O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Fabi 24/01/2021

Um excelente livro é uma maratona mental
Literatura alçada às odes gregas, humildemente penso.

Que livro, pessoas! Que livro.

Um deleite para os olhos e um desafio para a mente (ler e pronunciar mensalmente aqueles nomes todos foi sensacional).
Ter acesso às histórias da Terra-média embrionária foi, de fato, um plus em toda a mitologia Tolkiana.
Destaco o episódio do Fratricídio dos Portos, foi impossível conter as lágrimas.

Enfim, leiam Tolkien e perpetuem esta obra prima da literatura.

Miguel.Moreira 19/11/2021

O Silmarillion
Nessa obra de arte é contada a história antes da terceira Era (período em que se passa o Senhor dos Anéis), desde a criação da Terra-Média, até suas futuras destruições. Não se trata de uma história com um protagonista ou um antagonista específico, mas de diversos contos em forma cronológica (no livro Quenta Silmarillion).

O desenvolvimento dos dois primeiros fragmentos contidos neste livro, "Ainulindalë" e "Valaquenta", são a mesma história contada de pontos de vista diferentes, se tratando da criação da Terra-Média, e dos Filhos de Ilúvatar (homens e elfos).

Os dois últimos fragmentos, que estão mais para dois contos concretos ,"Akallabêth" e "Dos anéis de poder e da Terceira Era", que contam de forma cronológica os acontecimentos póstumos ao Quenta Silmarillion, com algumas retomadas dos primeiros fragmentos.

Quenta Silmarillion é uma leitura de dificuldade média no começo, porém após quatro capítulos, a leitura fica travada, e só se torna fácil e corrida, lá pelo capitulo 19, já chegando no final (tendo 24 capítulos).
As partes mais complicadas foram mais cansativas para compreender a narrativa, mas apesar disso, o livro é excelente, mesmo tendo muitos nomes, cidades, elfos, homens, anões e Ainur, eu consegui me encontrar ao final da leitura, mas diversas vezes parei, pensei e consultei a árvore genealógica dos personagens para entender de qual personagem era a vez na narrativa.

Sobre a história em si, é um conjunto de contos que se emendam um ao outro, sendo dependentes como um todo para a compreensão, então é importante ter uma atenção especial aos acontecimentos do começo do livro, como a divisão dos elfos que muitas vezes é confusa.

De todos, o conto "De Beren e Lúthien" foi um dos melhores, tanto pela escrita mais compreensível quanto pela historia em si. É um romance entre eldar e edain (elfo e homem), que faz parte do tema principa do livro, que é o resgate das Silmarils, as pedras preciosas criadas por Fëanor, um elfo do início dos tempos que criou as pedras mais belas e que nelas continha a luz da Terra Sagrada da criação.

É um livro difícil, mas que eu consegui ler num prazo curto, daria um outro livro para falar todas as pequenas nuances que podemos perceber na genialidade de Tolkien. Só não dou 5 estrelas por conta dessa metade do livro que foi bem cansativa e de difícil compreensão, mas acredito que isso possa ser algo relacionado à minha imatura capacidade de compreensão desse tipo de livro.

Tarciso.Rodrigues 01/01/2022

A história do mundo (subcriação) de Tolkien
Tudo começa num canto, no qual vão entrando mais e mais vozes, até que se forma um grande coral que dá existência ao mundo das histórias de Tolkien. Nele entram virtudes e vícios, criaturas fantásticas, paralelos bíblicos e mitológicos. História após história, nesse livro de contos de bravura, de virtudes e vícios, de batalhas e tragédias shakespeareanas, dão plano de fundo e remetem a eventos citados em O Hobbit, O senhor dos anéis e introduzem outras obras de Tolkien. Fantástico define tanto o gênero quanto a obra e seu autor.

Davi 18/06/2022

Eu pensava que O Silmarillion seria um livro chato, mas me enganei, ainda bem.

Aqui, Tolkien descreve desde a criação até o final Terceira Era, também todos os seres existentes.

Eru Illúvatar, o Ser Supremo, Deus, criou os Ainur, que por sua fez criaram Arda. Contudo, como tudo não podia ser livre de maldade, o mais forte dos Ainur, Melkor, quis ser maior e começou a plantar a discórdia em Arda e a partir daí que se desenrola a história e muitas coisas são explicadas aqui.

Eu ficava muito em dúvida sobre Gandalf, ele era tão poderoso e mesmo assim não interferia diretamente, mas entendi que a missão dele era essa, ele é um Maia e a função dele era apenas ajudar os mais fracos.

Essa e muitas outras explicações encontraram nessa "bíblia" de Tolkien.

nath 19/05/2021

Impressionada
Eu realmente não consigo dizer o quão maravilhada eu sou pelo universo enorme e completíssimo que Tolkien criou.

O Silmarillion conta desde os primórdios da Terra-Média até a Terceira Era, que é contada em Senhor dos Anéis.

A leitura não é tão difícil quanto eu esperava, então me animei muito para ler. As histórias se entrelaçam de uma forma fenomenal, e todos os acontecimentos, por mínimos que sejam, levam a um desfecho específico.

Uma leitura maravilhosa pra quem já é fã desse universo. Serve pra complementar e expandir a visão que temos sobre a Terra-Média e toda sua história, desde a criação de Arda.

Sensacional.

Vee_1008 01/06/2021

Tolkien é outro nível né
Eu nunca fui muito familiarizada com esse universo ?nunca cheguei nem a terminar os filmes? então com certeza não estava esperando por isso.
Foi uma experiência surreal, e embora tenha me perdido bastante quando o assunto foi nomes, não deixou de ser uma das melhores leituras desse ano, mas eu tive que ter uma grande paciência pois realmente é um livro complicado.

Lobinha Sincera 04/05/2023

Basicamente é um resumo de vários acontecimentos variantes, lembro muito a bíblia, vai desde o início da criação ao fim da 3°era

Clara A. D. Cassani 07/07/2022

Canção de Eä vs egoísmos do mundo
O Silmarillion é realmente uma obra prima!!

Este primeiro livro da série Senhor dos Anéis é bem intuitivo e complexo (uma das leituras mais difíceis que já li), cada parágrafo, palavra e frase são muitoooos importantes para o entendimento no "futuro" da história.

Sendo o meu primeiro livro lido de Tolkien, precisei de muita atenção para entender tudinho; necessita-se de compreensão e reflexão.

Mas, tirando o tempo gasto e a atenção, a história foi muito bem feita. Cada detalhe, sensacional que me despertou a vontade de conhecer mais sobre os mistérios da Terra-media e outros territórios.

Bruno.Vieira 26/09/2021

Esse livro explica todo o início da Terra Média, servindo como subsídio para entender o mundo de Tolkien

Nícolas 14/01/2021

O antigo testamento da terra média
O Silmarillion é um épico que conta desde a geração dos Ainurs, a criação de Arda, e das três primeiras eras da terra média.

Guerra entre seres de imenso poder, origem dos elfos, anões e homens. Este livro tem muita história para contar e por isso as vezes é contado de forma corrida. Nota-se uma clara inspiração dos livros históricos do antigo testamento bíblico.

Livro essencial para quem quer entender melhor o universo do Senhor dos Anéis.

Machado 13/10/2021

O Silmarillion
A gênese de tudo, da criação de Ea, dos deuses (Valar), do mundo e dos filhos do Uno, Elfos e Homens. Um relato compendioso dos Dias Antigos, histórias épicas e trágicas, "o antigo testamento de Tolkien", um magnífico prólogo ao "Senhor dos Anéis".
@eu_sandroka 21/10/2021minha estante

Soofiamendez 05/09/2021

A Origem da Terra Média
Um ótimo livro pra quem quer saber mais sobre a Terra Média e a origem dos povos que lá habitaram, o livro narra a criação do mundo, o surgimento dos elfos, dos anões e dos homens, a criação da Silmarils e também dos anéis do poder e muitas outras tramas que são apenas mencionadas nos livros do Hobbit e do Senhor dos Anéis.

Luiz 17/10/2022

O início da Terra Média
Somente na terceira tentativa é que fui conseguir finalizar esse livro e me arrependo de não ter continuado logo na primeira vez. Que história incrível, nesse livro, Tolkien lhe apresenta uma Terra Média com todos os detalhes possíveis, enquanto lê, você sente toda a natureza a sua volta, explora lugares desconhecidos, se esconde dos servos do escuro, visita locais que em O Senhor dos Anéis e O Hobbit já estão em ruínas, enfim, apesar de ter um início arrastado por conta dos inúmeros nomes de pessoas e lugares, a história vale super a pena!

Micha 23/04/2020

Resolvi iniciar no Universo de Tolkien por este livro, eu já sabia que era complexo, mas resolvi arriscar e foi maravilhoso, principalmente quando comecei a estudar o mapa.
A história é maravilhosa e grandiosa, complexa, mas muito envolvente.

Tsu 15/02/2013

A Bíblia de Tolkien
E depois de me ver irreversivelmente enfeitiçado pelas fantásticas/épicas/maravilhosas/apaixonantes/emocionantes (tem uma palavra que junte todas essas em uma?) linhas deste livro, finalmente terminei de lê-lo. Lê-lo e relê-lo, diga-se de passagem, pois não consegui simplesmente terminar de ler, tive que voltar ao começo assim que virei a última página, impelido por alguma força inebriante oriunda da beleza da história (obra de algum feitiço do Professor?). E a releitura foi muitíssimo bem saboreada, palavra por palavra, capítulo por capítulo, como quem teme que uma sobremesa saborosa e comida com pouca frequência termine logo...

É difícil falar sobre o livro do ponto de vista do que ele causa em quem o lê, então vou começar apresentando-o.
O Silmarillion é uma reunião de contos e escritos (até mesmo rascunhos) de Tolkien sobre a origem e as principais histórias da Terra-média, mundo ficcional criado pelo autor, com suas próprias lendas, povos, línguas, deuses, fauna, flora, geografia e, como visto n'O Silmarillion, sua própria história também. O conto principal do livro é a chamada Demanda das Silmarils, pedras preciosas que continham o brilho das árvores dos deuses (uma das maiores de suas obras) criadas pelo maior de todos os elfos que já caminharam na Terra-média e que foram usurpadas por Melkor, um dos Ainur (seres sagrados, ou deuses), que se rebelou contra Eru (o criador de todas as coisas) e voltou-se para o mal, originando-o no mundo, inclusive. Enquanto são contados o destino das pedras e as tentativas de serem recuperadas, a história de Arda (o mundo) se desenvolve com o passar de milênios e a maioria dos mitos, crenças e principais figuras da Terra-média são retratados. Engraçado notar que, após a leitura de O Silmarillion, O Senhor dos Anéis - e se vc não sabe a ligação entre O Senhor dos Anéis, Tolkien e O Silmarillion, pare de ler essa resenha agora e dê ao menos uma googlada antes de continuar - aparenta ser uma pontinha de iceberg, um encerramento de tudo o que ocorreu durante toda a história da Terra (um senhor encerramento, que fique claro) mas pequeno dentro da grandeza dos anos (anos!? ERAS!) anteriores á Frodo e à Sociedade do Anel.

Pois bem. O que torna O Silmarillion uma obra tão memorável para todos(?) que a leem? Citar os motivos poderia tornar essa resenha uma bíblia, além de eu não ter habilidade dissertativa para tanto. Mas eu diria que o teor principal da resposta à essa pergunta gira em torno da explosão vertiginosa de criatividade do autor ao contar as histórias presentes no livro. É tudo maravilhoso, contado de forma graciosa e isso faz com que nós simplesmente não resistamos e nos apaixonemos por cada detalhe contido no livro, a narrativa, os 3 contos principais (a saber, "Beren e Lúthien", "Os Filhos de Húrin", e "A Queda de Gondolin") os Ainur, o amor deles pelos Filhos de Ilúvatar, a beleza e sabedoria dos Primogênitos, a coragem dos Filhos Mais Novos; os Elfos são como uma carne de boa qualidade e os Homens como um tempero muito bem preparado, e as histórias e o mundo são como o preparo da refeição e o majestoso banquete dado.

A forma como cada história se conecta à outra também é algo a se relatar. Os buracos no seguimento da história são imperceptíveis (se é que existem) e isso às vezes faz com que não saibamos dizer se a história de Arda é de fato uma reunião de histórias separadas, épicas em si, e ligadas de forma tênue uma com a outra através de personagens e ações; ou uma única história pensada como um todo, ainda que cada passagem tenha sido pensada em tempos diferentes que diferem da ordem cronológica da obra. Talvez seja as duas coisas.

Outro ponto a se observar é o trabalho exaustivo e extremamente minucioso de Christopher Tolkien na organização dos escritos do pai para formar uma narrativa coesa ao ponto de poder ser publicada da forma como O Silmarillion foi. Belíssimo trabalho.

Não consigo esconder que estou estasiado depois de ter lido esse livro. Essa experiência realmente foi única para mim com relação à leituras, ler o que Tolkien imaginou e consolidou escrevendo me faz mais alegre. É, acho que é esse o sentimento, alegria, eu leio, e o que está escrito toca em mim de forma que nenhuma outra leitura toca e sinto alegria por estar lendo. E é isso. Não sei se consegui passar tudo o que o livro representou/representa pra mim, mas ao menos saciei a minha necessidade de tentar expressar minhas impressões sobre esse épico que é O Silmarillion.
Vinicius 26/02/2013minha estante
Olha, sempre tive vontade de ler o Silmarillion, mas depois dessa sua resenha fiz ele como uma meta de leitura. Gosto muito dos trabalhos do Tolkien, a forma como ele te envolve, o desenvolvimento que ele da para suas histórias e principalmente os detalhes que são fantásticos. Vou ler o livro para poder falar mais sobre ele. ^^