Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo

Resenhas - Os Miseráveis

Verônica 26/08/2020

Ótima adaptação.
O Walcyr Carrasco conseguiu nessa obra, resumir e ainda assim conter a essência da história. Você consegue sentir as emoções dos personagens, as raivas, frustrações e mudanças do Jean Valjean. Foi uma leitura muito fluída e contagiante. Ainda possui algumas notas que te deixa a par da situação social da época na França. Apesar de ser um livro bem menor que o original, achei bem completo.

santos 08/09/2022

Os Miseráveis (Walcyr Carrasco)
Já esperava muito desse livro e só me surpreendi!
Apesar de ser um "reconto", eu ainda achava que ia ser lento, mas o ritmo é muito bom e apesar de simples a trama é interessante e envolvente. No início, pelo o menos eu, não fui muito com a cara do Jean, mas com o passar do livro realmente vamos criando mais sensibilidade por tudo o que essa personagem já passou e vamos entendendo um pouco mais de sua mente.
Duas partes que me tocaram muito: a do bispo, onde ele nos ensina que nada é nosso, mas sim das pessoas que precisam, e mesmo sendo roubado ele foi generoso e reconheceu o seu propósito na vida do Jean; e as partes onde mostram a Fantine, mãe da Cosette, sacrificando os seus bens mais preciosos em prol de uma "vida melhor" (na teoria, quem leu irá entender) para a filha. O amor de mãe é muito incrível mesmo.
Dei 4,5 para o livro pelo o fato de ser muito corrido nas partes em que os personagens aparecem e reaparecem. Toda hora um personagem que estava em algum lugar ressurge do nada em outro e você fica sem entender nada, mas acredito que isso aconteceu pelo fato de ser um resumão do livro original. Já tinha muita vontade de lê-lo, agora quero ler ainda mais!
Queria ressaltar uma coisa que foi falada no início do livro. A origem verdadeira de miserável é: aquele digno de pena/piedade. Ao decorrer da trama, vemos que todos necessitam de misericórdia, por tudo o que já viveram, e isso os faz receber uma segunda chance na vida. Não somos verdadeiramente dignos de pena, mas Alguém maior teve misericórdia de nossas vidas e nos perdoou, nos dando uma segunda chance. Acho que essa é uma das mais bonitas mensagens do livro. Todos temos uma nova oportunidade de ser uma pessoa melhor a cada dia. Todos somos miseráveis.

Sofia124 19/09/2023

Gostei bastante do livro. Consegui ler com bastante facilidade e fluidez. Os desdobramentos da história e as conexões entre as personagens me agradaram bastante.

maria20514 19/11/2020

Um clássico
Fiquei tão instigada por essa adaptação que o li em um dia. Ele foi o motivo da minha vontade de comprar a versão completa da obra.

Ana Clara 23/10/2023

Tocante.
Escolhi ler essa adaptação antes de entrar em contato com a obra original, para saber do que se tratava e me familiarizar um pouco.
A história realmente tem uma grande profundidade, os personagens são complexos e contraditórios, e é fascinante observar um pouco da particularidade de cada um e como agem conforme os acontecimentos do livro.
A narrativa é ambientada um pouco depois da Revolução Francesa, e essa abordagem do período histórico, as ideologias, a contradição humana, tudo isso convida o leitor a refletir sobre os próprios valores morais.
Acredito que esse seja o detalhe que torna essa leitura tão cativante.
Pelo menos foi o que mais chamou minha atenção lendo pela primeira vez.
Por ser uma adaptação, claro que se sente um pouco a falta da profundidade do livro. Você sente que a história tem muito mais a contar.
Justamente por isso, desperta a vontade de conhecer o clássico original.

gigi canfora 03/03/2023

O amor dá um sentido a vida.
A capacidade de amar nos torna pessoas mais completas. É difícil ser generoso sem nenhum outro interesse. Através desse livro, eu descobri que o amor torna o mundo melhor.

Yasmin.Rodrigues 03/04/2024

Que livro comovente!
Leitura rápida, fácil com curiosidades perfeitas para se estudar história. Ele se passa em três tempos: O governo de Napoleão, a queda de Napoleão e o retorno de Napoleão ao governo.
O personagem principal é Jean que foi um ex forçado por roubar 1 pão. Depois de ser solto ele viaja até uma cidade onde acaba virando prefeito e acaba com as crises financeiras, preconceitos do trabalho e também fundou sua própria empresa. Jean muda de indentidade pelo menos umas 3 vezes ao decorrer do livro pelo fato de um jovem querido quer prende-lo novamente a todo custo.
Na empresa de Jean, trabalha uma moça chamada Fantine que é abandonada pelo namorado após engravidar e dá a luz a uma menina a quem deu o nome de Cosette. Pensando em sustentar as suas, Fantine muda-se para sua cidade natal e deixa sua filha nas mãos de um casal que também possuíam duas filhas.
Transformam Cosette em uma cinderela, a obrigando a viver vestida de trapos, obrigando-a a fazer TUDO e a agridem por nada, além de extorquirem dinheiro de Fantine até onde ela não tinha, Vendendo seus cabelos , dois dentes da frente e a obrigando a se tornar prostituta.
Em meio a muitos preconceitos, dificuldades e lutas Fantine acaba adoecendo e vindo a óbito.
Jean adota Cosette como sua filha e vivem assim até que Cosette conhece Marius e se casa com ele e Jean vem a falecer por velhice.

Um livro inteiramente emocionante, cheio de reviravoltas e consegue te fazer sentir tudo. Revolta, raiva, tristeza. Maravilhoso.

Nota: ????? 5 estrelas.
Opinião final: Muito bom! Recomendo muito.
Música: Esperience - Ludovico

Amarillyss 05/07/2022

Deu até vontade de ler o livro original.
É um ótimo resumo, mas obviamente não tem muitos detalhes.
Conversei como meu pai que já leu a versão completa(corajoso) e percebemos que algumas coisas acontecem de outros modos e em momentos diferentes.

luaaloren 19/12/2022

Amei muito esse livro. É uma leitura que pode ser feita rapidamente porque te prende. É repleto de emoções, mas não só a do ex-forçado das galés, dos outros personagens também.
Você acompanha várias histórias de vida em um livro só! É muito muito bom mesmo, o livro original deve ser perfeito.

Lucas.Zilio 26/04/2021

Resenha livro Os Miseraveis
A obra se passa na França durante um período em que muitas revoltas estavam acontecendo e por conta disso diversas pessoas estavam passando por várias dificuldades como a fome, e o livro relata a história de Jean Valjean (o personagem principal) que saíra da prisão após 19 anos por ter roubado um pão para alimentar sua família e por algumas tentativas de fuga. Após sua saída Jean se tornou uma pessoa totalmente diferente sendo cruel, rígido, desconfiado porém após um ato de bondade e gentileza de um bispo que acaba mostrando a Jean que ainda há bondade no mundo assim o transformando.
Com o decorrer da obra é mostrado vários personagens com suas características e todas as dificuldades que passam, e o livro nos faz sentir as dores desses personagens o que me fez gostar muito dele além de toda a crítica social que nele é feita que não servem apenas para a época em que foi lançado mas também para a atualidade onde ocorre um descaso muito grande com as pessoas pobres e que a vida não apenas felicidade e que as pessoas podem mudar com um simples ato de bondade.

Audra 24/06/2020

Não sou fã de adaptações, mas essa me surpreendeu.

Lara 05/04/2021

Amei
Esse livro é muito lindo!!! Essa é a versão condensada, mas já me deu muita vontade de ler na íntegra! Um dos melhores livros que já li!

liazitas 02/02/2023

"é o melhor que podemos dar e receber neste mundo: o amor"
leitura de extrema fluidez, muito fácil e prático de ler, história super comovente e te faz querer mais.
me agoniou o começo, a miséria dos personagens é dita de uma forma muito forte e dá pra sentir o sofrimento. também achei legal o fato da palavra miséria e suas variações aparecerem tanto na leitura.
penso que, se esse livro fininho é tão bom e já abrange tanto a história, imagina o grandão!