Ordem de Extermínio

Ordem de Extermínio James Dashner

Resenhas - Ordem de Extermínio

Maria Clara 11/01/2016

Resenha em Vídeo: Ordem de Extermínio
Todos gritam que eu vim falar de Maze Runner, Ordem de Extermínio. Sim minha gente finalmente eu comprei e li o quarto livro da série e ai meu coração está despedaçado porque agora realmente a série linda do James Dashner acabou!
Então chega de blá blá blá e vamos ao vídeo.

site: http://www.espelhodomundo.com/2014/11/resenha-do-livro-maze-runner-ordem-de.html#.VpPdnrYrKM8

Aline 08/10/2014

Um começo ou um fim?
Caramba, o que posso falar desse livro? James volta mais sanguinário do que nunca, e apesar de não responder alguns quesitos que o terceiro livro deixou de responder, explicou, de forma direta, algumas coisas, por exemplo o significado da palavra Crank e o por quê dele se referir aos contaminados pelo Fulgor dessa forma.

A história de Ordem de Extermínio ocorre treze anos antes dos experimentos no labirinto, depois das chamas solares alastrarem o planeta e a humanidade ser consumida pelo Fulgor. A história centra no personagem Mark, que é um cara forte e decidido, ele e seu amigo, Alec, um ex-militar com força de super herói, passa por diversos acontecimentos desastrosos, que questionam a capacidade humana de querer sobreviver, fato que prende o leitor ao livro, pelo menos, aconteceu comigo.

Com muitas, aliás MUITAS mortes, além de acontecimentos de tirar o fôlego, posso dizer que esse livro não foi uma leitura em vão, fiquei atônita em diversas partes, li partes mais de duas vezes para me certificar se o que eu estava lendo era real.

Mostra também, através dos pesadelos que perseguem Mark, o mundo no momento das chamas solares, e o que aconteceu depois disso. Com personagens maduros, fortes e determinados, James é capaz de passar aquela mensagem meio que "quando um ser humano quer alguma coisa, ele luta até conseguir", e foi assim que fluiu a obra, com muitas lutas, mesmo.

Não posso esquecer de citar, que o livro mostra como o Fulgor foi disseminado pelo planeta e o por quê de tal ato.

Maze Runner é oficialmente uma das minhas sagas preferidas, agradeço ao James por cada palavra que saiu de sua mente "psicopata" e pela capacidade de dar emoções arrebatadoras em suas obras.

Um fim digno de uma saga que merece ser reconhecida.

Lixandrax 18/12/2015

Eu Li...NÃO GOSTEI
Adoro a saga mas a qualidade da escrita no dois ultimos livros ficou muito a desejar, faltou o autor explorar os personagens que iniciaram a saga como muito importante e que em seu fim pouco é lembrado, esse livro especificamente é beem repetitivo não trás tanta informação nova e detalhes como deveria tem uma trama pouco criativa...em um todo o livro até é bom mas com a ideia dessa saga teria potencial para ser muito melhor. Se você procura mais informações sobre os clareanos nem leia porque não tem nada praticamente...achei que muitas coisas ficaram no ar mal explicadas. Enfim o autor se perdeu nesse livro.

Dan 07/04/2015

¬¬
Como Dashner acabou uma série tão promissora (em partes) com isto?
É tosco, chega a ser ridículo!
Não indico.

Ana 01/12/2015

Odiei, os três primeiros livros são incríveis, mas este me decepcionou profundamente. Lixo!!!!

howbruno 19/11/2015

Ordem de extermínio ao potencial de Maze Runner
Ordem de Extermínio é uma prequel, que, ao contrário do que alguns afirmam, tem, sim, relação com os demais livros da saga.
Nesse volume, no entanto, o leitor acompanha Mark, não Thomas, e fica sabendo mais ou menos como tudo começou (as Chamas Solares, o Fulgor e por aí vai). Além desse vínculo, pode-se dizer que James Dashner apenas repetiu a receita que havia dado bons resultados nos livros anteriores: Ordem de Extermínio é repleto de cenas de ação.
Até aí, tudo bem (ou quase, pois as reviravoltas acabaram se tornando repetitivas e previsíveis), mas a pressa do autor em criar um clímax não permitiu que os personagens secundários fossem desenvolvidos adequadamente. Exemplo: fulano é descrito e, cinco páginas depois, morre. Boring.
Uma coisa que eu gostei foi que há várias semelhanças entre os personagens de Ordem de Extermínio e os dos outros livros, como a obsessão de Mark por Trina (vide Thomas e Teresa), Alec e Lana, que assumem a liderança do grupo tal qual Newt e Minho, Baxter, que me lembrou o Chuck, etc.
O livro está longe de ser perfeito, mas é uma leitura que eu recomendo aos fãs da saga.

Laine 12/04/2015

foi difícil mais eu consegui
Demorei que se um mês para poder ler esse livro todo, mas como passar dos capítulos ele vai melhorando, e explica como tudo começou...

Cristiane 18/02/2015

Esperanças frustradas
Desde que comecei a ler os livros do James Dashner, começo a imaginar um possível final e tentar prever o que vai acontecer. A verdade é que em TODOS os livros fui surpreendida.

Neste livro, fiquei na esperança de que as coisas iam acabar bem no final, mas nenhuma das minhas esperanças foram atendidas.

Fiquei com um pé atrás por não serem mais os clareanos os personagens deste livro, mas o autor conseguiu superar todas as minhas expectativas mais uma vez.O que consegui tirar desse livro de mais evidente,foi a moral da história: o ser humano quando está no seu limite para conseguir sobreviver é capaz de TUDO.

E também, para garantir a sobrevivência mesmo que de poucos, governos desesperados tomam atitudes desesperadas.

Os personagens Alec, Lana, Mark, Trina e os demais foram muito bem construídos, cada um com seu papel muito bem desempenhado e com personalidades fortes.

Bom o tema principal do livro é sobre o contágio do Fulgor. Não se fala exatamente quem o criou, mas o autor explica como as pessoas foram infectadas por ele.Mark o personagem principal tem más recordações da época em que as manchas solares devastaram a terra e sonha com o que passou naquela época, o que faz o livro meio que se dividir em dois momentos: quando Mark está dormindo e quando Mark está acordado.

Adorei o livro, uma pena ter acabado e espero que se cumpra a promessa de ter mais um livro. Muitas coisas ainda me deixam curiosa, apesar disso Maze Runner vai ficar marcado.

Cinthia Emerich 28/06/2014

Pau a pau com Correr ou Morrer!
Este é o prequel da série Maze Runner e fica em pé de igualdade com Correr ou Morrer em questão de envolver o leitor e contar uma boa história!

Apesar de algumas "participações especiais" de personagens dos outros livros a história se foca em um grupo de sobreviventes que testemunharam tanto a catástrofe natural das chamas solares, que assolaram a Terra, quanto a disseminação inicial do Fulgor e é este período de mais ou menos um ano que envolve os acontecimentos principais do livro.

Desta vez é uma história "fechada", que começa e termina com o livro, o autor alterna entre lembranças do passado - dos dias que se seguiram às chamas - e acontecimentos do presente, que envolvem os primeiros contatos com o vírus e como ele funcionava no começo e depois foi entrando em mutação.

Vamos acompanhando um pequeno grupo e aprendendo por meio deles como as coisas aconteceram, com destaque para Mark e Alec (que me lembraram muito Manel e Viktor - Apocalipse Z) que nos conquistam cada vez mais a cada página.

O ritmo é acelerado, as emoções elevadas, a leitura rápida e prazerosa! Ficamos angustiados, damos risadas e passamos por momentos tristes junto com os personagens. Descobrimos como tudo teve início, as intenções do CCD e da CPC e o que levou à criação do CRUEL.

Acompanhamos e torcemos pelos personagens como se fossem amigos nossos e ficamos ao mesmo tempo tristes e felizes quando o liro acaba e temos de nos separar deles.

Tanto o prólogo quanto o epílogo nos trazem informações extras para aplacar a nossa curiosidade em relação aos personagens dos outros livros.

***Existe um capítulo extra na edição americana que confirma a identidade de Didi, o link segue abaixo (leiam por sua conta e risco)

site: http://www.themazerunnerbr.com/2014/01/ordem-de-exterminio-cena-exclusiva.html?m=1

Well 01/09/2014

Expectativas Frustradas

Começo minha resenha logo dizendo que o livro em questão me decepcionou muito.
A historia de Mark,Alec e seus companheiros em um mundo devastado pelo caos causado pelas chamas solares, treze anos antes da trilogia Maze Runner e correndo desesperadamente para enfrentar uma epidemia viral mundial da qual sabemos bem,deveria ter se tornado uma trilogia. Ou ter sido um livro mais curto.
Li resenhas falando mto bem dele e depois da trilogia não me responder coisas cruciais,este não me deu nada mais do que paginas e mais paginas de uma correria louca e o mínimo de conclusões da saga em geral.
A escrita continua fluída, num ritmo frenético que acostumamos do autor,mas neste prequel se torna enfadonho. Com os mesmo capítulos curtos, menos personagens e uma saga que teria tudo para ser interessante... O que temos aqui é um livro cheio de maneirismos para enrolar ao dizer àquilo que realmente veio.
O personagem principal, achei muito semelhante ao Thomas, só que com mais atitude, mas ainda assim um tanto raso em sua personalidade e anseios. O casal central poderia ter sido mais bem aproveitado... E as partes em que Mark sonha e assim ficamos sabendo sobre como ele e Trina sobreviveram, são legais,mas igualmente rasas.
O livro se torna em determinado momento uma correria enlouquecida em que o autor na ânsia de mostrar o desespero dos personagens se perde em repetições despropositais das mesmas coisas em diversos momentos, o que se tornou irritante pra mim. Como se esquecêssemos o que lemos a dois parágrafos acima.
La pro final do livro tive uma emoção mais genuína, depois da frustração em saber que nada seria respondido da maneira como imaginei, e ainda assim, seu termino eh oco e rápido,como se tivesse uma número limite de páginas e ali deveria se encerrar a historia. Como aqueles seriados terminado às pressas. Coisa que pra mim,poderia ser melhor trabalhado e com menos páginas até.
Infelizmente não me agradou este final. Um coisa eh deixar pontas soltas para a imaginação do leitor concluir,outra eh instigar por três livros e depois deixar todos a ver navios. Que pelo menos tivesse um sentido mais amplo a toda aquela parafernália.
Bem... Foi bom enquanto durou. Pra mim ate que rápido devido a minha ansiedade,mas de resto foi um livro completamente desnecessário da forma que foi feito. E que os fanfics se manifestem e criem finais alternativos e melhores pra esta série que, em geral eu gostei,mesmo tendo me decepcionado muito.

Fer 28/06/2014

me pergunto se quando JD fala em "ordem de extermínio" ele está falando em exterminar meus sentimentos
Ordem de extermínio se passa 13 anos antes da história do labirinto, ou seja não temos os personagens que estamos acostumados, Tom e Teresa (porém eles aparecem no prólogo e no epílogo).
Nesse livro descobrimos como e porque surgiu o fulgor, o que aconteceu com o mundo durante e depois das chamas solares , tudo através dos olhos de Mark.
JD é cruel conosco, pois começamos a gostar dos personagens, mas na metade do livro mais ou menos temos uma ideia de que eles não terão um fim muito bom. O que se concretiza.
Eu fiquei com uma baita ressaca literária quando acabei o livro, e achei o fim triste, mas ainda assim recomendo o livro pois é excelente.

Bella 07/10/2015

Spin Off
Bom, é interessante para entender melhor como todo o FULGOR começou, pois é a narrativa será desde o dia do desastre das chamas solares que atingiram a terra, até o dia que os governos decidem liberar o vírus na população e tudo começa a acontecer!!
Vale a pena, mas não é leitura obrigatória para a série.

Luan 29/03/2015

Poderia ter sido épico - Dashner perdeu uma grande oportunidade!
A premissa de Ordem de Extermínio foi a que mais me entusiasmou na série Maze Runner, depois, claro, do primeiro volume – Correr ou Morrer. Saber como tudo havia começado, o que de fato aconteceu antes do labirinto me despertou bastante curiosidade e uma certa expectativa, visto que o segundo e o terceiro volumes da série me decepcionaram um pouco.

Mas não foi bem assim. Vejamos. A história narra a aventura de Mark, Trina, Lana e Alex, os principais personagens e quase únicos nesta obra. Eles presenciaram o início de tudo. Os primeiros ataques solares que iniciaram a destruição do planeta. A inundação do mar em terra firme. A busca por sobrevivência. Pela necessidade, os moradores passaram a se organizar em grupo. Um ajudando o outro e todos tentando sobreviver.

Mas o livro começa e estamos em um dos vários assentamentos que existem, onde estes sobreviventes tentam manter um pouco da dignidade que ainda resta. E a aventura inicia de fato quando um Berg começa uma série de disparos a este refúgio de sobreviventes. Neste ataque, parece claro que o objetivo é matar o máximo de pessoas possível disparando dardos.

A partir daí os protagonistas iniciam um busca para entender o motivo dos ataques e quem são os responsáveis. Obvio que vai ter muito sangue, luta, perdas e algumas revelações. Mas nada perto do que eu realmente esperava. Ordem de Extermínio me deixou até certo ponto decepcionado por dois motivos.

Inicialmente, eu acreditava que a história retrataria o início de tudo, mas focando principalmente no CRUEL e na construção do labirinto. Mas isso praticamente é ignorado. É lembrado no início e no fim. É óbvio que toda a história narrada vai desencadear a construção do labirinto, a criação do CRUEL, a necessidade de testar os jovens e afins. Mas isso fica apenas implícito nas entrelinhas nas últimas páginas.

Me decepcionei também, porque, assim como nos dois volumes anteriores, o autor cria muita ação para movimentar o livro e evitar que ele caia no marasmo. Mas para que a experiência de leitura dê certo não adianta encher o livro de ação e esquecer de uma boa história com bom desenvolvimento – não estou dizendo que não é boa, só ficou aquém. As coisas acontecem e parece que nada sai do lugar – a conhecida enrolação.

Mas ok, no mais o livro é bom e cumpre seu papel. Pra mim, o ponto alto são os sonhos de mark, quando ele lembra do início da tempestade solar e realmente algo nos é revelado, além daquelas páginas de ação e luta blahhhh. Há bons personagens – não tão bons como os velhos conhecidos. De forma geral, eles não me decepcionaram. Didi, uma criança de grande importância pra história, me pareceu um pouco forçada e empurrada para que a gente aceitasse. Uma impressão, apenas.

Com quase 400 páginas, a história de James Dashner flui bem, a escrita é boa. A diagramação e revisão são satisfatórios. Mas, na somatória, ficou a sensação que, novamente, como nos outros livros, menos o primeiro, James criou uma ótima história mas pouco aproveitada. As possibilidades eram tantas para nos revelar muitos segredos do antes do labirinto e ele optou por um caminho simples e sem emoção.

Na soma total, repito, um bom livro, que, agora sim, fechou bem uma série que me cativou mas não me surpreendeu e viciou. Fico curioso e ansioso pela adaptação dos próximos livros para o cinema – porque o primeiro impressionou. E, para o fechamento da saga – vale lembrar que há um último livro, Arquivos Secretos, onde há informações secretas do CRUEL -, um livro satisfatório, que leva quatro estrelas.

Sapoestrelar 22/04/2024

Bom ou bomba? (Spoilers)
Além do final ser muito estranho, sem uma boa explicação para o que aconteceu, não fez o menor sentido? Em vez do criador gastar tantas páginas descrevendo uma simples luta sem graça, ele poderia ter se esforçado mais para dar um sentido.
Simplesmente esse cara não tem noção de espaço, não tem noção de horário, não sabe explicar as coisas, uma hora dava a tudo entender que a pessoa morreu, MAS NÃO MORREU??? e simplesmente tem horas que uma simples porta demora muito tempo para abrir, e tem horas que abre em segundos, e simplesmente uma hora eles estão em um lugar, duas linhas depois eles estão em um lugar completamente diferente sem explicação alguma.
Sério o livro é bom mas tem umas coisas que poderiam ser melhores, até por que é um livro "recente" e o criador já escreveu livros antes desse.
Mas particularmente é um livro maravilhoso, explicou várias coisas que não contam em outros livros, ou na adaptação dos cinemas.