foram um dos meus primeiros contatos com o mundo bruxo. Uma história sobre o poder do feminino e sobre os fortes laços familiares que o amor pode formar.

Samantha @degraudeletras 25/10/2011

Samantha M. - Word in my bag - http://wordinmybag.blogspot.com
Diferente da maioria das histórias sobre bruxas que circulam por aí nos livros e filmes, as bruxas de Hoffman são mais reais do que qualquer outra. Sim, porque elas não invocam demônios como as bruxas de Anne Rice ou fazem feitiço usando uma varinha como as de J.K. Rowling, as Owens se utilizam dos princípios mais básicos da religião pagã Wicca e de seus simbolismos. Sempre dando o valor devido às cores que usam em suas roupas, a direção em que o vento sopra, a maneira como as plantas, os animais e a Lua estão se comportando e até mesmo que 'ingrediente secreto' usar em uma refeição ou no peitoril de uma janela, tudo isso para continuar em constante harmonia com o mundo.

Uma narrativa bem interligada e cheia de pormenores em ações cotidianas. As descrições das preferências e gostos de cada personagem fazem o leitor (ou pelo menos eu) se perguntar se realmente não as conhece. Cada uma com sua personificação bem marcante e diferenciada.

Alice Hoffman ao longo do romance além de descrever, analisa numa visão bem 'bruxinha' o dia-a-dia das Owens, que são dotadas de uma beleza de tirar o fôlego. E por conta de tal beleza estonteante, os homens que as vê geralmente caem de amor por elas (seria algum feitiço? ), mas as mulheres da família são amaldiçoadas e todos os homens que alguma Owens se apaixona, acaba morrendo de uma forma nem um pouco ' normal'. Sally e Gillian tentam fugir deste lado obscuro da família, que as levou a serem motivos piadinhas e brincadeiras de mau gosto no período da escola, tanto para enterrar o passado como com uma esperança de poder amar, se apaixonar sem estar sob a maldição.

Eu poderia simplesmente dizer que amei o livro e o daria um milhão de estrelinhas no Skoob, mas mais do que isso, Alice Hoffman me cativou de uma maneira sem precedentes e ela entrou para minha lista de escritores preferidos.

Cacauwan 30/12/2011

Esperava mais
Quando li o livro, já tinha visto o filme muitas vezes. De fato, o filme é um dos meus preferidos. Como estava acostumada a me surpreender quando lia livros após ter visto as respectivas adaptações cinematográficas, este foi uma bela decepção. Esperava muito mais, e terminei o mesmo pensando que meu ditado "Os livros são sempre melhores que os filmes" finalmente havia encontrado uma exceção. O livro é bom sim, mas continuo achando que o roteirista para a adaptação conseguiu superar a autora e criar algo ainda melhor.

Lais Andrade 14/03/2011

Doces ou travessuras?
Quem nunca se deixou levar pelo envolvente mundo da magia? Diferentes obras retratam isso de formas diversas, alguns autores sendo até mais sutis do que outros. Da Magia à Sedução é uma obra escrita por Alice Hoffman e que narra a história de Sally e Gillian Owen, duas meninas que perdem os pais e passam a morar com as duas tias na magnífica casa da rua das Magnólias. Contudo as mulheres da família Owen são perseguidas por uma maldição que leva a morte todo homem que se apaixonar por uma Owen. O livro deu base para a produção de um filme com o mesmo título. A magia descrita em ambos não é algo tão clássico como fazer flutuar uma cadeira apenas com o sacolejo de uma varinha mágica. A magia deste livro é algo que basicamente podemos encontrar em nosso dia-a-dia, algo muito simples: a superstição. Todos nós já ouvimos falar em algo como que jogar sal por cima do ombro esquerdo traz sorte ou que um ramo de guiné atrás da porta afasta maus espíritos. É deste tipo de magia que o filme trata, tangenciando este tema de forma tão agradável e simples que torna a leitura simplesmente mágica. Um livro com cheiros, sensações e confortáveis cenários. Em nada se relaciona com qualquer tipo de religião ou crença. Tive uma depressão pós-término de livro, já que vou sentir falta de me debruçar no universo das superstições e problemas corriqueiros enfrentados pelas mulheres da família Owen. Vale a pena conferir. Boa leitura!

Breno Rosa-Gomes 21/11/2012

Livro e Filme
Para os fãs do filme, não é bom se iludirem com toda a magia e efeitos especias existentes. O livro é muito, mas muito diferente do filme. Claro um pouco mais detalhado, mas o filme teve muitas modificações até por que se fosse seguir com precisão o livro não faria tanto sucesso. Toda aquela magia, feitiços e grimórios apresentados no filme não existe no livro. O livro dá mais atenção a coisas simples, não tão simples, mas coisas que temos o conhecimento, como mulheres que fazer trabalhos p/ trazer homens de volta, lendas e mais lendas.
Uma ótima leitura para quem não tem a expectativa de algo mais fantasioso como mostrado no filme.
Marta 29/10/2019minha estante
Adoro o filme, mas o livro me conquistou ainda mais! Sensacional!

Victória 28/10/2020

Assisti o filme quando pequena e ele se tornou um dos meus favoritos, quando iniciei a leitura pensei que a história fosse parecida, mas no final me surpreendeu muito (de um jeito positivo), depois que iniciei o livro não descansei até terminá-lo.

Grazi 21/02/2020

Devido ao filme esperava mais do livro.
No inico da leitura, demorei para me acostumar as diferenças do livro, mas do meio para o final acabei gostando.
A autora tem uma boa escrita, muito magica diria.
Gostei das mulheres serem "mulheres normais", as conhecidas curandeiras, e nao terem poderes miraborantes.
Muito bom o livro.

livros para Julieta 301 08/10/2020

Essa leitura foi o caso onde assisti ao filme primeiro e depois fiz a leitura do livro. Mas vou me explicar... Até pouco tempo atrás, eu não fazia ideia que o filme tinha sido uma adaptação do livro da Alice Hoffman de mesmo nome. O filme é de 1998, eu tinha de 10 pra 11 anos quando assisti o filme pela primeira vez. E de fato gosto bastante do filme, o que com total certeza me influenciou negativamente na leitura do livro.
Particularmente, senti falta das partes centralizadas da Gillian. O livro é todo é voltado pra Sally e suas filhas. Eu senti falta das mágicas que tem no filme. E outro ponto que achei ruim foi a falta de divisão do livro. Não tem capítulos o que torna cansativa a leitura.

drikgoncalves 28/02/2011

Livro Da Magia À Sedução
Sally e Gillian são duas mulheres que durante a infância e a adolescência tiveram muitos problemas, com a perda dos pais, a mudança para a casa das tias, e a estranha atuação delas. Mas quando adultas, buscam seus caminhos e seguem suas vidas. Mas quando Gillian, a mais nova e 'doidinha' se mete em apuros com seu namorado, que acaba por morrer por sua causa, Sally a socorre, sem saber e esperar que Jimmy seja um possessivo que pretende se vingar delas, prejudicando até as filhas de Sally. Com o poder das Owens, elas buscam lutar contra esse espírito malígno.
Esse livro foi adaptado para as telas com algumas significativas mudanças, mas acho que gostei dela por ter visto antes de ter a oportunidade de ler o livro.
O jeito como foi escrito, no entanto, é bem interessante na minha opinião, com riquesa de detalhes como no filme, falando um pouco do que ronda esse mundo místico da magia.

AngelSFL 21/09/2018

Completamente Apaixonante - Narrativa deliciosa
Eu precisava fazer uma resenha desse livro. Não me lembro quando foi a última vez que o li, mas já foram tantas e tantas vezes que é como se eu contasse sobre algo que faz parte da minha vida.

Conheci primeiro o filme “ Da Magia a Sedução” e o adorei. Quando vi que havia sido baseado em um livro, eu sabia que precisava lê-lo.

O livro é bem diferente do filme, apesar de durante a leitura ser possível verificar familiaridades entre eles. E isso não é uma coisa ruim, pelo contrário. O livro foi uma grata surpresa. Ele é mais realista que o filme, no livro velas não se acendem sozinhas, bruxas não voam pulando do telhado com uma sombrinha...
A magia está nos pequenos detalhes, na manteiga que teima em derreter mesmo na geladeira, nos aromas que nos tiram do presente e remetem ao passado, nos objetos de dentro de casa que vivem sumindo e reaparecendo em lugares inesperados, está no pássaro que vive aparecendo em casa e representa sinal de dificuldades ou em um amor tão grande que o ar adquiri um tom de rosa purpura.
E é nesse mundo que vivem as mulheres da família Owens, dotadas de uma beleza estonteantes e fadadas a vivenciarem trágicas histórias de amor.
Sally e Gillian Owens, são duas irmãs, filhas de pais tão apaixonados que não perceberam que seu bangalô de 2ª lua de mel estava pegando fogo, órfãs elas vão morar com suas duas tias solteironas, que outrora foram tão apaixonadas por dois irmãos gêmeos, que pela sua juventude e imprudência também tiveram fins trágicos.
As tias deixam as meninas fazerem o que bem entenderem, comer brownies no café da manhã ou irem para cama sem escovar os dentes, são alguns desses exemplos. Enquanto Sally, desde pequena se força a crescer e assumir as rédeas da situação, cuidando da irmã, da casa, de preparar refeições saudáveis..Gillian é o oposto, uma boa vida, adora passar as tardes deitada no sótão, lendo revistas e comendo grudentas barras de Hershey's, gastando todo o seu dinheiro com roupas e indo em festas. As tias, por conta dessa diferença entre elas, as apelidaram de “sol” e “lua”, mas como Alice Hoffman diz: “a lua sempre anseia pela luz do sol e o sol sempre anseia por algo mais profundo como a lua”
Acompanhamos então no transcorrer das páginas, a infância, adolescência e a idade adulta dessas irmãs que não poderiam ser mais diferentes, mas que partilham um passado comum do qual ambas desejam fugir, o nome da família e o peso que ele carrega na cidadezinha.

A narrativa é apaixonante e deliciosa, a escrita da autora é aconchegante. A leitura nos deixa com uma sensação gostosa, como a de um lençol limpinho recém estendido na cama ou o aroma de bolo assando no forno, por isso esse é o meu livro de cabeceira. Não canso de relê-lo. Super recomendo.
Thammy 27/11/2019minha estante
Quase chorei com a sua resenha kkkkk porque este último parágrafo traduz exatamente como me senti ao ler!

Nathália 25/06/2020

As irmãs Owen
Foi bem interessante ler o livro já que o filme é um dos meus preferidos. As irmãs Owen são bem diferentes, mas as duas tem personalidades fortes, porém Sally é uma mulher mais séria e reservada e Gillian gosta de viver mais livremente, de forma mais despreocupada.
O amor é algo perigoso para elas, as mulheres da família Owen não tem muita sorte em relacionamentos.
O que gostei mais foram os elementos naturais colocados para algum acontecimento. Se algo inusitado acontece existe algum elemento natural, como o sal, para afastar a má sorte ou hortelã para atrair o bem estar.
E o que me surpreendeu no livro foram as filhas de Sally, no livro elas aparecem desde o nascimento até a adolescência, e cada uma das personagens contribui bastante para o desenvolvimento da história.

Marta 29/10/2019

Da Magia à sedução
Alice Hoffman narra essa história de uma forma contínua, onde fica difícil ter que parar de ler por qualquer motivo.
É sobre irmãs, amor, sedução, sabedoria e magia.
Simplesmente fantástica!

Rani 21/10/2020

Maravilhoso
Que leitura maravilhosa, Alice Hoffman tem uma escrita muito boa, muito fluída e repleta de realismo mágico. O livro tem algumas diferenças do filme o que não torna ele nem o filme inferior em relação ao outro, ambos são ótimos.
É impossível não se encantar com a força e amor das mulheres Owens.

Gabriel Oliveira 29/12/2019

Extremamente imersivo, misterioso e sedutor.
“Da Magia À Sedução (“Practical Magic”, no original, lançado em 1995) é um romance da escritora Alice Hoffman, lançado em 1999 no Brasil pela Editora Rocco. O livro deu origem ao filme com a Sandra Bullock e a Nicole Kidman em 1999, após ser um grande sucesso nos EUA, mas as obras são bem distintas. O livro gira em torno de Sally e Gillian, duas irmãs com uma pequena diferença de idade, mas uma enorme diferença de personalidade e aparência, mas que apesar disso são muito unidas. Quando pequenas, elas perderam os pais em um incêndio e acabaram indo morar no sótão de suas tias que são chamadas de bruxas pelos moradores da cidade. Dessa forma, somos levados para um mundo de encantamentos, premonições, espíritos, auras, adivinhações, gatos que vivem por longos períodos, sapos enfeitiçados, desejos tão fortes a ponto de conseguirem incendiar corpos e besouros que indicam que a morte de alguém se aproxima. Porém, não é um livro sobre magia, é sobre descobrir o que se quer na vida, se aceitar e aceitar que se merece a felicidade, é sobre não negar o passado e tirar forças dele para seguir adiante. A relação entre as tias, as sobrinhas e as sobrinhas-netas (filhas da Sally) são o forte do enredo, embora os amantes desempenhem papéis importantes, a história não gira em torno deles. O livro fala também das escolhas difíceis da vida, amizade, perdão, amor, preconceito, maternidade e sobre como é difícil crescer e amadurecer no mundo. A narrativa não é linear e se torna um pouco confusa às vezes, mas que nos faz lembrar que a vida também é assim, que nem sempre segue em linha reta e que as adversidades nem sempre são tão ruins quanto aparentam ser. O livro, como de praxe, é muito superior ao filme, que se mostra muito mais “romântico” com toques de comédia. Extremamente imersivo, misterioso e sedutor. Recomendo! 💀

site: https://www.instagram.com/dialogoexpositivo/