Condenada

Condenada Chuck Palahniuk

Resenhas - Condenada

Aline 12/02/2023

Não sei oque dizer
De começo senti algo estranho lendo o livro pelo fato da protagonista ter 13 anos achei em certos momentos ela super matura e aos mesmos momentos atitudes esperadas de uma menina (bem raros essas partes)
É claro o livro é considerado pessado até é trata de questões meio nojentas e críticas se vc não está pronto pra algo assim não vai gostar msm
Achei os plot ok o final foi algo grande que da vontade de continuar a ler e que muda toda a história do livro. Uma história arrastada pra no final um grande choque.
Eu entendi a visão do alto sobre a autora e sobre seus pai e o mundo em questão que seria uma distopia??
Não sei se só eu reparei mais o fato da personagem principal ficar metade do livro dando ênfase em ser gorda me fez ficar em dúvida de como imaginá-la por ser americana e os padrões de beleza em relação à magreza serem estremos
De final o livro não é ruim mais não é algo que mudará a sua vida qnd lê. É algo mais para o tédio

Arthur183 28/01/2023

2,5 de 5 pq simplesmente só metade do livro é bom
O livro se passa em 2 momentos: no inferno e quando a menina estava viva. Basicamente as cenas dela viva são chatas pra krl e dela morta são boas pra 🤬 #$%!& ??

Vicoo 21/12/2022

Explodiu minha cabeça e me causou ansiedade
Sem duvidas um dos meus livros favoritos de 2022 e da vida, o jeito como o Chuck Palahniuk constrói a Maddy, é de forma totalmente imprevisível, ler esse livro foi me dando cada vez mais ansiedade pra saber como seria esse final, mas sem duvida, o que me deixou mais impactado e impressionado foi a forma que o autor construiu o ambiente, o inferno na mente de Palahniuk é sem duvida totalmente descritivo e incrivel, me senti no ambiente, me senti conectado com os personagem e principalmente senti repulsa todo tempo dos pais da Maddy e do Satã, cinco ? e ta favoritado.

Otávio - @vendavaldelivros 07/12/2022

"Não, não é justo, mas o que faz da nossa vida um Inferno é nossa expectativa de viver para sempre. A vida é curta. A morte é para sempre.”

Madison, a filha de um bilionário e de uma famosa atriz de cinema, é uma menina de treze anos que morre e vai parar no Inferno. Lá, em uma busca constante para conversar com Satã, Maddy acaba fazendo amigos peculiares, que vão desde um garoto punk até uma “líder de torcida” que está sempre querendo saber as horas e, junto desses amigos, vive experiências únicas no mundo dos mortos. Essa história, que tinha tudo para ser no máximo um típico humor americano de sessão da tarde é, na verdade, uma obra brilhante de um autor com poucas amarras.

Publicado em 2011, Condenada é o primeiro de uma “trilogia de dois” escrita pelo norte-americano Chuck Palahniuk e cria um Inferno que espelha muito da nossa própria realidade. Já havia lido Sobrevivente, do mesmo autor, e foi um livro que gostei tanto que sempre que posso recomendo. Não deveria ter me surpreendido com a alta qualidade de Condenada, exatamente por já ter tido uma experiência literária tão positiva.

Acidez e sarcasmo. É impossível falar de Condenada (e provavelmente de qualquer obra do autor) sem citar essas duas características tão marcantes. Palahniuk sabe como ser ácido e sarcástico sem perder a mão. Críticas à forma como idolatramos pessoas superficiais, como muitas vezes criamos vidas de fachadas diferentes da vida real, buscando aprovação e fama. Críticas sobre o culto ao corpo, às dietas milagrosas e ao estilo de vida “saudável” se moldam em alfinetadas ácidas e, no geral, muito engraçadas.

Em sua saga pelo Inferno, Maddy, junto com seus amigos, nos mostra que a vida por aqui é, talvez, muito próxima da “morte” por lá e que a Terra e a vida devem ser valorizadas em sua essência e não vividas de maneira fútil e rasa. Leitura fluída, deliciosa, com personagens cativantes e em um fluxo que torna impossível parar de ler, Condenada se mostra um livro de terror fora do convencional porque assusta de verdade desnudando nossas próprias hipocrisias.
Rodrigo 07/12/2022minha estante
Uaaau, excelente resenha... eu conheci o autor com Clube Da Luta, realmente muito fora do comum. Em 2023 , agendei o Sobrevivente e No Sufoco, e agora essa sua resenha, deu vontade de ler esse tbm ??

Otávio - @vendavaldelivros 14/12/2022minha estante
Obrigado! Rapaz, Sobrevivente é bom DEMAIS! Acho até melhor do que Condenada. Li tem tempos, mas até hoje me lembro de algumas partes, acho que você vai curtir bastante.

Vivian24 08/11/2022

Envelhecendo como vinho
Li condenada pela primeira vez há três anos atrás e virou um dos meus favoritos da vida. Resolvi reler para ver se o livro ainda me agradaria tanto quanto da primeira vez e, felizmente, agradou. Amo essas viagens loucas que o Palaniuk da em seus livros, nesse em especial, mas também entendo os que não se agradam da história. Não é um livro que agrade qualquer um. Melhor que esse, só Maldita, o qual irei reler em breve também.

Vitoria.Tanaka 31/10/2022

Uma perda do meu tempo, que é valiosíssimo
Que 🤬 #$%!& foi que esse cara fumou mano? Uma das piores experiências da minha vida. Se tinha alguma crítica, sinto muito mas não tive intelecto para entender tal.

Raissa389 15/09/2022

Bonzinho
Tipo assim,o livro é bom,tem a parte da crítica social e tal que o autor faz muito bem mas tem uns pontos que n gostei.Por exemplo,o autor fica muito em condenar a sociedade capitalista e as vezes esquece de desenvolver a história,amo outros livros do autor mas achei que esse n foi dos melhores

Pri de La Forge 14/09/2022

Vai embalando
No começo achei a narrativa um tanto repetitiva , como se o autor tentasse nos enfiar a irreverência e cinismo da Madison guela abaixo ( e convenhamos que ela seria culta e adulta demais pra idade) mas depois de tomar alguns rumos inesperados a história engrena e nos deixa curiosos pra segunda parte.

Laishvenvs 14/09/2022

Adolescência, inferno e satã
?Não, não é justo, mas o que faz a Terra se parecer com o Inferno é a expectativa de que se pareça com o Paraíso. A Terra é a Terra. Morto é Morto. Você mesmo vai descobrir daqui a pouco. Não vai ajudar em nada ficar todo amuado?

?Condenada? (2011)
Chuck Palahniuk (@chuckpalahniuk )

Não sei nem o que escrever aqui, além de dizer que devorei esse livro em tempo recorde. O @chuckpalahniuk é o escritor mais INSANO que eu conheço e, talvez, o que eu mais goste.

?Uma sombria, irreverente, hilária e brilhante sátira sobre adolescência, Inferno e Satã.? (Pra mim, vai muito além disso)

Questões existenciais colocam em cheque tudo o que o homem acha que deve brigar pra viver enquanto o livre-arbítrio nada mais pode ser além de: um roteiro nas mãos de sabe lá ?quem?.

??Conselho: se você é uma pessoa que não está preparada pra ?imagens? e questões que interfiram na sua espiritualidade ou estado psicológico, NÃO indico de forma alguma. O autor trabalha as imagens desse livro de forma incrível, capaz de te roubar o sono e aterrorizar suas crenças e emoções. A escolha é sua!

Continua...

Heloisa313 03/09/2022

Uma crítica no clássico estilo Palahniuk
O livro é menos uma aventura pelo inferno e mais uma crítica a indústria da cultura norte-americana. Não posso dizer que o estilo de escrita do autor é meu preferido, uma hora a sua esperteza em conhecimentos históricos e culturais chegar a ser mecânica e saturada. Acho que a ironia e a sagacidade ácida do autor nasceu e morreu em Clube da Luta. Algumas críticas chegam a ser perspicaz, como a militância hipócrita da sustentabilidade, a falsa caridade à guisa de fama etc etc.

Nana Kopsch 16/08/2022

Confesso que comprei só pela capa, achei a descrição do inferno beeem infantil e o final me surpreendeu bastante

Juliana.Neves 18/07/2022

Demorou um pouco pra me prender, mas depois que comecei a entender melhor a personagem a leitura fluiu de um jeito maravilhoso.

brazunaa 17/07/2022

Um razoável pra bom
Não é o tipo de livro que eu costumo ler e acho que por isso eu demorei um pouco para engatar e continuar.

Mas foi um livro que eu achei ok, eu ADOREI as referências de cinema e de literatura.

A garotinha é um tanto sarcástica e divertida, em alguns momentos inteligente demais pro meu gosto. Meu coração ficou triste pelo desafeto que ela recebe, é nitidamente uma criança sem amor e carinho.

O autor fez boas sacadas nesse livro

Eu não irei continuar a saga, mas é mais por preguiça mesmo, eu gostei da leitura.

OBS: Essa capa linda não merece o livro mediano

Thais 08/05/2022

Bom dms
" Para qualquer um que esteja lendo isso, e que ainda não está morto, desejo sorte. Sinceramente desejo. Continue tomando suas vitaminas. Continue correndo ao redor de represas e evitando fumar passivamente. Cruze seus dedos... talvez a morte não ocorra a você. Para o resto de vocês, por favor, não tenham medo. Se terminarem no Céu, ponto para vocês! Mas, se não... bem, me procurem. A única coisa que faz a Terra parecer um Inferno, ou o Inferno parecer um Inferno, é a expectativa de que deva ser um Paraíso. A Terra é a Terra. Morto é morto. Outra dica de alguém do pós-vida dentro da vida: se perder o toque de recolher da meia-noite na véspera de Todos os Santos, você fica preso vagando pela Terra, um fantasma preso entre os vivos, até o próximo Halloween.
 Agora, se me dá licença, está tarde, e estou numa pressa danada para chutar a bunda do diabo."

Mion 17/03/2022

O livro começa interessante, dá uma cansada e termina com uma vontade de "bem que poderia contar a próxima historia (que se desenolve no livro seguinte) agora". Rs

Acho que as imagens de inferno (muito proximas das nossas experiências como seres vivos) sao bem.interessantes. nada de fogo e um sata q fica torturando pessoas. O inferno é um lugar entediante. Interessante essa leitura.

Gostei bastante das referencias literarias e cinematográficas. Na parte do meio sinto falta delas, já que no comeco (e no.final) elas ficam bem.interessantes.

E surgem umas frases em alguns
momentos...de pura inspiração.

Em resumo,é um passeio bem interessante por uma outra leitura e imagem de inferno,em partes melhor que o que ja temos, em parte pior,em parte mais humano -o que pode ser bem monstruoso- . Vale o passeio pelo mundo das ideias.