Holocausto brasileiro

Holocausto brasileiro Daniela Arbex

Resenhas - Holocausto Brasileiro

1986 encontrados | exibindo 76 a 91

ani 06/07/2021

"Ele estava inundado de felicidade. Não sabia que poderia sentir alguma coisa diferente de medo, dor e rejeição."

Foi uma leitura difícil porque eu estava chorando em todos os capítulos, me doeu, fiquei com o coração dilacerado. E a pior parte é saber que são histórias reais, de pessoas reais, dores reais e tantas vidas perdidas. Devia ser um livro incluído no currículo escolar. Para que não se esqueça, para que não aconteça nunca mais. Trancar não é cuidar.

amandafffdo 30/10/2021

Acolher em vez de segregar
Holocausto Brasileiro é um livro reportagem, jornalístico, escrito por Daniela Arbex, jornalista, que ao se deparar com fotos feitas por Luiz Alfredo em 1961, entendeu imediatamente a urgência de contar essa história.

Esse livro em especial, tem a capacidade de desenvolver no leitor muitos sentimentos, como os de sensibilidade, tristeza, revolta, injustiça, senso de realidade, comoção, descoberta...

Em mim curiosamente despertou esperança. Esperança no ser humano que busca ser bom, no ser humano que busca de alguma forma ir contra a corrente, no ser humano que acolhe, que tem um olhar sensível para entender que todas as vidas importam e que todas merecem dignidade, não importando o grau de estudo ou formação para desenvolver esse olhar, ele se basta.

Mostra, ainda, como a realidade desse país pode interferir e ainda interfere nas questões sociais, além de mostrar o poder e necessidade da imprensa.
Quem o lê entende logo suas 20 edições.

"Os livros são como espelhos: só se vê neles o que a pessoa tem dentro."
Carlos Ruiz Zafón

herbert.goncalves 17/04/2021

chocante pra cacete
não estava preparado psicologicamente pra ler isso, foi uma paulada atrás da outra. extremamente pesado, perturbador, e (infelizmente) baseado em fatos verídicos.

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

nina460 17/02/2024

Impossível não se impressionar com o jornalismo investigativo da Daniela e se impressionar que uma atrocidade dessa é capaz de acontecer no Brasil. Gosto como ela conta cada detalhe que pode e não deixa escapar nada, mas pra quem quer ler tem que ter um estômago, justamente por ela não deixar nenhum detalhe de fora e ainda ter fotos.
Raissa.Morais 17/02/2024minha estante
Simmmm

Entre1 10/07/2022

O HOLOCAUSTO BRASILEIRO
Não sei definir de fato qual o sentimento que senti ao ler esse livro. É de entristecer qualquer pessoa, creio que deveria ser leitura obrigatória para todos. Esse capitulo do Brasil por muito tempo foi escondido, mas agora está tendo notoriedade, depois de todo esse tempo.

Gio 17/06/2022

Reviver essa atrocidade por meio da literatura é deixar registrado um erro para nunca mais repeti-lo
Lucas 17/06/2022minha estante
Tenho muita vontade de ler esse livro mas algumas vezes fiquei com o pé atras por conta de como ele seria.

Letícia 17/06/2022minha estante
Esse livro é muito bom, mas muito forte. A Daniela é uma jornalista incrível

Daniel.Lourencin 01/09/2023

Uma leitura Sombria e Reveladora
A autora nos leva a uma jornada sombria e perturbadora, revelando os horrores que ocorreram no Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais. Ao mesmo tempo em que é uma leitura difícil devido às imagens fortes e relatos perturbadores, é impossível não se sentir, minimamente curioso.

O livro é uma poderosa denúncia das atrocidades cometidas contra os pacientes da instituição psiquiátrica, onde milhares de pessoas foram submetidas a condições desumanas, tratamentos cruéis e, em muitos casos, mortes prematuras e negligenciadas.
No entanto, o que torna o livro ainda mais notável é o fato de que a autora não permite que o mal prevaleça em sua obra. Ela destaca a resiliência e a força de vontade de algumas das vítimas que conseguiram superar seus traumas e construir vidas melhores após terem passado por experiências tão terríveis. Além disso, Daniela Arbex também explora o papel de pessoas corajosas que lutaram para expor as atrocidades e promover mudanças no sistema de saúde mental brasileiro.

Ao longo da narrativa, somos apresentados não apenas ao horror, mas também às flores que emergiram de dentro dessa tragédia. O livro nos faz refletir sobre a importância da empatia, da justiça e do compromisso em enfrentar as injustiças, mesmo quando elas parecem estar enraizadas na sociedade.

É uma leitura difícil, mas inegavelmente importante. Este foi o primeiro livro que li da Daniela Arbex, agora vou ler tudo dessa autora.

antribeiro 23/06/2020

Bom pra começar é realmente um livro tocante .
Eu amo ler esses livros que retratam sobre holocausto , nazismo ou esse tipo de assunto , não que claro pela història que é triste , mais sim pelo fato de nos fazer pensar , e agradecer por tudo que temos hoje , mesmo estando em tempos dificieis não passamos 1% do que aquelas pessoas passaram .
O mais incrivel é saber que toda essa barbaridade um lugar que era pra ser de acolhimento e tratamento acabou se tonando um lugar pra torturar pessoas que a sociedade gostavam de rotular de diferentes e doentes .
Achei o livro incrivel , me fez refletir sovre varias coisas , a escrita da autora eu amei e achei bem planejada .
Realmente é um livro que vale a pena e muita gende deveria ler , com certeza eu super indico , principalmente nos dias de hoje 2020 , com Bolsonaro como presidente , dando voz a pessoas preconceituosas e maldosas e a historia querendo se repetir , mais as pessoas não acordam e se tocam .
LEIAM ESTE LIVRO OKAY .

Locimar 16/08/2020

Leitura itensa
O texto de Daniela, mesmo em se tratando de uma realidade tão dura, cruel e desumana, é muito gostoso de se ler. Agora me fala a leitura da reportagem dela sobre a tragédia da Kiss. Logo mais terei que retomar o "Holocausto Brasileiro.

Ellen 22/09/2022

Triste. Emocionante. E necessário.
Que leitura!
No livro, a autora - maravilhosa Daniella Arbex - retrata o desastre ocorrido por anos no hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais, através dos relatos e depoimentos de alguns dos próprios ?ex-pacientes?, familiares e envolvidos da época.
O descaso e consequente caos se instala quando o hospital psiquiátrico, considerado referência no estado, interna, violenta, tortura e até mata - por descaso e descuido - pessoas que muitas vezes nem diagnosticadas com doenças mentais eram. Apenas por serem, por exemplo: meninas por patrões, homossexuais, alcoólatras, prostitutas, crianças rejeitadas pela família e, até, pessoas de personalidade introvertida, estes sofreram por anos sem poder contar com o amparo de nenhuma lei, justiça, parente ou quem quer que fosse.
O livro em si é bem ilustrativo e composto por imagens exclusivas das disposições internas da instituição e seus pacientes. Causa arrepios do início ao fim. É inacreditável o nível de negligência ocorrido. A frieza com que o estado e certos profissionais encararam a desumanização é assustadora. Em certas partes é comum ter a sensação de que se lê uma fantasia, ficção ou afins, entretanto está longe disso.
Ler dói demais. Se dar conta de que o ?Holocausto Brasileiro? - entitulado com exatidão - destruiu centenas de indivíduos, famílias inteiras, sonhos, projetos e expectativas de vida é devastador. Te devasta porque é irreparável.
É revoltante, mas muito necessário visto que torturas em enorme escala, como essa, se fizeram verdade por longos anos e foram/são sustentadas pela vista grossa dos líderes, sejam eles da instituição ou do país.

Neidoca 28/02/2022

Holocausto Brasileiro
Holocausto brasileiro é um livro lançado em 2013 da jornalista Daniela Arbex que retrata os maus-tratos da história do Hospital Colônia de Barbacena administrado pela FHEMIG através do depoimento de ex-funcionários e pessoas ligadas diretamente ao dia-a-dia do funcionamento do local. A organização assassinou 60 mil pessoas e chegou a arrecadar pelo menos 600 mil reais com a venda de corpos.Confesso que chorei ao ler esse livro, e foi um dos livros mais impactantes que já li. Todos deveriam ler!

Jordana Borges 08/06/2021

É um livro pesado, julgo dizer que pior que muitos crime scenes que já li. É inconcebível acreditar que todas essas atrocidades foram perpetuadas por décadas e décadas com o apoio da sociedade, do estado, da igreja? Triste pensar que ainda hoje pessoas possam estar passando por tratamentos que muitas das vezes ainda lembram o antigo Colônia. E como a autora diz, é importante construir uma memória coletiva do Brasil, uma forma de buscar justiça para todas as vítimas esquecidas.

?A literatura é um dos caminhos para o reencontro com nossa humanidade.?

Sancha 21/09/2020

Quem de fato são os loucos?
0 História do Brasil é cúmplice da crueldade e da desumanização, cúmplice da dignidade confiscada e camuflada de tratamento, cúmplice da exclusão social (homossexualidade, homens que queriam se separar de "suas mulheres", mulheres que engravidavam vítimas da violência sexual, usuários de drogas, pessoas desempregadas, deficiências físicas, doenças psíquicas entre outros), cúmplice da morte, do silêncio, do desprezo a Vida. A História do Brasil sempre foi cruel com todos aqueles que não se "enquadravam" dentro dos supostos padrões ditos com normais, e o que fazer com essas pessoas? O Livro retrata de maneira rica em detalhes a vivência de 60 mil brasileiros que tiveram apenas passagem de ida aos "Porões da Loucura" onde a sua dignidade e identidade eram usurpadas, por meio da dor física e emocional, por meio do abandono social, e até durante a morte seus corpos ainda eram vendidos clandestinamente. É um livro extremamente dolorido, por sabermos que pessoas vivenciaram de fato a desumanização de suas vidas, sua história se nome nem sobrenome, sem passado, sem nenhuma perspectiva para o futuro, apenas a morte.
Fui refletindo sobre o livro, as fotografias e percebendo, que os corpos esqueléticos, sem roupas, negligenciados e debilitados, totalmente despidos de dignidade e humanidade... Onde erramos no passado e como estamos errando no presente... Alguns trechos do livro me rementem a uma das músicas do Racionais MC's: "Cada sentença um motivo, uma história de lágrima,sangue, vidas e glórias, abandono, miséria, ódio, sofrimento, ação do tempo, desprezo, desilusão, misture bem essa química."

_Du_ 04/04/2021

Sem palavras...
É um retrato triste da realidade, ignorada por muita gente. Eu mesmo tenho vaga noção das atrocidades infrigídas às pessoas em locais como esses. E a discussão é muito mais profunda, está velada nessa frase, repetida diversas vezes... "Vítimas das loucuras dos normais". Uma leitura necessária.

Cris.Aguiar 04/11/2022

Prepara o lençinho
Uma escrita primorosa, fluída, limpa; porém um assunto triste e difícil.

Não consegui segurar as lágrimas em vários momentos, pois o livro é baseado em relatos de pacientes e familiares e funcionários em sua maior parte, no final ela traz os fatos mais políticos principalmente já da década de 80 ao 2000 e poucos.

Um livro necessário para conhecermos nossa história e até ter uma noção do que é um holocausto.

Recomendo, mas se você for muito sensível... traga os lenços junto e leia durante o dia.

Leitura Clube do Livro SLV novembro 2022

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/
Poli 04/11/2022minha estante
Qual clube é SLV?

Cris.Aguiar 05/11/2022minha estante
Oi Poli,
SOCIEDADE DOS LEITORES VIVOS, pode nos achar no Instagram @sociedadedosleitoresvivos.01 -- somos um clube de leitores pela whatsapp (já estamos no 4º ano) que incentivamos a leitura e principalmente, o bate-papo a respeito. Pelo grupo traçamos planos anuais de leitura (escolhendo a cada mês - indicando e votando) dentro de alguma parâmetros que enriqueça nosso conhecimento dentro dos vários gêneros literários e seus autores.

É gratuíto. Dê uma olhada no insta, entre no grupo para participar e veja se você gosta (certeza que sim!)..rs

Jhog 11/11/2022minha estante
Confirmo e endosso o que a Cris escreveu aqui, Poli. Eu tb faço parte da SLV e somos um grupo muito abençoado pelos membros de lá

Cris.Aguiar 11/11/2022minha estante
??