O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

João 16/05/2020

Simplesmente admirável
Esse livro é diferente do que eu imaginei. Ele conta a história da terra média desde a sua criação até o ato final visto na trilogia do senhor dos anéis. Eu imaginei sobre oq seria o enredo dele, só que achei que iria mostrar diversos pontos de vistas de vários personagens ao longo das eras. Entretanto, a forma como a história foi contado não é deveras ruim.
Depois de ler esse livro, passei a admirar ainda mais o Tolkien. Essa base que ele criou antes do plot da trilogia principal é incrível, pq existe toda uma trama onde muitos eventos ocorrem para sustentar o universo. A medida que eu fui lendo, a obra pareceu real e viva, além de ser enriquecedor para o complemento do conhecimento deste mundo. Fantástico!

Sabrina382 13/02/2022

O Silmarillion
Quando dizem que Silmarillion é o Gêneses do Senhor dos Anéis, eles não estão brincando.

Nesse livro, somos submersos no mundo Tolkien de uma forma incrível. Conhecemos cada genealogia dos elfos, anões, homens e criaturas, criadas para trazer vida a esse universo. Foi interessante acompanhar as histórias e desfechos dos antecessores até chegar nos anéis do poder.

É um livro denso e difícil de ler. Apesar disso, a forma como o autor trás esse mundo de fantasia é tão verdadeira que conseguimos fluir e acompanhar o desenrolar dos fatos.

Um conselho de amiga ? Leia com calma. São muitos nomes para assimilar, muitas genealogias é muita história, então, não tenha pressa.

Thais.Souza1 21/03/2022

Achei uma leitura muuuito devagar, bem complicada, não consegui entender quase nada pra falar verdade, poucos "contos" do livro que eu entendi, mas não vou desistir do Tolkien, me falaram que esse seria assim mesmo. Vamos ver.
Leitor_aposentado 21/03/2022minha estante
Poxa. Tava pensando em começar a ler. Já li a trilogia principal, entt tô mais acostumado com a linguagem do Tolkien. Acha que vale a pena ou vou perder meu tempo lendo?

Thais.Souza1 21/03/2022minha estante
Falam que esse a trilogia principal e o Hobbit são realmente os melhores, tô ansiosa pra começar a ler. Mas talvez você por já estar acostumado a escrita dele deve de dar melhor com o livro, acho que vale a pena tentar sim

Vitor Cano 30/07/2022minha estante
Recomendo sempre começar a ler Tolkien pelo O Hobbit e depois SDA. Silmarillion é um livro que você só consegue aproveitar depois de já ter entrado na mitologia da Terra Média.

Thais.Souza1 30/07/2022minha estante
Eu gostei bastante de Hobbit mesmo, parecia outro escritor

pluto 21/07/2021

Lindo lindo lindo!
Eu apenas não dei cinco estrelas porque a leitura não foi fluída para mim (eu demorei muito para terminar, foi muito arrastado), e eu considero bastante esse ponto; apesar de eu saber que a "culpa" é mais minha que do livro.
Afinal, esse livro é perfeito. Sério, é lindo do começo ao fim. É como se eu estivesse lendo uma Bíblia da Terra-média, especialmente na parte da criação do mundo. É tudo tão mágico e ao mesmo tempo tão realista e verossímil (não sei se me expressei bem).
No finalzinho eu me emocionei tanto. Fui tomada pela sensação de nostalgia do fim de uma Era, o que literalmente aconteceu.
Enfim, um livro impecável.
Também gostaria de exaltar o trabalho impecável da Harper Collins. A capa é muito linda, todo o acabamento; a edição do miolo em si, o cuidado em colocar as várias notas e apêndices (que só com elas para alguns trechos terem sentido) é valoroso.

Jackson240784 26/01/2023

O silmarillion conta os dias da terra media em sua primeira era. O livro conta com duas histórias iniciais que podemos chamar de a gênese do mundo de tolkien (Ainulindalë e Valaquenta) depois parte para o Quenta Silmarillion, onde e contada a história das silmarios que ultrapassa toda a primeira era, a guerra dos elfo contra Morgoth, o primeiro senhor do escuro até sua derrota. Além disso é acrescentado um pequeno relato sobre a segunda e terceira era, falando sobre a queda de Números, a criação dos aneis de poder e um resumo da guerra do anel.

Allan.Franck 21/02/2023

Um épico!
O Silmarillion de Tolkien nos apresenta a formação de todo o seu mundo fantástico. Fascinante a leitura, que, a exemplo de epopeias, nos apresenta os primórdios da criação da Terra Média e de seus primeiros e primordiais personagens. Muitas histórias interessantes são abordadas, que estarão presentes em outros livros do autor. Comecei a saga por este e sugiro que façam o mesmo, caso prefiram uma abordagem linear.

Ana 31/12/2010

O Silmarillion
Realmente Tolkien era um gênio, um mestre da escrita!

O Silmarillion conta a história da criação da Terra Média, conta sobre os Valar, o surgimento dos elfos e dos homens, a criação dos anões, o destino triste dos noldor pela ambição as silmarilis, a criação dos anéis do poder, etc...

É fantástico o modo que Tolkien descreve os acontecimentos, cheio de detalhes sobre os personages e sobre a geografia da Terra Média!

A verdade é que realmente o livro é cheio de informações, fazendo com que ocorra algumas confusões durante a leitura, devido a grande quantidade de personagens e lugares, e nomes desses personagens e lugares em diferentes dialetos! Embora o livro contenha gráficos e mapas que facilitam a compreensão! :D

Gostei de ler, a leitura é agradável e convincente, parece que o universo de Tolkien realmente existe e que estamos dentro dele! :P

Ferraz 27/01/2011minha estante
eu to querendo começar a ler toda a saga e queria saber se deve ser lido em uma ordem específica, me referindo aos 3 livros do senhor do anéis, o hobbit e o silmarillion.

José 11/03/2012minha estante
Muitas pessoas tem problemas para ler os livros do mestre Tolkien, pela sua riqueza de detalhes, mas para mim essa é a melhor parte, principalmente de O Silmarillion. A vezes também acho que esse universo por ele criado realmente existe, ou existiu.
Parabéns pela resenha cara colega Fã de Tolkien.

laurelin 24/07/2023

O Silmarillion ? J.R.R Tolkien
Diferentemente de outros livros de alta fantasia, que focavam muito mais em humanos do que nos seres místicos, O Silmarillion é a história do mundo criado por Tolkien com grande destaque para os Elfos.

O livro começa com uma narrativa mitológica muito bem construída sobre a criação do mundo e então engata em várias histórias sobre Arda (a Terra) e seus habitantes. Algumas pessoas não estão acostumadas com o ritmo de leitura e com a linguagem empregada porque o livro contém uma narrativa histórica ? mas isso não foi um problema para mim já que eu adoro esse tipo de leitura.

É tão visível o carinho com que Tolkien escreveu esse livro que fica evidente que é realmente a obra da vida dele. Portanto, para quem gosta de Senhor dos Anéis e O Hobbit, eu realmente recomendo a leitura dessa preciosidade que é o Silmarillion.

Krishna.Nunes 23/01/2024

Não é uma simples história de fantasia
O Silmarillion é a obra essencial para quem já leu O Senhor dos Anéis e pretende se aprofundar na literatura de Tolkien.

Com um início semelhante ao Gênesis, o livro conta a criação do mundo e de toda a vida daquela terra. A resposta a todas as perguntas não respondidas em O Senhor dos Anéis sobre o universo, a geografia, o sistema de magia, todo o contexto histórico (inclusive sobre Sauron e os anéis), as origens dos povos e dos personagens, está em O Silmarillion. O autor criou não apenas uma história de fantasia, mas toda uma mitologia completa, complexa e profunda.

O enredo principal se desenvolve em torno do roubo das Silmarils, as joias mais valiosas já criadas, pelo invejoso Melkor. Fëanor, que tinha tudo para ser o mais nobre de toda a raça dos Elfos, deixa-se corromper por mentiras e intrigas, e permite que a mágoa conduzam a si e seu povo a um destino de desgraças. De todas as disputas, batalhas, jornadas e reconciliações decorrentes das tentativas de recuperar as gemas, outras histórias se desenvolvem: o lindo caso de amor entre Beren e Lúthien; a saga de Húrin e Túrin, uma das mais trágicas histórias imaginadas por Tolkien; a triste queda de Gondolin; a ascensão e o declínio dos homens de Númenor; a beleza do destino de Eärendil.

Esta obra é simplesmente o que de melhor foi criado pela mente mais imaginativa que a literatura de fantasia já teve. Uma narrativa fascinante e grandiosa, em que é até surpreendente que tantos milhares de anos e tantas histórias incrivelmente detalhadas caibam em tão poucas páginas.
Miresenhs 23/01/2024minha estante
Nossa, eu estava querendo começar por ?Silmarillion? para depois ler o senhor dos anéis, o que vc acha ?

Krishna.Nunes 23/01/2024minha estante
Michelly: de jeito nenhum. Você precisa começar Tolkien por O Hobbit (que é infanto-juvenil) ou O Senhor dos Anéis (que é adulto). Acho que a ordem entre esses dois tanto faz, mas só depois de ler esses, se você virar fã, é que deve ler O Silmarillion. E depois dele, se quiser, pode continuar com Os Filhos de Húrin, Beren e Lúthien, A queda de Númenir, etc.

Paula 26/12/2020

Confesso que foi um livro complicado, de leitura longa e cansativa (tanto que passei quase 4 meses presa nele), mas valeu a pena. Possui muitos personagens, histórias e locais e traz, basicamente, todo o contexto por trás de O Hobbit e a saga de Senhor dos Anéis. Amei conhecer mais sobre a Terra Média e suas criaturas, sobre os filhos de Ilúvatar e as crias horrendas de Melkor; sobre Beren, Lúthien, Eärendil, Elrond, Elros e muitos outros. Desejo ler este livro novamente outra vez.

Danilo Henrique 23/02/2020

Leiam essa bíblia!
Eu finalizei a leitura de "O Silmarillion" depois de muito tempo enrolando, deixando de lado ou compartilhando a leitura, aos pedaços, com os outros livros do Tolkien. Não consigo expressar em palavras o monumento que é esse livro e, apesar de se notar uma decadência quando essa história vai chegando ao fim, a leitura desse livro te faz perder o fôlego.
Eu acabei não lendo esse livro sozinho, minha leitura foi acompanhada por "Contos Inacabados", "Os Filhos De Hurin" e os apêndices de "O Senhor dos Anéis", e talvez por isso a história tenha sido intensa e boa para mim.
Para quem é fã ou quer conhecer um pouco mais sobre a terra media e as histórias e os personagens de Tolkien, esse livro é uma boa escolha...

gabzsch 12/08/2023

O Gênesis do Legendário.
Em O Silmarillion, acompanhamos toda a criação do Ëa e de Arda. Conhecemos os principais deuses e o principal vilão de todo o universo de Tolkien.
Esse livro é maravilhosamente escrito, tendo a passagem de milhares de anos e eras, não tendo um personagem principal, apenas nos demonstrando os acontecimentos e evoluções que acontecem naquele mundo.
Melkor/Morgoth é um dos vilões mais daoras que eu já conheci. Ele é extremamente poderoso, cruel, manipulador, nojento e todo o resto de coisas que se pode dizer. E a luta dele com Fingolfin é com certeza uma das melhores cenas que existe em todo o Legendário.
Eu amei essa história, amei esses personagens e amei ainda mais o que o Tolkien escreve. Esse é só o começo de cada vez mais aprofundamento em todo esse universo maravilhoso.

iwillianreis 22/08/2022minha estante
Tolkien não atoa é o Pai da Fantasia moderna. Pois com influências da Bíblia cristã, da mitologia nórdica e outros, ele criou sua própria história fantástica, e um mundo com um background imenso. Com uma composição vasta e robusta, e um dos elementos mais interessantes, são as línguas dos povos que ele criou, em especial as duas línguas elficas ? o Quenya e o Sindarin. Algo sensacional né! Aliás, era uma grande paixão dele, esse lance de línguas.
Acho impossível ler o Silmarillion apenas uma vez, pois esse livro é tão bom, são tantas histórias e acontecimentos que compõe o Legendário, que uma segunda leitura se faz necessário. É o livro ideal pra você amou a primeira vista todo esse universo criado e apresentado na Guerra do Anel, onde todo o mundo contemplou, tanto nos livros primeiramente, quanto nos cinemas através da magnífica trilogia cinematográfica do diretor Peter Jackson, posteriormente; ou você que aprecia mitologias e boas histórias de modo geral. Eu certamente pretendo fazer uma releitura desta obra incrível.

Fabi 24/01/2021

Um excelente livro é uma maratona mental
Literatura alçada às odes gregas, humildemente penso.

Que livro, pessoas! Que livro.

Um deleite para os olhos e um desafio para a mente (ler e pronunciar mensalmente aqueles nomes todos foi sensacional).
Ter acesso às histórias da Terra-média embrionária foi, de fato, um plus em toda a mitologia Tolkiana.
Destaco o episódio do Fratricídio dos Portos, foi impossível conter as lágrimas.

Enfim, leiam Tolkien e perpetuem esta obra prima da literatura.