Jardim de Inverno

Jardim de Inverno Kristin Hannah

Resenhas - Jardim de Inverno

Diocely 20/03/2022

Que história!!!!! Fiquei impactada, pensei em cada parte desta narrativa e seu final surpreendente. Até que ponto a dor pode modificar uma pessoa, e, o quanto você está disposto a conhecer a si mesmo através da história da sua mãe?

Carla Sarmento 17/03/2022

Envolvente
O primeiro livro que li da autora foi o Rouxinol e fiquei encantada. Resolvi buscar outros e encontrei "Jardim de Inverno" no Kindle unlimited da Amazon. Baixei na mesma hora. O início foi tão cansativo que quase abandonei. Ainda bem que não fiz isso porque depois ficou bom demais. Impossível parar de ler da metade em diante. Um mergulho profundo no misterioso passado da Anya foi se revelando aos poucos e me emocionando. Bonito, envolvente e marcante.

Cris 16/03/2022

Uma leitura cheia de aprendizado, de luta,de amor,de superação em todos os sentidos, a autora nos leva a vivenciar a história em seus mínimos detalhes....a aprender que, com o amor, vem o perdão....

Erica 16/03/2022

PERFEITO EM TODOS OS NIVEIS!
Eu estou tão, mas tão feliz e satisfeita depois de terminar esse livro. Se tivessem mais estrelas, eu daria quantas precisasse.

Classifico este livro como: LIVROS QUE TODO MUNDO DEVERIA LER.

Eu achei divino que a autora nos faz nos envolver com as personagens de forma gradativa, a gente se apega a elas, ao mesmo tempo em que os laços dela se estreitam, e que elas vão se descobrindo, e deixando os gelos de seus corações derreterem. Quando mais elas vão se abrindo e se descobrindo, mais a gente se apega e mais amamos elas.

Que história incrível e essencial, principalmente nos dias de hoje, onde a Rússia novamente tem um lider que os levam a guerra. Que isola sei país. E que causa tanto, tanto sofrimento nas famílias não só russas, como ucranianas também.

Não tem como alguém ler a história de Vera, e não ser marcado por ela. Não ser marcado pelos terrores da guerra, da fome, do desespero. Não tem como não sentir junto com ela o desespero de uma mãe vendo sua família se esvair por causa de uma ?guerra idiota?.

A falta de amor, de compaixão. A gana pelo poder.

Esse livro também é sobre amor, perdão, autoperdão, autoconhecimento, e aceitação, e superação, resiliência e força. Principalmente a força e sentimentos de uma mãe que é capaz de tudo para salvar os filhos! ?

QUE LIVRO PERFEITO. Eu poderia, e até deveria, ficar aqui mais algumas horas falando sobre como esse livro me marcou. E o final é tão lindo, tão incentivador. Vale tanto a pena!

manu_menezes 14/03/2022

Emocionante!
Já tive contato com outra obra de Kristin, e confesso que continuo encantada com a escrita dela. A escrita dela é tocante de uma forma que você consegue sentir o sentimento dos personagens, é surreal!

Esse livro é de um cuidado e uma delicadeza sem igual, nunca li nada parecido. Não esperava jamais os acontecimentos do final, posso dizer que chorei mesmo! Foi muito emocionante.

Carolina.Calvi 13/03/2022

De arrebentar o coração
O livro é cheio de camadas, de história, de tristezas incomensuráveis, de arrebentar o coração e te fazer refletir de uma forma...
Eu não gosto de dramas familiares pois são reais demais e pesados demais, gosto de leveza. Porém sei reconhecer a qualidade de uma obra apesar de agora estar em um abismo de tristeza por ela.
Esse drama familiar de 3 mulheres fortes e um homem que as une é surpreendente e vai te deixando cada vez mais envolto na história conforme fica mais profundo. Não sei o que dizer sem dar spoiler, só digo que é mt desgraça pra uma família, ao mesmo tempo que é maravilhoso a evolução de tudo e todos.

Aymée Vieira 07/03/2022

Desmontou minha alma.
Quando me indicaram essa leitura, a única coisa que me disseram foi "prepara o lencinho pq vc vai chorar" okay! Okay mesmo, pelo menos uma vez ao ano eu procuro uma leitura que me estremeça ao ponto das lágrimas, mas eu não tava preparada pra esse livro aqui, não mesmo. Eu não chorei normal... eu solucei, eu respirei fundo e chorei baixinho agarrada ao travesseiro às 2h duma madrugada chuvosa. Fui buscar meus filhos no quarto ao lado, e passei um tempo longo contemplando a beleza que eles são, apesar da rotina materna me sufocar todos os dias. Coincidência ou não, iniciei a leitura no dia em que o mundo recebia a mensagem de ataque de guerra a Ucrânia, mas nunca imaginei que nesse livro eu "veria" as barbáries humanas em busca de poder. Esse livro me desmontou... Ao final, agradeci a Jesus em prece, por minha vida ser tão absurdamente diferente da vida de Veronika Petrovna Marchenko e porque se em outra vida vivi o caos da guerra, não me recordo nesta graças a Deus. Pra quem aprecia uma boa leitura, essa aqui é um misto de ficção e realidade, cuja linha que separa uma da outra é bem tênue.
Super recomendo!

Jessica.Franco 06/03/2022

Maravilhoso
No começo pensei em desistir pois estava muito parado, mas continuei ainda bem pois no meio do livro a leitura flui de uma maneira que não dá pra largar mais. Que história maravilhosa. Como uma guerra pode destruir tantas famílias? Uma história de amor, perdão e empatia. Recomendo ??.

Mayara 05/03/2022

Amei
O que dizer dessa leitura? Simplesmente encantadora, que aos poucos vai te prendendo, e fazendo você se apaixonar.
No começo confesso que estava achando a mãe delas muito sem noção, porquê ignorar suas próprias filhas? Não estar nem aí pra elas? Não se importa? São tantas perguntas, que surgem no começo, que dá mais vontade de ler o livro para descobrir essas respostas, e confesso que me surpreendi com as respostas, algumas partes me fazendo até encher os olhos de lágrimas, simplesmente uma história encantadora, de uma mulher guerreira.
O livro nos traz uma mensagem de que nunca podemos desistir de algo, sempre devemos persistir e que o amor é algo essencial, que nunca podemos deixar morrer.
Super recomendo!!! Podem ler sem medo.

SalmaC 02/03/2022

o começo desse livro é terrível. terrível de chato. tive vontade de desistir diversas vezes, mas depois que eu engatei na leitura (lá pro meio do livro) comecei a me interessar mais e agora que eu finalmente acabei (um mês lendo) posso dizer que valeu a pena, que história linda, linda e emocionante, me segurei para não chorar em diversas partes do livro mas eu simplesmente não aguentei quando cheguei no final. essa história me invadiu de um jeito que eu não conseguia parar de chorar. mas até isso acontecer foi muita luta, porque eu não estava acostumada com a escrita extremamente detalhada da autora... agora vejo que ela soube construir um enredo que realmente me fez adentrar na história, você conhece tudo de todos, todos os detalhes de tudo. eu realmente não sei se eu leria novamente, talvez daqui uns bons anos, mas se você já começou a leitura e veio até aqui para ver se vale a pena continuar, eu digo: vale! e se você tem muita paciência e gosta de um romance dramático: vai que é sua!
todos os personagens e as relações entre eles me marcaram de alguma forma. eu amei demais.

"elas seriam sempre uma família, mas se havia aprendido alguma coisa nas últimas semanas, era que uma família não é algo estático. As mudanças ocorriam tempo todo. Como com os continentes, as mudanças, às vezes, eram invisíveis e subterrâneas, outras vezes, explosivas e mortais. O truque era manter o equilíbrio. Não era possível controlar a direção em que a família seguia, assim como não era possível impedir que a plataforma continental se rompesse. Tudo que se podia fazer era seguir com a maré."
Ray 03/03/2022minha estante
Amo tanto tanto esse livro ????

SalmaC 03/03/2022minha estante
(depois de muita luta) eu amei também ???

Bia 21/02/2022

Meu livro favorito
Esse livro é muito bom. Já li 2 vezes e pretendo ler de novo. Não esperava gostar tanto desse livro.

renosto 20/02/2022

Jardim de Inverno me fez chorar
Mais uma vez, um livro me faz chorar. Uma mãe que foge do passado, uma filha que foge dos desejos, e uma que foge das responsabilidades. Como não amar um livro sobre conhecer a si e aos outros a sua volta? Baita amadurecimento.
Ps.: Guerra ruim do Dianho;
Pss.: Meredith, eu passei muita raiva contigo guria, pode acreditar.

Claudia 20/02/2022

Mulheres fortes
Quando comecei a leitura, fiquei buscando as premissas da capa na história. Meredith e Nina são duas irmãs diferentes, cada uma seguiu seu caminho. Mas com a doença do pai elas são obrigadas a suportar uma a outra. A mãe é fria, elas não conhecem a mãe, nunca receberam amor dela, nunca a viram se importar com elas, e cozinha loucamente. Com a morte do pai, elas partem em uma jornada de conhecimento sobre cada uma. Percebendo as importantes passagens, pouco a pouco na narrativa, fui tendo os palpites óbvios. Mas o que nunca imaginei é que seria um livro que ia me chacoalhar emocionalmente. Que livro! Aos poucos fui me colocando na posição daquela matriarca, sentindo a força e a garra dela. O passado da mãe é algo inacreditável. Um livro de amor verdadeiro, perdão, compreensão e empatia. Sensacional.