Holocausto brasileiro

Holocausto brasileiro Daniela Arbex

Resenhas - Holocausto Brasileiro

1998 encontrados | exibindo 136 a 151

Line 15/08/2022

"É tempo de escrever uma nova história e de mudar o final."
"Ontem foram os judeus e os loucos, hoje os indesejáveis são os pobres, os melhores, os dependentes químicos, e, com eles, temos o retorno das internações compulsórias temporárias. Será a rendição dos abusos sob a forma de política de saúde pública?"

Adriano 01/03/2021

O termo "Holocausto" é forte, e possivelmente lê-lo junto à palavra "brasileiro" gere, no mínimo, estranheza. Mas com certeza essa estranheza não dura muito tempo, e dá lugar ao choque, ao nos depararmos com a realidade : tivemos sim, um holocausto em nosso país, um genocídio que ceifou a vida de mais de 60 mil pessoas.
Ler esse resgate histórico de uma barbárie ainda desconhecida pela maior parte de nós, foi sem dúvidas uma das experiências mais marcantes que já tive com um livro.
Em Barbacena, Minas Gerais, o Hospital Colônia, um manicômio, foi o palco de atrocidades inimagináveis... Pessoas com problemas mentais, trazidas dos mais variados locais do Brasil e despejadas ali como lixo. Pessoas sem absolutamente nenhum problema psiquiátrico, abandonadas em um manicômio por serem "indesejáveis", esposas deixadas ali por maridos, meninas estupradas e escondidas por seus algozes entre os muros do "hospital", desafetos de pessoas poderosas, pessoas simplesmente tímidas, passando a viver nesse local como animais, sem direito a roupas, dormindo no chão, sendo submetidas à castigos severos, morrendo de fome, de frio, e tendo seus corpos sem vida vendidos à universidades... Ler tais relato, e ver as imagens desse período, ainda assim, é capaz de desafiar nossa crença de que algo assim realmente aconteceu.
É impossível terminar "Holocausto brasileiro" e se sentir o mesmo de antes.

RoSousaAlenc 26/06/2020

Dentro do gênero de livro jornalístico, este é sem dúvidas um dos melhores livros que já li!

Apesar do seu conteúdo ser completamente brutal e revoltante, é também necessário.

A narrativa mistura sua denúncia do holocausto com a beleza das histórias individuais dos sobreviventes. É um misto de horror por toda a desumanidade a que aquelas pessoas foram submetidas com a redenção da vida pós Colônia.

Eu amei muito, apesar de todas as lágrimas!

Carolina.Jann 26/10/2023

É um livro maravilhoso de uma história extremamente perturbadora! A escrita é impecável mas ao mesmo tempo ser exposto a essa realidade que aconteceu no nosso país não é fácil. É uma leitura necessária, principalmente para todos os brasileiros.

biblio.livy 14/08/2022

jornalismo puro
Como uma fanática por jornalismo desde sempre, não tinha como eu não idolatrar esse livro.

A forma como é escrito, de maneira fluída, contando os mínimos detalhes, da vida deplorável que as pessoas levavam no Colônia, é simplesmente emocionante.

Não tem como não se apegar as pessoas, sentir a tristeza, a raiva, a esperança que algumas ainda tinham de viver em situação melhor. Cada pessoa que passou o inferno no Colônia foi muito bem homenageada nesse livro.

Histórias de injustiça, de sofrimento, de reencontros. Histórias que se ligam em uma, que não deve ser ignorada.

Thaís Almeida 30/09/2021

Leitura impactante!
Mais uma leitura que me fez refletir e chocar, as histórias contadas nesse livro te toc de uma maneira indescritível. Funcionários, pacientes, locais...Tudo isso te leva a se sentir ali em Barbacena e te faz sentir raiva, revolta, nojo e porque não afeição? Por pequenos atos ou pela coragem de alguns em denunciar e mudar o sistema... Leitura obrigatória!

Júlia Morales 02/03/2020

Holocausto Brasileiro
Mais um livro incrível dessa autora.
Esse livro retrata a história sobre o "Colônia", um hospital psiquiátrico em Barbacena - MG.
É indescritível a desumanização relatada durante todo o livro. Durante a leitura só conseguia pensar em como pessoas, mesmo que contratadas, conseguiram efetuar esse "trabalho" durante todos esses anos. É um descaso a alimentação que era oferecida, o local para dormir, a forma como eram expostos (sempre nus) e tão suscetíveis á doenças. Relatos de estupro, relatos de crianças sendo tratadas como adultos, eletrochoque utilizado tanto em adultos como em crianças.
Até que ponto o poder (no caso pessoas contratadas para tais serviços) eram maiores que a empatia?
É um livro difícil, cheio de emoções e pesado, mas é necessário conhecer esse genocídio cometido no nosso país. Durante anos os olhos do brasileiros foram fechados para tais atrocidades e hoje temos a oportunidade de conhecer o que tinha atras daquelas portas do Colônia.

"O descaso diante da realidade nos transforma em prisioneiros dela. Ao ignorá-la, nos tornamos cúmplices dos crimes que se repetem diariamente diante de nossos olhos."

Campos 01/08/2021

Esse livro é muito difícil de ser lido, não tem nada de belo nas histórias que são contadas e lembradas, mas é necessário conhecer elas, principalmente eu sendo mineira também.
A leitura de fato é muito pesada, então não recomendaria para todo mundo, gatilhos demasiados, mas a obra é incrível, foi um trabalho de pesquisa da autora sensacional.

Thay 28/09/2021

?Ontem foram os judeus e os loucos, hoje os pobres e negros?
O livro mais intragável de que eu já li. Dá um mal estar do começo ao fim de pensar que tudo isso realmente aconteceu, e que aconteceu muito próximo da época que vivemos hoje. Desde a textura da capa até a escrita da Daniela Arbex, absolutamente tudo cria o clima necessário pra encarar essa história de horror. A leitura é muito pesada e muito difícil de continuar. É um livro pra se ler de uma vez, porque se parar pra pensar e esperar se sentir pronto pra continuar, não tem como terminar.

Rafael.Pasqualini 30/03/2020

Impactante
O livro é, sem dúvida alguma, uma leitura obrigatória para profissionais da área da saúde e historiadores. Nos mostra um capítulo negro da medicina e de nossa história, trazendo um choque de realidade de um passado que não pode ser esquecido.
A autora trás com riqueza de detalhes um episódio macabro da saúde mental que nos faz lembrar que nem todos que se dizem normais na realidade são aquilo que dizem.
Beto 30/03/2020minha estante
Muito impactante!

João 30/04/2020

Eugenia no centro do Brasil
Daniela Arbex consegue reunir, em pouco mais de 250 páginas, um capítulo da história brasileira que não é ensinado nas escolas.

Este livro documenta a história do Hospital Colônia, um centro psiquiátrico em Barbacena (MG) onde eram internados todos os indivíduos que a sociedade brasileira do início do século XX queria apagar, haja que 70% dos pacientes não tinham diagnóstico de doença mental. Eles eram como eu ou como você, se você já gostou de alguém do mesmo sexo ou foi violentada e engravidou na adolescência, se foi abordado pelas autoridades sem seus documentos ou se já incomodou a polícia. Imagine se por isso fosse posto dentro de um trem cuja única parada é o fundo do Hospital onde você será higienizado da sociedade. Onde você terá seu cabelo raspado, suas roupas confiscadas, suas vestimentas reduzidas a uma peça única, sua dormida um leito-chão, que nas noites frias a única alternativa será amontoar-se nos corpos dos outros pacientes, sob o risco de uma sufocação noturna, sua comida insossa e sempre triturada; e seu comportamento devidamente corrigido após qualquer manifestação de insubordinação a esse sistema.
Essa é a história de Conceição Machado, Sueli Rezende, Silvio Savat e outros tantos brasileiros que Arbex salva do esquecimento ao transformar seus relatos sóbrios em narrativas ricas. A autora transformou todos os relatos de ex-pacientes do Colônia em histórias, como microcontos, com direito a narrador onisciente e crítico, postas uma após a outra para contar os períodos de livre funcionamento do Colônia.

Para mim, o ponto alto do texto é a riqueza da pesquisa feita pela autora. Ela nos dá a oportunidade de conhecer aquele período sob a perspectiva de ex-pacientes, seus familiares, ex-funcionários, jornalistas, médicos e políticos. Com uma narrativa instigante e provocativa, ela planta a semente da indignação contra a assistência psiquiátrica brasileira. Devidamente indignado após mais de 100 páginas de relatos sobre a realidade subumana a qual os pacientes eram submetidos, o leitor certamente fica intrigado para conhecer os personagens que ajudaram a derrubar aquela estrutura sólida sustentada tanto tempo por uma política notadamente eugenista.

E esta acaba se tornando a parte mais empolgante da leitura. Embora seja um processo muito mais complexo do que o resumido em quatro capítulos do livro, a autora nos proporciona ganchos para várias leituras complementares que ajudam a entender esse processo. Aliás, o livro é rico em referências para quem se interessar em ir mais a fundo (desde contos consagrados da literatura, a reportagens publicadas nos principais jornais do país, biografia de grandes figuras da reforma psiquiátrica e documentários célebres).

A leitura sobre o Holocausto Brasileiro não tem como acabar quando a última página é virada. Trata-se de uma obra tão impactante que certamente alça o desejo de engajar-se no tema.

Citação: “O descaso diante da realidade nos transforma em prisioneiros dela. Ao ignorá-la, nos tornamos cúmplices dos crimes que se repetem diariamente diante dos nossos olhos.”

Boa leitura!

Romeu Felix 23/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Holocausto Brasileiro" é uma obra jornalística que conta a história da Casa de Saúde de Barbacena, um hospital psiquiátrico que funcionou em Minas Gerais, Brasil, entre 1903 e 1980, e que foi palco de diversas atrocidades cometidas contra os pacientes internados ali. A autora, Daniela Arbex, reuniu relatos de sobreviventes, familiares, ex-funcionários e documentos oficiais para compor um retrato chocante e detalhado da realidade vivida pelos pacientes do hospital, que eram submetidos a condições degradantes, abusos físicos e psicológicos, tratamentos violentos e experimentos médicos sem o seu consentimento. Arbex revela ainda como o hospital funcionava como um verdadeiro campo de concentração, onde os pacientes eram tratados como "lixo humano" e submetidos a um regime de violência, privação de direitos e morte.

Fichamento:
Título: Holocausto Brasileiro: Vida, Genocídio e 60 Mil Mortes No Maior Hospício do Brasil
Autora: Daniela Arbex
Ano de publicação: 2013
Editora: Geração Editorial
Número de páginas: 256.

Parte 1 - Contexto histórico e descrição do hospício
O livro se inicia com uma contextualização histórica sobre o surgimento dos hospícios no Brasil e no mundo, destacando a sua função inicial de acolher os doentes mentais e "inadaptados" da sociedade. Em seguida, a autora apresenta a Casa de Saúde de Barbacena, um dos maiores hospícios do Brasil, que chegou a abrigar cerca de 5 mil pacientes em seus momentos de maior lotação. Arbex descreve as instalações do hospício e as condições em que os pacientes viviam, destacando a falta de higiene, a superlotação, a falta de recursos e o descaso das autoridades.

Parte 2 - As atrocidades cometidas contra os pacientes
A partir de relatos de sobreviventes, familiares, ex-funcionários e documentos oficiais, a autora descreve as diversas formas de violência e abuso que eram cometidas contra os pacientes internados na Casa de Saúde de Barbacena. Entre os relatos, estão casos de espancamento, choques elétricos, internações forçadas, esterilização, privação de alimento e água, além de tratamentos experimentais sem o consentimento dos pacientes.

Parte 3 - O regime de terror na Casa de Saúde de Barbacena
Nesta parte, a autora apresenta o regime de terror instaurado na Casa de Saúde de Barbacena, onde os pacientes eram tratados como "lixo humano" e submetidos a condições degradantes, sem direito a visitas, cartas ou contato com o mundo exterior. Arbex também descreve como o hospício funcionava como um verdadeiro campo de concentração, onde os pacientes eram submetidos a um regime de violência, privação de direitos e morte.

Parte 4 - O legado da Casa de Saúde de Barbacena
A obra se encerra com uma reflexão sobre o legado deixado pela Casa de Saúde de Barbacena, que representa um capítulo sombrio da história (...)

O livro "Holocausto Brasileiro" de Daniela Arbex é uma obra impactante que expõe a história do maior hospício do Brasil, o Hospital Colônia de Barbacena, e os horrores que foram cometidos no local. A autora resgata os relatos de sobreviventes, familiares, profissionais de saúde e documentos oficiais para apresentar uma narrativa sólida e contundente sobre os abusos, violências e negligências que foram cometidos durante anos no hospital.

Arbex denuncia o sistema psiquiátrico brasileiro, que durante décadas se pautou na exclusão, na repressão e no controle social das pessoas que apresentavam algum transtorno mental. O livro demonstra como a psiquiatria foi utilizada como instrumento de poder e como a sociedade brasileira, em nome da moral e dos bons costumes, compactuou com esses abusos.

Ao expor a crueldade dos métodos adotados no Hospital Colônia de Barbacena, o livro desmistifica a ideia de que o Brasil não viveu um holocausto, ao contrário do que ocorreu na Alemanha nazista. Ao resgatar a memória das vítimas do hospital, Arbex faz um apelo à sociedade brasileira para que não se esqueça das violências cometidas no passado e para que se comprometa a lutar por uma saúde mental mais justa, digna e humanizada.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
Rosa Santana 23/02/2023minha estante
Nossa, só de ler a resenha fiquei indignada! Que horror!!

Aline 04/07/2021

Inacreditável que algo assim tinha acontecido e que até hoje muitas pessoas continuem sem saber que aconteceu! Um livro pesado, que vai doer em
diversos momentos, mas extremamente necessário!

1998 encontrados | exibindo 136 a 151