As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia

Mazza 30/05/2021

Péssima escrita, péssimo roteiro.
Percebo que o livro foi escrito totalmente sem planejamento, histórias mal amarradas, personagens totalmente sem graça e descartáveis.
Tudo isso poderia ser relevado caso a escrita fosse boa, mas nem isso salva, demorei uns 6 meses para terminar a leitura desse livro, sempre "empurrando com a barriga", o livro é chato.
A ideia do segundo livro (o Leão, o guarda roupas e a feiticeira) é muito boa porém porcamente trabalhada.
Sou fã incondicional do trabalho de Tolkien, somente li este livro pq Tolkien e Lewis eram amigos e pensei que poderiam ter algo de Tolkien aki, mas descobri no decorrer da leitura que Tolkien era um forte crítico a forma de escrita e criação de mundos feitas por Lewis. Quem leu Tolkien e Lewis percebe a diferença gritante que há.
Enfim, foi um dos livros mais me decepcionou na vida, pq 1 ou 2 filmes até me prenderam a atenção, mas esse teor forçado me irritou.
Não indico a ninguém.
Alice 30/05/2021minha estante
Eu com ele aqui pra ler: ? . Agora estou com medo de não gostar ?

Mazza 30/05/2021minha estante
Então eu acho que vai depender do seu gosto literário, vejo muuuitas pessoas dizendo que amam esse livro, mas eu nao consegui entender o pq, meus gostos sao mais para senhor dos aneis, game of thronnes...
Da uma chance a ele, talves vc goste... ou não, rs

Ray 14/05/2021

Cada crônica é uma surpresa e, cavalo e o seu menino ganhou meu coração de um jeito que nem sei explicar. Posso declarar que é a minha crônica favorita. Todas as sete me passaram uma mensagem incrível, mas cavalo e o seu menino, foi como se eu fizesse parte da história a todo momento, vivenciando tudo. Foi como se todos os conselhos de Aslam fossem todos para mim, no final foram todos para mim. Eu ainda sou Edmundo e com toda certeza C. S. Lewis recebeu cada palavra deste livro do próprio Deus.
Ana Diniz 15/05/2021minha estante
Uau ?? disse tudo

Isaque 10/01/2022minha estante
aaaaaa eu não acredito que foi tua favorita e eu tou só descobrindo agora. eu tbm amo essa af

Mar 23/04/2021

Uma resenha sincera.
Eu gostei do livro, apesar de ter muitas críticas a ele.

A princípio, é bom pontuar que trata de uma literatura infantil e antiga, então eu já esperava que tivesse seus "problemas". Mas o que mais me deixou decepcionada foi o fato do autor não aprofundar em nenhuma história.

Nenhum personagem de um arco de desenvolvimento muito bem trabalho ? salvo excessão de Edmundo, no segundo livro ? além disso, acredito que a história poderia ter se aprofundado muito mais nas relações, na personalidade das personagens e na própria história.

Muitas vezes, alguma coisa grande é jogada e resolvida em poucas páginas, então o que poderia ser uma história foda, com grande arcos, parece mais o esqueleto dessa.

Na minha opinião, acho o desenvolvimento pobre, além do racismo escancarado na obra.

Então, uma história que poderia ser foda, peca em vários momentos. Mas no geral, é um livro bom de ler. Principalmente o peregrino da Alvorada.
Joao 24/04/2021minha estante
Como assim "Racismo" ???? Eu ainda não li

Mar 24/04/2021minha estante
Então, no livro, tem um país do lado de Nárnia, e o autor descreve eles de pele escura e toda hora isso é usado como se fossem pessoas ruins, usa isso como ofensa

Jess 07/08/2015

Nárnia: Uma boa pedida!
Quando um livro realmente é bom, não pode deixar de ser resenhado. Dessa forma, fui dar uma olhada nas resenhas das outras pessoas e me espantei ao constatar que elas não tiveram a mesma experiência que eu na leitura desse livro.
Eu acredito muito que muitas coisas envolvem o processo de leitura, afinal de contas, cada um tem sua bagagem literária, o momento que está vivendo, suas crenças e tantas outras coisas que influenciam na forma como interpretamos cada linha de um texto. No meu caso, ler As crônicas de Nárnia foi uma experiência de tirar o fôlego! Tentar descrever o prazer obtido numa leitura de dias e dias não é lá muito fácil, mas sempre tento.
Primeiramente, gostaria de manter minha sobriedade ao escrever isso aqui porque realmente estou extasiada com tudo o que li! (risos). Segundamente, gostaria que mais crianças pudessem ter esse livro em mãos. A forma como C. S. Lewis narra toda a história faz-me ter certeza de que mesmo com 60 anos lerei "Nárnia" com todo prazer e ninguém pode mudar isso.
Cada crônica se apresenta com um toque de magia impressionante e ao mesmo tempo com muita realidade. Como o próprio autor diz no epílogo do livro, ele escreveu simplesmente a mensagem que queria passar e não o que as crianças gostariam de ler. Mas que bom é perceber que muitas crianças gostariam de ler essa mensagem! Cada detalhe presente nos textos são carregados de sutileza, amor, delicadeza e fé. Sim, fé! Em cada traço pode-se perceber claramente que Nárnia não é só um mundo imaginário, mas algo que conhecemos muito bem.
A impressão que tive é que era a minha própria estória sendo contada de outra maneira! E em todo tempo pude ter muitos aprendizados para uma vida inteira. As verdades faladas pelos personagens fizeram de mim alguém um pouquinho mais leve e feliz! Por esses motivos não entendo bem porque tantas rejeições com a obra, mas isso nunca me importou! O que me importa em um livro são as mudanças que ele pode trazer para a minha vida positivamente e a interpretação que os outros fazem dele não é de minha responsabilidade.
Outra coisa: Por favor, não se deixem enganar pelos filmes baratos da Disney e busquem a leitura em primeiro lugar porque a mensagem depois de repassada por outrem tende a ser muito distorcida. Enfim, nem sei se estou falando algo relevante para os outros, mas para é tudo muito importante e estou extremamente apaixonada pelo Digory, a Polly, Rip, Lucy, Pedro, Jill, Precioso e todos os outros. Todos eles me acrescentaram em algo, mas a figura de Aslam é com certeza a mais marcante! Toda vez que chegava a sua hora o meu coração estremecia porque Lewis conseguiu de fato transmitir quem ele gostaria através desse personagem. Aslam realmente é maravilhoso e ensina coisas que permiti que o meu coração captasse. Não dá para descrever aqui cada livro, mas para mim basta saber que os 7 lidos juntos me cativaram excessivamente e eu nunca esquecerei dessa leitura. Também acho que essa foi feita no tempo correto da minha vida e da maneira mais legal possível, compartilhando com minha amigs Becca.
Por fim, entendo que não dá para descrever com palavras o que atingiu o meu espírito e não vou passar mais tempo tentando. Quem desejar ler, leia o mais rápido possível, mas leia de coração aberto e limpo porque quando seus olhos são luz, tudo é luz, mas se são trevas, que trevas serão! Tudo depende da forma como você recebe o conteúdo, então aprecie da maneira mais simples e tente ler além do que está escrito, pode ser uma oportunidade única!
Rebecca 07/08/2015minha estante
Sem dúvidas, a leitura de Nárnia foi outra por eu ter com quem compartilhar e extravasar as emoções de cada frase marcante.
Realmente, não tem como expressar o que Nárnia mudou em minha vida. Lewis conseguiu unir o que é sério com histórias fantásticas! Esse é um dos poucos livros que crescem, à medida crescemos.

Jess 07/08/2015minha estante
Owwwwn! Concordo totalmente e Nárnia sempre estará em nossos corações, afinal de conta, sabemos o que verdadeiramente significa para nós. ?

Suellen-san 15/03/2017

Essa resenha resolvi separar cada livro e depois fazer uma consideração final.

O primeiro livro. Adorei! E isso me deixou feliz porque simplesmente explica muita coisa da serie porque até o momento só tinha visto o filme que não explicou muita coisa, mas o livro sim. O sobrinho do mago é o primeiro livro da serie que explica basicamente tudo que vai acontecer daqui por diante. Ou seja, como surgiu Nárnia, a feiticeira, o leão e aquela história dos filhos de Adão. Sim, tudo é colocando nesse livro e sinceramente porque não fazer um filme desse livro? Eu não sei o motivo, mas recomendo que comece a ler as crônicas pelo inicio, ou seja, pelo livro um que se intitula: O sobrinho do mago. E posso lhe dizer que certeza que não vai se arrepender de ter seguindo a cronologia certa. Recomendo!

O segundo livro. Sem comparação! O leão, a feiticeira e guarda-roupa é um ótimo livro e olha que nem mesmo o filme mostrou tudo que era para mostrar. Pois algumas partes não ficaram que nem o livro já outras foi meio que cortada do mesmo. Contudo o livro é ótimo e louca para ler o terceiro livro. Estou me encantando por Nárnia.

O terceiro livro. O menino e o cavalo não é lá essas coisas. Acho que é por isso que não fizeram filmes com alguns livros porque não é tão legal. Mas até que o finalzinho é bom. Contudo faltou emoção, creio. Tanto que demorei demais para ler esse livro. Acho que não tenho muito que escreve sobre esse terceiro livro. Mas gostei de saber algumas histórias de Nárnia.

O quarto livro. Bem... Príncipe Caspian do livro deixa o filme no chinelo. Claro que tem cenas mostradas no filme que tem no livro e tem também aquelas boas cenas que nunca foi ao filme. Contudo o livro é bem melhor do que o filme, mas vamos ao que interessa. Esse livro é o melhor de todos mesmo que os detalhes sejam pouco explorado na trama, mas mesmo assim a história não perde aquela magia. Creio que nada do que eu escreva nessa resenha vai expressar o quanto a leitura foi boa, leve e envolvente, adorei cada momento dessa leitura e mesmo que você não tenha o volume único recomendo a leitura desse livro.

O quinto livro A viagem do peregrino da alvorada é um dos livros mais legais. A leitura flui e senti que algumas coisas não batiam com o filme ou será que é impressão? Isso não importa, pois o que importa é a leitura e aventura. Adorei vê mais esse livro do volume único e louca para saber o que reserva os dois últimos livros.

O sexto livro. A cadeira de prata. Eu fiquei pensando que danado é cadeira de prata até a coisa aparece quase no final do livro. Bem se essa resenha sair antes do filme que o pessoal esta planejando fazer acho que ficara bom, pois há muitos elementos que podem ser usados para desenvolver o filme. Nessa história não vemos mais os irmãos em ação mais sim Jill e Eustáquio como protagonistas e tenho que tira o chapéu para a continuação já que depois só falta o último livro para terminar as crônicas. Ao meu vê o pessoal errou muito ao não colocar na trama o sobrinho do mago e o cavalo e o menino, mas espero que seja feito esses filmes ou algo do gênero, mas em suma o livro é bom e não deixa a deseja.

O sétimo livro. A última batalha. Ui! Ai! O que escreve? Finalmente terminei as crônicas e para dizer que não gostei... Eu nem sei se escrevo o que realmente eu achei porque o final foi surpreendente. Para os que leram todos os livros devem me entender o motivo da minha surpresa, mas porque esse final? Vou meio que fazer uma resumão juntando tudo nesse livro. Você percebe que tem algo de religioso nessa trama, mas só descobre realmente no final quando Aslam dá as últimas palavras das crônicas. E pronto fim. E tudo aquilo que você viu no livro não passa de... Eu juro que desejo escreve aqui, mas ia deixar algumas pessoas sem chão porque só entenderam o que eu entendi quando finalmente chegarem ao final.

Em suma, os livros são bons, mas o final. O final finalizou, mas o motivo desse final é que me deixou sem entender o propósito disso tudo. Afinal só uma pessoa não participou do grande final, mas a questão é será porque ela foi a única... Deixou vocês com a minha impressão e até...

site: https://suellen-san.blogspot.com.br/2015/06/resenha-as-cronicas-de-narnia-volume.html
Paloma Martins 15/03/2017minha estante
Ótima resenha, obrigada, fiquei com ainda mais vontade de ler!

Suellen-san 15/03/2017minha estante
Espero que goste do livro.

Caio.Vinicius 09/07/2017

Um mundo fantástico mas com resoluções simplistas
Eu sinto que se tivesse lido quando era menor e me apaixonei por Harry Potter, também teria adorado o mundo de Narnia. Hoje já com 23 anos é inevitável que me atente à alguns pontos como a forte presença do pensamento católico e o fato de qualquer problema ser resolvido por um "sopro" do Aslam, sem que os protagonistas tomem a frente e se desenvolvam no processo de resolução das dificuldades.
Mas ao ler ao final as Três maneiras de escrever para crianças, CS Lewis me conquista e expressa tudo que sempre me questionei sobre o verdadeiro sentido de crescer.
Qlucas 24/09/2017minha estante
Leio tendo em mente que é um livro direcionado para crianças. Nesse quesito CS Lewis é perfeito.

Faby 20/11/2017minha estante
undefined

Andreia.Dias 22/02/2017

Esse livro é fantástico, faz dois anos que ganhei ele, e quando eu terminei de ler, pensei porque não li antes, rsrsrrsrs, com toda certeza, esse livro mudou meu modo de ver a nossa sociedade, minha espiritualidade! Muito bom mesmo, super indico para quem gosta de aventuras, rsrs
Alê 23/02/2017minha estante
To tentando criar coragem

Andreia.Dias 23/02/2017minha estante
Haha Alê eu estava tbm, vc não vai se arrepender!!

Fernanda Rebelato 14/07/2015

Crônicas de Nárnia
Depois de muito tempo consegui terminar esse livro, e tenho até vergonha por demorar tanto tempo pra ler. Acredito que todo mundo já ouviu falar sobre as crônicas desse mundo, então não vou me estender muito nessa parte.

O livro é dividido em sete histórias, cada uma com cerca de 100 páginas, e conta períodos diferentes do incrível país de Nárnia. Três dessas histórias, eu já conhecia devido aos filmes e, na minha opinião, o livro poderia ser reduzido em apenas 5 contos.

Não me entendam mal, Nárnia é maravilhoso, e quem não gostaria de viver lá não é? Eu curti a leitura até a 4 história, mas depois disso tudo se tornou maçante. As histórias são muito detalhadas e por isso muitos personagens, que não mudam muito o sentido da história, recebem um destaque maior que o necessário, deixando os importantes um pouco mais de lado.

Leia mais: http://www.armazemideias.com.br/2015/07/resenha-as-cronicas-de-narnia.html

site: armazemideias.com.br
rachel__ 14/07/2015minha estante
Lindo livro! :)

NEIL 25/07/2015minha estante
Quero muito ler!

Rafaela.Einsfeld 03/04/2021

Finalmente terminei...
Vamos lá.

Não vou me aprofundar em nenhuma história. Pois sempre que terminava uma, eu fazia um resumo aqui. Então sinta-se a vontade para vasculhar meu perfil em busca dos resumos dos sete livros que contém nesta coletânea.

Conhecia há muito tempo este livro, porém nunca possuí o interesse em ler. Até eu ver ele em uma livraria cristã (eu sou cristã). Eu fiquei: "Epa, o que este livro faz aqui?"

Bem, quando topei com ele em um sebo por 30 conto, acabei levando.

Realmente é possível encontrar várias referências bíblicas na história (é um livro de histórias, não um livro de teologia, então cuidado). (Pesquisando um pouco descobri que o Lewis era de fato um cristão) Mas que possuía muitas criaturas de lendas nórdicas, enfim... Achei estranho comparar estes seres com histórias da Bíblia, até porque, no conhecimento cristão, estes seres são considerados demônios(espero não ofender ninguém).

No geral, as histórias são interessantes e bem escritas, principalmente sabendo que são para um público infantil. Lewis tinha uma imaginação sem medidas e eu mesma tive certas dificuldades em imaginar várias cenas no final do último livro.

A parte ruim deste livro foi a parte gráfica mesmo, pois as folhas são muito brancas e as letras bem pequenas. Isso cansa a vista e mesmo estando com vontade de continuar a leitura, a gente se vê obrigado a fazer uma pausa para evitar uma dor de cabeças.

São histórias que misturam fantasia com contos de fadas. Mesmo que tu não goste destes gêneros, acho que vai acabar gostando dos livros, kkkk.

É isso! Beijos!^_^
Erudito Principiante 02/01/2022minha estante
Muito boa a resenha. Estou comprando os livros separadamente. Faltam os três últimos!

Rafaela.Einsfeld 03/01/2022minha estante
O último livro eu fiquei zonza tentando imaginar o que acontece, kkk

Dannyyy 27/07/2021

Demorei, mas acabei.
O livro em si é mágico. A escrita mesmo que com algumas palavras eu tenha me perdido, ainda sim, eu conseguia sentir o que o autor queria passar com aqueles textos.

Eu recomendaria mil vezes se fosse possível. Os personagens são cativantes, os vilões tem aquele Q a mais que nos dá vontade de entrar no livro só pra dar dois tapas em cada lado do rosto. Conheci personagens novos como o Professor Diggory, a Tia Polly, Jil, Corin, e por aí vai. Personagens que são tão importantes quanto os seis que aparecem nos filmes (Edmundo, Lúcia, Pedro, Susana, Caspian e Eustáquio), ver como narnia foi construída e após destruída. Ver a perda, a vida, as sensações que eu pude sentir me aprofundando nesse mundo, me fez perceber o quanto a leitura pode nos levar a lugares imagináveis. E hoje, após o término do livro, pude conhecer Narnia, e tive vontade de nunca mais sair.

Peço que se você tiver a oportunidade, leia. mas leia mesmo, como se não tivesse compromissos amanhã. Sinta a magia de narnia em seu corpo, sinta ódio e amor, felicidade e tristeza. Sinta a benção de aslam sobre suas vidas.
Carine 27/07/2021minha estante
Aslam é maravilhoso! Ótimo livro de fantasia infantil ??

Fernanda L. 27/07/2021minha estante
Amei a resenha e assino embaixo: LEIAM!

Nati 03/01/2019

"She remembered, as every sensible person does, that you should never never shut yourself up in a wardrobe."
No geral, esperava mais. Demorei praticamente anos pra terminar esse livro e não consegui sentir toda a magia e quentinho no coração que esperava dessas histórias, não só por serem tão aclamadas quanto por que adorei as adaptações feitas pro cinema. Algumas histórias se destacaram e me animaram um pouco, mas no geral o linguajar usado não me conquistou e achei uma grande parte dos protagonistas bem chatinhos ou sem sal. O último conto foi bem problemático para mim, especialmente o final. Estou feliz de ter pelo menos terminado, já que é uma leitura que vem se arrastando desde 2015, mas foi um pouco decepcionante.
Thiago 03/01/2019minha estante
O Sobrinho do Mago ainda é minha história favorita e só assim, eu pude compreender melhor todo o resto, já que no cinema veio primeiro o Leão, a feiticeira e o guarda roupa. Eu amei esse livro, mas acontece isso, recentemente eu li "É assim que acaba" que é o queridinho de muita gente, mas que não foi o meu.

Bia 04/01/2019minha estante
Nossa, que livro sofrido e parabéns pela coragem

Guilherme 26/12/2019

Resolvi abandonar esse livro, não funcionou para mim. Ele é considerado um dos grandes clássicos da literatura infantil, tem gente que diz que os clássicos são aqueles que podem ser apreciados tanto por crianças quanto por adultos, mas eu acho que isso é meio que uma besteira, existem livros, filmes, quadrinhos e desenhos animados que só podem ser entendidos verdadeiramente por crianças, e que pessoas como eu acham simples demais. Por exemplo, eu jamais teria gostado tanto de Dragon Ball se não tivesse assistido quando pequeno (pelo menos não teria levantado as mãos para TV para ajudar o Goku a fazer a genki dama), eu provavelmente teria adorado as Crônicas de Nárnia com 10 anos, mas deixei passar essa oportunidade. Quem sabe quando eu ficar mais velho (como o próprio CS Lewis recomenda para sua afilhada Lucy, em uma dedicatória) eu volte a ler essa história e consiga rele-la com os olhos de criança que perdi.
Fernanda Araújo 29/12/2019minha estante
Eu estou tentando ler esse livro há uns 2 anos ou mais já. Quando criança era o meu sonho ler as crônicas de Nárnia, mas não tive oportunidade de ter o livro. Consegui adquirir a obra faz mais ou menos 3 anos. Mas tenhoa mesma sensação que você e até hoje não terminei de ler ?

thiago ramos 15/01/2020minha estante
Uma pena pensar assim, eu li quando era menino, já reli algumas crônicas diversas vezes e ainda acho maravilhoso, leitura simples com bons ensinamentos, o tipo de livro que faz você voltar a ser menino.

Cláudio Dantas 15/04/2020

De abandonado à favorito
Essa foi minha segunda tentativa de ler Nárnia. Na primeira vez, eu decidi ler na ordem cronológica, como vem organizado nessa edição, e que é indicada pelo próprio autor. Porém isso foi um erro (mais adiante vou explicar o porquê), tanto é que este livro estava há anos constando no meu Skoob como abandonado. Eu cheguei a me desfazer da minha edição.

Eis que um belo dia eu vi esse livro dando bobeira na estante de um amigo e o peguei pra folhear, enquanto justificava pra ele o motivo de eu ter abandonado. Enquanto falava, me veio uma coceirinha (certeza que foi o espírito da páscoa kk) que me instigou a dar uma segunda chance, desta vez lendo na ordem de publicação. E, meus amigos... que decisão acertada!

Esse texto é um pedido de desculpas à todas as vezes que eu desdenhei/debochei de quem gostava desse livro kkk

Dito isto, seguem as minhas considerações sobre cada um:

O leão, a feiticeira e o guarda-roupa (1950)
Uma aventurinha deliciosa que trouxe um sentimento legal de nostalgia, com uma trama simples, mas bem amarrada e empolgante. Poréeeem, não foi capaz de me sugar totalmente, ou me fazer entender o fenômeno Nárnia. Faltou algo. Mesmo assim, nota: 4 estrelas.

Príncipe Caspian (1951)
O tempero que eu procurava ainda não estava nesse. Pelo contrário, esse é o pior dos livros pra mim. Não que ele seja ruim, mas o excesso de personagens secundários e a falta de mais informações sobre o vilão me fizeram não sentir tanta urgência na história. Em contrapartida, gostei da “politicagem” e das cenas de batalha. Nota: 3.5 estrelas

A Viagem do Peregrino da Alvorada (1952)
Neste sim, encontrei o tempero que faltava, e ele veio transbordando. Não costumo gostar de histórias episódicas, mas aqui tudo funcionou pra mim, para minha surpresa. A história desse livro é a mais “adulta” até então. As tramas políticas que haviam me agradado em Príncipe Caspian estão ainda mais presentes aqui, sem falar na EXCELENTE expansão de mundo. Eustáquio, apesar de irritante, soberbo e muitas vezes maldoso kkk, é com certeza o personagem com a melhor evolução dentro desta história. Mesmo que a trama dele nos traga certa semelhança com a de Edmundo no primeiro livro, a forma com que acontece aqui traz uma originalidade muito bonita. O capítulo 7 é um dos meus favoritos de todos as crônicas, tamanha delicadeza com o qual é escrito. E o final dessa história.... vou deixar minha reação no instagram: “Meu deus, amei muito puta que pariu!!! Que coisa mais linda, que coisa linda, que lindo aaaaaa. Que final!! (emoji de choro)”. O nível de engajamento que esse livro me trouxe acabou sendo um efeito em cascata com as leitura seguintes. Por isso, nota: 5 estrelas + favoritado.

A Cadeira de Prata (1953)
A expansão de mundo continuou excelente, a aventura foi uma delícia. Os personagens são super carismáticos (destaque para o paulama Brejeiro com seu pessimismo e falas autodepreciativas. Nota: 5 estrelas.

O Cavalo e seu Menino (1954)
E então chegamos ao primeiro spin-off da história principal. Minha experiência com esse livro e com o próximo seriam decisivas pra saber se minha decisão de ler na ordem de publicação seria acertada. E, como evidenciado no começo desse texto, foi. O interesse nessa história já nos é despertado n’A Cadeira de Prata, onde ela é mencionada. Isso por si só já nos dá uma contextualização que, lendo na ordem cronológica, nos passaria batida. Não que essa história não se sustente por si só, pelo contrário. Mas você saber o porquê de ela existir, antes de ler, proporciona uma maior empolgação em conhece-la. Na primeira vez que eu a li, ela não me despertou tanto interesse, justamente porque eu ainda não havia tido um background sobre o mundo de Nárnia, e ele é essencial pra você não se sentir perdido aqui. Sem falar que, de outra forma, a nostalgia sentida ao reencontrar certos personagens simplesmente se perderia. No geral, essa foi uma aventura muito gostosa, com temas, de certa forma, pesados e importantes. Nota: 4 estrelas

O Sobrinho do Mago (1955)
A essa altura, eu já estava tão imerso nesse mundo que nada mais justo do que agora eu dar uma pausa e ter disposição pra saber como ele surgiu. E é exatamente essa sensação que eu tive lendo na ordem de publicação. Cronologicamente esse livro é o primeiro e eu sou testemunha que lendo ele antes de conhecer o mundo, não te dá a mesma satisfação de pegar os easter eggs e as referências que, de outra forma, passariam batidos. O jeito como C.S. Lewis conseguiu amarrar todos os pontos com as outras histórias, me surpreendeu pelo nível de criatividade, (que só seria superado no livro seguinte), sem falar na escrita: neste ele chegou em seu auge. Não que os outros tenham deixado a desejar, mas aqui está um primor à parte: belíssima, delicada, e especialmente engraçada. Nota: 4.5 estrelas.

A Última Batalha (1956)
Criatividade é a palavra que define esse livro. Ele é o livro mais visual, desde A Viagem do Peregrino da Alvorada, e cada descrição (principalmente no terço final) te enche os olhos só de imaginar. É visualmente poético. Uma conclusão épica, com uma batalha digna do título da história, com resoluções satisfatórias e com uma cena final belamente escrita. Nota: 5 estrelas.

---Considerações finais---
Outro detalhe que me fez abandonar esse livro, no auge dos meus 13/14 anos, foi meu pretenciosismo de achar que essa história tinha uma escrita infantil demais, era boba demais. Não poderia ter estado mais errado. A escrita supostamente “infantil” que eu havia identificado é usada aqui de forma a esconder um subtexto belíssimo e muito importante, não somente sobre religiosidade, como gostam tanto de frisar, mas por questões profundamente humanas.

É um livro imprescindível. Por isso, mesmo que a média das notas que eu dei para todos os livros, se você fizer as contas rs, não chegue a 5 (na verdade deu 4.43), a experiência se sobrepôs e eu não posso dar menos que 5 estrelas.

Fui feliz lendo Nárnia, e eu espero que você também seja :)
:: Sofia 21/06/2020minha estante
Obrigada pela resenha! Abandonei há tanto Nárnia e, como você, comecei pela organização sugerida na edição. Vou fazer como você sugeriu, fiquei bastante animada!

Cláudio Dantas 21/06/2020minha estante
Fico feliz, Sofia! Espero que você goste tanto quanto eu gostei :)

Ju às vezes Isa 19/03/2020

VOCÊS PRECISAM LER TAMBÉM!!!
É um livro incrível demais. Vale a pena cada página.
Estou completamente apaixonada!!
Rafael 19/03/2020minha estante
livro incrível mesmo!

Ju às vezes Isa 19/03/2020minha estante
Simmm

valentina 12/07/2021

Narnia
Eu amo Narnia, lendo esse livro eu descobri histórias de Narnia que eu nem sabia que existia , as duas primeiras e as duas últimas foram minhas favoritas , apesar disso o livro não me prendeu muito e eu demorei pra acabar de ler
Abelita.Azevedo 12/07/2021minha estante
Amooo