A Garota do Penhasco

A Garota do Penhasco Lucinda Riley

Resenhas - A Garota do Penhasco

Kris 06/09/2023

Uma leitura anciosa
O livro trás a história de Aurora e da Grania, assim como trás tbm a história dos antepassados das duas, que acaba sendo uma família só.
Aurora perdeu a mãe muito cedo, e Grania perdeu seu bb sem ao menos ter nascido, o que faz ela voltar pra casa dos pais na Irlanda e cruzar com a pequena Aurora. As duas tem uma conexão muito forte e com o passar dos dias Grania vai descobrindo que uma história parecida com a delas já aconteceu no passado, e o final não foi muito promissor.
Conhecer outros personagens foi muito bom, essa linha do tempo explicando e mostrando o quando a linha do destino é forte, mas a forma como trouxeram esses "segredos", que ao meu ver não deveriam ser tratados assim, foi muito desgastante, me fazendo pensar em largar o livro várias vezes pela enrolação. Outro ponto que a gente descobre bem nos últimos capítulos é o quanto a Grania foi infantil e orgulhosa com o motivo que fez ela ir embora de NY sem dizer nada ao seu amado Matt, e durante o livro o motivo é questionado mais de uma vez e ela não diz, como se fosse uma coisa imperdoável, entendo que foi essencial pra construção da história, mas confesso que fiquei muito chateada durante a leitura. Tirando isso foi uma história realmente interessante.

Leiturascomlara 14/07/2023

Você precisa tornar esse livro seu favorito também!
A história de ?A garota do penhasco? de Lucinda Riley, é tão encantadora, linda, triste e feliz ao mesmo tempo que é quase impossível de definir.

Nele vamos ter a histórias de diferentes gerações e como as histórias se tangem e se assemelham. E temos um diferencial aqui: uma narradora, Aurora.

Os flashbacks e alternâncias de passado e presente se encontram em mais um livro da Lucinda. Nos momentos do passado tudo começa com Mary, antes da primeira guerra mundial, que resolve, após um luto e muito amor por Anna, fazer algo que muda a vida delas e entrelaça suas histórias pelos próximos muitos anos e descendentes de ambas.

O ballet clássico interfere diretamente na história delas, sendo um verdadeiro personagem que interfere em como Anna age com sua família enquanto jovem, como isso provoca influências fortíssimas com sua filha e provoca danos fortíssimos em outra família.

Eu ri, chorei e tive inúmeros insights da vida com esse livro, além do fato que está me fazendo retornar a praticar o ballet clássico depois de anos parada.

Lucinda tem o dom de tocar minha alma e com esse livro não foi diferente.

Espero que vocês leiam e se apaixonem pela história da família de Aurora, assim como eu.

Andréa 15/06/2020

A garota do penhasco
Uma história intrigante que começa com uma desilusão amorosa entre Grania e Matt. Aurora, uma pequena garotinha ruiva, doce de olhos melancólicos e uma personalidade inimaginável, entra na vida de Grania e muda sua vida de ponta a cabeça .
Mistura gerações passadas e seus mistérios, e como acontecimentos podem afetar uma família de forma positiva ou negativa há várias gerações posteriores. A história também mostra como a genética pode ser intrínseca, tanto no talento quanto no físico. Como o orgulho nos atrapalha a tomar decisões importantes na vida. E como Aurora, pode não ser uma princesa, mas nos dá uma história de conto de fadas...

Carolina.Viegas 31/01/2021

História emocionante
Lindo livro sobre amor e família. Gostei muito da escrita e do desenrolar da história.

Mari Siqueira 30/07/2013

Comovente e muito bem escrito!
A Garota do Penhasco foi mais uma ótima leitura desse ano, Lucinda Riley sabe mesmo como preencher suas mais de 500 páginas com uma interessante, comovente e bela história. A trama envolve muitos personagens em diferentes épocas, é preciso ficar atento para não se perder no passado e no presente, mas tudo é muito bem explicado e detalhado e conhecemos personagens incríveis como Mary, Sean, Anna, Jeremy, Nancy, Alexander, Lily, Joe, entre muitos outros, cada um escrevendo sua história em seu próprio tempo, mas não vou falar dos personagens do passado nessa resenha, pois a graça de tudo é conhecê-los um a um, entender o que e por que cometeram tantos erros, deixando que você, leitor(a), forme uma opinião sobre eles.

De volta ao presente, Grania Ryan é uma personagem no mínimo chata (como é de costume, eu tenho que encontrar alguém para não gostar nos livros), ela é uma escultora e vive em Nova York, mas voltou à Irlanda buscando o consolo da família para se recuperar de uma grande perda. Tentando clarear as ideias ela decide fazer um passeio que mudará toda sua vida, à beira do penhasco, ela encontra uma garota, com uma aparência incomum, branca como a neve, de cabelos ruivos, a menina mais parece um fantasma, ela olha para o penhasco como se estivesse hipnotizada.

Grania então passa a se preocupar com a menina e vê sua vida mudar de uma hora para outra quando descobre quem ela é e a história por trás do ódio que envolve a família da menina. Mágoas do passado, rancor e ressentimento se escondem em histórias que só Kathleen, a mãe de Grania conhece ao certo. É uma jornada longa e cheia de pequenos detalhes aos quais devemos ficar atentos para não perder o fio da meada, mas foi um tecido bem feito, Lucinda não nos deixou uma ponta solta, ela conseguiu ao fim unir tudo e tecer uma maravilhosa história.

Não posso esquecer de falar, é claro, da fofa e encantadora Aurora, que é a garota do penhasco, uma menina que perdeu a mãe e vive solitária, vagando pelo local de onde a mãe se suicidou. Apesar de parecer deprimente (e em alguns momentos é), mas depois de começar sua amizade com Grania tudo começa a mudar e vemos que a menina tem dentro de si um espírito alegre e é capaz de encantar todos com sua meiguice, esperteza e beleza. Além é claro de sua graça ao dançar balé.

Alguns pontos negativos foram o óbvio erro na sinopse, na frase: "O caso de amor entre Grania Ryan e Lawrence Lisle comove por sua delicadeza e força vertiginosa que culmina em imensa tristeza." Isso está em total desacordo com o livro. Especialmente porque além de não existir esse tal 'caso de amor que culmina em tristeza', quando Grania nasceu, Lawrence já havia morrido há mais de 50 anos, então só posso compreender que seja um caso de desatenção ou erro na tradução, pois a frase teria sentido se fosse 'laço ao invés de caso', mas enfim, por favor NC, erros na sinopse são complicados, né? (Obrigada a Sammy Rosa que notou esse erro). E também me irritou um pouco Grania ser tão bobinha, largar sua vida, seu noivo e fugir para o colo da mãe, sem explicar o motivo certo para ninguém. Achei meio forçado, talvez se a autora tivesse trabalhado mais no motivo pelo qual Grania fugiu, o final seria ainda melhor, se é que é possível melhorar.

Erro nenhum faria eu dar menos de 5 estrelinhas para A Garota do Penhasco, é um livro excelente e todos devem ler! Vocês vão se encantar com a jornada dessas famílias que estarão sempre unidas por laços de ódio, rancor, tristeza, amizade, mas acima de tudo, amor.

"- Mãe eu estou ajudando a divertir uma garotinha solitária, não estou me mudando para lá! Qual é o problema?
- Já lhe disse antes e vou dizer de novo: aquela família é um problema para esta. E eu diria que você já tem problemas suficientes na sua vida sem precisar acrescentar os deles.
- Ora, tenha dó, mãe! Aurora é uma criança sem mãe que acabou de se mudar de volta para cá e não conhece ninguém. Ela está sozinha! - disse Grania em exasperação. - Até mais tarde.
Grania saiu batendo a porta atrás de si e Kathleen suspirou.
- Sim - sussurrou para si mesma -, e você é uma mãe sem filha."

site: http://loveloversblog.blogspot.com

Natelli Almeida 21/04/2023

Até onde o passado pode interferir....
Devo dizer que esse foi um dos livros mais incríveis que já li. Aurora é a representação da pureza e da inocência de uma criança e acima de tudo, a certeza que nesse mundo, anjos andam entre nós. Cada mistério, cada segredo, cada história contada nos prendem até o final do livro...e o final é algo que eu chamo de "ventania na alma" recomendo demais esse grande livro!
Leticia.Justo 21/04/2023minha estante
Recomendo fortemente a saga das 7 irmãs da mesma autora , essa mulher é simplesmente maravilhosa e existe uma magia na escrita dela que te faz ficar presa ao livro do início ao fim, e é impossível não tirar alguma lição para a vida! Sou meio suspeita a falar porque já virei fã da Lucinda!

leiturasdabiaprado 10/04/2024

A Garota do Penhasco é um livro com a clássica assinatura da Lucinda, personagens femininas fortes, contexto histórico e tramas que abraçam gerações!
Gostei muito da abordagem da Primeira Guerra e a vida no entre guerras, os traumas, as vidas e os sonhos destruídos pela guerra!
Um tema que deveria ter ficado no passado e que se faz extremamente necessário, pois vemos os erros sendo repetidos e novas guerras acontecendo...
Duas personagens ganharam meu coração, Mary no passado e Aurora no presente!
Mary é a força feminina pura, amorosa, forte, determinada e corajosa, uma alma evoluída capaz de tudo para proteger quem ama!
Aurora é uma criança iluminada, marcada por uma vida de perdas, encontra motivos para continuar no amor, uma menina sensitiva, sábia e muito astuta, uma criança além da sua idade!
E para deixar a história ainda mais bela temos a paixão pela dança atravessando gerações, o ballet como sangue pulsante da vida!
E para finalizar temos o interior da Irlanda e duas famílias que se misturam em dominação, senhores de terra e arrendatários, sangue e amores!
Um livro que prende do início ao fim, que eu li em apenas dois dias pois não conseguia largar!
Pêpe 10/04/2024minha estante
Adoro os livros da Lucinda, só falta esse pra eu ler ??

leiturasdabiaprado 10/04/2024minha estante
A escrita dela é apaixonante mesmo!! ?

@sandraalmeidaeseuslivros 16/03/2024

Sou apaixonada pelo talento da Lucinda Riley, fico impressionada de como ela consegue alternar passado e presente com muita maestria, repetindo informações relevantes sempre que necessário para não nos perdermos no meio de tantos personagens.
Aurora é quem nos conta a história, e ela aparece diversas vezes colocando reflexões sobre os acontecimentos, sendo o tema principal - Amor e as escolhas que fazemos por causa dele.

Grania precisa de tempo para assimilar os últimos acontecimentos em sua vida e abandona sua vida em Nova York e vai para a fazenda dos pais na Irlanda. Ela conhece Aurora, uma criança de 8 anos na beira de um Penhasco, o mesmo lugar onde à mãe da menina tirou sua própria vida. O mistério envolvendo a família de Aurora e a carência nos olhos da menina transformara a vida das duas.

Gostei muito do livro mas não consigo imaginar uma criança de 8 ou 9 anos fazendo o que Aurora faz, mas entendo que em uma ficção tudo é possível e optei por me apaixonar pela personagem com uma sabedoria impressionante. Os melhores quotes estão em suas reflexões.

Tendo o balé como uma paixão e um talento entre as gerações. Os horrores da guerra, histórias que se repetem , segundas chances e mulheres fortes acompanharam vocês nesta leitura.

?. o amor, a bondade, a fé e a esperança, sempre vencem.

?. como orgulho, a raiva, a insegurança acabam tão facilmente com a chave da felicidade.

?.. passamos a maior parte da vida correndo atrás e desejando a magia do amor.
Katia 02/04/2024minha estante
Como não amar Lucinda Riley?

Katia 02/04/2024minha estante
Ainda não li essa história.

Luciene 27/11/2021

A garota do penhasco
Adoro não saber o que vai acontecer e confesso que este livro me deixou sem saber o que realmente era até o final. Me emocionei com o desfecho da história e acredito que todos temos um anjo em nossas vidas. Super recomendo
Débora 27/11/2021minha estante
Amoooo esse livro. Tbm me emocionei.

Monique.Machado 23/07/2023

"A Garota do Penhasco" é um romance escrito pela autora Lucinda Riley. A obra conta a história de Grania Ryan, uma designer de sucesso que retorna à sua cidade natal, na Irlanda, após um trágico ocorrido em seu casamento. Lá, ela conhece Aurora Lisle, uma menina misteriosa que vive em um penhasco na costa irlandesa e que traz com ela uma série de segredos e mistérios.

O livro apresenta uma trama interessante, com personagens cativantes e bem desenvolvidos. A narrativa alternando entre o presente e o passado, revelando aos poucos a história por trás dos personagens, é uma das principais características positivas da obra. Além disso, a descrição das paisagens irlandesas é feita de maneira envolvente, transportando o leitor para o local.

No entanto, algumas questões merecem uma análise crítica. A caracterização de Grania, por exemplo, é um tanto clichê. Ela é retratada como uma mulher forte e independente, mas também vulnerável e emocionalmente instável, o que pode se tornar clichê em narrativas do gênero. Além disso, certas passagens do livro apresentam cenas previsíveis e melodramáticas, o que pode ser cansativo para alguns leitores.

Outro ponto a ser considerado é a extensão da obra. Com mais de 400 páginas, o livro pode ser um tanto arrastado em certos momentos, com algumas subtramas que não contribuem para o desenvolvimento da história principal. A autora poderia ter feito uma edição mais enxuta, eliminando algumas dessas subtramas desnecessárias e tornando a leitura mais fluída.

Apesar desses pontos negativos, "A Garota do Penhasco" é uma obra que agrada aos fãs de romances emocionantes, repletos de segredos e reviravoltas. A autora consegue prender a atenção do leitor e criar um clima de suspense ao longo da trama. A história é bem amarrada, com todas as pontas sendo amarradas de forma satisfatória no final.

No geral, apesar de suas falhas, "A Garota do Penhasco" é um livro que entretém e emociona. Lucinda Riley consegue criar uma atmosfera envolvente na bela paisagem irlandesa, explorando temas como amor, perda e superação. Para os amantes de romances, vale a pena dar uma chance a essa obra.

Rodolfo 12/02/2022

Após sofrer uma grande perda em sua vida, Grania decide deixa a vida agitada de Nova York e volta para a casa dos pais na Irlanda para tentar colocar sua vida novamente nos eixos. Para isso ela decide cortar qualquer contato com Matt, o namorado que ela abandonou sem nenhuma explicação.
Na Irlanda ela acaba conhecendo a encantadora Aurora, uma garotinha com quem surge uma inesperada amizade, porém essa amizade não agrada nada a mãe de Grania pois o passado das duas famílias já se cruzaram e não terminou bem. Entretanto, se quiser que sua filha não se machuque e repita os mesmos caminhos de seus antepassados, ela terá que contar toda a história para Grania.
A história vai intercalando o presente, que é a relação de Grania e Aurora, com o passado de suas famílias, contado através de cartas e pela própria mãe de Grania.
É incrível a capacidade da autora em manter o leitor preso e curioso para saber o que aconteceu e como isso irá influenciar as decisões da Grania.
Confesso que quando parte do segredo é revelado, a história fica um pouco confusa, porém a autora inseriu uma árvore genealógica, o que facilita a compreensão do leitor.
Com uma narrativa repleta de diálogos, que dão agilidade na história, A garota do penhasco é uma história de dor e mágoa, mas também de como o amor é capaz de curar as feridas da vida.
Marquinho 13/02/2022minha estante
Excelente interpretação.

Rodolfo 13/02/2022minha estante
Obrigado

Bruna396 06/09/2020

Foi uma leitura agradável apesar de ter sido arrastada (na minha opinião) no início. Parece ter um final bem previsível, e tem, mas o enredo fez valer a pena. É uma história muito mirabolante, muito difícil de ocorrer na vida real, bem diferente do que estou acostumada a ler de Lucinda mas acabei que gostei numa visão geral, mas não é meu preferido.
Algumas pontas ficaram soltas, algumas coisas foram inflamadas demais para gerar drama mas acabou sendo "chato", mas se eu disser o que vai acabar sendo spoiler rs
A leitura pra mim foi fluida, mas não sei se indicaria. Lucinda possui muitos outros livros melhores se eu fosse indicar a alguém.

Clau Verde 13/11/2022

Nunca me arrependo de ler um livro de Lucinda Riley. Amo a maneira como ela conta uma estória, sempre cheia de ligações entre passado e presente. Apaixonada pelo livro.

Alana 20/05/2015minha estante
Adorei seus comentários, principalmente sobre a autora ser machista. Tive essa mesma impressão durante minha leitura, e fiquei imaginando se seria implicância minha, mas as várias passagens sexistas da história não deixam mentir...
Mas no final da leitura também perdoei esses erros, por se tratar da encantadora Aurora, que foi a minha personagem favorita do livro

Juliana 14/09/2015minha estante
Gostei da sua crítica. De fato Grania é uma personagem além de teimosa e orgulhosa, muito mimada e egoísta. Não se justifica - de nenhum ângulo - a tortura psicológica que ela impôs ao Matt. Mesmo ele sendo tão cachorrinho e não tendo um pingo de amor próprio. Ficou bem forçado essa parte. Tbém achei que a Lucinda mantém alguns esteriótipos românticos demais idealizando que a mulher só é feliz ao lado de um homem, etc, mas no finzinho do livro ela fala com uma perspectiva do futuro, lembra? "Sei que hoje em dia muitas mulheres não precisam de homens em sua vida...", mas coloca a opinião dela que acha o amor romântico fundamental, enfim! Parece que ela respeita a diversidade, mas se guarda ao direito de gostar dos papéis tradicionais. Ela foi tão honesta na descrição dos defeitos dos personagens que a perdoo por isso! rs
E os personagens do passado são bem mais cativantes mesmo. Jeremy e Mary