Carmilla

Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

Jules 21/08/2020

Incrível
Finalmente li a obra que inspirou clássicos como Drácula e me pergunto por que pouco se invoca sobre Carmilla quando falamos de assuntos vampirescos. É um enorme deleite e sua importância é tanta que até hoje, agora percebo, é usada como referência em tantas obras. Vale muuuito a pena conferir!!

KayChristie 13/08/2020

Inebriada, porém ansiosa
Talvez por ser o primeiro livro gótico de época que li esperava um pouco mais de terror e suspense, um final mais marcante, no entanto, não era essa a proposta, o livro possui uma atmosfera dramática e o autor te insere nela com maestria, me soou mais como uma história sobre a natureza humana, sobre se sentir extasiado por alguém e ceder a tentação sem notar o mal que te causa.

"Não me ache cruel porque obedeço à lei irresistível das minhas forças e fraquezas. Se o seu querido coração está ferido, meu coração selvagem sangrará junto com o seu."

Deixo também minha nota, já comentada por vários aqui, sobre a obra merecer muito mais reconhecimento do que possuí, considerando sua importância e influência em tantas outras histórias famosas.

Aline.Pereira 22/07/2020

Uma história de vampira e anterios a Dracula
Então eu li esse livrinho :D
Assim, esse livro está aqui para provar mais uma vez que não há desculpas para não ler livros antigos e/ou clássicos. Texto leve, vai direto ao ponto (sem a encheção de linguiça tão comum atualmente), construções nada entrucadas.... assim, muito de boas.

É uma história de vampiro muito legal, t seus diferenciais e tb suas falhas, algas proprositais e outras nem tanto.

Gosto de como a protagonista é uma mulher, eu particularmente não conheço miitas histórias sérias que não sejam encabeçadas por homens.
A questão da sexualidade da protagonista é algo bem interessante: para nós, leitores do século XXI a homosexualidade sugerida não é nada de mais (algo normal e não é tratada com alarde), mas se pensar 1872 qd foi publicado isso não deve ter sido algo bem visto e assim, muito provavelmente colocado como forma de denegrir a Carmilla para o leitor. Fica a reflexão e ainda bem que evoluímos e isso vem cada vez mais deixando de ser um tabo.

Outro ponto que me agradou foi o mistério sobre os "comparsas" da Carmilla. Adorei os misterios jogados no ar e a todo tempo que eu me pegava pensando neles eu já ia bolando mil e uma justificatovas e teorias sobre eles.

Outros detalhes, bem abordados no final sobre vampiros e tal eu gostei. Não explicou tudo, mas trabalhou com calma suficiente e nos permitiu apreciar todo o desenrolar de como o final foi alcançado.

Alguns pontos como a fixação seletiva da vampira com as suas vítimas não ficou clara se era da natureza do ser ou se era particular da Carmilla, mas ok. A questão do animal pra mim ficou jogada, não foi nem bem trabalhada, nem explicada e nem essencial na ação dela, então me pareceu plenamente descartável.

Infelizmente, diferente de Dracula, esse não me pareceu um livro memorável. Certente me agradou e eu super recomendo, mas duvido que daqui a 2 ou 3 anos eu me lembre dos detalhes da história (e olha que em geral eu lembro até do nome e sobrenome dos personagens)

Por fim, admito que sim, eu estava torcendo pra Carmilla e queria que todo mundo morrece menos ela.
Ps. Falando disso com minha irmã (q leu bem antes de mim) lá por volta de 50% do livro ela me disse que eu era doida e que ela torcia pra Laura e queria a morte da Carmilla. Me digam a opinião de vcs kkkk

Meu trecho preferido (parte da citação retirada pra conter o mínimo de spoiler possível):
"Posso mencionar, de passagem, que a palidez cadavérica atribuída a esse tipo de mortos-vivos é mera ficção melodramática. Eles apresentam (...) uma aparência de vida saudável"

Anny 27/05/2020

Um livro maravilhoso, que te deixa com um gostinho de "quero mais" no final.
Um clássico da literatura Vampiresca, foi inspiração para o famoso Conde Drácula que eu recomendaria para todos que estão atrás de um pouco de suspense.

Srta.Araújo 18/05/2020

Sinceramente, eu achei que seria igual ou muito parecida a serie que eu vi, mas não. O que não foi ruim, mas não me conteve fazer comparações. Uma leitura fácil e rápida, não sei se pelo tédio que o dia me apresentava. A história não é ruim, me envolveu e eu nem vi o tempo passar. Só demorei para começar a le-la por ter visto a serie e achado que seria fiel.

Emanuel.Silva 24/04/2020

Muito antes do Crepúsculo
Fiquei impressionado com a qualidade desse livro/conto, publicado em 1872, talvez é o livro mais antigo que já li!

O ritmo de Sheridan é muito preciso, consegue transmitir todo o clima escuro, misterioso e charmoso dos contos góticos, aspectos que seriam potencializados por tantos outros escritores que se sucederam após ele.

Carmilla é uma história rápida, gostei do caráter documental, em que a protagonista com que em uma especie de diário nos conta um episodio de sua vida que a marca (como uma mordida de vampiro) até hoje.

Esta história é a pedra angular de diversas outras histórias de vampiros que conhecemos hoje, vale a leitura!

Sel 12/03/2020

Carmilla e sua inesgotável influência.
O que mais gosto nesse estilo de narrativa, é que o terror vai sendo detalhado pouco a pouco. Não é de se estranhar que a obra tenha impactado e ainda o faz até hoje, tantos autores. Uma pérola do gênero. Além do mais, foi a obra que inspirou Bram Stoker a escrever Dracula. Como não recomendar?

Gárgula 26/12/2019

Carmilla: A vampira de Karnstein, de Sheridan Le Fanu
Comprei Carmilla: A vampira de Karnstein, de Sheridan Le Fanu, traduzido por Martha Argel, no Sebo Clepsidra, enquanto estava em São Paulo, em Outubro de 2019. Mais uma vez me embrenho pelo passado, indo ao gótico, para entender o horror atual.

Nessa obra, percebo várias influências que hoje vemos nas histórias de vampiro. Se não tivermos lido Carmilla, vamos ter a ilusão de que tudo advém de Drácula, de Bram Stoker. Bem, isso não é verdade. Stoker nitidamente bebeu e muito da fonte de Carmilla, não só nas nuances do monstro, seguindo pelos personagens que o cercam como o próprio van Helsing.

Carmilla, além de tudo, só busca vítimas mulheres. Ela possui toda uma maneira de ser que insinua sua homossexualidade. Cheguei a pensar que esse seria um dos motivos de Drácula ser mais conhecido mundialmente, mas o próprio livro elucida a questão. No afã de criar um monstro, Le Fanu apela para o traço homossexual da personagem, opção que na época era vista como um desvio ou degeneração. Repito sempre, que analisar o contexto da época em que a obra se insere, ajuda a entender muito mais claramente a história e suas origens.

Incrível pensar que o traço homossexual de Carmilla, colocado como um defeito inicialmente pelo autor, deixaria a personagem tão atual aos dias de hoje. Diferente de Drácula, Carmilla em minha opinião envelheceu bem, ainda que ambos sejam expoentes da literatura.

O texto é muito bom, bem leve e ágil, apesar de antigo. Ele nos traz toda uma inocência de época, tão difícil de entender nos dias de hoje. O leitor do gótico precisa condicionar sua mente para o tempo do livro, para assim aproveitar muito mais da experiência.

Uma leitura boa que aconselho ser feita, principalmente aos amantes de vampiros e do gótico. Carmilla é uma grande rainha e deve ser tratada como tal.

Essa resenha foi publicada no blog Canto do Gárgula em 19/12/2019

site: https://cantodogargula.com.br/2019/12/19/carmilla-a-vampira-de-karnstein-de-sheridan-le-fanu/

Bruno Oliveira 25/10/2019

CARMILLA É LITERATURA DA BOA!
Taí um livrinho que te prende. Aos poucos, Le Fanu vai desenvolvendo a história e tu, quando menos espera, já estás amarrado na trama. Laura vai lhe contando os fatos e, a cada pormenor, a cada detalhe, tu, leitor, vais se embolando e se envolvendo com ela. Acompanhar tudo por essa perspectiva é demais, pois faz com que a gente se apegue a menina, às suas angustias e temores. Carmilla não dá medo propriamente, mas entrega uma tensão psicológica e uma história de investigação muito boa!!

JPHoppe 08/10/2019

Quando pensamos em vampiros, especialmente na literatura, o primeiro pensamento é "Dracula" de Bram Stoker. Apesar de ter codificado muito da visão moderna sobre os vampiros, não foi a primeira obra. Outras o antecederam e, claramente, inspiraram a construção de seu Conde da Transilvânia. Uma dessas obras é Carmilla.

Vários dos traços modernos dos vampiros estão presentes nessa obra, como a força, sedução, beleza extraterrena, e repousar em um caixão. Carmilla consegue andar durante o dia, apesar de preferir agir durante a noite, um traço em comum com Dracula, e visto com estranheza hoje em dia. No entanto, a obra se destaca por alguns elementos.

Diria que o elemento mais marcante do ataque do vampiro nessa obra é sua sutileza. Longe do ataque feroz e gráfico, é onírico, e a vítima não consegue diferenciar se está ou não acordada. É prazeroso, doloroso, sensual, aterrorizante. Lendo, imediatamente recordei a cena da concepção em "O bebê de Rosemary", onde aos poucos ela desperta. "Isso é real!".

Uma obra fascinante, e que merece ser mais conhecida.

PS: Várias resenhas aqui apontam que "não traz nada de novo para o gênero". Bom, isso acontece quando primeiro se conhecem as derivações e depois volta-se às origens. É preciso tomar cuidado para não ser anacronista.
Um análogo com a tecnologia é a apresentação do iPhone em 2007. Hoje, os conceitos e tecnologias são lugar-comum de praticamente qualquer celular, mas naquele momento foram inovações nunca antes vistas. É fácil encontrar jovens que já nasceram usando essa tecnologia achando que "não tem nada de novo".

Scariot 16/01/2019

Clássico gótico
Uma das inspirações para Bram Stoker criar Drácula, Carmilla foi escrita 25 anos antes do vampiro mais famoso de todos. Trás uma nova ideia do mito vampiro, que é incorporada até hoje. Trouxe também a figura da vampira que seduz suas presas a noite com sua beleza. Não vou mentir que é meio previsível, mas mais devido a época que estamos hoje e por ter visto muito desse tipo de história, mas é uma obra fascinante. Um grande clássico da literatura gótica e do terror.

Cripta Da Leitura 18/11/2018

Devido ser praticamente o primeiro livro de vampiros escrito, como nós os conhecemos (pois foi escrito 25 anos antes de Dracula), não vai trazer nada de novo que nós já não tenhamos visto em vários filmes e livros, mas é interessante a leitura justamente para sabermos como começou essa mitológia. Mesmo sendo uma obra clássica a escrita é simples e fácil de entender, recomendo para todos os fãs do gênero.

Na Literatura Selvagem 31/10/2017

╬† Carmilla, a obra clássica de Sheridan le Fannu ╬†
Lançada em 1872, Carmilla é uma obra escrita por Sheridan le Fanu e através de uma narrativa em primeira pessoa, conhecemos a história da mulher que dá nome ao livro. Laura é uma jovem que habita a Estíria e através do seu relato nos conta como conheceu a misteriosa Carmilla e todos os acontecimentos estranhos que se sucederam após a estadia dela no castelo de seu pai.

Laura não tem muito contato com o mundo pois mora apenas com seu pai e alguns empregados do castelo, sua mãe morreu quando ela era criança e quando a jovem de beleza estonteante surge numa curva da estrada, após um acidente com a carruagem em que viajava com a mãe, ela se sente afortunada por sua nova companhia...

leia mais em

site: https://torporniilista.blogspot.com.br/2017/10/carmilla-obra-classica-de-sheridan-le.html