As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia

Manu 02/01/2024

1? do ano
Primeiramente muito orgulhosa de mim mesma, por finalmente ter tomado vergonha na cara, e terminado Nárnia após quase TRÊS anos, mas enfim foi uma grande experiência, e me apaixonei profundamente por algumas histórias, enquanto outras foram cansativas ao extremo, mas sei que toda vez que abrir As crônicas de Nárnia, terei um pedacinho da minha infância gravada nela.
Pedro 04/01/2024minha estante
Espero tomar vergonha na cara e começar ainda esse ano. ?

Manu 04/01/2024minha estante
@Pedro acredito que você não irá se arrepender??

Pedro 04/01/2024minha estante
Assim espero. Fantasia é o meu gênero literário favorito.

Vick 10/06/2020

Crônicas de Nárnia
Não tenho muito a acrescentar sobre esse livro, pois não curti muito a experiência da leitura, não consegui me conectar e sentir nenhuma empatia com os personagens principais, talvez eu não estava tão na vibe para ler livros muito fantásticos ou simplesmente não deu pra mim.
Não nego que a escrita do autor é muito boa, e fiz várias marcações durante toda minha trajetória literária com a obra.
Recomendo a todas as pessoas que tenham paciências de ler um livro extremante extenso e com reviravoltas e algumas decisões estúpidas (cof cof Edmundo) e vilões muito aleatórios e de certa forma cômicos.
Qlucas 10/06/2020minha estante
Eu senti a mesma coisa kk. Só salvo 2 livros mesmo da coleção. Tem um livro que é um porre de chato.

Vick 11/06/2020minha estante
Pensei que só eu me sentia assim kkkkkk
Você não tem noção do tanto que eu enrolei pra terminar

naeobliqa 23/06/2020minha estante
Estou nessa vibe também. O último livro parece uma tortura de tão chato... Tem 3 anos que tô parada nessa saga.

Pat Müller 13/11/2020

Já quero ler de novo
Esse livro é incrível. Foram tantos aprendizados, tanto de Deus escondido e escancarado, que nem sei lidar.
Chorei de alegria e algumas vezes de tristeza... são lições que quero levar para a vida.
Rúbia 13/11/2020minha estante
Deus, me dê forças. Não consigo sair do primeiroooooooo

Pat Müller 13/11/2020minha estante
Força! Hehe vale a pena, é um livro maravilhoso

Jess 07/08/2015

Nárnia: Uma boa pedida!
Quando um livro realmente é bom, não pode deixar de ser resenhado. Dessa forma, fui dar uma olhada nas resenhas das outras pessoas e me espantei ao constatar que elas não tiveram a mesma experiência que eu na leitura desse livro.
Eu acredito muito que muitas coisas envolvem o processo de leitura, afinal de contas, cada um tem sua bagagem literária, o momento que está vivendo, suas crenças e tantas outras coisas que influenciam na forma como interpretamos cada linha de um texto. No meu caso, ler As crônicas de Nárnia foi uma experiência de tirar o fôlego! Tentar descrever o prazer obtido numa leitura de dias e dias não é lá muito fácil, mas sempre tento.
Primeiramente, gostaria de manter minha sobriedade ao escrever isso aqui porque realmente estou extasiada com tudo o que li! (risos). Segundamente, gostaria que mais crianças pudessem ter esse livro em mãos. A forma como C. S. Lewis narra toda a história faz-me ter certeza de que mesmo com 60 anos lerei "Nárnia" com todo prazer e ninguém pode mudar isso.
Cada crônica se apresenta com um toque de magia impressionante e ao mesmo tempo com muita realidade. Como o próprio autor diz no epílogo do livro, ele escreveu simplesmente a mensagem que queria passar e não o que as crianças gostariam de ler. Mas que bom é perceber que muitas crianças gostariam de ler essa mensagem! Cada detalhe presente nos textos são carregados de sutileza, amor, delicadeza e fé. Sim, fé! Em cada traço pode-se perceber claramente que Nárnia não é só um mundo imaginário, mas algo que conhecemos muito bem.
A impressão que tive é que era a minha própria estória sendo contada de outra maneira! E em todo tempo pude ter muitos aprendizados para uma vida inteira. As verdades faladas pelos personagens fizeram de mim alguém um pouquinho mais leve e feliz! Por esses motivos não entendo bem porque tantas rejeições com a obra, mas isso nunca me importou! O que me importa em um livro são as mudanças que ele pode trazer para a minha vida positivamente e a interpretação que os outros fazem dele não é de minha responsabilidade.
Outra coisa: Por favor, não se deixem enganar pelos filmes baratos da Disney e busquem a leitura em primeiro lugar porque a mensagem depois de repassada por outrem tende a ser muito distorcida. Enfim, nem sei se estou falando algo relevante para os outros, mas para é tudo muito importante e estou extremamente apaixonada pelo Digory, a Polly, Rip, Lucy, Pedro, Jill, Precioso e todos os outros. Todos eles me acrescentaram em algo, mas a figura de Aslam é com certeza a mais marcante! Toda vez que chegava a sua hora o meu coração estremecia porque Lewis conseguiu de fato transmitir quem ele gostaria através desse personagem. Aslam realmente é maravilhoso e ensina coisas que permiti que o meu coração captasse. Não dá para descrever aqui cada livro, mas para mim basta saber que os 7 lidos juntos me cativaram excessivamente e eu nunca esquecerei dessa leitura. Também acho que essa foi feita no tempo correto da minha vida e da maneira mais legal possível, compartilhando com minha amigs Becca.
Por fim, entendo que não dá para descrever com palavras o que atingiu o meu espírito e não vou passar mais tempo tentando. Quem desejar ler, leia o mais rápido possível, mas leia de coração aberto e limpo porque quando seus olhos são luz, tudo é luz, mas se são trevas, que trevas serão! Tudo depende da forma como você recebe o conteúdo, então aprecie da maneira mais simples e tente ler além do que está escrito, pode ser uma oportunidade única!
Rebecca 07/08/2015minha estante
Sem dúvidas, a leitura de Nárnia foi outra por eu ter com quem compartilhar e extravasar as emoções de cada frase marcante.
Realmente, não tem como expressar o que Nárnia mudou em minha vida. Lewis conseguiu unir o que é sério com histórias fantásticas! Esse é um dos poucos livros que crescem, à medida crescemos.

Jess 07/08/2015minha estante
Owwwwn! Concordo totalmente e Nárnia sempre estará em nossos corações, afinal de conta, sabemos o que verdadeiramente significa para nós. ?

Caio.Vinicius 09/07/2017

Um mundo fantástico mas com resoluções simplistas
Eu sinto que se tivesse lido quando era menor e me apaixonei por Harry Potter, também teria adorado o mundo de Narnia. Hoje já com 23 anos é inevitável que me atente à alguns pontos como a forte presença do pensamento católico e o fato de qualquer problema ser resolvido por um "sopro" do Aslam, sem que os protagonistas tomem a frente e se desenvolvam no processo de resolução das dificuldades.
Mas ao ler ao final as Três maneiras de escrever para crianças, CS Lewis me conquista e expressa tudo que sempre me questionei sobre o verdadeiro sentido de crescer.
Qlucas 24/09/2017minha estante
Leio tendo em mente que é um livro direcionado para crianças. Nesse quesito CS Lewis é perfeito.

Faby 20/11/2017minha estante
undefined

Gilvan L. 25/09/2016

Parcial é preconceituoso.
As crônicas de Nárnia é uma obra de fantasia completa, porém tem uma visão cristã muito aprofundada que pode coagir jovens leitores a formação de um senso crítico parcial.
Existem duras críticas aos livro (algumas eu concordo e outras não): homofobia, machismo, patriarcalismo e xenofobia.
Entre estas eu destaco a xenofobia, pois os grandes vilões da série são os telmarino, um povo descrito com claras características do oriente médio.
Dudinha 31/12/2016minha estante
Mas também vale comparar a época de publicação. Também não me agrada ver essas ressalvas que você citou, por isso, gosto de citar o lado bom de todas as obras que leio, para não parecer um livro de todo ruim. Desculpe se o ofendi de alguma forma, não era a minha intençao. Gostei de sua resenha exatamente para preparar o leitor do que encontrará na leitura.

Gilvan L. 12/01/2017minha estante
Vc tem toda razão, eu só falei dos pontos negativos. Mas são questões pouco levantadas pelos leitores.

Fernanda Rebelato 14/07/2015

Crônicas de Nárnia
Depois de muito tempo consegui terminar esse livro, e tenho até vergonha por demorar tanto tempo pra ler. Acredito que todo mundo já ouviu falar sobre as crônicas desse mundo, então não vou me estender muito nessa parte.

O livro é dividido em sete histórias, cada uma com cerca de 100 páginas, e conta períodos diferentes do incrível país de Nárnia. Três dessas histórias, eu já conhecia devido aos filmes e, na minha opinião, o livro poderia ser reduzido em apenas 5 contos.

Não me entendam mal, Nárnia é maravilhoso, e quem não gostaria de viver lá não é? Eu curti a leitura até a 4 história, mas depois disso tudo se tornou maçante. As histórias são muito detalhadas e por isso muitos personagens, que não mudam muito o sentido da história, recebem um destaque maior que o necessário, deixando os importantes um pouco mais de lado.

Leia mais: http://www.armazemideias.com.br/2015/07/resenha-as-cronicas-de-narnia.html

site: armazemideias.com.br
rachel__ 14/07/2015minha estante
Lindo livro! :)

NEIL 25/07/2015minha estante
Quero muito ler!

Vitória 17/12/2020

Narniana de sangue ??
Os filmes marcaram mto minha infância, e ter lido o surgimento de Nárnia até o seu "fim" foi uma experiência mto marcante e nostálgica kkkkk
Mas não achei um livro mto fácil de ler, por ter 750 páginas (7 histórias) acaba se tornando uma leitura lenta e cansativa.
Outra coisa q tbm me incomodou, foi q todas as histórias tem um enredo mto parecido... Como: Nárnia estava em perigo, os personagens eram levados até lá e por fim Aslam aparece para ajudá-los...
Apesar disso, adorei saber os inúmeros detalhes do passado e futuro desse mundo, que não aparecem nos filmes.
E que referências mais perfeitas que o escritor consegue fazer com a bíblia!! (O final é emocionante demaiss)
Para quem é fã dos filmes e queiram ler com crianças, com ctz é um livro (e mundo) incrível! ?

Agora,
SUSANA
Oq vc fez
Da sua vida
?Q não acredita em Nárnia??
Vontade de te bater menina kakska

? "Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista."
? "Acho que todos nós temos um país secreto, que, para a maioria, é apenas um país imaginário."

?|????|?|?|??|?
Luana 18/12/2020minha estante
Simm, muito triste pela Su, espero que ela tenha tomado jeito dps do fim dos pais, irmãos e primo dela ?

Vitória 18/12/2020minha estante
Simmm, tomara mesmo ?

Florencia Hidalgo 23/11/2020

As Crônicas de Nárnia traz sete livros maravilhosos: O Sobrinho do Mago; O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa; O Cavalo e Seu Menino; Príncipe Caspian, O Peregrino da Alvorada, A Cadeira de Prata e a Última Batalha.
Cada livro conta histórias maravilhosas, desde o surgimento de Nárnia até o fim dela, como os personagens, em sua maioria, conseguem crescer e amadurecerem e nos deixar lições maravilhosas.
Os livros são maravilhoso, recomendo as pessoas lerem essa belíssima obra de C. S. Lewis.
vickvigarista 24/11/2020minha estante
Neste volume tem todos os 7 que você citou? Se eu quisesse ler As Crônicas de Nárnia, poderia adquirir só esse livro? Não precisaria comprar os outros? Ou esse é mais resumido?

Florencia Hidalgo 24/11/2020minha estante
Esse livro é o volume único, ou seja, já vem todos os livros juntos.

Suellen-san 15/03/2017

Essa resenha resolvi separar cada livro e depois fazer uma consideração final.

O primeiro livro. Adorei! E isso me deixou feliz porque simplesmente explica muita coisa da serie porque até o momento só tinha visto o filme que não explicou muita coisa, mas o livro sim. O sobrinho do mago é o primeiro livro da serie que explica basicamente tudo que vai acontecer daqui por diante. Ou seja, como surgiu Nárnia, a feiticeira, o leão e aquela história dos filhos de Adão. Sim, tudo é colocando nesse livro e sinceramente porque não fazer um filme desse livro? Eu não sei o motivo, mas recomendo que comece a ler as crônicas pelo inicio, ou seja, pelo livro um que se intitula: O sobrinho do mago. E posso lhe dizer que certeza que não vai se arrepender de ter seguindo a cronologia certa. Recomendo!

O segundo livro. Sem comparação! O leão, a feiticeira e guarda-roupa é um ótimo livro e olha que nem mesmo o filme mostrou tudo que era para mostrar. Pois algumas partes não ficaram que nem o livro já outras foi meio que cortada do mesmo. Contudo o livro é ótimo e louca para ler o terceiro livro. Estou me encantando por Nárnia.

O terceiro livro. O menino e o cavalo não é lá essas coisas. Acho que é por isso que não fizeram filmes com alguns livros porque não é tão legal. Mas até que o finalzinho é bom. Contudo faltou emoção, creio. Tanto que demorei demais para ler esse livro. Acho que não tenho muito que escreve sobre esse terceiro livro. Mas gostei de saber algumas histórias de Nárnia.

O quarto livro. Bem... Príncipe Caspian do livro deixa o filme no chinelo. Claro que tem cenas mostradas no filme que tem no livro e tem também aquelas boas cenas que nunca foi ao filme. Contudo o livro é bem melhor do que o filme, mas vamos ao que interessa. Esse livro é o melhor de todos mesmo que os detalhes sejam pouco explorado na trama, mas mesmo assim a história não perde aquela magia. Creio que nada do que eu escreva nessa resenha vai expressar o quanto a leitura foi boa, leve e envolvente, adorei cada momento dessa leitura e mesmo que você não tenha o volume único recomendo a leitura desse livro.

O quinto livro A viagem do peregrino da alvorada é um dos livros mais legais. A leitura flui e senti que algumas coisas não batiam com o filme ou será que é impressão? Isso não importa, pois o que importa é a leitura e aventura. Adorei vê mais esse livro do volume único e louca para saber o que reserva os dois últimos livros.

O sexto livro. A cadeira de prata. Eu fiquei pensando que danado é cadeira de prata até a coisa aparece quase no final do livro. Bem se essa resenha sair antes do filme que o pessoal esta planejando fazer acho que ficara bom, pois há muitos elementos que podem ser usados para desenvolver o filme. Nessa história não vemos mais os irmãos em ação mais sim Jill e Eustáquio como protagonistas e tenho que tira o chapéu para a continuação já que depois só falta o último livro para terminar as crônicas. Ao meu vê o pessoal errou muito ao não colocar na trama o sobrinho do mago e o cavalo e o menino, mas espero que seja feito esses filmes ou algo do gênero, mas em suma o livro é bom e não deixa a deseja.

O sétimo livro. A última batalha. Ui! Ai! O que escreve? Finalmente terminei as crônicas e para dizer que não gostei... Eu nem sei se escrevo o que realmente eu achei porque o final foi surpreendente. Para os que leram todos os livros devem me entender o motivo da minha surpresa, mas porque esse final? Vou meio que fazer uma resumão juntando tudo nesse livro. Você percebe que tem algo de religioso nessa trama, mas só descobre realmente no final quando Aslam dá as últimas palavras das crônicas. E pronto fim. E tudo aquilo que você viu no livro não passa de... Eu juro que desejo escreve aqui, mas ia deixar algumas pessoas sem chão porque só entenderam o que eu entendi quando finalmente chegarem ao final.

Em suma, os livros são bons, mas o final. O final finalizou, mas o motivo desse final é que me deixou sem entender o propósito disso tudo. Afinal só uma pessoa não participou do grande final, mas a questão é será porque ela foi a única... Deixou vocês com a minha impressão e até...

site: https://suellen-san.blogspot.com.br/2015/06/resenha-as-cronicas-de-narnia-volume.html
Paloma Martins 15/03/2017minha estante
Ótima resenha, obrigada, fiquei com ainda mais vontade de ler!

Suellen-san 15/03/2017minha estante
Espero que goste do livro.

Andreia.Dias 22/02/2017

Esse livro é fantástico, faz dois anos que ganhei ele, e quando eu terminei de ler, pensei porque não li antes, rsrsrrsrs, com toda certeza, esse livro mudou meu modo de ver a nossa sociedade, minha espiritualidade! Muito bom mesmo, super indico para quem gosta de aventuras, rsrs
Alê 23/02/2017minha estante
To tentando criar coragem

Andreia.Dias 23/02/2017minha estante
Haha Alê eu estava tbm, vc não vai se arrepender!!

Andy Silva 10/08/2018

É muito bom, maaas...
Caramba meus irmãos, que livro!
Eu A-M-O a história e o enredo de Nárnia e sou super fã da franquia de filmes, e levei até bastante tempo para ler o livro. Mas por n motivos, só agora foi possível.
Nárnia encanta, não só por ser um livro de fantasia (e diga-se de passagem, é um dos meus estilos favoritos), mas por todo seu contexto que permite atender à todos públicos, de todas as idades.
Mas agora falando dos livros:
Os 3 primeiros são tipo, muito amor. O momento da criação e da primeira aventura dos Pevensie são, na minha opinião, os que mostram melhor a essência de Nárnia e seus habitantes. Dos três livros, meu favorito é 'O Cavalo e seu Menino'.
O 4o livro da série 'Príncipe Caspian', é o que considerei mais chato. Assim como o filme, a história não me envolveu, porque achei demais enrolado.
Os 3 últimos livros, que narram as aventuras de Eustáquio, são excelentes. E aquele final MEU DEUS, é de partir o coração
No geral, a história é excelente. Enredo, cenários e personagens são bem construídos. A apologia com a Bíblia e passagens cristãs se faz presente para passar a mensagem principal do livro: a luta do bem contra o mal.
Só não entrou pra minha lista de favoritos, pois após um tempo a leitura se torna cansativa, e eu super recomendo a leitura individual de cada livro.
Johnny 12/08/2018minha estante
Já terminou? Leu bem rápido ein?

Andy Silva 13/08/2018minha estante
Hahaha, quando nos falamos, só faltavam dois capítulos para terminar

Otávio - @vendavaldelivros 07/01/2021

“Criaturas, eu lhes dou a si mesmas. Dou-lhes para sempre esta terra de Nárnia. Entrego-lhes as matas, os frutos e os rios. Entrego-lhes as estrelas e entrego-lhes a mim mesmo.”

No mundo que vivemos hoje fantasias são necessárias, em especial quando nos trazem mensagens de esperança e fé, independente da religião que se professa. No final, os símbolos que as constituem continuam nos movendo e são maiores do que estruturas criadas pelos homens.

Demorei quase dez anos para tirar da estante e ler As Crônicas de Nárnia. Talvez um preconceito com uma obra feita para crianças ou, talvez, o ato de subestimar o que uma obra de fantasia poderia oferecer. Resolvi, então, encarar as sete obras em um volume único, sem imaginar a força que elas teriam e a capacidade de me deixar absolutamente impactado.

Fortemente embasado no cristianismo, as crônicas contam, em sete livros, a história de um mundo mágico chamado Nárnia desde o seu nascimento até o seu fim. Além disso, apresentam personagens profundos, em sua maioria crianças, que evoluem, sofrem e aprendem ao longo de cada aventura. Lições que servem a eles e a nós, muitas vezes falando sobre nossa própria moral e maneira de viver a vida.

A aclamação em torno dos livros é absolutamente compreensível. Com uma escrita fluída e perfeita para o entendimento de crianças, Lewis conseguiu não ser maçante ou piegas. O momento de criação de Nárnia por Aslam é um dos mais belos já escritos. O leão, por sinal, representação de Jesus como figura sagrada, carrega consigo as principais passagens de representatividade das histórias que moldaram a religião.

Símbolos que nos movem, os livros tornam acessíveis valores e ensinamentos. É, talvez, a maior obra de propaganda cristã já escrita, pois consegue encantar mesmo quem não professa essa fé. Talvez, daqui há milhares de anos, quando nossa história tiver sido apagada e encontrarem os vestígios da obra de Lewis, poderão pensar que acreditávamos em um mundo onde tudo era belo e os animais falavam, regido por um poderoso leão dourado chamado Aslam. E, no final das contas, talvez eles não estejam errados. Por Nárnia e por Aslam!

site: https://www.instagram.com/p/CJoztayD7Lk/
Mylena 07/01/2021minha estante
Ótima resenha! Esse livro é realmente sensacional.

Otávio - @vendavaldelivros 07/01/2021minha estante
Obrigado! E é mesmo! Foi difícil de parar de ler.

Mariana.Novaes 10/06/2017

MARAVILHOSO!!!!
Apenas isso a dizer... Estou perplexa até agora!!!
Jéssica | @jehbreda 11/06/2017minha estante
Você leu as histórias na ordem que é apresentada no livro ou outra sequência?

Mariana.Novaes 12/06/2017minha estante
Na ordem do livro mesmo...e deve ser assim..porque existem referências dos livros anteriores