Holocausto brasileiro

Holocausto brasileiro Daniela Arbex

Resenhas - Holocausto Brasileiro

2002 encontrados | exibindo 211 a 226

Maria 30/10/2023

"No Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, conhecido apenas por Colônia, ocorreu uma das maiores barbáries da história do Brasil. O centro recebia diariamente, além de pacientes com diagnóstico de doença mental, homossexuais, prostitutas, epiléticos, mães solteiras, meninas problemáticas, mulheres engravidadas pelos patrões, moças que haviam perdido a virgindade antes do casamento, mendigos, alcoólatras, melancólicos, tímidos e todo tipo de gente considerada fora dos padrões sociais.

Essas pessoas foram maltratadas e mortas com o consentimento do Estado, médicos, funcionários e sociedade. Apesar das denúncias feitas a partir da década de 1960, mais de 60 mil internos morreram e um número incontável de vidas foi marcado de maneira irreversível.

Daniela Arbex entrevistou ex-funcionários e sobreviventes para resgatar de maneira detalhada e emocionante as histórias de quem viveu de perto o horror perpetrado por uma instituição com um propósito de limpeza social comparável aos regimes mais abomináveis do século XX. Um relato essencial e um marco do jornalismo investigativo no país, relançado pela Intrínseca com novo projeto gráfico e posfácio inédito da autora"

kelly.brekker 29/10/2023

"a miséria humana escancarada diante de sua máquina"
Impactante e visceral. uma das histórias mais triste do nosso país.

"não encontramos os loucos terríveis que supunhamos. seres humanos como nos. pessoas que fora das crises, vivem lúcidas o tempo todo. sabem que são e o que fazem ali. (...) as alienadas, de tão drogadas de tanto choque, de tanta prisão. crianças que não conseguem se locomover. mas a maioria insiste em ter esperança de ser tratada como ser humano."

Sofia.Ornellas 28/10/2023

Misto de emoções
Espero jamais esquecer dessa história. Nunca havia escutado a respeito desse monicômio, então fiquei surpresa com a crueldade de tudo isso. A autora fez um trabalho muito bem feito e soube contar a história de maneira impactante.

AlexMP 27/10/2023

Barbárie de nossa história
Livro muito interessante. Aborda a história da Colônia, sob diversas perspectivas: do paciente, dos funcionários e do interesse político e econômico. E retrata principalmente o descaso de quem viu e não fez por onde mudar está realidade.
Mas como digo, um livro pesado e bonito (pelos poucos casos que conseguiram sobreviver e ter um pouco de dignidade no seu viver após o fim do hospício).
O capítulo que mais mexeu comigo foi o VII "A filha da menina de Oliveira". Me identifiquei pelo busca/resgate da sua mãe. No meu caso, minha mãe foi internada em hospitais psiquiátricos aqui de Belo Horizonte, o Pinel e André Luiz( final década de 80). Todo ano era internada e passava algum tempo lá. Ela faleceu aos 53 anos , eu tinha 15.
Mais tarde fui descobrir que muitos caminhos que fiz na minha vida, como o curso de Psicologia. Era a busca de minha mãe, de a compreender e de me sentir mais próximo a ela.

Dinizo 26/10/2023

É uma história muito densa e pesada que perpassa por diversos personagens. Acho que entendo o ponto de ser o momento em que se pode finalmente dar voz a todas essas pessoas pela primeira vez, mas eu senti um pouco de falta de expor os responsáveis por isso. Claro que, sendo uma instituição que ficou por quase 100 anos realizando esse tipo de barbaridade não é possível se chegar a uma solução simples de se apontar os dedos para uma pessoa, ou grupo ou órgão apenas, é uma miríade de negligências e, em último grau, de maldades que permitiu tudo isso. Quais eram os funcionários que faziam isso? Quem chefiava o Hospital na época? O que foi feito para se responsabilizar essas pessoas depois disso? Imagino que certamente muita coisa era fora da legislação que veio a existir depois mas também muitas coisas que aconteceram dentro dos muros já eram crimes. Como isso foi conduzido? Quem conduziu?

São algumas perguntas que eu senti que faltaram a serem respondidas após o fim do livro.

Duda 26/10/2023

Divisor de águas
Juro que não sei como começar a escrever sobre esse livro a não ser: histórico. Esse livro é, definitivamente, um marco na luta antimanicomial no Brasil e espero que todos um dia tenham a chance de lê-lo e entender a desumanização que ocorre nos chamados "manicômios".
Incontáveis as vezes que me peguei chorando durante a leitura do livro. Entrei na leitura de mente aberta e prometendo me colocar no lugar dos pacientes (a famosa empatia) e simplesmente não aguentei, chorei demais. Chorei ao perceber os motivos mais fúteis pelos quais as pessoas eram encarceradas ali, com a conivência não só do Estado (já estamos acostumados com ele nos destratando) mas da FAMÍLIA! Isso eu não aguentei. Quantas crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, alcoolistas, viciados, entre outros, só precisavam de um cuidado a mais, amor e um pouco de dinheiro, mas foram mandados pro Colônia por terem se tornado um incômodo... Chorei pensando em como essas pessoas se sentiam ao verem que realmente tinham sido abandonadas, deixadas a própria sorte, por pais, mães, filhos, irmãos... Chorei quando puderem se ver livres dessas amarras, quando encontraram liberdade, filhos que foram arrancados dos seus braços... Chorei quando finalmente puderam viver a vida com seus próprias pés, fazendo suas próprias escolhas... Chorei quando muitos, depois de livres, não conseguiam fazer coisas básicas pois nunca foram permitidos. Chorei!
Me sinto uma boba por nunca ter escutado sobre esse fato na história brasileira. Como podemos confiar num modelo de educação que nos faz decorar fórmulas, fazer ENEM e passar no vestibular se não aprendemos a ser gente, a ter empatia e saber como os renegados pela sociedade são tratados?

Carolina.Jann 26/10/2023

É um livro maravilhoso de uma história extremamente perturbadora! A escrita é impecável mas ao mesmo tempo ser exposto a essa realidade que aconteceu no nosso país não é fácil. É uma leitura necessária, principalmente para todos os brasileiros.

bella 25/10/2023

Impactante!
Nossa o livro em si é completamente chocante e por mais que seja um assunto delicado a autora segue uma linha muito fácil de leitura e como se fosse uma ? história ? necessitada de ser contada. Superou completamente as minhas expectativas de ser uma leitura complicada, prende completamente a sua atenção e é MUITO interessante para estudantes de medicina/psicologia .

Beatriz.ProenAa 22/10/2023

Leitura rica e perfeita!
Esse livro é ótimo, muito sofrimento mas também muita informação... Praticamente engoli o livro de uma vez só, pra finalizar assisti ao documentário no YouTube!

Jeferson.Alcantara 20/10/2023

Desumano.
Livro de não ficção que expõe os horrores e abusos ocorridos no Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais, durante o século 20. O livro revela as condições desumanas e as práticas desastrosas de tratamento psiquiátrico que resultaram em sofrimento e morte para inúmeros pacientes. Arbex apresenta uma investigação profunda sobre as circunstâncias que levaram a esse terrível capítulo da história brasileira, revelando histórias pessoais e as vozes silenciadas dessas vítimas. "Holocausto Brasileiro" é uma obra de denúncia e memória que lança luz sobre questões de direitos humanos e saúde mental no Brasil.
Carol *_* 20/10/2023minha estante
Fiquei chocada com esse livro, principalmente com as atrocidades que faziam

Jeferson.Alcantara 20/10/2023minha estante
Exatamente, cada vez mais fico perplexo com a perversidade humana. Não consigo me acostumar.

Vitorugo 14/10/2023

Mais uma questão não enfrentada pelo Brasil
O Brasil e sua dificuldade em enfrentar sua faltas diante de seu povo.

Pessoas morreram, sofreram, foram submetidas a condições desumanas, mas pouco se houve falar sobre um dos capítulos mais dolorosos de nossa história.

Mas tudo isso é explicado ao se conhecer os perfis das vítimas, e uma dolorosa constatação, não necessariamente se tratavam de deficientes mentais, mas indesejados pela sociedade. Sim, essa mesma, cercada de hipocrisia, que tudo aceita, desde que se pague o valor certo ou alguém ganhe algo com a exploração alheia.

Sara 13/10/2023

Trem de doido !
Eu vou dar 5 estrelas por esse livro proporcionar um conhecimento que não tinha da nossa história. Por vezes o livro é um pouco cansativo, mas é só por que não estou acostumada a ler o estilo documentário. E super recomendo ao término do livro assistir ao curta do Ratton mencionado na história, e após isso assistir ao documentário de uma hora e meia mais ou menos, é literalmente o livro em cenas, lá vc conhece o rosto das pessoas, e como estão atualmente. Incrível!

Cris 12/10/2023

Uma leitura difícil mas necessária, a brutalidade e a maldade existentes nos seres humanos é assustadora.
Pessoas que não mereciam o que tiveram, que nada fizeram para ter o destino que tiveram. Marcas dos que ainda estão entre nós que nunca serão apagadas. Uma mancha na história do nosso país, no governo brasileiro que pouco fez para mudar a realidade brutal daquelas milhares de pessoas que sofreram com tudo o que aconteceu.
Ainda temos esperança de dias melhores, governos que realmente se preocupem com a população carente e necessitada.
O alívio em saber que temos pessoas dispostas a mostrar a verdade a qualquer custo e a lutar para acabar com o mal que assola nosso país.

Amanda 11/10/2023

Profundamente triste
Que tristeza saber que essa desumanidade foi real. História muito impactante e que com certeza muitos desconhecem.

2002 encontrados | exibindo 211 a 226