As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia

Otávio - @vendavaldelivros 07/01/2021

“Criaturas, eu lhes dou a si mesmas. Dou-lhes para sempre esta terra de Nárnia. Entrego-lhes as matas, os frutos e os rios. Entrego-lhes as estrelas e entrego-lhes a mim mesmo.”

No mundo que vivemos hoje fantasias são necessárias, em especial quando nos trazem mensagens de esperança e fé, independente da religião que se professa. No final, os símbolos que as constituem continuam nos movendo e são maiores do que estruturas criadas pelos homens.

Demorei quase dez anos para tirar da estante e ler As Crônicas de Nárnia. Talvez um preconceito com uma obra feita para crianças ou, talvez, o ato de subestimar o que uma obra de fantasia poderia oferecer. Resolvi, então, encarar as sete obras em um volume único, sem imaginar a força que elas teriam e a capacidade de me deixar absolutamente impactado.

Fortemente embasado no cristianismo, as crônicas contam, em sete livros, a história de um mundo mágico chamado Nárnia desde o seu nascimento até o seu fim. Além disso, apresentam personagens profundos, em sua maioria crianças, que evoluem, sofrem e aprendem ao longo de cada aventura. Lições que servem a eles e a nós, muitas vezes falando sobre nossa própria moral e maneira de viver a vida.

A aclamação em torno dos livros é absolutamente compreensível. Com uma escrita fluída e perfeita para o entendimento de crianças, Lewis conseguiu não ser maçante ou piegas. O momento de criação de Nárnia por Aslam é um dos mais belos já escritos. O leão, por sinal, representação de Jesus como figura sagrada, carrega consigo as principais passagens de representatividade das histórias que moldaram a religião.

Símbolos que nos movem, os livros tornam acessíveis valores e ensinamentos. É, talvez, a maior obra de propaganda cristã já escrita, pois consegue encantar mesmo quem não professa essa fé. Talvez, daqui há milhares de anos, quando nossa história tiver sido apagada e encontrarem os vestígios da obra de Lewis, poderão pensar que acreditávamos em um mundo onde tudo era belo e os animais falavam, regido por um poderoso leão dourado chamado Aslam. E, no final das contas, talvez eles não estejam errados. Por Nárnia e por Aslam!

site: https://www.instagram.com/p/CJoztayD7Lk/
Mylena 07/01/2021minha estante
Ótima resenha! Esse livro é realmente sensacional.

Otávio - @vendavaldelivros 07/01/2021minha estante
Obrigado! E é mesmo! Foi difícil de parar de ler.

Renata 08/04/2014

No meu blog :D

site: http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-as-cronicas-de-narnia.html
Diandra Santomé 11/04/2014minha estante
Ain Renata, parece que o livro não é muito interessante como eu imaginava, achei que tinha relação com os filmes que ja sairam sobre ele. que pena né :s

Renata 11/09/2014minha estante
É sim, é mega interessante! Acredite, ele começa bem diferente do primeiro filme! Tem sim e é ótimo ;D

liliana 27/03/2021minha estante
mano, esse livro ótimo, amei a resenha

Celsin 28/03/2021minha estante
Ótimos mesmo! E obrigado! ??

Cláudio Dantas 15/04/2020

De abandonado à favorito
Essa foi minha segunda tentativa de ler Nárnia. Na primeira vez, eu decidi ler na ordem cronológica, como vem organizado nessa edição, e que é indicada pelo próprio autor. Porém isso foi um erro (mais adiante vou explicar o porquê), tanto é que este livro estava há anos constando no meu Skoob como abandonado. Eu cheguei a me desfazer da minha edição.

Eis que um belo dia eu vi esse livro dando bobeira na estante de um amigo e o peguei pra folhear, enquanto justificava pra ele o motivo de eu ter abandonado. Enquanto falava, me veio uma coceirinha (certeza que foi o espírito da páscoa kk) que me instigou a dar uma segunda chance, desta vez lendo na ordem de publicação. E, meus amigos... que decisão acertada!

Esse texto é um pedido de desculpas à todas as vezes que eu desdenhei/debochei de quem gostava desse livro kkk

Dito isto, seguem as minhas considerações sobre cada um:

O leão, a feiticeira e o guarda-roupa (1950)
Uma aventurinha deliciosa que trouxe um sentimento legal de nostalgia, com uma trama simples, mas bem amarrada e empolgante. Poréeeem, não foi capaz de me sugar totalmente, ou me fazer entender o fenômeno Nárnia. Faltou algo. Mesmo assim, nota: 4 estrelas.

Príncipe Caspian (1951)
O tempero que eu procurava ainda não estava nesse. Pelo contrário, esse é o pior dos livros pra mim. Não que ele seja ruim, mas o excesso de personagens secundários e a falta de mais informações sobre o vilão me fizeram não sentir tanta urgência na história. Em contrapartida, gostei da “politicagem” e das cenas de batalha. Nota: 3.5 estrelas

A Viagem do Peregrino da Alvorada (1952)
Neste sim, encontrei o tempero que faltava, e ele veio transbordando. Não costumo gostar de histórias episódicas, mas aqui tudo funcionou pra mim, para minha surpresa. A história desse livro é a mais “adulta” até então. As tramas políticas que haviam me agradado em Príncipe Caspian estão ainda mais presentes aqui, sem falar na EXCELENTE expansão de mundo. Eustáquio, apesar de irritante, soberbo e muitas vezes maldoso kkk, é com certeza o personagem com a melhor evolução dentro desta história. Mesmo que a trama dele nos traga certa semelhança com a de Edmundo no primeiro livro, a forma com que acontece aqui traz uma originalidade muito bonita. O capítulo 7 é um dos meus favoritos de todos as crônicas, tamanha delicadeza com o qual é escrito. E o final dessa história.... vou deixar minha reação no instagram: “Meu deus, amei muito puta que pariu!!! Que coisa mais linda, que coisa linda, que lindo aaaaaa. Que final!! (emoji de choro)”. O nível de engajamento que esse livro me trouxe acabou sendo um efeito em cascata com as leitura seguintes. Por isso, nota: 5 estrelas + favoritado.

A Cadeira de Prata (1953)
A expansão de mundo continuou excelente, a aventura foi uma delícia. Os personagens são super carismáticos (destaque para o paulama Brejeiro com seu pessimismo e falas autodepreciativas. Nota: 5 estrelas.

O Cavalo e seu Menino (1954)
E então chegamos ao primeiro spin-off da história principal. Minha experiência com esse livro e com o próximo seriam decisivas pra saber se minha decisão de ler na ordem de publicação seria acertada. E, como evidenciado no começo desse texto, foi. O interesse nessa história já nos é despertado n’A Cadeira de Prata, onde ela é mencionada. Isso por si só já nos dá uma contextualização que, lendo na ordem cronológica, nos passaria batida. Não que essa história não se sustente por si só, pelo contrário. Mas você saber o porquê de ela existir, antes de ler, proporciona uma maior empolgação em conhece-la. Na primeira vez que eu a li, ela não me despertou tanto interesse, justamente porque eu ainda não havia tido um background sobre o mundo de Nárnia, e ele é essencial pra você não se sentir perdido aqui. Sem falar que, de outra forma, a nostalgia sentida ao reencontrar certos personagens simplesmente se perderia. No geral, essa foi uma aventura muito gostosa, com temas, de certa forma, pesados e importantes. Nota: 4 estrelas

O Sobrinho do Mago (1955)
A essa altura, eu já estava tão imerso nesse mundo que nada mais justo do que agora eu dar uma pausa e ter disposição pra saber como ele surgiu. E é exatamente essa sensação que eu tive lendo na ordem de publicação. Cronologicamente esse livro é o primeiro e eu sou testemunha que lendo ele antes de conhecer o mundo, não te dá a mesma satisfação de pegar os easter eggs e as referências que, de outra forma, passariam batidos. O jeito como C.S. Lewis conseguiu amarrar todos os pontos com as outras histórias, me surpreendeu pelo nível de criatividade, (que só seria superado no livro seguinte), sem falar na escrita: neste ele chegou em seu auge. Não que os outros tenham deixado a desejar, mas aqui está um primor à parte: belíssima, delicada, e especialmente engraçada. Nota: 4.5 estrelas.

A Última Batalha (1956)
Criatividade é a palavra que define esse livro. Ele é o livro mais visual, desde A Viagem do Peregrino da Alvorada, e cada descrição (principalmente no terço final) te enche os olhos só de imaginar. É visualmente poético. Uma conclusão épica, com uma batalha digna do título da história, com resoluções satisfatórias e com uma cena final belamente escrita. Nota: 5 estrelas.

---Considerações finais---
Outro detalhe que me fez abandonar esse livro, no auge dos meus 13/14 anos, foi meu pretenciosismo de achar que essa história tinha uma escrita infantil demais, era boba demais. Não poderia ter estado mais errado. A escrita supostamente “infantil” que eu havia identificado é usada aqui de forma a esconder um subtexto belíssimo e muito importante, não somente sobre religiosidade, como gostam tanto de frisar, mas por questões profundamente humanas.

É um livro imprescindível. Por isso, mesmo que a média das notas que eu dei para todos os livros, se você fizer as contas rs, não chegue a 5 (na verdade deu 4.43), a experiência se sobrepôs e eu não posso dar menos que 5 estrelas.

Fui feliz lendo Nárnia, e eu espero que você também seja :)
:: Sofia 21/06/2020minha estante
Obrigada pela resenha! Abandonei há tanto Nárnia e, como você, comecei pela organização sugerida na edição. Vou fazer como você sugeriu, fiquei bastante animada!

Cláudio Dantas 21/06/2020minha estante
Fico feliz, Sofia! Espero que você goste tanto quanto eu gostei :)

Mylla 04/04/2020

Importante
Os adultos deveriam ler histórias "infantis". Parece que alguns precisam reaprender coisas básicas que esquecem quando do "crescem"
Jésica Andrade 05/04/2020minha estante
Concluí a leitura e tive essa mesma sensação. Fiquei feliz por ter lido esse livro já depois de adulta.

Mylla 05/04/2020minha estante
Eu tmb RS fez toda diferença

Mar 23/04/2021

Uma resenha sincera.
Eu gostei do livro, apesar de ter muitas críticas a ele.

A princípio, é bom pontuar que trata de uma literatura infantil e antiga, então eu já esperava que tivesse seus "problemas". Mas o que mais me deixou decepcionada foi o fato do autor não aprofundar em nenhuma história.

Nenhum personagem de um arco de desenvolvimento muito bem trabalho ? salvo excessão de Edmundo, no segundo livro ? além disso, acredito que a história poderia ter se aprofundado muito mais nas relações, na personalidade das personagens e na própria história.

Muitas vezes, alguma coisa grande é jogada e resolvida em poucas páginas, então o que poderia ser uma história foda, com grande arcos, parece mais o esqueleto dessa.

Na minha opinião, acho o desenvolvimento pobre, além do racismo escancarado na obra.

Então, uma história que poderia ser foda, peca em vários momentos. Mas no geral, é um livro bom de ler. Principalmente o peregrino da Alvorada.
Joao 24/04/2021minha estante
Como assim "Racismo" ???? Eu ainda não li

Mar 24/04/2021minha estante
Então, no livro, tem um país do lado de Nárnia, e o autor descreve eles de pele escura e toda hora isso é usado como se fossem pessoas ruins, usa isso como ofensa

Caio.Vinicius 09/07/2017

Um mundo fantástico mas com resoluções simplistas
Eu sinto que se tivesse lido quando era menor e me apaixonei por Harry Potter, também teria adorado o mundo de Narnia. Hoje já com 23 anos é inevitável que me atente à alguns pontos como a forte presença do pensamento católico e o fato de qualquer problema ser resolvido por um "sopro" do Aslam, sem que os protagonistas tomem a frente e se desenvolvam no processo de resolução das dificuldades.
Mas ao ler ao final as Três maneiras de escrever para crianças, CS Lewis me conquista e expressa tudo que sempre me questionei sobre o verdadeiro sentido de crescer.
Qlucas 24/09/2017minha estante
Leio tendo em mente que é um livro direcionado para crianças. Nesse quesito CS Lewis é perfeito.

Faby 20/11/2017minha estante
undefined

Bia 23/04/2021

Obra-prima literária. (ASLAM SUPREMACY)
Assim que eu comecei a ler Nárnia, eu fiquei pensando no que iria escrever na resenha, sinceramente eu não me sentia nem digna de comentar essa maravilha aí, mas aqui estou KKKKKK

Eu sou cristã então vou logo avisando que vou comentar um pouco sobre a representação bíblica que Nárnia tem. Vou me esforçar o máximo possível para não dar spoilers, mas se você, por mero acidente e descuido meu, tomar algum spoiler, o que eu tenho a dizer é o seguinte: tomar spoiler de NÁRNIA??? Sério????

Tudo bem, eu já queria ler Nárnia a muito tempo, mas era aquele tipo de livro que tá na sua lista mas você SABE que nunca vai comprar ou ler. Aí, um belo dia, meus tios me abençoaram emprestando essa coisa perfeita, no início eu fiquei extremamente animada, mas confesso que durou pouco, a diagramação apertada quase me fez abandonar o livro, bom, graças a Deus eu continuei e aos poucos eu fui me apaixonando por esses livros.

O Sobrinho do Mago:

Eu li esse livro bem rapidinho, as descrições me incomodaram um pouco de início, mas eu fui começando a gostar delas, comecei a me sentir naquele cenário e me apeguei rapidinho aos personagens. Digory e Polly são perfeitos, de verdade, eu os amei logo de cara. Enquanto estava lendo, o personagem que eu mais queria conhecer apareceu: Aslam. Juro para vocês, eu o amei desde a primeira linha que ele apareceu, nunca gostei TANTO de um personagem quanto gostei dele. O livro teve um peso espiritual gigante para mim! Sério, a situação do Digory me lembrou algumas coisas que aconteceram comigo e cara, eu chorei DEMAIS com tudo isso, foi extremamente emocionante para mim. Sem falar da criação de Nárnia, MEU DEUS me arrepio só de lembrar que Nárnia foi criada através de música.

O Leão, a feiticeira e o Guarda-Roupa:

Era o livro que eu estava mais ansiosa para ler. Tinha visto o filme quando era mais novinha, mas não me lembrava muita coisa além da minha queda pelo Edmundo KSJKSJKAJSAJKA. Enfim, já que eu dei uma pincelada sobre o Edmundo, quero começar a falar dele: Esse personagem, com toda a certeza, atacou a minha bipolaridade, no iníco, minha primeira impressão foi que ele era um garotinho chato mas que lá no fundo era bom, depois, eu comecei a achar ele extremamente burro, depois eu comecei a passar pano para ele e DEPOIS eu cheguei na conclusão que ele é um dos meus favoritos, percebi que o grande motivo de eu achar ele um dos melhores personagens, é que eu me identifiquei com ele, principalmente na questão de representativa bíblica. Lúcia: Simplesmente perfeita, a inocência dela, a coragem, a determinação, a relação dela com Aslam----- é aquele tipo de personagem que a gente olha e diz: QUANDO EU CRESCER, QUERO SER COMO VOCÊ. Pedro: Ele é maravilhoso, não tenho mais nada para falar, apenas que ele merece ser o Grande Rei e que a proteção dele com os irmãos é linda, eu amo demais. Susana: Eu gostava muito dela nos filmes, no livro ela não tem TANTA participação como os irmãos e ela muitas vezes tem umas atitudes meio chatinhas, mas eu a amo demais, para mim ela é e sempre será perfeita. A representação bíblica eu nem preciso falar, acredito que todo mundo percebeu que o sacrifício de Aslam representa o sacrifício de Jesus, chorei até ficar totalmente desidratada.

O Cavalo e Seu Menino:

Tenho que assumir que a leitura não fluiu muito bem no início, mas isso não quer dizer que foi uma leitura ruim. Eu adorei que a história se passa na Era de Ouro, no reinado dos Pevensie e foi legal conhecer a Calormânia. Não me apeguei muito a Shasta no início, mas com o tempo fui começando a gostar dele, já Aravis, eu gosto dela desde que a vi pela primeira vez, Corin é outro personagem que me cativou no mesmo instante que apareceu. A conversa de Aslam e Shasta foi a melhor cena, fiquei parada olhando para o nada uns 15 minutos refletindo sobre. Lúcia e Edmundo lutando foi tudo aaaaaaaaaa, Ed sendo juiz me deu muito orgulho.

Príncipe Caspian:

E é nessa crônica que entram personagens icônicos! Caspian, Ripchip e Trumpkin são de longe meus favoritos. Posso dizer que gostei do Caspian no mesmo instante que o vi. Ver a volta dos Pevensie foi emocionante e um tanto triste. Me decepcionei um pouco com a Su e o Pedro (nada que um belo pano não resolva) e me orgulhei DEMAIS dos meus dois tampinhas (Ed e Lu), a relação de Aslam e Lúcia para mim é algo perfeito e a mudança do Ed é uma verdadeira inspiração. Cara, eu realmente A D O R E I o Cas, ele literalmente salvou os narnianos e tem o meu total respeito e amor. Ripchip nem se fala! AMO.

A Viagem do Peregrino da Alvorada:

Empata com o Leão, a feiticeira, e o Guarda-Roupa, não consigo decidir qual dos dois é meu favorito. ENFIM, ver o Cas como rei foi maravilhoso, Ripchip tava lindíssimo (RIPCHIP SUPREMACY) a amizade da Lu, do Ed, do Eustáquio e do Caspian é linda, a aventura é perfeita, o ambiente em que a história se passa é incrível e o desfecho é SIMPLESMENTE MARAVILHOSO. Me deixou de coração partido e eu chorei por umas duas horas sem parar? Sim, mas não deixa de ter sido maravilhoso. Liliandil é perfeita, aliás, queria saber mais sobre ela, ela foi uma personagem injustiçada.

Cadeira de Prata:

Tudo bem, eu fiquei extremamente abalada com esse livro. Eu adorei o Eustáquio todo mudado e simpatizei bem rápido com a Jill, mas... A história do Caspian me matou, enfim, não quero dar spoilers. Tenho que dizer que não gostei muito do Brejeiro de início, mas com o tempo fui me apegando a ele. Rillian é um lindo, amo esse carinha.

A Última Batalha:

Se eu falar muito sobre, provavelmente vou dar spoilers, então o que eu tenho a dizer sobre a história é: Dor, sofrimento, agonia e angustia, eu amei. Sobre os personagens: Tirian é perfeito (Tenho uma impressão que ele gosta da Lu KKKKK), Precioso é encantador, Poggin é um fofo, senti muita dó de Confuso e o amei de cara, já Manhoso, por outro lado... QUE MACACO CHATO. Por mais que Emeth não tivera muito espaço e mal pude o conhecer bem, ele foi um personagem que me cativou de uma forma inexplicável!

E eu encerro a resenha dizendo com toda a certeza que Nárnia foi um livro que me mudou para sempre, foi uma leitura que me trouxe uma porção de sentimentos e emoções, que me fez se sentir lá, eu realmente me senti parte da história,esse é aquele tipo de livro que a gente acaba com vontade de reler. Eu recomendo MUITO, principalmente para os cristãos, vocês vão amar conhecer esse mundo,

(Aliás, FELIZ DIA DO LIVROOO!)
Tonha 23/04/2021minha estante
A forma como As Crônicas de Narnia transforma nossa visão de mundo é incrível. Também nunca mais fui a mesma depois de ler esse livro. A marca que ele deixa em nós é permanente, principalmente para os cristãos. Como voc disse, uma obra prima haha ??

Bia 23/04/2021minha estante
Sim, sim! Esse é um livro que eu nunca vou me esquecer?

sabrinafulachi 18/05/2021

Aslam!
Não tenho o que falar desses sete livros! Não consigo escolher meu preferido também! Apenas fiquei com um sentimento não muito bom pela Susana por não ter voltado para Nárnia! ?
Leilanecst 18/05/2021minha estante
Amiga procura saber sobre as mensagens por trás dos livros... é mt incrível ?

sabrinafulachi 19/05/2021minha estante
SIMM! a criação de Nárnia, chorei! A forma como Aslam fala com a Lúcia! Toda vez que alguém faz uma cagada e ele perdoa! E quando realmente entendi essa questão da Susana fiquei chocada ?

Ray 14/05/2021

Cada crônica é uma surpresa e, cavalo e o seu menino ganhou meu coração de um jeito que nem sei explicar. Posso declarar que é a minha crônica favorita. Todas as sete me passaram uma mensagem incrível, mas cavalo e o seu menino, foi como se eu fizesse parte da história a todo momento, vivenciando tudo. Foi como se todos os conselhos de Aslam fossem todos para mim, no final foram todos para mim. Eu ainda sou Edmundo e com toda certeza C. S. Lewis recebeu cada palavra deste livro do próprio Deus.
Ana Diniz 15/05/2021minha estante
Uau ?? disse tudo

Isaque 10/01/2022minha estante
aaaaaa eu não acredito que foi tua favorita e eu tou só descobrindo agora. eu tbm amo essa af

Nati 03/01/2019

"She remembered, as every sensible person does, that you should never never shut yourself up in a wardrobe."
No geral, esperava mais. Demorei praticamente anos pra terminar esse livro e não consegui sentir toda a magia e quentinho no coração que esperava dessas histórias, não só por serem tão aclamadas quanto por que adorei as adaptações feitas pro cinema. Algumas histórias se destacaram e me animaram um pouco, mas no geral o linguajar usado não me conquistou e achei uma grande parte dos protagonistas bem chatinhos ou sem sal. O último conto foi bem problemático para mim, especialmente o final. Estou feliz de ter pelo menos terminado, já que é uma leitura que vem se arrastando desde 2015, mas foi um pouco decepcionante.
Thiago 03/01/2019minha estante
O Sobrinho do Mago ainda é minha história favorita e só assim, eu pude compreender melhor todo o resto, já que no cinema veio primeiro o Leão, a feiticeira e o guarda roupa. Eu amei esse livro, mas acontece isso, recentemente eu li "É assim que acaba" que é o queridinho de muita gente, mas que não foi o meu.

Bia 04/01/2019minha estante
Nossa, que livro sofrido e parabéns pela coragem

Mandark 31/05/2010

Mágico!
Esse livro tem gostinho de infância, tem cheiro de terra molhada em fim tarde, quando a chuva passou e os últimos raios de sol saem para aquecer a terra com candura. Tem o encanto das brincadeiras de pique, a magia das histórias contadas pela avó quando falta luz em casa e a luz da vela ilumina os rostos ansiosos daqueles que param para ouví-la. Esse livro é realmente um livro para crianças, e principalmente para a criança que eu jamais deixarei de ser, que terminou de ler suas últimas páginas com lágrimas nos olhos e um brilho no olhar que ninguém podia apagar...
Um livro de sonhos, um livro para fazer acreditar... Para acreditar que a vida é bem mais do que nossos olhos podem ver... Ela é a intensidade com que a nossoa imaginação pode viajar pelo céu...
Um livro que precisa ser lido e relido com a pureza dos primeiros anos...
Uma oportunidade única para se reencontrar...
BáCamargo 03/06/2010minha estante
Que resenha linda!

Sem dúvidas Nárnia é tudo isso sim, estou lendo a quinta crônica e já pensando o quanto será maravilhoso voltar a lê-las, daqui a uns anos, para meus filhos.

24/07/2010minha estante
Que resenha mais linda! Fiquei ainda mais com vontade de ler o livro...

Gabi 07/02/2011minha estante
Amei a sua resenha, é maravilhosa *-*
E você tem razão, As Crônicas de Nárnia são tudo isso, e muito mais!

Vitória 17/12/2020

Narniana de sangue ??
Os filmes marcaram mto minha infância, e ter lido o surgimento de Nárnia até o seu "fim" foi uma experiência mto marcante e nostálgica kkkkk
Mas não achei um livro mto fácil de ler, por ter 750 páginas (7 histórias) acaba se tornando uma leitura lenta e cansativa.
Outra coisa q tbm me incomodou, foi q todas as histórias tem um enredo mto parecido... Como: Nárnia estava em perigo, os personagens eram levados até lá e por fim Aslam aparece para ajudá-los...
Apesar disso, adorei saber os inúmeros detalhes do passado e futuro desse mundo, que não aparecem nos filmes.
E que referências mais perfeitas que o escritor consegue fazer com a bíblia!! (O final é emocionante demaiss)
Para quem é fã dos filmes e queiram ler com crianças, com ctz é um livro (e mundo) incrível! ?

Agora,
SUSANA
Oq vc fez
Da sua vida
?Q não acredita em Nárnia??
Vontade de te bater menina kakska

? "Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista."
? "Acho que todos nós temos um país secreto, que, para a maioria, é apenas um país imaginário."

?|????|?|?|??|?
Luana 18/12/2020minha estante
Simm, muito triste pela Su, espero que ela tenha tomado jeito dps do fim dos pais, irmãos e primo dela ?

Vitória 18/12/2020minha estante
Simmm, tomara mesmo ?

Suellen-san 15/03/2017

Essa resenha resolvi separar cada livro e depois fazer uma consideração final.

O primeiro livro. Adorei! E isso me deixou feliz porque simplesmente explica muita coisa da serie porque até o momento só tinha visto o filme que não explicou muita coisa, mas o livro sim. O sobrinho do mago é o primeiro livro da serie que explica basicamente tudo que vai acontecer daqui por diante. Ou seja, como surgiu Nárnia, a feiticeira, o leão e aquela história dos filhos de Adão. Sim, tudo é colocando nesse livro e sinceramente porque não fazer um filme desse livro? Eu não sei o motivo, mas recomendo que comece a ler as crônicas pelo inicio, ou seja, pelo livro um que se intitula: O sobrinho do mago. E posso lhe dizer que certeza que não vai se arrepender de ter seguindo a cronologia certa. Recomendo!

O segundo livro. Sem comparação! O leão, a feiticeira e guarda-roupa é um ótimo livro e olha que nem mesmo o filme mostrou tudo que era para mostrar. Pois algumas partes não ficaram que nem o livro já outras foi meio que cortada do mesmo. Contudo o livro é ótimo e louca para ler o terceiro livro. Estou me encantando por Nárnia.

O terceiro livro. O menino e o cavalo não é lá essas coisas. Acho que é por isso que não fizeram filmes com alguns livros porque não é tão legal. Mas até que o finalzinho é bom. Contudo faltou emoção, creio. Tanto que demorei demais para ler esse livro. Acho que não tenho muito que escreve sobre esse terceiro livro. Mas gostei de saber algumas histórias de Nárnia.

O quarto livro. Bem... Príncipe Caspian do livro deixa o filme no chinelo. Claro que tem cenas mostradas no filme que tem no livro e tem também aquelas boas cenas que nunca foi ao filme. Contudo o livro é bem melhor do que o filme, mas vamos ao que interessa. Esse livro é o melhor de todos mesmo que os detalhes sejam pouco explorado na trama, mas mesmo assim a história não perde aquela magia. Creio que nada do que eu escreva nessa resenha vai expressar o quanto a leitura foi boa, leve e envolvente, adorei cada momento dessa leitura e mesmo que você não tenha o volume único recomendo a leitura desse livro.

O quinto livro A viagem do peregrino da alvorada é um dos livros mais legais. A leitura flui e senti que algumas coisas não batiam com o filme ou será que é impressão? Isso não importa, pois o que importa é a leitura e aventura. Adorei vê mais esse livro do volume único e louca para saber o que reserva os dois últimos livros.

O sexto livro. A cadeira de prata. Eu fiquei pensando que danado é cadeira de prata até a coisa aparece quase no final do livro. Bem se essa resenha sair antes do filme que o pessoal esta planejando fazer acho que ficara bom, pois há muitos elementos que podem ser usados para desenvolver o filme. Nessa história não vemos mais os irmãos em ação mais sim Jill e Eustáquio como protagonistas e tenho que tira o chapéu para a continuação já que depois só falta o último livro para terminar as crônicas. Ao meu vê o pessoal errou muito ao não colocar na trama o sobrinho do mago e o cavalo e o menino, mas espero que seja feito esses filmes ou algo do gênero, mas em suma o livro é bom e não deixa a deseja.

O sétimo livro. A última batalha. Ui! Ai! O que escreve? Finalmente terminei as crônicas e para dizer que não gostei... Eu nem sei se escrevo o que realmente eu achei porque o final foi surpreendente. Para os que leram todos os livros devem me entender o motivo da minha surpresa, mas porque esse final? Vou meio que fazer uma resumão juntando tudo nesse livro. Você percebe que tem algo de religioso nessa trama, mas só descobre realmente no final quando Aslam dá as últimas palavras das crônicas. E pronto fim. E tudo aquilo que você viu no livro não passa de... Eu juro que desejo escreve aqui, mas ia deixar algumas pessoas sem chão porque só entenderam o que eu entendi quando finalmente chegarem ao final.

Em suma, os livros são bons, mas o final. O final finalizou, mas o motivo desse final é que me deixou sem entender o propósito disso tudo. Afinal só uma pessoa não participou do grande final, mas a questão é será porque ela foi a única... Deixou vocês com a minha impressão e até...

site: https://suellen-san.blogspot.com.br/2015/06/resenha-as-cronicas-de-narnia-volume.html
Paloma Martins 15/03/2017minha estante
Ótima resenha, obrigada, fiquei com ainda mais vontade de ler!

Suellen-san 15/03/2017minha estante
Espero que goste do livro.

Jess 07/08/2015

Nárnia: Uma boa pedida!
Quando um livro realmente é bom, não pode deixar de ser resenhado. Dessa forma, fui dar uma olhada nas resenhas das outras pessoas e me espantei ao constatar que elas não tiveram a mesma experiência que eu na leitura desse livro.
Eu acredito muito que muitas coisas envolvem o processo de leitura, afinal de contas, cada um tem sua bagagem literária, o momento que está vivendo, suas crenças e tantas outras coisas que influenciam na forma como interpretamos cada linha de um texto. No meu caso, ler As crônicas de Nárnia foi uma experiência de tirar o fôlego! Tentar descrever o prazer obtido numa leitura de dias e dias não é lá muito fácil, mas sempre tento.
Primeiramente, gostaria de manter minha sobriedade ao escrever isso aqui porque realmente estou extasiada com tudo o que li! (risos). Segundamente, gostaria que mais crianças pudessem ter esse livro em mãos. A forma como C. S. Lewis narra toda a história faz-me ter certeza de que mesmo com 60 anos lerei "Nárnia" com todo prazer e ninguém pode mudar isso.
Cada crônica se apresenta com um toque de magia impressionante e ao mesmo tempo com muita realidade. Como o próprio autor diz no epílogo do livro, ele escreveu simplesmente a mensagem que queria passar e não o que as crianças gostariam de ler. Mas que bom é perceber que muitas crianças gostariam de ler essa mensagem! Cada detalhe presente nos textos são carregados de sutileza, amor, delicadeza e fé. Sim, fé! Em cada traço pode-se perceber claramente que Nárnia não é só um mundo imaginário, mas algo que conhecemos muito bem.
A impressão que tive é que era a minha própria estória sendo contada de outra maneira! E em todo tempo pude ter muitos aprendizados para uma vida inteira. As verdades faladas pelos personagens fizeram de mim alguém um pouquinho mais leve e feliz! Por esses motivos não entendo bem porque tantas rejeições com a obra, mas isso nunca me importou! O que me importa em um livro são as mudanças que ele pode trazer para a minha vida positivamente e a interpretação que os outros fazem dele não é de minha responsabilidade.
Outra coisa: Por favor, não se deixem enganar pelos filmes baratos da Disney e busquem a leitura em primeiro lugar porque a mensagem depois de repassada por outrem tende a ser muito distorcida. Enfim, nem sei se estou falando algo relevante para os outros, mas para é tudo muito importante e estou extremamente apaixonada pelo Digory, a Polly, Rip, Lucy, Pedro, Jill, Precioso e todos os outros. Todos eles me acrescentaram em algo, mas a figura de Aslam é com certeza a mais marcante! Toda vez que chegava a sua hora o meu coração estremecia porque Lewis conseguiu de fato transmitir quem ele gostaria através desse personagem. Aslam realmente é maravilhoso e ensina coisas que permiti que o meu coração captasse. Não dá para descrever aqui cada livro, mas para mim basta saber que os 7 lidos juntos me cativaram excessivamente e eu nunca esquecerei dessa leitura. Também acho que essa foi feita no tempo correto da minha vida e da maneira mais legal possível, compartilhando com minha amigs Becca.
Por fim, entendo que não dá para descrever com palavras o que atingiu o meu espírito e não vou passar mais tempo tentando. Quem desejar ler, leia o mais rápido possível, mas leia de coração aberto e limpo porque quando seus olhos são luz, tudo é luz, mas se são trevas, que trevas serão! Tudo depende da forma como você recebe o conteúdo, então aprecie da maneira mais simples e tente ler além do que está escrito, pode ser uma oportunidade única!
Rebecca 07/08/2015minha estante
Sem dúvidas, a leitura de Nárnia foi outra por eu ter com quem compartilhar e extravasar as emoções de cada frase marcante.
Realmente, não tem como expressar o que Nárnia mudou em minha vida. Lewis conseguiu unir o que é sério com histórias fantásticas! Esse é um dos poucos livros que crescem, à medida crescemos.

Jess 07/08/2015minha estante
Owwwwn! Concordo totalmente e Nárnia sempre estará em nossos corações, afinal de conta, sabemos o que verdadeiramente significa para nós. ?