1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Matheus945 12/01/2022

Uau que viagem, gostei bem mais desse volume do que do primeiro, as coisas parecem que se revelam mais. É uma obra muito estranha também, parece até que estava lendo algo mais sombrio do que realmente é?
Os toques surrealistas e fantasiosos realmente foram extrapolados nesse livro, e eu tava com muita vontade de querer saber o que tava acontecendo. Mais ou menos no meio desse livro as coisas ficaram tão intensas que eu não conseguia largar e acho que li umas boas 70 páginas sem parar. Ansioso pra saber como o Murakami vai terminar essa história.

Ana Clara 23/01/2022

perturbador mas você não consegue parar
não é minha primeira leitura do Murakami e essa trilogia simplesmente está sendo muito maneira de ler. os personagens te prendem, o cenário mais ainda, você acaba ficando perdido nas milhares de perguntas e incógnitas que vão se formando ao longo da trama e mesmo sem entender nada você quer ler a continuação.

espero que a Aomame consiga encontrar alguma felicidade e que eu consiga ter alguma resposta para entender um pouquinho que seja do que por deus está rolando. ??????

mr_reedies 18/05/2022

Excelente continuação!
Quando terminei de ler o volume 1, eu não via a hora de ler o volume 2, e agora me sinto mais do que feliz por ter feito isso.

No que o livro 1 é uma apresentação, esse aqui é um desenvolvimento. O autor sabe que já conhecemos os personagens e, por isso, os coloca em situações que nos fazem torcer para que tudo dê certo no final. Uma das coisas mais que achei interessante, inclusive, é que esse livro possui uma cena em especial que se arrasta por VÁRIOS capítulos, e não havia momento em que eu lesse sobre aquela situação e não sentisse um aperto no peito pelo que estava acontecendo.

Há muito mais fantasia nesse volume do que no anterior. Nada mais é suposição, é tudo confirmado, e eu adorei as explicações que foram dadas para alguns dos mistérios.

É um livro de leitura tão fluida que eu simplesmente leio sem ter noção do tempo. Murakami é, com certeza, um dos meus autores favoritos nesse momento.

Ivy 07/01/2022

O segundo livro conseguiu me ganhar ainda mais que o primeiro. Além das descrições cotidianas misturadas com a fantasia de forma muito bem balanceada, o enredo é carregado de diversos questionamentos relacionados à existência humana e a vida e viver.
Sinto que agora eu entendo só um POUQUINHO a mais do que está acontecendo, mas continuo completamente perdida de um jeito bom. O escritor sabe bem o equilíbrio entre manter o mistério e não revelar além da conta.

Danielle 06/03/2014

Haruki Murakami - 1Q84 Livro 2
O primeiro livro me conquistou logo de cara e quando acabou fiquei desesperada precisando de respostas e ele não me decepcionou foi tão brilhante quanto o primeiro.

Nesse livro as histórias de Anomame e Tengo começam a se cruzar e muitos mistérios são desvendados, Anomame e Tengo agora percebem que estão vivendo nesse mundo paralelo que Anomame chama de 1Q84.

Devorei o livro que está mais fantástico e sombrio que o primeiro a história vem avançando na medida certa e deixando o leitor cada vez mais deslumbrado, eu não vejo a hora de começar logo o livro 3 para saber o desfecho.

1Q84 entrou para os favoritos, recomendo muito a leitura da trilogia.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

MarcosQz 31/07/2022

Adoro Murakmi, mas essa continuação só ficou boa mesmo do meio de pro final, que foi desconcertante, foi arrasador, surpreendente.
A relação de Tengo e Aomame é diferente de tudo, é algo que não dá pra explicar, nada pode ser explicado nessa história, apesar de muita coisa ter sido explicada aqui.
Existe uma certa obsessão por sexo aqui, mais que no volume 1, chega a ser cômico e irritante em algumas partes.

No geral, maravilhoso, Murakami não decepciona, fato.

Cahê 29/10/2019

Um pouco inferior ao primeiro livro, mas ainda assim outra ótima obra do Murakami. Vamos para o terceiro.
Kelly Martinez 29/10/2019minha estante
Achei o primeiro melhor de todos!

Cahê 29/10/2019minha estante
Achei excelente mesmo, mas tenho esperanças no terceiro haha

Wilson 10/09/2019

Fantástico Murakami!
Fantástico Murakami. Livro extraordinário, de rara beleza e sensibilidade! Prosa do mais alto nível.

joana.ayres 25/06/2022

Achei bobo e capenga
Livro longo demais, não resolve as coisas! Gostei da riqueza de detalhes das cenas, mas mesmo assim, cansei? esperava bem mais pelos elogios que já tinha ouvido. Obviamente vou ler o terceiro pra finalizar e poder falar mal com embasamento kkkk espero me surpreender e estar errada.

Tulio.Gama 27/03/2022

Desenvolvimento lento
Geralmente a fase de desenvolvimento de uma história é a mais desafiadora, criativamente. Onde conflitos são articulados e personagens postos à prova de sua capacidade de superação. Infelizmente, este livro 2 da trilogia o desenvolve de forma muito tímida e arrasta o leitor em passagens um pouco extensas demais em descrições e fluxos de pensamento. Ainda assim, a história consegue avançar, mas com a necessidade da paciência. Não foi um martírio terminar o volume, pelo contrário. Só houve o sentimento de que eram páginas demais para pouca ação.

Taisa 29/02/2016

Que loucura! Podem falar qualquer coisa dessa série, menos que ela não é original, Murakami teve claramente suas influências na hora de escrevê-los, mas ele criou um enredo tão diferente que eu fico sem saber se estou maravilhada ou aturdida com tanta informação incomum.

O livro continua exatamente onde o outro termina (resenha aqui) e as narrações são intercaladas entre Aomame e Tengo. Eles continuam firmes em suas respectivas essências, ela foda, e ele.... ele sendo Tengo, não sei muito bem como definir esse personagem, ao mesmo tempo que é fraco dali a pouco já o acho forte, está sendo um tico desonesto e depois se mostra altamente íntegro, é indiferente, em seguida apaixonado. Tudo vai depender do que está interagindo com ele na cena, acredito que esse é o grande charme do Tengo, ele é real, não há uma característica que domine o tempo todo, ele é altamente humano. Mas os dois ainda compartilham o amor, amor esse que não permite que ambos se encaixem onde quer que seja.

O livro é cheio de metáforas maravilhosas, trás muitas reflexões sobre diversos aspectos como escolhas, religião, principalmente de como as aparências enganam e como uma situação contemplada de pontos de vistas diferentes pode ser julgada de maneira diferente. Houveram reviravoltas que eu não esperava, gostei de mudar de lado, mas no fim me senti em cima do muro, fiquei com a sensação que não há escolha nenhuma, nem certo nem errado. E isso não foi uma metáfora.

Esse livro me fez refletir sobre questões morais, sobre o que é certo, quem está certo e principalmente: há necessidade de alguém estar certo? No fim tudo se define à batalhas pessoais, o que cada um precisa fazer para poder se sentir uma pessoa melhor.

" ...Quanto mais nos esforçamos para nos tornar seres humanos perfeitos e bondosos, mas claro fica o propósito de a sombra querer se tornar negra, malvada e destrutiva."

Voltando ao livro, aqui começam as explicações sobre a Crisálida e Ar e o Povo Pequenino. O que falar disso? Viagem na batata completa e muito louca. Mesmo assim viajei junto, se é para comprar a ideia, comprarei, a única coisa que me incomodou foi uma certa pornografia bizarra que há, tentei digerir mas acredito que necessitarei do último livro para ela poder descer realmente goela à baixo.

As outras coisas sobre esse mundo maluco que ele criou sinto que não preciso de muitas explicações, ele narra tudo em uma velocidade tão dele, que as informações vão vindo, devagar, de forma leve mas perceptível, não me sinto na obrigação de exigir explicação de tudo, me vejo como os personagens: curiosa e assombrada na mesma medida.

"Não havia dúvidas: eram duas luas."

Não me sinto confortável ainda em indicar, pois não finalizei a série, mas acho que ela sempre merece uma chance. Certamente não é uma leitura do agrado de todos, mas se ela conseguir pescar você não haverá arrependimentos.

"...O tempo era curto, mas o problema é que Tengo não sabia onde ela se escondia.
- Ho, ho - disse o ritimista.
- Ho, ho - Disseram, em uníssono, as outras seis vozes."

- See more at: http://leiturasdataisa.blogspot.com.br/2016/02/leitura-1q84-livro-2.html#sthash.BbeN16kL.dpuf

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br

Helder 20/03/2013

E a saga continua!
Este livro não decepciona, corresponde às espectátivas da trilogia e aumenta ainda mais a ânsia pelo seu desfecho. No primeiro livro, muitas perguntas permanecem sem respostas, mas o enredo já é apresentado de forma explêndida por Murakami. Agora no segundo livro, a trama segue sua linha de suspense, mistério, ação e amor. As perguntas quanto a crisálida de ar e o povo pequenino são mais esclarecidas neste volume, que vai adentrando ainda mais no mundo surreal de 1Q84. Leitura indispensâvel para todos que leram o primeiro volume.