Harry Potter and the Order of the Phoenix

Harry Potter and the Order of the Phoenix J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter and the Order of the Phoenix

Duda Teixeira 31/01/2022

A ordem da fênix nunca foi um dos meus filmes preferidos e tenho que confessar que não esperava tanto desse livro (inclusive enrolei horrores pra começar a ler pq é o maior e eu tava com preguiça ?)
Mas posso afirmar que me surpreendi positivamente! Até aqui esse é meu segundo livro preferido, perdendo somente para O Prisioneiro de Azkaban.
As primeiras 100 páginas foram duras de passar, não estava conseguindo entrar direito na história, mas depois que engatou não quis parar mais.
Os detalhes são incríveis e eu gostei muito de ver outro lado tanto do Harry (ô bichinho enraivecido? COM RAZÃO VIU), quanto dos Marotos.
Fiquei irritadíssima com o final e gostaria que JK Rowling enfiasse esses espelhinhos na goela!

Hugo 29/12/2021

Inicia-se mais uma guerra no mundo bruxo
Continuando meu projetinho de leitura da saga em inglês.

Nesse quinto ano as coisas já viram completamente. A nova guerra no mundo bruxo se inicia de fato e muitas mudanças já vão tomando forma. O legal é que vários focos da história são legais, não só esse plot principal do Lorde das Trevas.

Eu adorei conhecer mais do sistema de ensino de magia, que tem toda essa questão dos O.W.Ls e N.E.W.Ts, uma espécie de provas de proficiências que os alunos enfrentam no 5o e no 7o ano, respectivamente, e que são cruciais para suas carreiras no mundo bruxo.

O jogo político tb é muito legal. Ver como o ministério se mantém estupidamente cético com relação à volta do Lorde das Trevas, numa forma ingênua de tentar evitar a realidade. Fora toda a questão de interferência em Hogwarts.

As lutas também são fascinantes, principalmente nos capítulos finais!
Personagens odiosos, personagens adoráveis e perdas dolorosas. Bastante coisa acontece nesse livro (afinal, 870 páginas!!!).

Gostei bastante =D
Gui Paschoalini 05/01/2022minha estante
Meu favorito, sem sombra de dúvidas.

rick 11/12/2021

Guess you?ll have to go back to privet drive after all??..
O MAIOR!!! Em todos os sentidos kkkkkk
Sério sem condições, SÓ MELHORA. Juro tudo nesse livro é tão bom. Eu só senti ÓDIO em praticamente metade do livro, mas eu ainda ri, chorei, gritei, pulei. Sério quem não gosta desse livro ou achou muito grande/cansativo, leu errado. JK entregou TUDO. E a evolução da Ginny, que personagem FODA. Nossa os jogos de quidditch, Dumbledore?s Army, a batalha no ministério da magia. O melhor até agora.

Ranking:
1. OOTP
2. GOF
3. POA
4. PS/SS
5. COS
isa 11/12/2021minha estante
amém, to lendo a câmara secreta e n tá sendo um livro q me apego skkssk

SophiaGarcia 11/10/2021

Nessa releitura eu estou vendo coisas que não tinha reparado antes, eu sempre pensei que o cálice fogo era o livro de transição, que ele tinha preparado o terreno para o que viria a acontecer. Nessa releitura descobri que não, no cálice o Harry foi 300% manipulado não houve escolhas, ele só foi no fluxo, o mesmo aconteceu nos primeiros livros.

Minha opinião mudou a Ordem da Fênix que é o livro de transição da infância pra adolescência, de tomar as próprias decisões, de lutar pelo que acredita.

Um outra descoberta minha foi remodelar o que o Dumbledore representa nessa história, agora vejo mais atentamente os erros e julgo as ações, ele é o guia, o sábio e como nos outros livros temos um capítulo inteiro dedicado pra que ele explique o que está acontecendo, porém eu sei o que vai acontecer nos próximos e esse discurso não é o suficiente pra mim.

Umbridge é uma das personagens mais odiavéis, o fato dela ter justificativas e atuar em nome de algo maior só deixa tudo mais real. Quantas pessoas usam de uma voz doce e de cargos de poder pra disseminar o ódio, preconceito e autoritarismo.

Eu gosto desse livro, é impulsivo, rebelde, sonhador e frustante. O final desse livro tem uma nota de otimismo que não consegue superar a melancolia, é triste.

Lore 07/10/2021

Eu não sei oq dizer desse livro, eu gosto da história embora sinta que algumas coisas ficaram faltando. Mas o final.... foi muito injusto e triste, não importa quantas vezes eu leia esse livro sempre vou pensar que tudo poderia ser tão diferente :((((

Juliana.Veneruchi 20/09/2021

Já havia feito a leitura em português, mas foi muito interessante reler no idioma original, apesar da tradução ser muito boa, alguns detalhes foram perdidos e eu só percebi após reler em inglês

Greice 12/09/2021

Harry não está sendo "adolescente", está sofrendo de PTSD
Este é certamente um dos livros mais adultos da saga Harry Potter, por isso não estranho que possa não ser o favorito de muitos leitores, especialmente, porque o Harry está tão difícil de lidar neste livro, gritando, sendo injusto e afastando os amigos, como muitas pessoas que sofrem de transtornos mentais fazem. Muitas vezes o sofrimento adolescente é ignorado como infantilidade e "coisa de adolescência que depois passa". Entretanto, a depressão e índice de suicídio entre jovens é alta justamente por ser um problema ignorado. Harry está sofrendo MUITO neste livro. Tudo pelo o que ele passou a vida toda culminando com o evento extremamente traumático do final do torneio tribruxo destruiu seu emocional. Ele foi torturado, humilhado, testemunhou a morte e aceitou sua própria morte aos 14 anos. Os dementadores  na série são a representação da depressão, e a depressão de Harry não poderia ser deixada mais clara do que no início do livro quando Harry sente em seu quarto da mesma forma como quando um dementador o atacou, ou quando ele não conseguiu invocar o feitiço  patronus (o único capaz de afastar dementadores), porque não havia qualquer "felicidade" restante nele. Harry tem pesadelos constantes, que o impedem de dormir e sua cicatriz doe constantemente. E alguns leitores se irritam porque o Harry grita demais? Só quem viveu com dor constante e deprivação de sono entenderia que Harry grita pouco. É sofrimento demais para alguém tão jovem. A armada de Dumbledore é o que finalmente o ajuda a começar a se curar, dando -lhe um objetivo, uma esperança, arrancando-o do isolamento. A cena em que ele finalmente desabafa com Hermione e Ron é muito comovente. E no final, quando tragédia o atinge novamente e Harry deixa -se perder o controle em um ambiente seguro e controlado, com um adulto que o entende é de arrancar lágrimas. É um livro um pouco extenso demais e não gostei do interesse romântico do Harry (embora achei super necessário pro crescimento dele), mas é realmente um livro muito poderoso, com uma linda mensagem sobre trauma e luto.

paulapereirar 08/09/2021

melhor livro de hp SIM. cada vez que eu releio esse livro ele ficar melhor. 0 defeitos. uma pena não teram colocado uma cena do harry, fred e jorge batendo no draco, seria perfeito. wolfstar supremacy ??
Nanda 08/09/2021minha estante
wolfstar supremacy!!!

Leonardo 11/08/2021

Harry Potter está em seu quinto ano em Hogwarts e acaba ouvindo que muitos não sabem a verdade sobre seu encontro com Lord Voldemort. O Ministro de Mágica, Cornelius Fudge, indica Dolores Umbridge para ser a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, por acreditar que Dumbledore planeja tomar seu lugar. Porém, os métodos que ela usa são totalmente inapropriados. Harry, então, se reúne com um grupo de alunos para defender sua escola.

Impressionado que a cada livro que passa The Boy Who Lived continua me surpreendendo, fiquei preso do inicio ao fim. Meu favorito até agora.

Narry 09/08/2021

O mais fraco da série
Eu amo os livros, e todos são perfeitos, mas tenho que admitir que nesse a JK deu uma perdida na mão e enrolou ali no meio. Claro que os detalhes sobre o cenário político que preparam pra uma guerra são super importantes, e é só através de ordem da Fênix que dá pra perceber que o exército do Voldemort não é só uma meia dúzia de comensal da morte como aparece no livro passado, e que a umbridge representa o ministério só que num âmbito mais privado, mas ainda assim dava pra ter focado em questões mais pontuais. Ainda assim segue sendo um livro muito bom, principalmente pq tudo que eu comentei é muito bem trabalhado.

Marina 07/08/2021

Como pode ter gente que não gosta?
O quinto livro com toda certeza tá entre meus preferidos.

Roteiro sólido, espaço pra desenvolver os personagens e o mundo de forma mais aprofundada, o amadurecimento não linear do Harry - marcado essencialmente pelo afastamento das figuras paternas e pelo auto-questionamento.

Esse livro tem mais metáforas do que os anteriores, e trata mais profundamente de temas psicológicos como isolamento, bullying, depressão, mas também de outras questões mais adultas, como a política e as linhas tênues. ?O mundo não se divide entre gente boa e comensais da morte, Harry.?

Pra quem reclama que falta ação: se a batalha final (sem spoiler) não é ação, não sei o que é. Acho esse livro mais realista e empolgante do que os livros anteriores, e mais cuidadoso tanto no quesito evitar furos na trama, quanto na forma de lidar com temas delicados.

Fred e Jorge são absolutamente icônicos nesse livro e a Hermione aqui já virou a fada sem defeitos que ela será até o último livro. Não tenho nenhuma crítica, por mim podia ter o dobro do tamanho e eu ia amar.