Jardim de Inverno

Jardim de Inverno Kristin Hannah

Resenhas - Jardim de Inverno

Kananda 15/04/2022

Na primeira vez que li esse livro, estava presa na onda Kristin Hannah e não creio que dei tanta atenção para essa história, como ela merecia.
Kristin me conquistou fácil com seu jeito de escrever. Mas Jardim de Inverno me conquistou ainda mais por suas personagens fortes, que são capazes de guardar silêncio e segredo durante tanto tempo.
Essa história dói. Ela machuca quando é lida e mesmo assim, merece ser lida por todos.

Talita Pilati 14/04/2022

Que livro mais incrível!
No começo achei que não ia gostar porque estava meio enrolado o enredo.
Mas quase na metade tudo começa a se encaixar e é surpreendente!
Adorei!

Sol 12/04/2022

Surpreendentemente forte!
Esperei uma história triste e recebi algo muito além, pois este livro te faz se imaginar perante todas as situações, como se estivesse vivendo aquilo junto.
Fala sobre a força de uma pessoa que sobreviveu a uma guerra, perdas, compaixão e superação.
Amei ter conhecido este livro.

Ale Giannini 12/04/2022

Esperava mais
É o tipo de leitura que não me prende, uma história linear sem grandes reviravoltas.

Depois da morte do patriarca da família, a mãe e suas duas filhas se vêm desafiadas a construir laços familiares há muito desprezados.

E o livro é sobre isso, sobre amor familiar, empatia, tolerância e uma boa dose de paciência.

Juliana.Rauen 08/04/2022

Intenso
É um livro que toca o fundo da sua alma, que mexe com os sentimentos até não poder mais, vários trechos que não deu pra conter as lágrimas, me pegava soluçando com a estória. Emocionante do começo ao fim, realidade nua e crua de uma sobrevivente de guerra. Não tem como imaginar o tamanho do sofrimento de Vera para se manter viva e manter os filhos vivos. Recomendo a leitura, porém se prepare para sofrer e chorar junto com a estória!!

Tatiane 06/04/2022

Uma história forte sobre mulheres
Quando leio livros assim, sempre fico angustiada de saber o tanto que pessoas já sofreram no passado por causa de seus governantes, e que isso acontece até hoje, como se a lição do passado não bastasse para que não houvesse mais guerras.
Eu gostei muito da maneira que a história foi contada, entrelaçando passado e presente. E o final foi surpreendente, algo que eu não imaginei que aconteceria.

Marcia Jozzolino 05/04/2022

Eu recomendo muito esse livro, uma história magnífica com um desfecho surpreendente. Viajei por todos os lugares narrados, até parece que senti o frio cortante de 25 graus negativos. Maravilhoso!

Loan 04/04/2022

Muito doloroso, mas necessário
Esse livro é daqueles que incomodam muito. Eu li ele no conforto da minha cama, com meu cobertor e depois de ter comido bem. E isso doeu muito. Doeu imaginar toda a situação horrível a que aquelas pessoas tiveram que se submeter. A fome, o frio, o desespero, o medo, a morte...

Eu me envolvi demais nesse livro. Me fez chorar diversas vezes, além do fato de ter montes e montes e post-its no livro. Foi muito doloroso, mas me fez ter empatia e perceber que vivo em um luxo, que não posso reclamar do que tenho.

O começo pode ser um pouco lento, mas apesar disso, enquanto relia, percebi o quanto foi importante para o desenvolver das personagens. Fez toda a história principal ter um gosto amargo, mas foi o que fez tudo mais mágico. Vale muito a pena.

Racks 02/04/2022

Em tempos de guerra...
Ler esse livro em tempos como o de hoje mexe com nosso coração, deixa as emoções ainda mais afloradas.
Uma história que fala de família, de amor, de luta, de coragem, força e perdão.
Qualquer coisa que eu escreva será infinitamente inferior ao que senti lendo esse livro.
Leiam! Eu recomendo muito.

Brunna 30/03/2022

Uma surpresa...
Quando comecei a ler esse livro não imaginava q ia ficar tão cativada com essa história, confesso q até uns 20% do livro ele tava meio qlqr coisa, ainda não tinha me prendido nele, mas depois q a mãe começa a contar a história dela, MDS!!! Foi uma montanha russa de emoções!!!

E falando em russa, o livro tem várias referências da Cultura russa, uma coisa q eu amo MT (MT obg Joana ???) e não imaginava q esse livro ia trazer essa temática.

Agora oq me deixou com o coração na mão (e chorando igual criança triste) foi o relato da 2° guerra, como ela sofreu durante a invasão em Leningrado (atual São Petersbugo), eu sei q é só um livro, mas msm assim a guerra não deixa de ser menos pior por causa disso, TD oq foi perdido, e TD oq ela passou, é triste demais ?

Mas oq fechou com chave de ouro foi o final, não vi chegando e me atingiu de uma forma q ainda não superei.
joana 31/03/2022minha estante
Meu nome ali ???

Brunna 31/03/2022minha estante
Influenciadora q chama né

manias_de_leitora 13/04/2022minha estante
Preciso ler esse!!!!

Brunna 13/04/2022minha estante
Leia!! É lindo demais, comecei a ler sem expectativa nenhuma e fui surpreendida

Fafhy 30/03/2022

Jardim de inverno
A história é boa, porém um tanto cansativa. A narrativa em torno dos contos de fadas deixa a trama lenta.

Carol.Cuofano 29/03/2022

Impactada
Mais uma leitura concluída! "Jardim de Inverno" de Kristin Hannah.

Nesta narrativa acompanhamos a jornada de Nina e Meredith para, após a morte do pai, fazerem de tudo para verdadeiramente conhecerem a mãe que foi distante e fria com elas durante toda a vida. Enquanto Nina faz de tudo para ouvir as histórias que a mãe conta, Meredith acredita que elas são apenas contos de fadas infantis.

Essas histórias contadas pela mãe que, inicialmente, pareciam contos eram, na verdade uma história muito real que leva o leitor para os horrores da Segunda Guerra, em especial para o cerco de Leningrado.

Achei a narrativa arrastada em alguns momentos, sobretudo na primeira metade do livro. Mesmo assim, a história vai deixando pontinhas de dúvidas e curiosidade no leitor que acaba desejando que o livro não termine.

Esse é o segundo livro que leio da autora e recomendo demais a leitura.

Diocely 20/03/2022

Que história!!!!! Fiquei impactada, pensei em cada parte desta narrativa e seu final surpreendente. Até que ponto a dor pode modificar uma pessoa, e, o quanto você está disposto a conhecer a si mesmo através da história da sua mãe?

Carla Sarmento 17/03/2022

Envolvente
O primeiro livro que li da autora foi o Rouxinol e fiquei encantada. Resolvi buscar outros e encontrei "Jardim de Inverno" no Kindle unlimited da Amazon. Baixei na mesma hora. O início foi tão cansativo que quase abandonei. Ainda bem que não fiz isso porque depois ficou bom demais. Impossível parar de ler da metade em diante. Um mergulho profundo no misterioso passado da Anya foi se revelando aos poucos e me emocionando. Bonito, envolvente e marcante.