Jardim de Inverno

Jardim de Inverno Kristin Hannah

Resenhas - Jardim de Inverno

Wania Cris 24/08/2023

Tão emocionante quanto na primeira leitura...
Livro recebido em projeto, já peguei o livro chorando porque, mesmo tendo lido em 2017 eu me lembrava bem do quanto ele é emocionante e a leitura me proporcionou tanta ou mais emoções quanto da primeira vez.

Anya, Vera, Nina, Meredith... mulheres fortes, corajosas, decididas, mesmo quando acham que não.

Tradução de Sylvio Deutsch que colaborou para a manutenção da carga dramática da estória.

Recomendo essa leitura com veemência!

Carolina 20/08/2023

Jardim de inverno
Posso começar dizendo que até 60% do livro eu não estava conseguindo me conectar com a história. Como sou teimosa me recusei em abandonar o livro e levei quase dois meses pra terminar.
Inicialmente era uma leitura completamente cansativa e superficial. Mas meus queridos amigos leitores não desistem desse livro caso você também esteja tendo a mesma sensação.
Após os 60% do livro a forma como Vera ou Anya (como escolheu ser chamada) se comportava durante boa parte da vida das meninas foi entendido.
Páginas e página foram sendo mais convidativas e eu me vi em uma intensa busca por saber o que tinha acontecido. E um livro que eu achava que daria uma estrela baixa no fim me fez chorar.

Tatiana 18/08/2023

Só posso dizer que mesmo achando o início meio morno, a história é linda e tem um final perfeito. A leitura valeu cada minuto.

Mimi Macedo 16/08/2023

Inesperado
"E talvez assim as coisas devessem ser, a forma como a vida se desdobra quando você a viveu suficiente. "

Esse livro me chamou atenção pelas avaliações aqui no skoob. Descobri o porque da personagem principal era tão rude e soltem seu mundo, me fez refletir: A gente não tem noção do horror que é viver em tempos de guerras. Um belo livro, mesmo com todo o seu sofrimento.

Dani 10/08/2023

No começo, a atmosfera fria não me prendeu muito, mas ainda bem que insisti na leitura. Muito triste saber que tantas pessoas realmente passaram por tudo aquilo.

Josiane.Castro 06/08/2023

A transformação
Uma mae e duas filhas que nao conseguem se entender e se amar, ate que todo o passado é revelado. Uma passado de dor e perdas na epoca da guerra em que a Alemanha invadiu a Russia!

Thamyres 03/08/2023

Minha leitura
No começo foi bem difícil pra seguir na leitura, a atmosfera era bem fria e isso me afetou. Em seguida, passei a ficar com raiva de todo mundo por tudo que tava acontecendo, principalmente da Nina kk. Entretanto o final me surpreendeu, estava sem espectativas e ele fez mudar tudo pra mim. Assim como as três tiveram um processo de resignificação sobre as memórias do passado, após saber sobre a história da mãe, eu também tive!

Izabella 27/07/2023

Jardim de inverno
Esse é o tipo de livro que você lê em uma tarde nublada, fria e chuvosa achando que vai ser apenas mais um livro que vai fazer você se distrair e conforme você vai lendo acaba percebendo que não vai mais enxergar certas coisas do mundo como via antes, sempre que estiver frio, em algum momento que eu ver neve eu vou lembrar desse livro, agora que eu terminei não tem como não mudar a forma que eu vejo essa natureza do mundo, mais um daqueles livros que eu fui ler não esperando muito e no fim mudou como eu enxergo algumas coisas do mundo.

Flavia Flavitchia 23/07/2023

História comovente, cruel, sofrida e bela ao mesmo tempo
Fazia alguns meses que eu queria conhecer a escrita da autora e esse foi um ótimo estreante.

Quando li a sinopse do livro, nem sequer passou por minha cabeça o que seria abordado durante a trama. Me pegou totalmente desprevenida! A forma como é contada também foi muito bonita.

É uma história comovente, cruel, sofrida e bela ao mesmo tempo. E dói ainda mais imaginar que milhares de pessoas no mundo realmente passaram por isso...

Adorei a leitura e já quero ler outros da autora!

Isabela 18/07/2023

A autora conseguiu me levar para dentro do livro e emocionar com a relação das filhas com a mãe, o sofrimento de perdas e a alegria dos reencontros.

Patti Spissoto 08/07/2023

Como não chorar?
Que história linda! Tinha lido esse livro em 2014 e agora reli... Não lembrava de nada da história, então foi como se tivesse lido pela primeira vez. E amei cada pedacinho.

kathcontardi 08/07/2023

Uma leitura comovente sobre perdão e tempo
Posso dizer que a sua leitura jamais será a mesma depois desse livro. A sua visão sobre o tempo, o amor, a família e principalmente, sobre escutar, será totalmente modificada.

Aqui, Kristin Hannah conta a história de uma família fragmentada, unidas apenas pelo pai que está falecendo após uma insuficiência cardíaca. Em seu leito, ele pede apenas uma coisa para suas filhas, ?escutem a história da sua mãe?.

As filhas, Nina e Meredith, precisam então estreitar laços com sua mãe que é sempre fechada e um enigma a elas. Ambas cresceram sem entender nada sobre a vida ou os sentimentos da mãe, agora precisarão convencê-la a se abrir e quem sabe assim se redimirem como família e resgatarem também aquilo que todas sentem faltar em si.

Esse livro fala sobre perdão e sobre o tempo, como o tempo não apaga os sentimentos tão fincados em nossa alma e como precisamos nos perdoar para seguirmos em frente com a nossa vida. Fala sobre resgatar a si mesmo, sobre reconquistar nossos laços familiares e sobre como escutar mais e falar menos pode ser a chave de um convívio. Como escutar pode salvar outra pessoa e nos fazer enxergar uma situação de outra forma.

A cada leitura de Kristin Hannah, sou transformada, moldada e por meio da emoção ela me fez enxergar como perdemos tanto por enxergamos superficialmente as pessoas e os sentimentos de outros. O inverno para mim, passa a ser a estação mais calorosa depois desse livro.

Filipe Jonathan 07/07/2023

Uma história de superação
Durante séculos, os contos de fada foram contados as crianças como um meio de ensinar alguma lição importante. Muitos desses contos não são histórias fofas como os filmes da Disney, mas uma narrativa mais madura. Por exemplo, para tentar impedir que as crianças entrassem sozinhas na floresta, se dizia que lá existiam bruxas, lobo mal ou outros seres sobrenaturais. Colocando medo nos pequenos de que se desrespeitassem essa regra, algo ruim poderia acontecer. Mas será que um simples conto de fada poderia esconder acontecimentos reais por trás dele?

É isso que vamos descobrir no livro Jardim de Inverno, publicado em 2010 pela autora Kristin Hannah. Ele conta a história das irmãs Meredith e Nina Whiston. Duas irmãs que na infância eram próximas, mas depois de adultas cada uma tomou seu rumo na vida. O relacionamento delas com a mãe Anya não é o melhor exemplo a ser seguido, pois ela sempre foi uma mulher fria com todos, parecendo não ter sentimentos pelas próprias filhas. A única coisa que as conectava quando pequenas eram os contos de fada russo que a mãe contava de um jeito que só ela sabia fazer.

Um pouco antes do pai delas falecer, ele faz Nina prometer que fará a mãe contar o conto de fadas até o final, pois, isso será muito importante para que entendam a verdadeira história dela. Aos poucos vamos descobrindo as situações que levaram Anya a se tornar essa pessoa tão fria. Passado e presente se mesclam em uma história de sobrevivência e dor que nos envolve, pois todos carregamos marcas em nossa história.

Lidiany.Mendes 06/07/2023

Sensível e forte
Já tinha ouvido falar da autora, porém esse é o meu primeiro contato com a escrita dela. Estou encantada com a força e a sensibilidade que ela consegue passar.
Neste livro conhecemos a história de uma mulher. Seus amores, suas dores e suas alegrias.
Geralmente não choro com os livros que leio. Me emociono, mas chorar não. Esse livro me fez chorar e vai me acompanhar por muito tempo.