Cidades de Papel

Cidades de Papel John Green

Resenhas - Cidades de Papel

Carla.Parreira 13/12/2023

Cidades de papel (John Green)...
Conta a história de Quentin Jacobsen, um jovem estudante prestes a se formar no ensino médio. O livro narra sua jornada em busca de Margo Roth Spiegelman, sua vizinha e paixão platônica, que desaparece misteriosamente, deixando apenas pistas para que Quentin a encontre. A narrativa começa com um prólogo impactante, onde Margo e Quentin encontram um cadáver em um parque próximo às suas casas. Embora esse acontecimento não tenha uma influência direta na trama, ele contribui para a construção moral e intelectual dos personagens, o que se torna fundamental ao longo do livro. Quando a história se desenrola, conhecemos Quentin, um estudante nerd e meticuloso em relação à gramática, e Margo, sua amiga de infância, uma garota popular e adorada por todos. Quentin nutre uma paixão secreta por Margo e sofre bullying por seus amigos. Em uma noite, Margo invade o quarto de Quentin pela janela e o convida para uma aventura de vingança. Quentin aceita, acreditando que essa experiência mudará sua relação com Margo. No entanto, no dia seguinte, Quentin descobre que Margo está desaparecida, faltando apenas 23 dias para a formatura. Enquanto os pais de Margo acreditam que ela apenas está buscando atenção, Quentin percebe que algo mais está acontecendo. Convencido de que Margo está morta, ele embarca em uma busca frenética por pistas, contando com a ajuda de seus amigos Radar e Ben. Durante essa jornada, Quentin se redescobre como pessoa e passa a enxergar o mundo e as pessoas ao seu redor de maneira diferente. Ele se envolve em situações inusitadas, como faltar às aulas, fingir estar doente, invadir propriedades particulares e dirigir em alta velocidade, tudo em busca de pistas que o levem a Margo. Após várias horas de viagem, e enfrentando diversos obstáculos, Quentin finalmente encontra Margo. No entanto, ele percebe que suas expectativas estavam equivocadas. Margo não deixou pistas para ser encontrada, ela apenas queria que Quentin nunca a esquecesse. Cidades de Papel é um livro repleto de suspense e mistério. À medida que as pistas são reveladas, a ansiedade aumenta. No entanto, em determinado momento da narrativa, é possível sentir certa monotonia e desejo de que a história se encerre logo. Isso ocorre devido à repetição de certos elementos e à sensação de que as pistas não estão levando a lugar algum. No entanto, quando a pista final aparece, um novo rumo é tomado, renovando o interesse pela leitura. Melhores trechos: "...Eu conhecia o truque. Era uma tática psicológica chamada escuta empática. Você diz o que a pessoa está sentindo para ela se sentir compreendida... um poema não consegue exercer sua magia se você ler apenas pequenos trechos dele... As pessoas são diferentes quando você sente o cheiro delas e as vê de perto... É muito fácil gostar de alguém a distância. Mas, quando ela deixou de ser aquela coisa maravilhosa e inatingível e tal e começou a ser só uma menina que tem uma relação esquisita com a comida, de pavio curto e meio mandona, eu basicamente tive que começar a gostar de uma pessoa completamente diferente... Eu não consigo ser você. Você não consegue ser eu. Por mais que você imagine o outro, nunca o imaginará com perfeição... Como se cada um tivesse começado como um navio inteiramente à prova d’água. Mas as coisas vão acontecendo, as pessoas se vão, ou deixam de nos amar, ou não nos entendem, ou nós não as entendemos, e nós perdemos, erramos, magoamos uns aos outros. E o navio começa a rachar em determinados lugares. E então, quando o navio racha, o final é inevitável. Quando começa a chover dentro do Osprey, ele nunca vai voltar a ser o que era. Mas ainda há um tempo entre o momento em que as rachaduras começam a se abrir e o momento em que nós nos rompemos por completo. E é nesse intervalo que conseguimos enxergar uns aos outros, porque vemos além de nós mesmos, através de nossas rachaduras, e vemos dentro dos outros através das rachaduras deles. Quando foi que nos olhamos cara a cara? Não até que você tivesse visto através das minhas rachaduras, e eu, das suas. Antes disso, estávamos apenas observando a ideia que fazíamos um do outro, tipo olhando para sua persiana sem nunca enxergar o quarto lá dentro. Mas, uma vez que o navio se racha, a luz consegue entrar. E a luz consegue sair..."

Ariel do pastel 13/12/2023

Chatooo...
A história é boa, mas a escrita é cansativa e tediante, abandonei e me forcei a ler pra completar, mas realmente aborrecimento com ele
É bem chato msm

Anna2697 13/12/2023

O livro é muito bom, a história e os personagens também porem, é meio enrolado, não merece 5 estrelas

Louise161 12/12/2023

Incrivelmente chato
Foi um dos únicos livros na vida que não consegui concluir, mas devo ter lido cerca de 80%. Os personagens (ao menos para mim) são muito pouco ou nada carismáticos, a trama é confusa e sem graça, parece que você lê 70 páginas e continua no exato mesmo lugar. Não recomendo.
Gabryelle 14/12/2023minha estante
Eu também não consegui concluir

Wellington265 12/12/2023

Vou dizer que é ruim pra não dizer que é horroroso
Terminei por obrigação, a narrativa vai do nada a lugar nenhum. E sinceramente tenho raiva desse rolê de "odeio essa cidade" uurrgh...

Os personagens não são nada cativantes, daí pra frente é só pra trás...

Errou feio aqui John...
Simmm

Luana1648 11/12/2023

A vida...
Este livro me faz pensar bastante sobre a vida, sobre as percepções que temos do outro... Gosto do jeito da Margot como é ser livre para ela, lendo o livro criamos expectativas para que o Quentin a encontre, mas quando paramos pra ver o lado dela entendemos que nem sempre precisamos ser salvos.

Jessyâs Amazonic 10/12/2023

Prometeu e
Não entregou nada! O livro foi tão ruim que eu lembro até hoje o valor que eu dei, porque seguido dele há um comentário que sempre vem à mente: ?R$20. Os piores R$20 que eu gastei na minha vida?.
O livro cria toda uma expectativa sobre a garota, te faz torcer para que ela seja encontrada, para no fim?
O primeiro livro que eu li do autor, John Green, foi ?A culpa das estrelas?, primeiro livro que me fez CHORAR. Por isso eu aproveitei o saldo positivo do anterior para seguir com esta leitura. Péssima ideia.

LS0 09/12/2023

Incrivelmente chato.
Chato e sem graça é o que eu achei desse livro. Muitas partes eu li e fiquei tentando entender o porquê o autor escreveu aquilo e ainda achou legal e relevante para a história. Sério, a maioria não tinha nada de legal, era só encheção de linguiça.

O protagonista é chato, que decidiu do nada ir atrás de uma menina insuportavelmente chata do nada como se isso fosse alguma missão para salvar mundo.

Muito chato, eu não estava esperando um livro cinco estrelas, mas... Socorro. CHATOOOO.
Superou O Teorema Katherine, dois livros que eu sofri pra ler, negativamente.

Winter bear 09/12/2023

Livro impactante, com uma linda reflexão
A cidade era de papel,
mas as memórias,
não.

Que coisa mais traiçoeira
é acreditar que
uma pessoa é mais do que
uma pessoa.

spacegrl 08/12/2023

Chato, entediante e sem graça. Esse livro é boring, não prende de jeito nenhum. Normalmente costumo ler um livro em pouco tempo, quando gosto dele, mas esse aqui eu teria demorado semanas se não fosse pelo audiobook que ouvi (que por sinal me salvou).

Esse livro conta a história de Quentin, um garoto normal que tem uma paixão por sua vizinha, Margot, que após uma noite de rebeldia envolvendo um plano de vingança contra seu ex e suas "amigas" desaparece deixando apenas algumas pistas para Q. descobrir sua localização.

Eu poderia começar isso aqui falando sobre o quão aleatório é o romance nesse livro, já que o personagem principal se diz apaixonado pela Margo, mas eles nem ao menos conversam (já que ela trocou ele pelos novos amigos e ex-namorado dela).

"e me dou conta de que é porque eu não conhecia Margo"

O tanto de passagem do livro que menciona o poema "canção de mim mesmo" é cansativo, dá preguiça e fez com que eu me sentia mais e mais cansada da leitura.

É um livro que eu não recomendo e muito menos pretendo reler em algum momento. Contendo várias cenas que não acrescentam em nada na narrativa deixa o leitor cansado e sem vontade para ler.

neli.nuts 07/12/2023

BOOOOOORING
Ai gente nao me prendeu nao, me forcei a terminar. Li faz um tempo mas me lembro de achar algumas partes engraçadinhas e a maior parte delas era com o Radar, de resto eu poderia dormir. É isso.

Bianca.Colvero 07/12/2023

A Importância de enxergar por Janelas e Não espelhos.
Pensei de início que fosse mais uma história de suspense com terror, onde há um assassinato, um desaparecimento e grupo de amigos que vão desvendar o mistério. Em boa parte é mais ou menos isso, mas envolvendo muito mais.
Pela parte literária é um romance bem legal. Adolescentes, clássico enredo americano com o grupo de populares e de "excluídos" no ensino médio, envolve um pouco de ação, de romance e tudo o mais. Eu gosto de histórias como esse que envolvem um pouco de suspense e, digamos que, charadas que ao longo da história você vai descobrindo e criando suposições.
Só achei meio louco o Q. ter uma OBSESSÃO pela Margo... O cara não aproveitava a adolescência, ele vivia pela Margo basicamente. Que bom que superou isso no final.
E essa Margo também não é nem uma santa. MULHER MALUCA.

Mas o que mais me interessou no livro mesmo foi as pequenas frases que me fizeram tipos de reflexões.

"Cidades de Papel" me fez realmente repensar em como eu vivo minha vida e como as outras pessoas (em minha volta ou não) vivem as suas vidas. Me fez pensar em como existe na sociedade o conceito de "vida ideal" e "normal" e como todos esperam e planejam que sigamos com este modelo.
Achei interessante as citações de Whitman, sobre as folhas da relva e principalmente, claro, a da 'Janela e do Espelho'. As falas de Margo durante o livro sobre os 'Fios' que todos temos e que aos poucos se arrebentam, sobre as 'Luzes visíveis que iluminam as luzes invisíveis' e sobre o 'Navio' (feita por Q.), parecida com a dos fios. Achei todas essas metáforas muito divertidas porque em um todo encaixam perfeitamente com o que EU penso e crio teorias.
Muito bom.

Juuh 05/12/2023

Cidades De Papel
Um livro que conta a história de um adolescente chamado Quentin que é apaixonado por sua vizinha Margo e um ela acabando invadindo sua casa para um vinhaça.
Um livro muito emocionante,para refletir e você vai rir, vai emocional e vai ficar com raiva.
Nota ? ? ? ? ? +?