Holocausto brasileiro

Resenhas - Holocausto Brasileiro

2017 encontrados | exibindo 241 a 256

Amanda 11/10/2023

Profundamente triste
Que tristeza saber que essa desumanidade foi real. História muito impactante e que com certeza muitos desconhecem.

Beatriz3345 11/10/2023

O livro
Um dos meus primeiros livros como leitora, com certeza uma beldade. Leitura de extrema facilidade, adorei. As imagens intrigam e imergem nós leitores para dentro da história. Sinceramente, eu não conhecia esse episódio drástico da história brasileira, mas com esse livro aprendi e tomei consciência desse holocausto que não pode de maneira alguma acontecer de novo em nosso país.
Excelente livro, super rápido e tranquilo. Um dos melhores eu que já li.

Rafaellasnt 02/10/2023

"Nada se perdia, exceto a vida".
Esse livro deveria ser incluso como leitura obrigatória, nas escolas, universidades, para todos os níveis e áreas de formação.

Um acontecimento que infelizmente faz parte da nossa história e devemos sempre nos lembrar, para que nunca se repita.

O conteúdo é extremamente sensível, delicado e pode gerar diversos gatilhos, mas a forma como a Daniela escreve faz você se perder na leitura e se tornar parte da história de cada paciente, reviver seus abusos, emocionar-se com os encontros e desencontros, querer abraçar e sentir abraçado.

Daniela resgata a memória que tentava ser apagada por muitos. Ela propõe a lembrança de recordar as histórias das vítimas da omissão coletiva e encontra, por meio da literatura, uma maneira de encararmos a humanidade que existe em cada um de nós.

Will.Leite 02/10/2023

Quando tive contato pela primeira vez com o título do livro, imaginei que a palavra ?holocausto? tinha sido empregada de modo metafórico, ou até com exagero. Mas eu estava errado.
Quanto ao trabalho da Daniela, vou além da sua sensibilidade de escritora. Nota-se um cuidado com a pesquisa jornalística excelente.
Eu fiquei tão envolvido com o livro que assumi comigo mesmo de, na próxima oportunidade em que visitar MG, passar por Barbacena e conhecer o Museu da Loucura, ver de perto o cenário que abrigou esta história de horror.

Vanessa453 30/09/2023

O Holocauto Brasileiro é um resgate de depoimentos de sobreviventes, ex-funcionários e demais pessoas envolvidas, que denuncia os maus tratos ocorridos no Hospital Colônia de Barbacena.

Isadora.Brandao 29/09/2023

Obrigatório para todos os Brasileiros!
Não sei nem explicar a experiência que foi esse livro. Ele não é pra ser um livro bom, fluido, é pra ser um livro que cause dor, peso na consciência, consciência sobre parte da nossa história, de coisas que fizemos e ainda fazemos com os outros. É sobre exclusão social, é sobre tudo! Apenas leiam.

Gabriela3256 28/09/2023

Sem palavras
Só não molhei o livro todo porque li no Kindle.
Chorei copiosamente, lia algumas páginas e parava para chorar um pouco, terminei a leitura com a cabeça a mil e o coração em frangalhos, principalmente depois de saber, através do livro, que estudei em cadáveres vindos de Barbacena durante a faculdade.
Vale a pena conhecer nossa história.

Gabi 28/09/2023

60 mil mortos no maior hospício do Brasil
Essa foi minha primeira experiência com livros que tratam sobre tragédias reais e eu não imaginava que fosse o tipo de leitura que eu iria me interessar e que iria me prender, mas estava muito enganada. As histórias dos pacientes reais que vão sendo contadas te pegam do início ao fim, é doloroso pensar que essas pessoas existem, contudo é necessário também. Todo mundo deveria ler esse livro e aprender sobre o holocausto brasileiro.

mylena97 26/09/2023

"?Uma mãe nunca se esquece da filha."
Àqueles que possuem um coração, um aviso: esse livro vai te destruir.

Aqui acompanhamos a pesquisa impressionante e admirável da jornalista Daniela Arbex sobre o maior hospício do Brasil, destino fatal de 60 mil pessoas.
Desde a primeira frase, somos arrebatados por uma escrita tocante, direta e delicada, que sabe apresentar os fatos racionalmente, porém com a pegada humanizada ? ou não poderia ser diferente, já que entramos em contato com pessoas nuas sujeitas a frio, calor e sujeira; sobre água bebida do esgoto, sobre falta de comida, lugar para necessidades... falta, falta, falta...?
É possível deixar a imaginação ir além a partir das fotografias selecionadas, e quanto mais você pensa, pior fica.
É a pura barbárie.
Vania.Cristina 26/09/2023minha estante
Tenho vontade de ler, já tenho o e book, mas ainda não tive coragem. A Vania do passado leria sem dificuldades, mesmo sofrendo, a Vania de hoje é ainda mais sensível, entao não consegui pegar pra ler. Talvez eu leia primeiro Arrastados, voce já leu?

mylena97 27/09/2023minha estante
É uma leitura realmente difícil, chorei diversas vezes. Arrastados está na minha lista (talvez toda a bibliografia da Daniela Arbex, porque eu achei um trabalho impressionante o dela), assim como Todo dia a mesma noite (sobre a boate Kiss). Vou procurar para ler Arrastados porque também deve ser bem tocante.

Maressa 25/09/2023

Li esse livro pra uma matéria na faculdade e tudo que eu posso dizer é como a sociedade permitiu que chegasse a essa ponto.

Pessoas que por serem diferentes, homossexuais, nascerem com alguma deficiência ou simplesmente mulheres estupradas que foram despachadas para serem silenciadas, crianças negligenciadas, idosos?

Um grupo super variado de pessoas inocentes que tiveram suas vidas roubadas para capricho do governo, nem em sua morte elas tiveram paz.

Daniela merece todo o reconhecimento do mundo em sua profissão por ir atrás, investigar, contar a história das vítimas com toda a sensibilidade do mundo, e trazer tudo isso para nós leitores. Isso que é jornalismo.

doNNaa 24/09/2023

Desconcertante
Que livro pesado e doloroso, mas é importante entender e compreender a história do nosso país.

"As palavras sofrem com a banalização. Quando abusadas pelo nosso despudor, são roubadas de sentido."

"Dentro do hospital, apesar de ninguém ter apertado o gatilho, todos carregavam mortes nas costas."

"Isto não pode ser abrigo, nem asilo, muito menos hospital. Este lugar é a antecâmara da morte."

Japam Martins 20/09/2023

Não foi tudo isso
Essa obra foi uma grande surpresa pra mim, mesmo já tendo ouvido muitas vezes essa história, mas a cada capítulo que fui lendo mais eu me assustava com o sofrimento e tristeza desses acontecimentos, porem depois da metade do livro as coisas mudam um pouco.
A escrita é boa e se assemelha a um documentário, e imagino que essa seja a intenção da escritora. Um grande ponto alto desse livro são as imagens, que em minha opinião foram imprescindíveis pra mostrar essa história, bem mais do que qualquer descrição.
As histórias são soltas e muitas vezes sem ordem cronológica, porém o problema vem mesmo nos capítulos finais, onde a autora escreve biografias de personagens influentes nessa história, as vezes sem necessidade alguma, deixando a leitura chata. E até mesmo as fotos, se tornam sem sentido, sem contesto e só usadas pra separar capítulos.
No geral é um livro muito bom, mesmo que só em 3/4 dele, e indico com total certeza.

Kess 19/09/2023

?O fato é que a história de Colônia é a nossa história. Ela representa a vergonha da omissão coletiva que faz mais e mais vítimas no Brasil.?

Nesta obra documental, Daniela Arbex descreve os fatos terríveis que aconteceram durante anos no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena. O documentário traz relatos dos sobreviventes, muitas fotos e a autora conta um pouco da história das pessoas que tentaram denunciar aquela situação horripilante.

*O livro conta com diversas fotos tiradas pelo Luiz Alfredo em 1961 que dão o impacto e revelam as condições precárias que os pacientes viviam na instituição.

Assustador pensar que isso realmente aconteceu, que as pessoas achavam "normal" tratarem seus iguais de maneira tão cruel.

"O descaso diante da realidade nos transforma em prisioneiros dela. Ao ignora-la, nos tornamos cúmplices dos crimes que se repetem diariamente diante de nossos olhos. Enquanto o silêncio acobertar a indiferença, a sociedade continuará avançando em direção ao passado de barbárie."

PS: Leia com senso crítico.

Complemente essa experiência com o documentário "Em nome da razão"(1979) de Helvécio Ratón.
CaioEdu 21/09/2023minha estante
Anda sumida

Kess 22/09/2023minha estante
Pois é Caio.

Silmara.Miquelof 19/09/2023

Bem pesado
Achei uma leitura bem pesada, que pode causar gatilhos em algumas pessoas.
Se trata de uma parte da história do nosso país, que ninguém fala sobre. Quantas pessoas sofreram nesse lugar, perderam sua inocência e seu direito de viver. Confesso que fiquei bem emocionada com esse livro. Quantas mulheres grávidas tiveram seu direito de ser mãe tirada delas e quantas crianças nem se quer imaginavam que suas mães biológicas vivam em uma situação desumana.
Pra quem se interessa pela história de nosso país, eu recomendo a leitura.

2017 encontrados | exibindo 241 a 256