Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

Juba 06/08/2017

"Você é minha, você será minha, seremos uma só para sempre."

Laura recorda-se de um sonho... acordando uma noite sozinha em seu quarto, tinha 6 anos, já começava a chorar quando deparou-se, no pé de sua cama, uma jovem incrivelmente linda e delicada. A moça subiu em sua cama e abraçando Laura ninou-a até ela dormir, no conforto de um abraço ela acordou aos gritos após sentir uma pequena mordida, como duas finas agulhas, entrando em seu pescoço, a moça que a abraçava correu para de baixo da sua cama e ninguém no castelo encontrou tal misteriosa mulher.
Uma bela noite, observando o luar com seu pai e as duas governantas, uma enorme carruagem guiada por estranhos cavaleiros, perdeu o controle dos cavalos assustados deixando o veículo tombar na curva. De dentro da carruagem surgiu uma mulher alta, pálida e de expressão dura e tirada lá de dentro surgiu uma moça linda que estava desmaiada. A mulher pediu que sua filha ficasse hospedada no castelo, pois deveria ir em uma viagem de vida ou morte e a jovem tinha uma saúde delicada, mas retornaria para buscar sua filha daqui a 3 meses. E ninguém deveria perguntar a garota quem era sua família ou de onde ela vinha, apenas deveriam saber que a jovem chamava-se Carmilla.
Quando Laura teve a chance de ver a convidada, quase morreu de susto, eis que ali, bem na sua frente estava a moça misteriosa de seu sonho infantil. Atingida por uma sensação de atração e perigo, Laura se deixa levar pelas histórias de Carmilla, a medida que os dias passam, a jovem visitante dona de incrível beleza, dedica a Laura frases apaixonadas e possessivas, abraços demorados e beijos carinhosos. A jovem é constantemente tomada por uma sensação arrebatadora e perturbada, a medida que uma febre tem matado todas as jovens moças da região. Quando Laura é acometida pelos mesmo sintomas, surgem pesadelos tão reais e uma figura a alimentar-se de seu sangue todas as noites, a figura ignora fechaduras, assim como Carmilla, ignora o dia e só levanta nos fins da tarde.

Li a muito tempo em espanhol, com certeza é um livro para a lista dos que amam historias de vampiros, visto que... Bram Stoker o usou como inspiração para criar a narrativa de Drácula!

site: https://www.instagram.com/bibliotecadepandora/

@fabio_entre.livros 02/07/2017

Lady Drácula

Não se ignora que a figura moderna do vampiro foi claramente influenciada pelo "imortal" Drácula de Bram Stoker, representante exponencial das chamadas narrativas góticas europeias, que tiveram destaque no século XIX. Mais tarde, já na segunda metade do século XX, foi a vez de Anne Rice reinventar o gênero (mantendo, entretanto, suas características básicas) ao lançar suas Crônicas Vampirescas. Contudo, antes mesmo de Bram Stoker houve uma obra relativamente modesta, em termos de extensão, mas de uma riqueza e beleza narrativas extraordinariamente sólidas: "Carmilla", de J. Sheridan Le Fanu.
A obra lançou as bases literárias nas quais a maioria das produções vampirescas (ao menos aquelas dignas de nota) se inspiraria, inclusive o próprio Drácula. Antes de "Carmilla" o vampiro era um personagem pouco conhecido na literatura, mas bastante presente na mitologia e no folclore das regiões remotas da Europa. Foi justamente nessa mitologia que o autor se inspirou para esboçar sua personagem, acrescendo elementos que se tornariam icônicos na literatura vampírica, como o erotismo, a força sexual e a beleza (elementos tais que são amplamente abordados nas obras de Anne Rice, por exemplo).
Narrado em primeira pessoa por uma moça que conhece Carmilla em estranhas circunstâncias e passa alguns dias em sua companhia, a narrativa de Le Fanu possui os ingredientes clássicos de uma história gótica: há o castelo medieval situado em uma região remota numa floresta, há os pesadelos e a misteriosa doença que passam a assolar Laura (a narradora) após conhecer Carmilla, há o personagem espectral que some no ar e se transforma em um "animal grande e negro", há as clássicas mordidas que acontecem em meio a delírios que trazem dúvida sobre o que é realidade e o que é sonho; há, por fim, de modo sutil, o discurso de bem e mal, com o vampiro simbolizando as forças das trevas que precisam ser destruídas.
A narrativa é simples e direta, de modo que o texto parece uma novela curta dividida em pequenos capítulos. Não há floreios linguísticos nem adjetivação abundante ou qualquer outro recurso que eventualmente poderia ser utilizado para esticar a história e enrolar o leitor. Evitar excessos parece ter sido a intenção fundamental do autor ao escrever "Carmilla". E faz isso com louvor.

Prof. Edivaldo 24/06/2016

Carmilla... mistério
Quando li O Conde Drácula, de Bram Stoker, um amigo me falou do livro Carmilla que, na verdade, foi o precursor das histórias de vampiro. A narrativa de Carmilla é impregnada de cenas de mistérios que, aos poucos vai se tornando óbvias ao leitor atento. É uma história narrada em primeira pessoa, uma jovem que mora em um castelo. Muito bom.

Thais 24/05/2016

Carmilla
Por que não se fala desse livro tanto quanto se fala de Drácula? Por que eu, que me considero tão versada em literatura vampiresca, só fui encontrá-lo em 2016 em uma lista de livros relevantes para quem assiste à série (magnífica, diga-se de passagem) Penny Dreadful? Eu gostaria muito de dizer que a resposta é simples, que o livro foi esquecido pela história como tantos outros certamente foram. Mas seria uma mentira. Carmilla foi uma das inspirações de Stoker. Carmilla é uma clássica história de vampiros, com todos os sinais que nós, humanos modernos, aprendemos a reconhecer. E isso no século XIX! Ou seja, Carmilla é uma das primeiras histórias de vampiros com esse modelo. E, mesmo assim, não ouvimos falar da Condessa Karnstein como ouvimos falar de Conde Drácula. E qual é a única explicação que nos restou? Carmilla é uma vampira mulher. Carmilla só se interessa por mulheres. Carmilla é tudo o que uma mulher do século XIX não deveria ser: livre dos homens social e sexualmente.
Cacauzinha1 07/09/2021minha estante
Gente que pérola preciosa que achei me indiquem livros vampirescos por favor Carmila já vou procurar pra ver se acho

Dan Hout 24/12/2021minha estante
Explicação sem sentido e com viés de confirmação, mas a tentativa foi válida.

Quanto à leitura, realmente estou tendo uma boa experiência. A história parece ser realmente interessante e acredito que se tornará ainda mais com o decorrer dos capítulos.

Karen202 02/01/2023minha estante
E penny dreadful, era muito bom

jessica 30/05/2023minha estante
Exatamente. E sinceramente? O livro do Drácula é um p0rre... mesmo assim é ele que ficou famoso.

Fabrício 21/01/2016

LEIA!
Terror gótico clássico! Leitura muito agradável, flui de maneira fácil e a historia é envolvente. Um pesar o final ser tão... pouco trabalhado.

Gabriella.itoh 26/04/2014

A história da Carmilla se resenrola bem, mas quando chega o grand finale, bum, acabou! Rs!
O autor podia ter trabalhado muito mais o final, mas não quero dar spoiler, então fica aqui a minha insatisfação, Rs!
Cripta Da Leitura 18/11/2018minha estante
Também achei o final muito apressado. Gostei do decorrer da história, mas o final foi um pouco decepcionante.

Dose Literária 12/12/2013

Antes de Drácula veio... Carmilla
Carmilla do escritor irlandês Joseph Sheridan Le Fanu é um livro daqueles, para se ler numa sentada só. Ele é curto, basicamente um conto longo de terror gótico, mas nem por isso é evasivo ou que deixe a desejar.
Li esse livro há um bom tempo. Na época me interessei muito pela história. Primeiro, porque de acordo com o que eu soube pela net, esse foi um dos livros que serviu de inspiração a Bram Stoker na elaboração do Drácula e em segundo porque aqui temos uma vampira mulher, num livro clássico e isso pra mim foi bem novo já que até então eu só lera histórias de vampiros com protagonistas homens.
A história é narrada por Laura uma jovem que mora com seu pai em um castelo na Estíria. Ela conta acontecimentos que ocorreram a partir do dia em que conheceu uma garota misteriosa chamada Carmilla, que ficou como hóspede em sua casa devido a um acidente com sua carruagem. Por alguma razão Laura recorda da jovem moça desconhecida de algum lugar e só com o decorrer da história ela vai lembrar de onde.... Continue lendo em http://www.doseliteraria.com.br/2013/12/antes-de-dracula-veiocarmilla.html

Bia 27/05/2013

A primeira vampira
Vampiro sedutor que acossa sua vítima...Isso pode lembrar Drácula ou até Crepúsculo, mais é Carmilla. Surgido anos antes de Bram Stocker escrever sua obra prima, Carmilla serviu de inspiração para Drácula e muitas outras historias de vampiros que surgiu depois. Antes desse conto de Le Fanu, os vampiros eram assustadores e monstruosos; Mas Carmilla é diferente: Ela é bonita, sedutora e não teme o sol. Sheridan Le Fanu cria uma historia narrada do ponto de vista de Laura, á vítima de Carmilla. Apesar de ser um conto, o livro não trata a historia de maneira superficial. Ele é muito profundo para um livro de pouco mais de 100 páginas.
O autor consegue criar mistério,drama e uma tensão sexual enorme entre Carmilla e Laura. É claro que por causa do conservadorismo da época o relacionamento amoroso de Carmilla e Laura nunca é profundamente explorado; mas Sheridan consegue coloca-lo de forma sutil na trama, acrescentando mais goticismo a sua história que tem tudo que um fã de literatura gótica pode querer: Castelos medievais, igrejas, ruínas,criaturas sobrenaturais, dilemas entre o bem e o mal e etc; Talvez as únicas falhas do autor seja no final, que é muito anti-climax, e também por ser narrado do ponto de vista de Laura, que é muito apática a tudo. Mas também, limitando a visão do leitor apenas de Laura, cria mais mistério e tensão. Sendo assim, Carmilla é uma obra indispensável para os fãs do gênero. Vale muito a pena apreciar essa obra prima.

Lia Munster 25/12/2011

Simples, belo, clássico
Entre um longo conto e um curto livro, é de leitura fácil e rápida, mas de modo algum superficial.

Le Fanu descreve sucinta mas elegantemente os belos cenários de modo a instigar mais sensação que imagética. Geralmente você percebe os arredores por como eles afetam as personagens.
Acaba sendo um estilo delicado, apesar do teor da história.

A história em si, nada excepcional para leitores contemporâneos, mas ainda perfeitamente rica e envolvente, é focada no encontro fortuito da jovem ingênua Laura com a misteriosa e exótica jovem Carmilla, cuja chegada coincide com uma série de eventos macabros nas redondezas.

Mesmo quem não leu Drácula e conhece a história do Conde só por filmes ou materiais derivados vai entender como Carmilla pode ter inspirado Stoker. Há algumas evidentes similaridades, tais como um experiente velho caçador, uma linhagem vampiresca nobre, a tentação carnal de uma jovem comedida, etc.

Leitura obrigatória para fãs do bom e velho gótico =)

Pena que nenhum filme com uma qualidade e fidelidade no mínimo equivalente ao da adaptação de Drácula de Coppola tenha sido feito com Carmilla ainda.

Viinix 10/11/2015minha estante
Romance Gótico clássico. Mas, realmente, pros leitores de hoje essa história não impressiona mais. Uma pena. Aliás, gostei da resenha: sucinta, clara, se eu tivesse lido antes de acabar com o livro em mãos seria bem interessante.

Fernanda 14/12/2010

Carmilla
O enredo não apresenta grandes evoluções, possuindo uma história simples e fácil de ser absorvida. A obra passa a ter notoriedade quando paramos para observar a época em que foi escrita, estando a frente do seu tempo.
Sensual, com uma leitura gostosa e rápida.

Rafaela B 08/01/2010

Vampiros à moda antiga
Não lia um livro assim desde Drácula! Muito bom, a única coisa ruim é ser muito pequeno (apenas 127). É uma história envolvente e ousada para sua época, com uma vampira linda e sedutora que anda durante o dia, tem a pele rosada e uma queda por sua anfitriã.