Cidades de Papel

Cidades de Papel John Green

Resenhas - Cidades de Papel

rocha..lara 28/12/2023

"ouvir faz com que você se exponha muito mais que quem fala"
Eu gostei muito dessa leitura! No começo eu não tava botando fé, pois tava um pouco chata a leitura e minha prima disse que tentou ler ele e nem conseguiu terminar, mas acabou que eu gostei dele e acabei bem rápido.

Ele conta sobre Quentin Jacobsen, um jovem que dês de pequeno é apaixonado por sua vizinha Margo Roth Spiegelman, que quando pequenos eram melhores amigos, mas por acontecimentos da vida, se afastam, até a noite anterior ao sumiço de Margo.
Após o desaparecimento de sua amada vizinha, ele descobre que toda vez que ela foge, deixa pistas para seus pais de onde ela estaria, mas dessa vez ela deixa pistas para Quentin, que então, com seus amigos, segue uma longa jornada para encontrá-la.

Eu gostei bastante do livro, achei bem interessante, além de ser complexo de uma forma bem descontraída, mas ele é um tanto complicado em relação a gostos, nem todo mundo consegue gostar dele.

*********ATENÇÃO**********
SE VOCÊ AINDA NÃO LEU E PRETENDO LÊ-LO, TALVEZ SEJA MELHOR NÃO LER O FINAL DESTA RESENHA! Agradecida??

Só gostaria de fazer um pequena pergunta, mas talvez seja um spoilerzinho pra quem não leu, enfim, qual é o motivo de quando Margo e Quentin eram pequenos eles terem parado de se falar? Era pq Margo achava ele um menino de papel?
Na minha cabeça não faz sentido, ela parou de falar com ele mas passou pelo menos um ou dois anos escrevendo sobre ele????
Eu realmente não entendi muito essa parte, se alguém souber agradeceria bastante que compartilhassem essa descoberta.
Obrigada por lerem?

emiS2 27/12/2023

Antes de tudo: que escrita fluída! atrevo a dizer até que foi o único motivo de eu não ter largado o livro.
não sei se era a intenção do autor (não acho que foi) mas depois da metade do livro eu não suportava mais os dois personagens principais, me apaguei muito mais aos dois amigos do quentin, principalmente ao radar mesmo sabendo que ele é perfeito demais pra existir :( não me conectei muito com a história, embora tenha achado algumas partes interessantes no começo.
mesmo assim foi uma leitura boa pra passar o tempo e fazer algumas reflexões legais!

carolinalobbo 27/12/2023

FAVORITO ?
Muitas pessoas detestam esse livro mas o amo de paixão! Tenho memórias afetivas de quando li ele em apenas alguns dias na casa da minha avó...

No final me matei de chorar, pois ele não é um livro de final feliz. Pelo menos não pra mim!
Cidades de Papel é incrível, leia!
afr_andrade 27/12/2023minha estante
simmmmmmm

Manu 27/12/2023minha estante
Também amei quando li!!

Izabella 27/12/2023minha estante
A unica

Rayssa 26/12/2023

Eu não esperava pelo final, não vou mentir. Mas não achei essas coisas toda em relação a história, acredito que foi por que não me conectei muito com o personagem principal. Em contra partida foi um livro rápido de se ler.

Niconiu 25/12/2023

Prós e contras muito bons
Um livro que muita gente não suporta, mas da forma que eu entendi a mensagem que ele >talvez< quis passar, me fez ter um carinho grande pela história. Porém, poderia mudar várias e várias coisas.

rafaelladelua 22/12/2023

Decepção
Eu já tinha lido todos os livros do john green, menos esse, então finalmente comprei e embarquei nessa. teria sido melhor não ter lido. o único personagem que é bem explorado em toda essa trama é o narrador e eu senti TANTA falta de conhecer mais a fundo os amigos dele. a antagonista, par romântico do narrador, margo, tem toda uma áurea de misteriosa e eu entendo que, para mantê-la assim, não poderia ser revelado muito dela. mas justamente por isso, eu não tive tempo de criar qualquer afeição por ela e então o enredo se torna uma grande caça a ela e cada página foi uma luta. fiquei bem decepcionada com o john green, porque, em todos os suas demais obras, ele mantém um ritmo dinâmico de escrita, mas nesse livro parece que se passam capítulos e capítulos sem que nada de relevante aconteça. ainda assim, ele mantém uma construção inteligente das pistas deixadas pela margo e consegue abordar muito bem a interpretação de um livro dentro de outro.

jurdangf 22/12/2023

Sociedade ?
Um universo que os nerds conseguem mulheres gostosas (2/3). uma coisa bem aleatório meio tediosa, mas a real é que eles ou o Q mesmo, é a sociedade e mesmo que a margo tentasse se encaixar, desde o começo percebe que ela queria algo mais, talvez os fios dela tenham se rompido, ela quer mais do que essa vida que somos obrigados a viver, não culpo ela por isso. ela não era tudo aqui que o Q descreve, principalmente pq ele não é confiável ja que a coloca num pedestal, mas ela tem sim bastante complexidade e acho que o laço que foi criado entre o pessoal que foi procurar por ela é bem fofinho.

Caroles2 20/12/2023

Tentei ler em 2014 e abandonei... Encontrei o livro perdido na minha estante e decidi dar mais uma chance. Bom, a premissa é bem interessante, porém não curti o desenvolvimento. Não me apaguei com a Margot, e dessa forma não via sentido da busca do Q. Concordo que é uma boa história para passar um tempinho, mas não é uma das minhas favoritas do autor.

Sofia.Zanvettor 19/12/2023

SURPREENDENTE
Esse foi um livro que me surpreendeu muito, tanto pelo final, quanto pelo fato que não estava com muita expectativa quando comecei a ler, mas foi tudo muito bom e além do esperado, existem diálogos profundos e outros engraçados e descontraídos, e isso pesou muito pra dar um notão pra esse livro!!!

nattz 19/12/2023

Esse livro é perfeito. sinceramente, eu amei, apesar de algumas palavras que foram usadas e eu nem sabia da existência.
apesar de também ter me feito questionar sobre bastante coisa.
é um livro muito bom! se puder ler, recomendo super!!

Sabiikeda 18/12/2023

Foi decepcionante...
Assim que terminei "tartarugas até lá embaixo", estava louca por mais livros do famoso João verde, e aí encontrei esse, e que livro chato!
Foi um dos livros que eu mais demorei para ler, o começo prometia alguma coisa, e nunca chegou a cumprir, e se cumpriu, eu não prestei atenção. O único motivo que fez eu terminar, é porque eu queria porque queria saber do final. E o final foi uma bosta também KKKKKM
Mas, como eu sempre digo, gostos são gostos. Eu não recomendo, mas ele tá aí, né...

Camiele 16/12/2023

Muito chato
Não terminei o livro mas até q li bastante, eu tava gostando mas chegou numa parte que eu não tava mais aguentando, a leitura não ia pra frente sempre a mesma coisa.
Resolvi não continuar a ler porque eu me conheço e sei q eu não iria prestar atenção, na real eu quase nem tava mais prestando atenção, só tava olhando para as letras kkkk sem entender, estava me distraindo toda hora e eu não ia conseguir terminar de ler.
É só segundo livro do autor que eu leio e eu não gosto kkk alguma coisa tem ?.
Marcelx.books 17/12/2023minha estante
Eu gostei mt, ri p caramba, mas fzr oq, tenho humor de 5o ano ??

Camiele 19/12/2023minha estante
kkkkkkk pse fazer oq, cada um com sua opinião e seu gosto

Marcelx.books 19/12/2023minha estante
Kkkkkk, penso em ler Quem é Você, Alasca?, vc leu?

Camiele 21/12/2023minha estante
eu li mas n gostei tbm KKKKKK

emillyyy 15/12/2023

bleeeeeeeee
Em teoria, a mensagem que o livro transmite é digna de um destaque, já que a sociedade realmente impõe um padrão em basicamente tudo e você acha que seguir esse modelo vai te fazer feliz, mas nem sempre, você pode se sentir vazio, frágil, vulnerável e pensar que não consegue ser você mesmo, uma ?pessoa de papel?.

mas na prática, que livro chato, o quentin é um louco obcecado que perdeu os momentos mais importantes do ensino médio dele por conta de uma garota que ele passou uma noite e acreditava ser o amor da vida dele, nisso ele passa o livro todo julgando o fato de os amigos dele quererem aproveitar os últimos dias do 3º ano sendo adolescentes e fazendo coisas bestas e os culpa por não colocarem margo no centro do mundo deles e não deixarem de viver por conta dela, como ele faz. (AH, E NO FIM ELA NEM QUERIA SER ENCONTRADA, TA?)

e margo, é uma adolescente normal, com problemas como qualquer uma, que precisa se encontrar, ( o que é totalmente normal na idade) mas faz disso um alvoroço todo. ela é igual ao quentin, acha que é melhor que todo mundo por não gostar de festas e não querer aproveitar a adolescência como os outros fazem.

resumidamente, só terminei rápido porque a escrita do john é muito bem elaborada, o início é legal, no meio fica um tédio e nos capítulos da road trip a história fica emocionante de novo.

EsconderiGioh 14/12/2023

Essa foi uma das leituras mais cansativas que já tive; achei extremamente difícil terminar esse livro. A narrativa tediosa de adolescentes que acham que possuem todos os problemas do mundo e fazem disso um caos me cansa. Até diria que perdi o timing para ler esse livro, mas o li aos 15 anos.

PL.ribeiro 13/12/2023

Poxa Green
Esperava um pouco mais de Green e talvez o fato do livro ter tantas críticas boas além de uma adaptação cinematográfica, tenha me feito colocar expectativas além da conta.
Entendo que não foi culpa do autor, a escrita dele é muito boa, só que mesmo assim ele não conseguiu conectar. Infelizmente não me senti cativada pela história ao longo do tempo.

De início estava bastante interessante, mas ao passar dos capítulos começou a ficar muito parado e repetitivo. E devido a isso acabei demorando muito para avançar a história. O final quebrou bem o paradigma, o que traz um ponto positivo. Mas se você não for fã de suspense assim como eu, talvez não seja tão interessante para você.
Gabryelle 14/12/2023minha estante
Eu nunca consegui ler ele todo

emillyyy 15/12/2023minha estante
meu deus, simmm, concordo com tudo