Garota, Interrompida

Garota, Interrompida Susanna Kaysen

Resenhas - Garota, Interrompida

Kemilly27 11/03/2023

Garota, interrompida
Todas insanas,amo elas ? por favor me indiquem livro de garotas insanas, é quase uma necessidade para mim ler livros assim

Gramatura Alta 03/03/2023

Http://gramaturaalta.com.br/2023/03/03/garota-interrompida-corpo-e-mente-em-processo-de-busca/
Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Kaysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era algo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é a sanidade?

Em GAROTA, INTERROMPIDA, a narrativa é feita pela própria autora, Susanna, que descreve em capítulos curtos, três ou quatro páginas, situações que viveu e presenciou dos dezessete aos vinte anos, durante os anos de 1968 e 1969, no fim da Guerra do Vietnã, quando esteve internada em um hospital psiquiátrico, após um surto que a levou a uma tentativa de suicídio e a uma posterior fuga da realidade.

O relato de Susanna é feito de forma não linear, ou seja, em alguns capítulos, não temos certeza da ordem temporal em que eles aconteceram. Mais que isso: em algumas partes, a sensação que temos, é que Susanna não tem certeza do quão real foi uma ou outra passagem. Ela mesma reconhece isso e se diz confusa, principalmente nas partes em que é necessário especificar um intervalo de horas entre um acontecimento e outro.

Antes do início de alguns capítulos, existem reproduções de suas fichas de internação, acompanhamento médico, psiquiátrico e de diagnóstico, que não servem apenas para ilustrar a obra, mas para ajudar o leitor a entender o que está acontecendo com Susanna, bem como a diferenciar o que ela sente, do que os médicos dizem que ela sente.

A história de Susanna, durante esses quase dois anos, se mistura com a de sua colega de quarto, Georgina, que vaga entre a fantasia e a realidade; com a de Lisa, uma viciada sociopata, que sempre encontrava uma forma de fugir do hospital, para ser trazida de volta poucos dias depois; com a de Polly, uma garota que ateou fogo no próprio corpo, numa tentativa de suicídio; e com a de Daisy, viciada em medicamentos, entre eles, laxantes.

Através da convivência com essas outras pacientes, passamos a conhecer um pouco da vida de cada uma, nunca com muito detalhe, mesmo porque parece que os detalhes se perderam entre medicamentos e o tempo, mas o suficiente para conseguirmos ter o coração apertado por seus dramas. Como os períodos em que Polly toma conhecimento do quando deformou seu próprio corpo e se desespera; ou quando Lisa tem surtos histéricos e faz comparações com as picadas de agulhas que tem nos braços; ou quando Georgina parece ser a mais normal, para, logo em seguida, divagar entre sonhos; ou quando Daisy bola planos e desculpas para conseguir mais remédios; ou, principalmente, quando acompanhamos o sofrimento de Susanna por ter consciência de tudo o que acontece com suas companheiras, mas não consegue ter consciência do que acontece com ela própria.

Um ponto em comum entre todas as histórias, é a indiferença dos familiares, que parecem apenas querer que o problema desapareça, e jogam as garotas no hospital à própria sorte do tratamento. E escassez de visitas são equivalentes à falta de interesse.

GAROTA, INTERROMPIDA é uma leitura rápida, mas intensa, que transmite ao leitor a dificuldade que é conseguir vencer perante a perda da realidade. Isso fica muito bem demonstrado no final do livro, quando, alguns anos após Susanna receber alta, ela se encontra, acidentalmente, com Lisa no meio da rua, pouco antes de ser explicado o título do livro. É muito comovente a conversa das duas, após tudo pelo que passaram, e por causa das cicatrizes psicológicas que ficaram. Porque mesmo que algo seja curado, as cicatrizes sempre ficam. Sempre.

site: http://gramaturaalta.com.br/2023/03/03/garota-interrompida-corpo-e-mente-em-processo-de-busca/

Maria5084 02/03/2023

Se eu escrevesse um livro eu gostaria de escrever dessa forma. O jeito com que ela escreve me agrada muito!

Kess 02/03/2023

"AS PESSOAS ME PERGUNTAM: como foi parar lá? O que querem saber, na verdade, é se existe alguma possibilidade de também acabarem lá."

Garota, interrompida conta a história de Susanna Kaysen que foi internada em um hospital psiquiátrico na década de 60. Ela fala sobre a vida de algumas garotas em um hospício, o tema da doença mental é muito comentado, tanto quanto a negligência que vivem as pessoas internadas nesses ambientes, as quais são muitas vezes "entupidas" de medicamentos desnecessário.

Gostei muito do livro, só faltou realmente um aprofundamento e uma linha temporal mais constante.

"Talvez eu apenas flertasse com a loucura."

ClaudiaNaiNeves 02/03/2023

Gostei muito da história e me identifiquei com alguns pontos. Tenho certeza de que eu também seria mandada para um hospital psiquiátrico naquela época. O final foi maravilhoso, assim como a história. A intenção do livro é contar a experiência da Susana no hospital e o que se sucedeu após isso, mas senti falta de algo a mais. Sei que seria impossível ter algo a mais, a não ser que ela inventasse, mas não deixa de ser uma história simples.

Ainda assim, recomendo bastante. A leitura é rápida e bem fluida.

mari 24/02/2023

COMO ASSIM É UMA AUTOBIOGRAFIA?????
Esse é o título da minha resenha, por dois motivos cruciais que penduraram na minha cabeça desde que terminei a leitura:

1- A história é muito interessante, os acontecimentos são tão fora do nosso comum que se torna absurdo, em nenhum momento pensei que pudesse ter um grau de veracidade, o que me choca MUITO agora que descobri ser uma história real. A ambientação e os detalhes são incríveis, estou horrorizada em pensar que tudo aquilo foi real, que a Suzanna realmente viveu tudo.

2- Agora a parte decepcionante, sinto que ao longo do livro não fui devidamente transportada por suas memórias, senti muita falta de aprofundamento nas personagens que eram tão interessantes, mas acabaram como rasas por não serem exploradas. Por esse motivo foi um choque tão grande descobrir que a história é real, pois faltou aquela magia dos livros em nos emergir por completo.

No geral, adorei a leitura, o assunto é extremamente interessante, amei as personagens, mas sinto muito que uma história tão boa não tenha sido aproveitada e transmitida de uma forma mais complexa. Enfim, essa é minha humilde opinião, foi um livro maravilhoso e divertido de acompanhar, estou ansiosa para ver o filme!!

Nouvyck 23/02/2023

Fui com muita expectativa e acabei saindo frustrada kkkk. Esperava que a narrativa tivesse um desenvolvimento melhor, mas de qualquer forma a leitura foi legal.

bia | @biatalendo 22/02/2023

Do ok para o bom.
Por ser um livro de memórias, não gosto muito de falar que "não me prendeu" "achei desinteressante", mas não sei também como falar o porquê de eu não ter me envolvido muito pela obra. Talvez seja por eu já ter lido e estudado bastante sobre pessoas institucionalizadas e sobre o borderline, e ver abordado aqui de uma forma mais rasa e mais corriqueira não me agradou muito.

A escrita da Susanna é muito boa, me senti próxima ás meninas e o sofrimento delas, ao passo que foi bom se perder com os pensamentos da autora. Mas para mim faltou um pouco de coesão, compromisso com a descrição do livro e dos acontecimentos, por vezes coisas importantes para a memória que possam ajudar o leitor a compreender ela melhor, passam reto e a gente fica querendo mais daquilo. É um livro ok, acho importante para estudantes de Psicologia conseguirem mergulhar um pouco em como transtornos eram tratados nos anos 70 e a grande influência da psicanálise em tudo.

Juuu 21/02/2023

GAROTA, INTERROMPIDA
O início foi extremamente viciante e de certa forma convidativo. Mas depois parece que a história se perdeu, junto com sua fluidez...
Me confundi um pouco por li esperando a mesma história do filme...
thaina119 21/02/2023minha estante
a história é diferente do filme? ou muda só algumas coisas? eu gosto muito do filme e queria ler o livro também

Juuu 22/02/2023minha estante
Eu achei bem diferente, meio confuso sabe?
Mas o livro é ótimo

icynight. 08/02/2023

Esperava mais.
Eu terminei de assistir o filme ontem e pensei: "ah, porque não ler o livro?". E me decepcionei; geralmente os livros são muito melhores que suas adaptações cinematográficas, mas esse não é o caso dessa vez. O filme é muito íntimo e mais explicativo que a própria autobiografia da autora, a Susanna Kaysen. Ela explica tudo de forma mais superficial e se concentra mais nas suas teorias sobre a loucura e a mente do que a razão que levava as pessoas a lerem seu livro: como era viver num hospital psiquiátrico nos anos 60.

Como é um livro curto, pouco também demorei para ler, e a melhor parte com certeza, foram as outras jovens do hospício, no qual eu senti falta do aprofundamento ? coisas que no filme foram desenvolvidas.

alibookks 07/02/2023

Estudante de psicologia? corre aqui
Esse livro é perfeito, por ser verídico, prende bastante e tem uma leitura muito fluida e envolvente, uma escrita fácil de se compreender e pra quem está se graduando em psicologia, vai amar esse livro.

Rachel 07/02/2023

Altas chances de ser o melhor do ano!!
Sim, eu sei que ainda estamos em fevereiro, tem muito pela frente ainda, mas C@RALH0!!!
Muito bom, reflexivo, profundo, recomendo demais, muita sinceridade em tudo.
Muito interessante pra quem gosta desse tipo de assunto, no caso saúde mental.
Fiquei angustiada, abismada, me identifiquei e compreendi muitas coisas, abriu a minha mente.
Simplesmente a melhor!

Whyterflycloudy 02/02/2023

Bem pesado e leve ao mesmo tempo
Eu gostei muito desse livro e da forma que ele foi retratado, é totalmente diferente do filme, mas sem perder a essência dele.

babi 31/01/2023

impactante e forte, bem diferente do filme. gostei muito e consegui me ver na personagem, ótimo livro