As virgens suicidas

As virgens suicidas Jeffrey Eugenides

Resenhas - As Virgens Suicidas

Taciana42 30/03/2024

Nós somos capazes de fazer muitas coisas quando sentimos falta de algo ou alguém pois somos fracos e não sabemos como agir com perdas...

LIA 29/03/2024

"Tornaram-se poderosas demais para viver entre nós."
Esse livro é frustrante em diversos níveis e isso não é algo ruim, pelo contrário, é o que torna ele bom. Primeiro que a gente só tem a visão de meninos adolescentes na fase da puberdade e segundo eles passaram a vida toda deles fantasiando e criando uma realidade paralela sobre as irmãs Lisbon. É frustrante você perceber que elas estavam pedindo ajudas enquanto eles estavam sonhando em ter algo amoroso com ela... Fiquei sem palavras. É triste.

Sofia.Eternal 28/03/2024

Excelente
Uma ótima história narrada com maestria na descrição das personagens. Um livro que deixa mais interrogantes que respostas.

slrmah 25/03/2024

Um livro curioso e muitas vezes cativante. A todo momento a história nos prende e nos faz querer continuar a leitura em busca de respostas, dos motivos pelos quais as misteriosas irmãs Lisbon chegaram ao suicídio. A forma como os garotos narram a história e mostram a visão deles sobre as meninas, encantados por cada uma delas nos desperta um mesmo nível de curiosidade, realmente gostaria de uma visão narrada pelas meninas mas acredito que a intenção do autor foi essa, deixar que os leitores reflitam sobre o que levaria moças tão jovens a fazerem essas atrocidades contra si mesmas. Uma leitura incrível e que se houvessem mais páginas eu com certeza leria, mesmo não julgando necessário uma continuação para esta obra. É um livro que recomendo apesar do seu tema sensível e sobretudo humano.

readingswithpjo 20/03/2024

A sensação de beleza e sofrimento?
Acho que a frase que mais combina com esse livro é:
?Mulheres entenderiam O Clube da luta, mas um homem nunca entenderia As virgens suicidas.?

maisapb 20/03/2024

Só não é 5 estrelas porque os comentários constantes de cunho mais sexual sobre as personagens é cansativo, mas no geral o autor consegue capturar bem toda a incompreensão e tristeza acerca de personagens tão jovens que optaram por cometer suicídio. O livro não tem um tom dramático e nem de lição de moral. Os acontecimentos por si só já causam um mal-estar enorme e todas as reflexões feitas pelo narrador (outro personagem do livro) refletem bem a fascinação e falta de respostas que a tragédia causa.

Eu vi o filme mês passado pela primeira vez e se tornou um dos meus filmes favoritos. Fiquei curiosa sobre o livro porque queria comparar as diferenças entre a visão de uma mulher e um homem sobre essa história. Fico com o filme, mas o livro me agradou bastante. Sim, ele é permeado por momentos de male gaze, mas também consegue ser sensível sobre o estado mental das meninas, o contexto histórico e as discussões ao redor de suicídio.

Continuo pensando no filme, e agora o livro também arrumou moradia dentro da minha cabeça.

Nic.sixx 18/03/2024

Considerações
Eu gostaria de estar na mente do autor quando ele fez esse livro, gostaria de saber sua própria interpretação de sua criação, seus pensamentos, seus sentimentos, o mais puro âmago enquanto ele formava as palavras, porque para mim, essa história beira tanto a fetichização, quanto a crítica a diversas coisas.
Os vizinhos das Lisbon as vê como um fetiche, algo inalcançável, uma realização, que se tivessem alcançado, não duvido muito que teriam o mesmo fim de Tripp e Lux. Abandonando-as assim que seu mistério as deixassem, quando se mostrassem vulneráveis, quando se tornassem humanas e não meras idealizações.
Cada capítulo do livro me pegou em um ponto diferente, foi muito pessoal, como tocar feridas abertas em meu peito, e isso me incomoda. Me conectei com esse livro a partir da empatia de entender os sentimentos, as vivências, não tão dramatizado, mas acontecimentos com princípios parecidos. Simpatizei a cada irmã Lisbon, mas principalmente, a Therese e Lux.
E como apesar do incômodo incessante que senti lendo, eu espero que não seja um mero fetiche fantasiado de crítica, mas sim algo sincero.

Pedro 11/03/2024

A desumanização da idolatria
Leitura pesada, forte, que anuncia já nos primeiros parágrafos seu triste desfecho. Mas o que interessa aqui não é como acaba, mas sim o processo dos narradores em tentar processar o próprio luto não superado e a culpa por não ter ajudado as meninas Lisbon.

Com isso, digo que apesar delas serem o título e tema do romance, no fundo senti que não se tratava sobre elas. Elas são objetos da reflexão dos protagonistas e, como objetos, existem apenas de maneira superficial, inumana, vazia. As meninas Lisbon tinham suas próprias vozes, sonhos e desejos não realizados, mas o livro não é delas. É sobre homens obcecados pelo de possuí-las de maneira tão intensa que se tornaram incapazes de enxergá-las de verdade e ouvir o que tinham a dizer.

O olhar masculino, ou male gaze, é o verdadeiro protagonista e vilão. Talvez seja uma das obras que tenha exposto mais profundamente a crueldade da desumanização que existe com a adoração da aparência feminina. Elas eram belas, mas encaradas apenas como uma massa disforme. Os meninos diziam ser apaixonados por ela, mas como amavam tanto meninas que sequer sabiam diferenciar? Em respostas, eles também se tornam um coletivo sem rosto e com vários nomes. Mas esse "eles" vai além do grupo de garotos: há toda uma vizinhança que assistia aos Lisbon como uma novela, comentava suas vidas, mas não os enxergava como humanos.

Isso, contudo, não significa que o retrato das Lisbon seja superficial. Em sua procura por explicações e, talvez, redenção pelos erros juvenis, os narradores deixam um mar de angústia nas entrelinhas. O não dito tem muito poder aqui. Os meninos podem não ter ouvido as vozes delas, mas a imaginação consegue preencher as lacunas de solidão, abandono e incompreensão por trás das atitudes das garotas.

rayene4 09/03/2024

Não vou nem me prolongar muito sobre esse, não consegui captar nada e nem gostar.
Nada aqui faz a gente ver como era PARA AS MENINAS, eu fiquei o tempo todo esperando entender mais e saber mais sobre elas, mas o ponto de vista sendo dos meninos me deixou puta.
Não gostei, odeio tudo que envolva religião e pais conservadores, não suporto. Queria mesmo era dar um s*** no pai e na mãe delas, que 🤬 #$%!& vocês faziam?
Enfim, só li porque minha irmã indicou e porque estava na meta do clube do livro, se não fosse isso teria largado nos primeiros capítulos, não acho que seja meu tipo de leitura.

sophia1527 08/03/2024

A trágica história das meninas lisbon
Muito bom. escrita maravilhosa e muito ramificada, cheia de detalhes e personagens (até os coadjuvantes ou que só agregaram no cenário) cheios de história. embora a escrita seja muito detalhada e dispersa, e eu tenha achado monótono em alguns momentos, não me fez querer parar de ler. o mistério envolvendo a morte das meninas dura do começo até o fim do livro.

Alinne 07/03/2024

Um cult atual
Esse livro me fez sentir coisas que eu nunca tinha sentido antes, mesmo com o filme dirigido pela ilustríssima Sofia Coppola. Acredito que o livro deixa mais escancarado o motivo do suicidio das irmãs Lisbon. Eu morreria apenas para ler um livro sobre a visão delas.
As entrelinhas revelam o paradoxo da morte delas, que é muito além de um drama juvenil.

nAdia113 07/03/2024

Esse livro foi de uma experiência muito interessante: apesar de ser narrado por homens, há muito nele que apenas mulheres conseguem entender. o autor soube captar muito bem toda a superficialidade das narrações masculinas e em como eles não conseguiam perceber minimamente o que acontecia com as irmãs, e sim apenas com as paixões que sentiam por elas.
não foi uma leitura fluida, muitas vezes se tornou arrastada e cansativa, mas ainda sim o suspense conseguiu se sustentar. vale a pena.