1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Ananda 04/06/2020

Em contraste com o primeiro livro, no segundo volume da trilogia já é possível desvendar mais os mistérios que permeiam este enigmático universo em que a história se passa. Os acontecimentos são apresentados a pequenos goles, para que o leitor possa digeri-los não em um único instante, mas em tempos espaçados. Gosto disso no autor, uma certa lentidão para trazer os fatos e que, no entanto, não se figura como um defeito à obra e sim enquanto característica apropriada para o enredo. Um livro cheio de ambiguidades, como o embate entre a inocência de um amor infantil e o erotismo dos personagens. A realidade desenhada num mundo aparentemente normal em contraste com acontecimentos estranhos, de natureza fantasiosa. Apesar de me agradar do enredo e da escrita de Murakami, há certamente defeitos ao longo do livro, mas que não me cabem aponta-los aqui.

Amilton.Dantas 03/08/2021

Que viagem
O mundo de Tengo, Aomame e Fukaeri é fantasioso e cheio nuances, que vão do melancólico ao cômico (esse segundo livro é bem mais melancólico).

Os personagens são muito profundos, e Murakami visita frequentemente seus passados e os esmiuça cada vez mais.

Curioso pro livro final.

Marina516 30/01/2023

I n d i g e s t o
Ler 1Q84 é como receber uma garfada de uma comida desconhecida com as mãos atadas.
Alguem te alimenta, você não dita o ritmo e na primeira mordida se sente um trilhão de sentimentos.
E você saliva tentando imaginar qual vai ser o próximo gosto mas te alimentam lentamente.
A curiosidade que sinto a cada página, minhas teorias em vão, a forma que o livro dança e te conduz.
Devorei esse livro em 2 dias e meio.

Pedro 11/10/2023

Talvez se torne a minha trilogia preferida
Se você gostou do primeiro volume, acho que vai gostar desse.
A obra continua a história rica do primeiro livro, te pretendo do início ao fim e os personagens corroboram nisso, sem contar as diferentes camadas de leitura do livro que enriquece mais ainda.
O volume continua o mesmo ritmo do anterior, se você consegue entrar na mesma sintonia, a experiência é maravilhosa.
Nem sempre eu estava neste momento de abertura para mergulhar no livro. Contudo, valeu a pena me permitir seguir o tempo de leitura construído na relação com a obra, sem buscar forçar: as vezes, eu avançava um pouco; as vezes, eu avançava muito; em outros momentos, haviam retrocessos.
Só tenho a agradecer pelo privilégio de entrar em contato com esse universo criado pelo autor, pela metalinguagem e pelos diferentes temas interessantíssimo que ele aborda.
Vale muito a pena embarcar nessa aventura.
Obrigado por ler até aqui, abraços.

Sophia Estrela 25/03/2021

a sensação que eu tenho é que quanto mais eu leio menos entendo.................

Letícia 06/02/2022

Meus amores, que livro bom!
Ao meu ver, o segundo volume é melhor que o primeiro mesmo sendo um livro transitório. Na segunda parte da narrativa, são preenchidas as diversas lacunas que o primeiro volume deixa e aos poucos, vc consegue ir elucidando os questionamentos que vão surgindo ao longo da leitura. Além disso, se cria novas percepções sobre a história e conseguimos elaborar as nossas teorias de como será o final.
Assim como o primeiro volume, o segundo é extremamente poético e bem escrito. A riqueza de detalhes faz com que seja uma leitura prazerosa e ao mesmo tempo cativante, vc sempre quer ler mais um pouco.

anaartnic 04/09/2022

Nada mais natural
No volume I, um trecho me chamou muita a atenção, quando o Tengo esta conversando com o Komatsu sobre Crisálida do ar:

"Eu sou da opinião de que uma obra precisa, no mínimo, ter algo de imprevisível. O que mais valorizo, especialmente num romance, são essas coisas que eu não consigo prever. Quando leio algo que facilmente consigo desvendar, perco totalmente o interesse. Parece óbvio, não parece? Nada mais natural."

Ler o volume 2 me fez apenas visualizar de forma clara o que isso significa e acho que nenhuma explicação a mais é necessária quanto a isso.

A continuação da triologia para exatamente onde o livro anterior terminou, desvendando mais mistérios e deixando às claras muitos significados. Inclusive, o conteúdo livro Crisálida do ar é revelado por meio de um dos personagens que o lê (o que eu mais queria).

Aomame se prepara para a sua última missão, Tengo lida com as consequências da publicação do livro e 1Q84 vai se tornando uma realidade cada vez mais surreal. O Murakami acertou em cheio na ambientação das cenas, demonstrando a força do Povo Pequenino, com nuances folclóricas muito bem elaboradas.

Algumas coisas acabaram sem explicação e com MUITA tensão no ar, deixando bastante coisa para ser desenvolvida no livro 3. O nível não caiu entre os livros, continuou-se entregando tudo e tornando os personagens e essa surreal realidade (nem tão surreal assim) mais próximas do leitor.

Altas expectativas com o livro 3.

Gildo 23/09/2013

Infringindo a regra, o volume Dois é melhor do que o Um.
Geralmente, as continuações, sejam de livros ou de filmes, decepcionam no segundo volume. Regra particular que tenho observado na maioria das produções. Quando sobrevive ao terceiro produto, este geralmente mostra uma melhora em relação ao segundo.

Subvertido na história, na lógica e na fantasia, Murakami consegue botar por terra essa teoria. O segundo livro é alucinante, ansioso, é possível ouvir as batidas do coração de ambos os personagens protagonistas. Aomame e Tengo estão unidos e longínquos. Mas a união é presente e sentida a cada passo em que as estranhas coincidências da história se convergem.

Se os elementos fantásticos deram as caras no primeiro livro, agora, aparecem claramente para fazer um estranho sentido. Mais sensual, com passagens marcantes, o livro dois de 1Q84 trata do corpo com detalhes e da alma com vastidão. Ao descobrir que seus destinos foram ligados pelo amor e que, por isso, ambos foram transportados a uma outra realidade, Tento e Aomame vivem sua história fatal, cada qual em seu universo. E mesmo quando estão diante um do outro, percebem que suas vidas também nasceram para estar separadas e a união é impossível.

Fascinante como o nonsense das duas luas torna-se ainda mais agradável e dotado de estranha lógica. Como escreveu um crítico na orelha do livro: Magnum Opus de Murakami.

Ricardo 30/01/2021

O suspense continua
O livro é continuação direta do primeiro volume. Nesse o autor desenvolve os personagens à medida em seus a história principal avança! O estilo de escrita é muito interessante e apesar de várias vezes ele não tratar do enredo principal consegue deixar o leitor curioso e interessado. Recomendo muito.

mr_reedies 18/05/2022

Excelente continuação!
Quando terminei de ler o volume 1, eu não via a hora de ler o volume 2, e agora me sinto mais do que feliz por ter feito isso.

No que o livro 1 é uma apresentação, esse aqui é um desenvolvimento. O autor sabe que já conhecemos os personagens e, por isso, os coloca em situações que nos fazem torcer para que tudo dê certo no final. Uma das coisas mais que achei interessante, inclusive, é que esse livro possui uma cena em especial que se arrasta por VÁRIOS capítulos, e não havia momento em que eu lesse sobre aquela situação e não sentisse um aperto no peito pelo que estava acontecendo.

Há muito mais fantasia nesse volume do que no anterior. Nada mais é suposição, é tudo confirmado, e eu adorei as explicações que foram dadas para alguns dos mistérios.

É um livro de leitura tão fluida que eu simplesmente leio sem ter noção do tempo. Murakami é, com certeza, um dos meus autores favoritos nesse momento.

Luan 21/03/2023

Contiuação
A parte 2 de 1Q84 continua tendo a mesma magia do primeiro. Não é possível sequer separar o livro. É belo e único.

(Acredito que a separação do livro em três volumes foi apenas para não assustar o leitor. 1Q84 é uma obra colossal.)
Ramiro.ag 22/03/2023minha estante
Eu fiquei com vontade de ler essa trilogia só pelos seus comentários, desconhecia completamente

Luan 22/03/2023minha estante
Não vai se arrepender. É delicioso.

Ana Clara 23/01/2022

perturbador mas você não consegue parar
não é minha primeira leitura do Murakami e essa trilogia simplesmente está sendo muito maneira de ler. os personagens te prendem, o cenário mais ainda, você acaba ficando perdido nas milhares de perguntas e incógnitas que vão se formando ao longo da trama e mesmo sem entender nada você quer ler a continuação.

espero que a Aomame consiga encontrar alguma felicidade e que eu consiga ter alguma resposta para entender um pouquinho que seja do que por deus está rolando. ??????

Matheus945 12/01/2022

Uau que viagem, gostei bem mais desse volume do que do primeiro, as coisas parecem que se revelam mais. É uma obra muito estranha também, parece até que estava lendo algo mais sombrio do que realmente é?
Os toques surrealistas e fantasiosos realmente foram extrapolados nesse livro, e eu tava com muita vontade de querer saber o que tava acontecendo. Mais ou menos no meio desse livro as coisas ficaram tão intensas que eu não conseguia largar e acho que li umas boas 70 páginas sem parar. Ansioso pra saber como o Murakami vai terminar essa história.