Holocausto brasileiro

Holocausto brasileiro Daniela Arbex

Resenhas - Holocausto Brasileiro

2019 encontrados | exibindo 181 a 196

Jubs.Badaró 27/10/2020

Um livro que mexeu muito comigo e se faz muito necessário nos dias de hoje pelos seus ensinamentos. Conhecer a história dos sobreviventes do Colônia foi uma experiência muito comovente, o jeito que a autora narra os fatos nos faz de fato mergulhar no mundo dessas pessoas. Todas as histórias são tristes, mas ainda assim tão lindas, de pessoas que não perderam a esperança, que continuaram lutando independente das dificuldades. Acabei esse livro com uma enorme gratidão à Deus por tudo que tenho e pela minha realidade, porque outros já passaram por coisas piores do que eu e talvez não reclamaram tanto como eu. Se está pensando em ler este livro, por favor leia! Leia com sensibilidade, empatia e espero que repense sua forma de enxergar a vida como foi comigo, espero que se sinta encorajado a acreditar nos seus sonhos, como os ex-pacientes tiveram esperança de dias melhores.
Para você que de fato o lerá, boa leitura. ?
Aninha 27/10/2020minha estante
??

Cleiton.Marcondes 26/03/2021

Merece o título
Inicialmente achei que o título fosse só um mero chamativo. Porém, estava totalmente enganado: a autora traz os detalhes com clareza, nos expondo a crueldade do tratamento aos pacientes do Hospital Colônia de Barbacena. Emocionei em várias histórias. Trouxe forte reflexão sobre o senso de humanidade com as pessoas com transtornos mentais. Livro recomendadíssimo !!!

Cris.Peixoto 18/06/2020minha estante
Quero muito ler. Se passa em Minas, certo?

Hanessa 18/06/2020minha estante
Apesar do relato chocante e por todo sentimento de impunidade que tive ao longo do livro, confesso que deveria ser uma leitura obrigatória para todos nós brasileiros. A Daniela, foi extremante corajosa em relatar esse cenário de horror que foi palco das maiores atrocidades que já ocorreram no mundo. Muita coisa ainda precisa ser feita no nosso sistema manicomial, não podemos deixar que outros ?loucos? sejam silenciados.

Jéssica Sampaio 18/06/2020minha estante
Sim, se passa em Minas! Na cidade de Barbacena.

Jéssica Sampaio 18/06/2020minha estante
Verdade! Acho que deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas!

Lilian Andrade 27/04/2022

Viagem histórica
Nossa, esse livro realmente me sensibilizou não só para a causa antimanicomial, como também para as atrocidades dentro e fora da instituição. A forma como Daniela descreve cada história é de um cuidado enorme. Tem política, tem afeto, tem arte! Indico demais a leitura.

Juh Estrela 14/07/2020

Leitura que deve ser feita e compartilhada
O livro é impactante, traz relatos verdadeiros e difíceis a respeito do genocídio no maior hospício do Brasil.
História-reportagem que deve ser conhecida, lida e compartilhada

Marselle Urman 30/06/2022

Não sei o que é pior : os horrores que aconteceram em Colônia durante quase um século, ou a quase total ignorância da maioria dos brasileiros acerca desses fatos.

Genocídio não é uma palavra que tenha sido aplicada de forma leviana. Os inenarráveis fatos ocorridos em Colônia deixam claro que tivemos nosso próprio campo de concentração, nossa própria limpeza eugenista, nosso próprio estado totalitário subjugando e sequestrando a vida de cidadãos. Apenas mais eclético por não focar numa única etnia - como no caso dos judeus - mas em qualquer pessoa que por qualquer motivo, mesmo tolo, deixasse de cumprir seu papel na pretensa perfeição da ordem social.

Só consigo imaginar isso sendo possível num mundo coberto de misticismo, e regado pelo medo.

- [ ] Arbex fez um trabalho inestimável de curadoria dessas histórias, em organizar esses relatos, testemunhos, fotos.

Porém eu esperava que o livro fosse mais documental, por assim dizer. Que mostrasse uma linha do tempo mais próxima desse terror que atravessou gerações. Quantos políticos e funcionários corruptos foram beneficiados pelo rio de dinheiro direcionado ao Colônia e que nunca chegou a ele? Por que a sociedade de Barbacena escondeu esse féretro embaixo do tapete por tanto tempo? Como é possível que tudo isso tenha sido normalizado?

Algumas perguntas minhas que ficarão sem resposta. Ainda assim, uma obra necessária da História do Brasil.

SP, 30/06/22

igordomar 26/08/2023

Colônia
Não tem como ser o mesmo depois de terminar Holocausto Brasileiro. Os depoimentos, as fotografias e relatos impressos nas suas páginas dão voz a algumas poucas pessoas dentre dezenas de milhares que tiveram sua identidade, dignidade e liberdade arrancadas.

É um livro muito importante para a memória coletiva do nosso país, escancarando uma das várias manchas que existem na nossa História. Não com o fito de se ter Justiça para as vidas que foram apagadas em Barbacena, pois isso é impossível, mas para assegurar que isso não se repita nunca mais.

O Brasil é um país que ainda tem muito o que se aprender para derrubar o grande estigma para com doenças mentais. Isso se deve muito ao uso de "hospitais" tal qual o de Barbacena como instrumento político, camuflando genocídio com a promessa de tratamento e cuidado. Desumanizando pessoas e apagando suas histórias ao diagnosticá-las como "loucas", um veredito final que condiciona o resto de suas vidas a conviver com esse rótulo e todos os traumas que ele carrega, um caminho sem volta. O que acontecia dentro daqueles muros se configura como crime de guerra, uma guerra travada com a própria população, como é de praxe nesse país desde 1500.

Mari.Sampaio 24/04/2021

Emocionante, provocativo e inacreditável! Não sei porque demorei tanto para ler. Essa leitura é transformadora...

Alice 10/12/2023

Impactante
O livro 'Holocausto Brasileiro' de Daniela Arbex expõe de maneira impactante e dolorosa os horrores ocorridos no Hospital Colônia de Barbacena, Minas Gerais, durante décadas. A obra denuncia violações dos direitos humanos e negligência no tratamento psiquiátrico, lançando luz sobre uma tragédia muitas vezes esquecida da história brasileira.

Kamilla 14/08/2022

5 ? e ?
Uma história de abandono, tristeza, violência, mas que precisa ser contada, precisa ser mostrada a todo o mundo e nunca esquecida, pra que nunca mais aconteça.
Não dá pra ler e não se acabar de chorar, imaginar 100 anos de sofrimento e ver as fotos tiradas é doloroso.
Tantas vidas passaram por lá e foram tão machucadas, ignoradas; muitos nunca chegaram a sair.. ?????

Gabi.Gusmao 18/04/2020

Inacreditável
É um livro que traz a tona um dos fatos mais terríveis da história médica brasileira, com riqueza de detalhes. Confesso que demorei um tempo a mais, em relação ao que demoraria para concluir a leitura, porque por diversas vezes precisei parar e respirar um pouco. As histórias são extremamente chocantes, mas precisam sim serem lembradas para que sirvam de aprendizado, e que isto nunca mais venha a acontecer. Felizmente, o atual sistema de atenção à saúde mental sofreu drásticas mudanças, principalmente devido às denúncias que partiram do Colônia, e espero que continue seguindo modelos cada vez melhores e mais humanos.

garibela 22/09/2022

muito bem escrito e muito triste. muito mesmo. fui lendo e me sentindo horrível, principalmente por ser algo que aconteceu há pouquíssimo tempo e tão perto de mim. é bizarro o que a falta de conhecimento e humanidade podem fazer (alô presidente).
leitura fluída e rápida, o que não deixa de ser difícil :/
(eu li por recomendação da prof da faculdade mas recomendo pra td mundo)

davidelira 31/01/2022

Um livro importante para a memória de nosso país e para a luta antimanicomial
Nesse livro a jornalista Daniela Arbex faz um apanhado de memórias que circulam ao redor do hospital Colônia, situado na cidade mineira de Barbacena. É um livro forte e repleto de relatos de antigos pacientes e funcionários do hospital. O conteúdo é chocante, mostrando o que significa o título holocausto brasileiro, visto as condições sub-humanas a que eram submetidos os assim designados "loucos". Essa reportagem-livro é de leitura essencial principalmente a todos que buscam sustentar uma postura antimanicomial. O livro é recheado de fotos que documentam os fatos colocados pela autora.

Um ponto que não tenho uma opinião certa sobre é a forma como a autora mescla narrativas factuais com traços de ficção. Há passagens narradas como que retiradas de algum romance. Isso adiciona de algum modo à carga emocional já extremamente carregada do livro, mas também produz algum tipo de desconfiança ao leitor atento ao que é retirado dos relatos colhidos e o que é adicionado pela pena da jornalista. Para tanto basta lembrar que esse é um texto jornalístico, uma peça de literatura, onde a fantasia tem um lugar de composição presente em seu enredo. De resto é um livro essencial por sua produção de sensibilidade.

danielrgs 24/05/2021

Impactante
É um livro incrível. Forte, marcante e importante, conta uma história escondida e esquecido do nosso país. Uma história triste e vergonhosa, mas real e dilaceraste. Uma narrativa muito interessante, sendo os momentos mais impactantes do início para o meio do livro, e no final momentos mais “burocráticos”. Um livro-reportagem muito bom e que sua estrutura e modo de contar a história vai me ajudar a escrever o meu livro-reportagem. Livro importantíssimo e bem escrito.

amanda3913 12/03/2022

Foi uns dos livros mais difíceis que eu li na vida, mas também foi um dos mais necessários.
Recomendo muito.

2019 encontrados | exibindo 181 a 196