As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia

Davi.Santos 28/05/2023minha estante
Ótima resenha, falou de tudo rsrs leitura muito boa, tbm gostei muito!

Yuri.Silva 28/05/2023minha estante
Vlw meu brother, me marcou de mais.. indicação sua kkk

Davi.Santos 29/05/2023minha estante
Disponhaa kkk

bella318 31/12/2021

As Crônicas de Nárnia
Esse livro tem uma forte ligação com o cristianismo, eu como católica achei interessante como ele ?adaptou? certas história, porém teve certos momentos problemáticos que me deixaram brava porquê o cristianismo (na teoria) não deveria pregar ódio, e mesmo sendo um livro antigo com um autor que já morreu não anula as problemáticas que tem nele.
A escrita é fácil de ler, ainda mais por ser um livro para crianças, só que eu achei maçante em certas partes das histórias, e isso foi o que me fez diminuir o ritmo dessa leitura. Eu gostei bastante dos personagens principalmente por terem um toque a mais de imaginação e fantasia, não sei explicar direito mas caso você leia creio que irá entender. As crônicas são interessantes e interligadas, o que me agrada muito pois eu adoro ler algo que eu vou parar e ver que apareceu na história anterior. Eu recomendo para os bons leitores de fantasia, de clássicos e para aqueles que tiveram a infância marcada pelos filmes de Nárnia assim como eu?
ANA 31/12/2021minha estante
quais problemáticas tem nesse livro?

bella318 31/12/2021minha estante
Aparece principalmente em ?O Cavalo e Seu Menino? e em ?A Última Batalha?, em vários momentos os Calormanos (que eu acredito serem uma representação dos povos árabes) são descritos como um povo inferior com uma religião falsa. As únicas pessoas de cor foram feitas como os vilões, e também teve um blackface.

ANA 31/12/2021minha estante
eu acho q n seja isso, deve ser uma representação de pessoas que n creim no cristianismo (carlomanos), mas alguns personagens ele n descreve a cor da pele, ent eu acho que n seja referente aos árabes amg!!

Stella 04/02/2022

Ler Nárnia pela segunda vez é como um refresco. É um livro conforto, daqueles que vc sente que os personagens sempre estarão ali por vc. Os cenários são acolhedores, claro que existem guerras e problemas nesse mundinho, mas no final o que resta é a sensação de estar tomando chá em um bosque encantado com o Sr. Tumnus. Ler Nárnia também é sentir um quentinho no coração cada vez que Aslam aparece e se encantar com a devoção de Lúcia e de tantos personagens que lutaram para defender seu país de verdade. Ler Nárnia é pra mim, como cristã, ainda mais enriquecedor, e me faz querer ser melhor, ser mais empática e ter mais fé. São tantos paralelos lindos e puros com a Bíblia que fiquei simplesmente encantada e até mesmo surpresa por não ter percebido tudo antes. Essas são algumas das razões pelas quais esse livro é tão especial para mim, e também porque nenhum final nunca vai atingir, para mim, o final de Crônicas de Nárnia ??

Obs: se vc quiser uma experiência ainda melhor, leia com som ambiente específico de Nárnia, é mágico ?
Kewllyta 04/02/2022minha estante
Esse é o motivo pelo qual adquiri ele, vou começar a ler quando chegar um livro auxiliar para me ajudar a entendê-lo. Como estudo pouco a Bíblia (preciso corrigir isso) então vou precisar de ajuda

Stella 04/02/2022minha estante
Vc vai se encantar com os paralelos que o Lewis fez, me instigou a ler mais a Bíblia tbm

Kewllyta 04/02/2022minha estante
Sim. Quero também uma coleção que vi na Livraria Cristã sobre "mulheres da Bíblia", achei linda. Deve ser ótimo ler.

Emmy 22/12/2018

"Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista."
Coloquei Nárnia para ler esse mês apenas como meta de leitura pra bater, o que eu não esperava era que este livro é que iria me bater.
Como alguns já devem saber através dos filmes, existe na obra uma incrível semelhança com a bíblia, e lendo todos os sete livros isso se torna evidente. ⠀⠀⠀
E é lindo! ❤ A forma como C. S. Lewis cria o mundo de Nárnia e faz as suas referências me arrepiaram e fizeram chorar em vários momentos.
Os livros, considerados clássicos da fantasia vem todos reunidos nessa edição linda da martins fontes.
Recomendo a todos que gostam de uma boa fantasia, os livros embora leves e infantis transmitem mensagens que tocam os nossos corações.

site: https://www.instagram.com/p/BdYDjuZB5LH/
Giu Moreira 27/12/2018minha estante
Um livro lindo. Estou apaixonada por esse livro. Esse destaque é de qual página ? Ou foi você que escreveu ?

Emmy 28/12/2018minha estante
oii é da pagina 599, segunda linha, meu trecho favorito do livro

Giu Moreira 28/12/2018minha estante
Ah sim. Ainda não cheguei lá. Obrigada pelo lindo Destaque ??

My 03/06/2017minha estante
Esse final me pegou de supresa, eu fiquei parada não acreditando que foi aquilo que aconteceu mesmo. Mas mesmo com isso tudo que aconteceu, valeu a pena cada página lida.

Rafaele 03/06/2017minha estante
Concordo totalmente

Rubens Trindad 15/07/2017minha estante
Nárnia teve uma criação mas Nárnia não teve um fim, não acabou. Nárnia é o verdadeiro paraíso. Lá não há dor, nem tristeza. Apenas continuemos avançando para o alto junto com Aslam.

Geovanna 16/05/2021

Ok.
Minha expectativa era alta demais, já pelo hype, na verdade gostaria de ter lido quando tinha 8 anos, acho que ficaria maravilhada.
O livro tem muitas mensagens bonitas, mas sinceramente não acho que um livro com boa narrativa. A maioria das crônicas são bem entendiantes.
A verdade é que minha experiência foi melhor com o clube dos não lindos, sinceramente acho que não teria lido tudo e abandonaria na certa.
Ana Brolio 16/05/2021minha estante
Nárnia é assim mesmo.... Desperta muitas opiniões diferentes.
Já li os 2 primeiros para o meu filho e gostei bastante.

Bi 16/05/2021minha estante
o hype sempre estraga a experiência de consumir as coisas ? tbm nunca li !! mas tenho receio de me desapontar por conta do hype que o livro tem

luiza luiza 26/05/2021minha estante
Eu tô lendo agora e tbm to achando bem entediante, sinceramente, acho que vou acabar abandonando ele, e por enquanto tá bem arrastada a leitur

Almeidz 09/02/2021

Um ótimo livro e devido ao fato de que eu seja cristão, tornou a leitura bem com um Q a mais. No entanto, é um livro infantil, amaria muito mais se tivesse lido na minha infância/adolescência. Como diz o C.S Lewis: "Suas fantasias para crianças e fantasias para adultos terão muito mais coisas em comum uma com a outra do que com o romance convencional ou com o que as vezes se denomina "romance da vida infantil"."
Por isso, ler essa obra pode ter sido um pouco cansativo em determinado momento mas é extremamente gratificante ter lido e acompanhado o início e fim da Nárnia. Obra para todos conhecerem e aproveitarem um pouco desse incrível mundo, sejam cristãos ou não.
ferrerovini 24/02/2021minha estante
gostei também, apesar que vi algumas coisas problemáticas, talvez interpretei de forma errada. O início de Nárnia é incrível e o desenvolvimento dos irmãos Pevensie é magnífico, mas para mim (apenas minha opinião que não é a verdade absoluta) a história começa a cair quando eles saem de cena, o penúltimo livro eu parei e voltei após umas semanas e o último livro eu parei 4 vezes e só terminei pois queria saber o final, e o final... difícil além do último livro ser arrastado possui algumas linhas que podem ser interpretadas como racistas, intolerância religiosa além de misoginia (CLARO é um livro escrito em 1953, eu entendo todo o contexto histórico) mas fora isso que talvez nem seja o maior problema é só ?filtrar? eu esperava mais que apenas o fim, fiquei frustrado com a história, com os personagens, principalmente os narnia os que me pareciam extremamente burros. Sempre me perguntava ?Como é possível eles não perceberem o que está acontecendo debaixo dos focinhos deles?? mas OS PRIMEIROS... INCRÍVEIS AMO PRÍNCIPE CASPIAN, é maravilhoso! Só queria um final diferente.

Almeidz 24/02/2021minha estante
Bom, realmente o início é incrível e toda construção para mim é sensacional. Creio que até o 3° livro tá num ápice muito bom e depois continua com um bom nível mas caindo, realmente. Os últimos se tornaram um pouco desgastantes e maçantes pra mim, demorei mais do que pretendia para terminar. Olha, quanto às problemáticas realmente não sei te dizer, talvez já quisesse terminar para saber o final e não percebi ou não li direito, mas sempre que começo algum livro e procuro vê sua publicação original tento, como você, filtrar logo também. Achei um final interessante, demorado e enrolado um pouco mas dentro da proposta do C.S foi aceitável, muita referência cristã e a alusão com o paraíso final era esperado. Enfim, é um livro que vejo muito aberto para opiniões, gostos e como disse, se eu tivesse lido mais novo iria gostar muito mais dessa viagem.

ferrerovini 24/02/2021minha estante
sim, totalmente ainda amo Nárnia, queria que existisse, é um universo fantástico magnífico, amo a mitologia, Aslan, centauros, sereias, faunos sou apaixonado em tudo isso, queria mais também, mais aventuras e mais batalhas!

Maria 08/06/2020

Perfeito demais
Demorei um pouco pra terminar de ler, mas as histórias são simplesmente fantásticas, cada uma delas é bem desenvolvida e da sempre um gostinho de quero mais. O desfecho foi muito bem bolado e não deixou desejar em nenhum aspecto, recomendo muittooooo.
naeobliqa 08/06/2020minha estante
eu tô demorando muito pra terminar, a história é realmente envolvente kkk mas a preguiça que bate... vou usar seu comentário como animador pra terminar a leitura rsrs

Maria 10/06/2020minha estante
Sim sim eu entendo, eu tentava ler um pouco todo dia

Maria 10/06/2020minha estante
Mas acredite, no último livro é um misto de sensação: raiva, agonia, surpresa, saudade e um click de entendimento

Manu 02/01/2024

1? do ano
Primeiramente muito orgulhosa de mim mesma, por finalmente ter tomado vergonha na cara, e terminado Nárnia após quase TRÊS anos, mas enfim foi uma grande experiência, e me apaixonei profundamente por algumas histórias, enquanto outras foram cansativas ao extremo, mas sei que toda vez que abrir As crônicas de Nárnia, terei um pedacinho da minha infância gravada nela.
Pedro 04/01/2024minha estante
Espero tomar vergonha na cara e começar ainda esse ano. ?

Manu 04/01/2024minha estante
@Pedro acredito que você não irá se arrepender??

Pedro 04/01/2024minha estante
Assim espero. Fantasia é o meu gênero literário favorito.

Vinícius 30/10/2010

" [...] Inclino-me a quase afirmar como regra que uma história para crianças de que só as crianças gostam é uma história ruim. As boas permanecem. Uma valsa da qual você só gosta enquanto está dançando não é uma boa valsa." (Três maneiras de escrever para crianças, Lewis)

Que fantástica obra escrita por C.S. Lewis, direcionada para crianças com um toque religioso, principalmente na criação e no fim do mundo, é apreciada pelo mundo todo não só por crianças, e também por adultos e até senhores de cinquenta e três anos.

O livro é bem extenso e as letras são pequenas nesse volume único, e a cada capítulo ou história você encontra desenhos muito bem ilustrados por Pauline Baynes. São sete histórias (agrupadas nesse livro por ordem de preferência do autor) que narram as mais diversas aventuras nas terras de Nárnia, um fantástico mundo repleto de animais falantes, faunos, dríades, anões, centauros, gigantes, dragões, paulamas e muito mais.

Nárnia recebe visita de crianças londrinas em tempos difíceis, chamadas por Aslam, onde se aventuram mundo a fora, salvando o reino muitas vezes.

" [...] Mas quatro crianças brincando podem construir um mundo de brinquedo que dá de dez a zero no seu mundo real. Por isso é que eu prefiro o mundo de brinquedo. Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista. [...]" (A cadeira de prata, Brejeiro)

Recomendo a todos os amantes da fantasia, e até aos que não gostam, com certeza vão se apaixonar por essa história da mesma forma que eu me apaixonei.
Raquel T Moura 31/10/2010minha estante
Ótima resenha! Espero encontrar logo um tempinho pra ler essa história. Boa recomendação =)

Mateus 01/01/2011minha estante
Cara, vc resenha super bem sim! Concordo plenamente com vc, Nárnia é incrível *-* (agora tem 5 "joinhas" na sua resenha HUSAHUSAUH)

anaruths 02/02/2011minha estante
Muito boa sua resenha! Eu nao lembrava de como essa citação do brejeiro era tocante.

Natália Tomazeli 13/08/2021

MINHAS CONTROVÉRSIAS COM ESSE LIVRO
?Nárnia, Nárnia, desperte! Ame!
Pense! Fale! Que as árvores caminhem!
Que os animais falem! Que as águas sejam divinas!?

Acho que dispensa explicação falar sobre o que se trata a série de Nárnia né? Mas a série de alta fantasia escrita por C. S. Lewis reúne legiões de fãs no mundo todo. Eu comecei a ler a série em 2017, porém só fui finalizar esse ano. Tinha deixado o último livro, denominado de "A Última Batalha" pra trás.

Isso aconteceu porque tive muitos problemas com essa leitura. Não dá pra negar que é um universo incrível esse criado pelo autor, cheio de criaturas fantásticas e magia. Além de que os animais falam! Isso é realmente muito legal. Os desfechos de vários dos livros também são super bacanas, trazendo as alegorias bíblicas de uma maneira bem lúdica. Além de que a escrita de Lewis é bem fácil de entender.

Mas o restante dos aspectos me desagradaram demais. Os personagens não são bem desenvolvidos e muitas das coisas que não envolvem as alegorias, o autor não desenvolve, como cenas de batalha e os vilões. É tudo muito cru!
Também há bastantes trechos com conotação bem racista e machista, o que talvez é compreensível para a época que foi lançado? Não sei, mas me incomodava bastante. Os Calormanos, que é o povo meio que contrário aos Narnianos, são um povo racializado e são sempre descritos de maneira muito ruim. No último livro isso se intensificou, inclusive.

No fim das contas, não foi uma série que amei (nem perto disso) mas quis finalizar para ter o "repertório". Entendo a importância dela no meio literário mas acho importante deixar meu ponto de vista registrado de que não é uma história perfeita.
Douglas Finger 15/08/2021minha estante
??

Gabiis. 16/08/2021minha estante
Amiga, minha crônica favorita das 7 é a última, mas confesso que acho um mundo fantástico com muitíssimo potencial que foi mal desenvolvido. Entendo e concordo demais com tuas colocações (não passa frio nunca a senhora)

Natália Tomazeli 16/08/2021minha estante
huehue obrigada Gabi!

May Immortal 31/10/2012

Nem tudo que é ouro fulgura
Por muito tempo relutei em comprar este livro, pois sempre o via em promoções incríveis (no Submarino, claro rs), por acreditar que se tratava de uma história demasiada infantil (mesmo não tendo assistido a nenhum dos filmes até hoje), era puro preconceito mesmo (inclusive por ter descoberto que C. S. Lewis - autor desta obra - e J. R. R. Tolkien - autor d' "O Senhor dos Anéis" - eram amigos e pensava comigo: "Ah, ele - Lewis - deve ter feito algum plágio bem descarado, sem dúvida"). Até que não aguentei o preço incrivelmente baixo e tive que comprar e... surpresa! Mesmo não chegando aos pés de Tolkien (não pense que é uma crítica demasiada severa, afinal, nenhum autor, nunca chegará aos pés de Tolkien, em minha opinião) ainda assim, é de se admirar que o autor tenha escrito uma estória ao mesmo tempo, interessante para os adultos (pela parte bíblica) e envolvente para as crianças, sem os excessivos detalhes e minúcias que com certeza fizeram Tolkien perder muitos leitores (infelizmente). Ainda assim, é possível notar a clara semelhança que há entre "O Silmarillion" (também de Tolkien) e este aqui, pois ambos tentam recriar os primeiros capítulos da Bíblia de forma fantástica... a diferença, é que este, já li inteiro, já O Silmarillion... há mais de ano continua na minha lista de "tenho que terminar de ler". Ainda assim, recomendo ambos!
Joy 07/03/2013minha estante
Gostei de sua resenha. Sou fã de literatura fantástica, assim como vc.

Alixandre 30/05/2013minha estante
Tolkien é fantástico, porém nestes últimos tempos teve um escritor que o superou! E este se chama George Martin, criador da série de livros Guerra dos Tronos, inspirado em Tolkien ele conseguiu a proeza de supera-lo, recomendo que você largue todas suas leituras atuais e compre o primeiro livro desta série...

May Immortal 31/05/2013minha estante
Joy, obrigada!
Alixandre, concordo que George Martin é muito bom também, inclusive tenho os 3 primeiros livros da série As Crônicas de Gelo e Fogo, mas parei na metade do primeiro livro, quando ele matou meu personagem preferido (não citei nome para evitar spoilers). Sei que é besteira largar um livro por causa disso, mas desde as primeiras páginas me identifiquei fortemente com ele... Nunca havia deixado um livro de lado antes por esse motivo (mesmo parecendo que os autores tem uma incrível predileção para matar meus personagens preferidos), mas neste caso foi muito impactante, simplesmente perdi o tesão no livro. Até tentei reler, duas vezes, começando novamente do início, mas ainda não superei... Daqui algumas semanas / meses, pretendo tentar de novo, daí, quem sabe? A estória é muito envolvente, as cenas muito bem narradas e os personagens são bem profundos, mostrando que nem tudo é preto no branco. Mas Tolkien para mim, sempre estará em primeiro lugar, já que ele foi o responsável por criar a base para o que Martin e centenas de outros ótimos [ou nem tanto] escritores fazem até hoje. :)

nicoleb 16/04/2021

crônicas de Nárnia
Esse livro mexeu muito comigo.
Cada crônica acompanhando o crescimento de Nárnia, cada reinado, cada aventura... Vou sentir saudades desse universo.
Minha crônica favorita foi a última, o desfecho desse mundo incrível.
Fiquei extremamente emocionada com a representação bíblica.
Confesso que demorei pra ler por conta de tudo ser muuuiiito detalhado, cada ambiente, explicação... Mas eu amei!!
Leiam, mas leiam com tempo.
É uma experiência incrível e divertida que requer atenção para se sentir dentro do livro.
Todos os personagens tem um lugar no meu coração.
Pedróviz 05/05/2021minha estante
Pq vc usa carinhas tristes?

Pedróviz 05/05/2021minha estante
Tipo ?

nicoleb 05/05/2021minha estante
eu não acho que seja de triste, é tipo "ownt que fofinho" :D

Júnior 22/10/2011

Infantil de mais
Pois é, a imagnação de Lewis é magnífica, mas infelizmente ele se volta inteiramente para as crianças (tremenda sorte a delas né). O mais interessante nesse volume único é o roteiro para se escrever livros infantis que ele dispõe.
André 20/12/2011minha estante
Leia o livro com mais calma e talvez você realmente entenda a história e a mensagem que ela deixa para cada tipo de público, acho que se fosse realmente infantil não encontraríamos tantas resenhas aprovando o livro por adultos. Pense melhor nisso enquanto estiver lendo.

Júnior 22/12/2011minha estante
André, não quero dizer que o livro não tem mensagem ou que é ruim. Só não gosto do estilo de escrever do Lewis, acho os diálogos fracos e a condução da história não me empolgou. Mas nunca diria para alguém não lê-lo, só digo que não me agradou.

De qualquer forma, valeu pelo comentário, essas discussões são ótimas.

Karine 02/01/2012minha estante
Gostei de sua crítica, Júnior, pois você destacou com poucas palavras os defeitos e as qualidades da obra na sua visão.

Antes de iniciar este livro, eu estava lendo sobre as impressões positivas e negativas também, o que é difícil de encontrar pois os fãs nunca falariam que a obra não os agradou.

Quanto ao comentário de André, percebi que ele está intervindo em todos os demais comentários que postam notas abaixo de 5.

André: deixe as pessoas criticarem o livro livremente, é isso que instiga mais pessoas a lerem!

Abraços!

Gabriel Vilela 06/08/2023

Nárnia- Um mundo de fantasias
Como descrever os 7 livros ? ? Apesar de achar que é bem mais adequado para crianças e adolescentes, eu me submergi com a magia da leitura que me tirou desse mundo real e me levou a um outro fantasioso chamado Nárnia. Uma crônica ótima e que muitas pessoas já devem ter lido. Eu adorei me deixar levar. E não acho que seja um calhamaço rs
Eu creio, que na verdade, se observar bem direitinho, verás a teoria do cristianismo implantada em uma história de literatura infanto-juvenil.

Achei os livros incluindo os filmes? muito interessantes. E nem preciso dizer que estou recomendando para todos que ainda não os leram . ??
(Existe! Acredite)
Bom... Tenham uma boa leitura ? e sejam maleaveis e menos críticos a essa história fantástica.
sthe.may 06/08/2023minha estante
Aaah parabéns pela leitura do "calhamaço" moço ?? haha

Gabriel Vilela 06/08/2023minha estante
Antes de ler o comentário eu já sabia que era isso do calhamaço kkkk mas obrigado sthe ? boa leitura para nós ??

sthe.may 06/08/2023minha estante
hahaha ??