Holocausto brasileiro Daniela Arbex

Resenhas - Holocausto Brasileiro

2019 encontrados | exibindo 196 a 211

Maria.Teixeira 04/04/2021

Um livro necessário
Eu não tenho palavras para começar a descrever esse livro, mas vou começar a falar sobre o desenvolvimento completamente impecável, des de a edição até a parte de pesquisas de documentos, fotos entre outros atributos

O assunto retratado nesse livro fala sobre o hospital psiquiátrico colônia, além de apresentar os horrores que aconteceu nessa parte da história brasileira fala também dos sobreviventes do holocausto, sobre suas histórias, superações e a vida depois dessa tragédia.

É muito importante ressaltar que o hospital colônia deixou mais de 60 mil mortos, além dos traumas e sequelas que os sobreviventes tiveram de enfrentar durante a vida depois do colonia.
Kemi 04/04/2021minha estante
Tô morrendo de vontade de ler! Muita gente esqueceu que isso aconteceu e muitos nem mesmo sabe que existiu. Ler o que você escreveu só me deu mais vontade de ler!

Adri 04/04/2021minha estante
Tua resenha ficou showww! Parabéns

Bea 07/04/2021minha estante
Resenha mill

Vinagrete 11/05/2023

Holocausto brasileiro
É bom e emocionante não é uma leitura nada fácil mas com toda certeza valeu cada página. .

JAlia.Carvalhaes 02/03/2022

Uma história para nunca esquecer!
Holocausto Brasileiro, da jornalista Daniela Arbex foi uma leitura difícil de digerir!

O relato visceral e emocionado (que em outro enredo me fariam abandonar o livro) conta a história do Hospital Colônia de Barbacena, fundado em 1903.

É uma tarefa árdua e dolorosa expressar em palavras os sentimentos que as fotos, relatos de ex-funcionários e antigos pacientes do Colônia despertam no leitor.

Uma história de abandono, tortura, sofrimento, violência, não entendimento da saúde mental e descaso das autoridades, cujo pano de fundo é uma instituição psiquiátrica projetada para a internação de 200 pessoas e que, 58 anos após sua criação, perpetuava o caos com cerca de 5 mil pacientes.

Apenas na década de 1980, a cultura da instituição começa a ser transformada, após diversas denúncias e luta social sobre a necessidade de mudar a forma de perceber e compreender a saúde mental.

No hospital famoso por receber os "trens de doido", a verdadeira loucura estava nos considerados "normais" que abriam as portas do inferno para mães solteiras, filhos rejeitados, usuários de drogas, vítimas de estupro, homossexuais, prostitutas e pessoas com transtornos mentais, que viviam em meio a condições precárias e desumanas.

Para todos, o mesmo diagnóstico e o mesmo tratamento bárbaro: fome, nudez, banhos gelados, lobotomia, eletrochoques?

A instituição chegou a registar 16 óbitos por dia!!

É uma história que deve ser conhecida, para jamais ser esquecida!
readbyglau 02/03/2022minha estante
tô doida pra ler esse livro, meu professor de história vai me emprestar

JAlia.Carvalhaes 02/03/2022minha estante
Glau, tomara que você curta! É uma história difícil de ler, mas que merece ser conhecida!

fani 11/04/2021

Apesar de ninguém ter apertado o gatilho, todos carregam mortes nas costas.
Se existe inferno, o Colônia era esse lugar.
Muito dos internados no hospital de Barbacena eram: 70% não tinha diagnostico de doença mental, homossexuais, militantes políticos, mães solteiras, alcoolistas, mendigos, negros, pobres, pessoas sem documentos, prostitutas, pessoas tímidas, gravidas violentadas por seus patrões e todos os tipos de indesejados. E ai, você se encaixa em algum desses perfis?
“A doença é uma coisa normal da vida. O que não é normal é não haver convivência pacifica com ela. O maior problema ainda é de aceitação da dificuldade do outro. ”
Isolamento que aprisionava a alma!

Perigor 01/11/2020

Por mim esse seria leitura obrigatória!
Tem resenha no IGTV do meu perfil no instagram @_perigor_

site: https://www.instagram.com/tv/CEfSWYTh9e3/?utm_source=ig_web_copy_link
Biancabcp_ 10/04/2021minha estante
Opa, vô vê

Perigor 10/04/2021minha estante
Oba!! Muito obrigado Bianca :D

Thayná Krueger 18/04/2023

Uma mancha na nossa história
Esse livro foi recomendado por uma professora de antropologia no primeiro semestre do curso de Psicologia. Naquela época não me despertou o interesse, mas hoje, já formada, posso dizer que é um livro essencial aos colegas psicólogos.

A autora é espetacular contando acontecimentos marcantes da nossa história. E esse livro toca em uma ferida profunda, pois os abusos cometidos são de responsabilidade também daqueles que 'fecharam os olhos' para a situação.

O Brasil e o mundo precisam cuidar melhor dos seus doentes psiquiátricos. O que ocorreu em Barbacena foi inaceitável.

Ju Heiza 14/03/2021

Em tempos de cortes em programas de saúde mental...
Não há muito o que se dizer sobre um genocídio que aconteceu no nosso quintal, debaixo do nosso nariz. Mas, com certeza, há muito o que se lamentar pela nossa ignorância que nos permite esquecer, nos permite que nossa história seja cíclica, nos permite eleger um candidato à presidência que não só fecha os olhos para o nosso passado sujo, como também o aplaude. 40 anos depois ainda estamos lutando pelos mesmos direitos dessas pessoas, ainda estamos tendo que repetir e relembrar o óbvio.

Queria que esse livro fosse trabalhado em todas as escolas para todos nós nos tornássemos conscientes sobre a realidade de onde viemos. Eu não fazia ideia da realidade por trás da psiquiatria e da saúde mental no Brasil. Muito menos imaginaria que algo assim pudesse ter acontecido de forma tão pública sem nenhuma interferência por tantos anos. Eu também carrego essa culpa. Farei questão de nunca esquecer!

DEYSIANNE 14/03/2021

Um livro difícil
Mas necessário. Triste saber que isso existiu no Brasil. Mas muito importante saber a história dessas pessoas que passaram por esse massacre.

sara320 06/04/2022

uma obra petrificante e preciosa
Ter contato com as atrocidades cometidas no colônia foi um choque. Em muitos momentos do livro eu pensei estar lendo relatos da concretização do caos narrado por José Saramago em ensaio sobre a cegueira: pessoas cruelmente animalizadas, que, pelo que foram obrigadas a enfrentar (injustamente) tiveram sua dignidade e humanidade exterminadas.
Daniela Arbex, a autora, fez um ótimo trabalho. Me emocionei em muitos pontos da leitura, e ainda pensarei em ?Holocausto brasileiro? por muito tempo. Livro lendário e de importância incomensurável para a literatura brasileira.
?A literatura é um dos caminhos para o reencontro com nossa humanidade?.
Cleber 07/04/2022minha estante
Adorei a resenha! Esse já vai pra minha lista?

sara320 07/04/2022minha estante
muito obrigada ?
tenho a certeza de que você vai gostar muito do livro ;)

JurúMontalvao 07/04/2022minha estante
?ótima resenha!?

sara320 07/04/2022minha estante
muito obrigada, de verdade ??

Bruno Sodré 25/10/2020

Arrepiante
Quanto tempo leva pra digerir essa leitura hein?

Vladia Castro 05/04/2023

Holocausto brasileiro
Mais uma obra escrita pela Daniela Arbex. Dessa vez ela conta a história de um dos grandes genocídios ocorridos no Brasil. O manicômio em Barbacena seria para tratar pacientes com problemas mentais diversos. Mas o que aconteceu na prática foi que virou um depósito de indesejados: os doentes mentais, mulheres que engravidavam ou que o marido queria simplesmente se livrar, homossexuais, viciados... Eles eram mandados p lá e esquecidos. No Hospital, perdiam sua humanidade... Era como um campo de concentração. Muitos andavam nus, bebiam água do esgoto, comiam lavagem, dormiam no chão ou em cima de feno. Tratamentos? Eletrochoque, lobotomia, surras, solitária. Isso vivia encerrado nas paredes do hospital, até q jornalistas fotografaram e filmaram, e tiveram coragem de denunciar.

MarcosGarrowapy 02/06/2020

Leitura necessária. Precisamos conhecer a história do nosso país, por mais horrível que ela seja.

amanda3913 12/03/2022

Foi uns dos livros mais difíceis que eu li na vida, mas também foi um dos mais necessários.
Recomendo muito.

Frans2 11/03/2021

Simplesmente sem palavras para descrever tamanho mix de emoções que senti e continuo sentindo com tantos relatos de crueldade e desumanidade. O holocausto brasileiro é uma história real e me levou para dentro de uma realidade que nem em meus piores pesadelos seria capaz de pensar, saber que a "cultura do desprezo humano" ultrapassou os campos de concentração nazista é doloroso, triste e revoltante, principalmente por se tratar de algo que aconteceu em solo brasileiro. É uma história impactante, mas extremamente importante para que algo do tipo jamais volte a acontecer. Recomendo demais a leitura, principalmente para pessoas interessadas por jornalismo e saúde mental.

Carol 21/06/2022

Já li faz um bom tempo e ainda não sei o que falar direito. É forte, do começo ao fim! O livro é recheado de informações e imagens que só complementam mais a história. É emocionante e difícil de ler. Considero agora, esse um livro que todo mundo deveria ler.

2019 encontrados | exibindo 196 a 211