O Menino Que Via Demônios

Resenhas - O Menino Que Via Demônios

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

iandira 14/02/2023

O Menino Que Via Demônios
Um livro que me surpreendeu positivamente. Comecei a ler de forma despretensiosa e acabei me envolvendo em uma trama que abriu espaço para várias reflexões. Uma leitura interessante!

?(?) Ninguém é como você e você não é igual a ninguém. - Fez uma pausa. - Na verdade, você pode ser quem você quiser.?
(JESS-COOKE, Carolyn. O menino que via demônios. 2013.)

Isabelly Noronha 08/03/2020

Livro super interessante. Adorei a abordagem da incerteza entre ciência psicológica e espiritualidade. Não sei quase nada sobre o contexto histórico contemporâneo da Irlanda do Norte e, caso eu soubesse, provavelmente teria agregado ainda mais na minha experiência de leitura dessa obra, mesmo sendo apenas um plano de fundo.

Leo Lipe 13/05/2021

Demoníaco no sentido mais humano possível. Obra prima!
Nunca mais eu comi cebolas da mesma forma depois que li esse livro.

A narrativa é simplesmente genial, pois não entrega nunca uma verdade absoluta a respeito da relação entre Alex e Ruen.

A autora consegue descrever os sentimentos infantis do Alex com maestria, sem cair em clichês, nem menosprezar a inteligência de que está lendo.

A cena do canhão de luz... nem Stephen King me fez sentir tanta angústia.

Incrível, não tem outro adjetivo.

visuyanne 13/08/2023

Comecei a ler por indicação da minha melhor amiga e adorei! O livro te prende e faz você criar várias hipóteses na sua cabeça. O meu único pensamento foi: Será que é isso mesmo ou eu tô ficando louca também?

Vale a leitura! ??

capitu 14/12/2020

Achei o livro bem interessante e a leitura fluiu muito fácil.

Berkshire 31/08/2020

Um ótimo livro sobre esquizofrenia infantil
Para falar a verdade, no começo eu tive que arrastar o livro e depois deixei de canto na estante virtual, mas após alguns meses retomei a leitura, e eu não sei porque abandonei, simplesmente incrível. Amei a forma narrada, dos ambos pontos de vista de uma psiquiatra infantil na casa dos 30 anos que sofre ainda com as lembranças de sua filha esquizofrênicas e de uma criança de 10 anos que é "atormentada" por um demônio. Além de ser um tema que foge da minha zona de lazer, porém gostei muito mesmo, tava atrás de um livro bom que tratasse sobre doenças mentais. O melhor personagem do livro é o Michael e quem respirar concorda ;)

@tatysturnick 31/12/2017

FANTÁSTICO
Não tenho outra coisa a dizer se não FANTÁSTICO. Livro envolvente e que nos prende a cada linha. Me deixou intrigada, apreensiva e, sem duvidas, mexeu com minhas emoções e sentidos. ????

Dilalilac 14/09/2018

Lindo
Esse livro é totalmente em sua dosagem. Ele não vai ser feliz para agradar e nem triste para forçar sentimentalismo. Ele é o que é. Foi incrível ler enquanto ouvia a composição de piano que foi gravada por alguém no YouTube "A Love Song for Anya".
Minha única reclamação é a edição da Rocco, pois pus a mão em duas: uma desmoronou da lombada e a outra, se eu não fosse extremamente cuidadosa, sei que seguiria no mesmo destino. Rocco, melhore.
Ezeq 07/12/2018minha estante
Realmente, o que a Rocco fez com esse livro está entre as minhas maiores decepções da vida. Que bom ver que não fui o único a ficar incomodado.

Biel 05/02/2020

Me impressionei
Ele já prende logo no início e é tão bom q acabei lendo muito rápido e mesmo tendo assuntos pesados, a autora sabe escrever de uma forma leve.
Só amei dms, sei nem os dizer

Rosana - @tudoquemotiva 17/11/2017

Será que é real?
Fiz a leitura desse livro por recomendação de uma amiga e vou dizer que fiquei muito surpressa com a leitura. O livro conta a história do Alex Broccoli, um menino de 10 anos que vê demônios desde os seus 5 anos de idade, e vai contar com a ajuda da Anya para tentar resolver o problema dessas visões. Parece meio simples, mas de simples esse livro não tem nada.

Vamos lá, Alex Broccoli tem dez anos de idade e desde o cinco ele vê demônios, tudo começou em uma tarde quando ele é informado que seu pai foi embora. Desde então ele passa a ver demônios de vários tipos, formas e tamanho. De todos os demônios que Alex vê, Ruen acabou tornando-se seu melhor amigo.

O histórico da família de Alex não é nada positivo, o pai tem um histórico duvidoso com armas e drogas, a mãe tem tendências suicídas e por conta disso não consegue cuidar muito bem de Alex. Depois da última tentativa de suicídio, sua mãe acaba indo parar no hospital, e para dar um apoio psicológico à Alex, Anya entra em cena.

O livro vai alternar os capítulos entre o cotidiano de Alex e o de Anya, porém nada é tão simples assim. Momentos pertubadores acontecem e muitas vezes te fazem questionar o que é ou não real nesse livro. Temas como esquizofrenia, distúrbios psicóticos infantis, suicídio são alguns dos temas apresentados, ou seja, não é uma leitura fácil de fazer.

Porém, por ser narrado por uma criança, o livro te deixa mais relaxado à ponto de você não conseguir ver as surpresas que o livro trás. Tem vários momentos marcantes e que te fazem repensar seus conceitos. Em certo capítulo você acredita em Alex e no que ele está falando, mas então vem Anya e mostra algo completamente diferente e você passa a questionar-se no que você acredita.

Além da trama envolvendo Alex, tem temos uma subtrama que fica por conta de Anya e os flashbacks de seu passado, que a cada capítulo fica mais evidente os traumas que ela passou. De certa forma, a influência de Ruen acaba por influenciar os pensamentos e ações de Anya.

A linguagem é bem fácil de ler, mas por apresentar temas mais pesados, pode ser difícil querer devorar esse livro. Eu gostei muito da leitura e o final me deixou uma incerteza de leve, mas enfim, acreditamos naquilo que achamos ser o certo. O livro vai terminar, mas acredito que sua perspectiva das coisas vai mundar depois da leitura.

Obs.: Um ponto positivo também é que, pelo livro se passar na Irlanda do Norte, vai apresentar um pouco da história do país, assim como a guerra que durou cerca de 30 anos no país, mas que ainda é possível ver as consequências disso.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2017/11/o-menino-que-via-demonios-carolyn-jess.html

Agnie 24/11/2023

Eu gostei da abordagem desse livro, principalmente de como ele brinca com nossa percepção dos fatos ao utilizar muito bem dos pontos de vista dos personagens.

A ambientação é outra coisa que me interessou. Infelizmente, por se tratar de um cultura a qual eu não tive muito acesso previamente eu fiquei meio perdida quando essa parte da trama entrava em foco.

Ezeq 26/01/2019

"Enfrentamos o agouro"
(Primeiramente, é importante ressaltar que este é 'apenas' o meu livro favorito desde 2014, muito embora seja a primeira vez que escrevo sobre ele, agora que o reli).
Alex é um garoto de 10 anos que mora em Belfast (Irlanda do Norte) apenas com sua mãe - que já tentara suicídio mais de uma vez - e seu cãozinho Woof. Sua vida nunca foi fácil: desde pequeno, testemunhou coisas horríveis às quais nenhuma criança deveria ser submetida. Isso tudo afetou o menino de tal modo que ele passou a ver demônios e, mais do que isso, tornou-se 'melhor amigo' de um - o Ruen, que, dentre outras coisas, adora Mozart. Após um determinado ocorrido, Alex é encaminhado a uma psiquiatra que tentará entender qual o real significado por trás de tudo aquilo que ele alega ver, e que acredita que o garoto possui traços de uma esquizofrenia precoce.
Engana-se quem pensa que este livro se trata de mais uma história infantil sobre amigos imaginários: a trama aborda temas fortes, sociais e místicos ao mesmo tempo em que busca mostrar a frágil visão de mundo de uma criança que teve de aprender a crescer praticamente por conta própria.
Partindo um pouco para o lado pessoal, devo admitir que em muitas vezes e em alguns aspectos me identifiquei bastante com Alex; meus olhos se encheram de água em alguns momentos e a cada página que se passava mais aumentava a minha vontade de abraçá-lo e dizer que ia ficar tudo bem; que ele não precisava carregar o mundo todo em suas costas sozinho, mesmo quando parecesse que tudo iria desabar se ele não o fizesse; e, principalmente, que embora ninguém demonstrasse isso, ele tem importância. Para mim, O Menino que via Demônios é, sobretudo, a respeito de manter a esperança, ainda que tudo esteja de mal a pior.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6