As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia

Glaucy 13/10/2010

Demorei +/- 3 meses, mas li! Venci esse pequeno livro de somente 751 páginas (rsrs). Se bem que li 7 livros num só, heim?! Tô perdoada! rsrs

As 7 crônicas têm seu encanto especial, mas devo confessar que as minhas preferidas são "Príncipe Caspian", "A viagem do Peregrino da Alvorada" e "A cadeira de prata", sendo esta última a mais-mais delas, na minha humilde opinião! ;)

Confesso também que sentirei falta desse mundo encantado, que é Nárnia... Mas, sei que sempre poderei reler e reler e reler. Com toda certeza, este também será um livro que lerei para meus filhos (quando os tiver) com todo prazer!

Aslam, os bichos falantes, os reis corajosos e leais e os filhos de Adão e Eva valentes e prontos para ajudar, estarão para sempre em minha memória e coração.

As Crônicas de Nárnia de C. S. Lewis não é um simples livro para crianças, é um livro para todos, não importa se crianças, jovens, adultos ou idosos, é prazeroso lê-lo e eu recomendo!

Lido em julho/agosto/setembro/outubro de 2010 ;p
João Pedro 25/10/2010minha estante
Adorei a resenha. Nárnia também deixou saudades em mim.

Glaucy 26/10/2010minha estante
Obrigada! Nossa... é o 1º coments q recebo! :D Pensava q ninguém lia minhas resenhas, enganei-me, q bom!
Mais uma vez, obrigada, João Pedro! ;)

Ana 18/11/2010minha estante
Adorei sua resenha! Fiquei super entusiasmada para ler...
Daqui uns dias ele chega em minhas mãos para eu ler! :D

Glaucy 27/11/2010minha estante
Fico muitíssimo feliz de vc ter gostado de minha resenha, Ana! Leia Nárnia! É mt bom msm! Espero q os Filhos de Adão e Eva encatem tanto vc qnt encantaram a mim ;) Uma excelente leitura!

Sophia 31/05/2021

...
Obrigada por me presentar com um historia tão maravilhosa e incrível com essa. Não tenho palavras para descrever o que esse livro fez comigo. ❤
Melinda4 31/05/2021minha estante
vale a pena ler? vc demorou quanto tempo para terminar??

Sophia 31/05/2021minha estante
Simmm, o livro é perfeito, ele é meio grandinho, mas você nem sente as paginas passarem. Eu demorei mais ou menos 1 mês.

Melinda4 31/05/2021minha estante
aaaaaa entendi, brigadaa? eu comprei ele umas semanas a trás, quero muito ler

Sophia 31/05/2021minha estante
Espero que vc gostee ???

Daiany.Cordeiro 21/08/2020

Recomendo essa leitura
Terminei essa leitura no início do mês passado, e fiquei de fazer uma resenha.

Essa é a segunda vez que pego esse livro para ler. A primeira vez, estava no fundamental, peguei emprestado da biblioteca da escola, não consegui ler por completo, lembro que travei na parte "A viagem do peregrino da alvorada".

Resolvi colocar esse livro na minha meta de leitura desse ano. Demorei ler ele, cerca de 3 meses, pois estava intercalando 4 livros.

Li várias resenhas sobre esse livro, umas negativas, destacavam, mencionando algumas passagens do livro que soam racista, e preconceituosa.
Mas na minha opinião essas mesma resenhas demonstravam preconceito contra a religião do autor.

Sim, existem partes do livro que realmente soam racista, porém deve-se ter em mente a época que esse livro foi escrito, entre 1949 e 1954. Outros livros clássicos infantis existem o mesmo problema, por exemplo, os livros de Monteiro Lobato, as falas de Emília, ao se referir a tia Nastácia.

O que eu quero expressar, é que as frases que soam racistas é devido a época que o livro foi escrito. É triste este fato, mas isso já foi considerado normal no passado, e não pode ser apagado da história.

Também quero deixar claro que esses trechos não tira o mérito do livro e do autor, e nem desqualifica a mensagem que é transmitida. Não é atoa que é um clássico.

Eu recomendo a leitura com certeza.
Tailane Santos 21/08/2020minha estante
É aquele caso: quem for perfeito que atire a primeira pedra. Mas acho muito importante que essas passagem sejam pontuadas, que é para evoluirmos como pessoas, na medida do possível. Quero muito ler as crônicas de Nárnia, mas sempre me dá preguiça, porque tentei ler Cristianismo puro e simples do C.S. e é muito mais difícil do que simples Kkkk o bateu o medinho de ler e não entender

Daiany.Cordeiro 21/08/2020minha estante
Concordo que devem ser pontuadas Tailane, mas as resenhas que li estavam desqualificando o livro e o autor, parecem que esquecem que os próprios avôs já foram preconceituosos e racistas um dia, se ainda não são.
Esse é o primeiro livro que leio, desse autor, acredito que deve ser o mais leve e fácil de ler, pois se trata de uma literatura infantil.

Tailane Santos 21/08/2020minha estante
As pessoas não sabem olhar para o próprio rabo. Hahahahah
Ainda bem que é mais fácil, porque quero ter o prazer de ler algum livro desse homem. Sou cristã e ele é sempre citado nos livros cristãos que leio.

Daiany.Cordeiro 21/08/2020minha estante
De uma chance para esse, é muito bom.

Elisabete 05/12/2023

"Um mundo dentro de outro mundo..."
As Crônicas de Nárnia são uma viagem pelo mundo da fantasia, com terras mágicas cheias de encantos e perigos. Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal.
Nesse volume único, encontramos as sete histórias sobre Nárnia em ordem cronológica, contando desde s criação desse reino mágico até seus momentos mais críticos. A aventura começa com "O Sobrinho do Mago", se passado muitos anos antes do próximo. "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", o qual foi o primeiro livro a ser adaptado pela Disney nos cinemas e aquele que nos apresenta o quarteto: Lúcia, Pedro, Edmundo e Suzana.
A terceira história é "O Cavalo e seu Menino", uma espécie de interlúdio antes de "Príncipe Caspian, o qual é seguido por "A Viagem do Peregrino da Alvorada", sendo estes dois os últimos livros a serem adaptados respectivamente. Fechando o compilado temo "A Cadeira de Prata" e "A Última Batalha".
Cada um dos sete volumes tem características e personagens que o tornam único, mas o meu favorito é "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" e o Aslam ???

Lewis tem uma escrita leve e fluída, queb faz a gente viajar para o mundo da fantasia e se perder neste mundo maravilhoso que é Nárnia.

"Por Nárnia e por Aslam."
Gleidson 05/12/2023minha estante
Muito bom, Elisa! Muito boa sua resenha também!

Elisabete 05/12/2023minha estante
Obrigada!

Rogéria Martins 05/12/2023minha estante
Que resenha linda e emocionante, Elisabete! Parabéns!
Amei ???

Elisabete 05/12/2023minha estante
Obrigada, Rogéria! ?
Ahhh esse livro é emocionante, principalmente o volume 2 "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Aslam é maravilhoso! ???

kazma ð¤ 14/11/2021

Crônicas de Nárnia
Livro: Crônicas de Nárnia
Autor: C. S. Lewis
Nota: 3,5?

? Crônicas de Nárnia não me prendeu tanto quanto eu achei que prenderia, não foi tão especial para mim quanto eu achei que seria. Achei muitas partes bem enroladas e sem rumo e acho que a maior parte do livro seria melhor **para mim** se tudo fosse em direção ao objetivo principal e não ficassem quarenta anos enrolando.
Cristiano.Santos 14/11/2021minha estante
Vai do gosto de cada um. Eu curti muito a história. Curto os filmes também. As histórias são cheias de simbolismo e alegorias. Fica complicado mesmo se captar estes.

Cristiano.Santos 14/11/2021minha estante
*se não captar esses símbolos, quero dizer.

kazma ð¤ 15/11/2021minha estante
para mim o livro foi uma grande metafora sobre Deus e etc, eu não acredito nessas coisas. Entendi sim todos os símbolos e analogias porém foca muito em falar que se vc não acredita em deus (aslam) vc se fode e etc, se focasse mais na aventura em si eu teria gostado mais, porém como vc mesmo disse, vai do gosto de cada um

Cristiano.Santos 15/11/2021minha estante
Exatamente

Vitor 18/05/2015

Fantasia baseada em fantasia religiosa.
Está claro para qualquer leitor de fantasia que Lewis é um devoto Cristão. Isso nada têm de errado, até que os dogmas religiosos interferem no desenvolvimento do que seria uma ótima história. Vale ressaltar que estou falando de um livro publicado na década de 50, mesmo assim, é visível como problemas atuais como a intolerância a diversidade, etnias e o completo machismo, estão presentes nesta realidade grotesca, infestada de preconceitos religiosos.

Por vários momentos, a história é desviada para uma reflexão, tal como os contos infantis geralmente fazem, o ponto fraco de Lewis é exatamente esse. Tentar empurrar garganta abaixo seus preceitos e concepções paradoxais regadas a alusões cristãs que não fazem o menos sentido na realidade do livro.

De qualquer maneira é claro que estou falando de uma outra época, outra sociedade, outro país; mesmo assim, é difícil acreditar que um homem tão prestigiado e alvo de tantos prêmios da literatura fantástica, tenha alcançado à esses patamares, amarrado à tanto embasamento religioso.

Anos 50, pode ter sido um ótimo livro, para a realidade do século XXI, que por sinal ainda é extremamente intolerante, não faz o tipo de leitura que proporciona a abertura de uma nova mente disposta a aceitar e respeitar o mundo. Jamais recomendaria este livro a uma criança, ninguém tão vulnerável a informação deveria ser alvo destas opiniões inflexíveis.

Que eu seja julgado pela sinceridade, mas Lewis jamais deveria ter sido comparado à Tolkien.
Tatiane 22/05/2015minha estante
Uma criança jamais vai perceber as referências, porque são referências muito sutis.'-' Só por ter referências religiosas o livro é ruim? É um ótimo livro pra uma criança entrar no mundo da literatura.

Janayna 08/06/2015minha estante
Fiquei esperando as suas citações sobre o machismo e a intolerância. Particularmente não consigo enxergar essas situações na história. Acredito que a leitura de Nárnia desperte muito mais o amor e a valorização do que realmente é importante, como a natureza e as coisas simples da vida. Em todas as leituras que fiz da obra tive vontade de ser uma pessoa melhor, de poder enxergar a beleza da vida. Não vejo os preceitos cristãos dessa obra como algo agressivo ou imposto e sim como uma reflexão sobre o amor, reflexão essa realizada apenas por adultos, pois as crianças por si só não seriam capazes de notar toda a intertextualidade bíblica da obra, mas volto a repetir que fiquei curiosa sobre o seu ponto de vista.

Vitor 09/06/2015minha estante
Oi Tatiane. Sim, acho que as referências religiosas estão fortemente impregnadas na história, isso abre espaço para um pensamento intolerante e extremamente dogmático. Concordo EM PARTES com você quando diz "são referências muito sutis". Não sei se você estar ciente do conceito primordial para a existência de contos, mas assimilação se faz necessária para que o cenário do conto seja espelhado na realidade, esse embasamento é confirmado pelos maiores escritores de ficção infantil e criadores do mundo fantástico, tais como Tolkien e Walt Disney.
Não acho, de forma alguma, que a religião seja de alguma negativa, ela somente prega interpretações deturpadas de uma realidade preconceituosa, fazendo assim, possivelmente, um adulto intolerante no futuro.

Vitor 09/06/2015minha estante
Oi Janayna, para uma mente livre de filtros sociais embasados em resistência a liberdade de expressão e diversidade, tal como é a cabeça de uma criança, ser exposta a essa obra de fantasia criada por Lewis. As crianças, por meio de assimilação, espelham a realidade fantástica do conto com suas próprias vidas. É uma peça chave para a existência de contos de fadas e ficção para crianças, onde tudo que vai, volta; ações negativas, geram resultados negativos e assim por diante, mas isso você, com certeza já sabe. Em dois trechos específicos do livro, Lúcia está acuada pelo inimigo e vê uma espada, em nenhum momento ela não move para tentar defesa, mas SEMPRE, Caspian ou Pedro aparecem para salvá-la. Isso pode não ter uma conotação sexista para alguns, mas é extremamente agressiva a forma com que é divido os papéis das personagens de acordo com o gênero. Vai contra o próprio instinto de auto-preservação.
Como leitor de fantasia e ficção, esse é meu ponto de vista.

fer 02/03/2021

antes de mais nada, converto essas 4 estrelas para nota 7,8.

eu adorei a leitura, foi uma experiência muito gostosa que pretendo repetir um dia, adorei as histórias, o universo inteiramente único criado pelo c. s. lewis.
embora que tenha referência religiosa em seu propósito, não me trouxe desconforto como eu esperava que trouxesse.

não morri de amores, mas adorei!
a fantasia é muito nítida, gostosa e a minha imaginação transbordou por onde.

ganhou minha admiração.

"lembre - se de que todos os mundos chegam ao fim. e uma morte nobre é um tesouro que ninguém é pobre demais para comprar."
Danniki 02/03/2021minha estante
Por isso não se julga pela obsessão do autor pela religião antess de ler kkkkk

O que faltou para você morrer de amores?

fer 02/03/2021minha estante
kkkkk errei ao julgar

faltou aquele arrebatamento que se tem pelos livros favoritados kkkkkk
não senti
me diverti muito e só.

Danniki 02/03/2021minha estante
Eu te entendo! Sem duvida as histórias podem ser contadas para as crianças antes de dormir.

fer 03/03/2021minha estante
concordo totalmente!

ignis 09/06/2021

essencial
nunca um livro teve descrições tão marcantes quanto Crônicas de Nárnia. dá até uma sensação de nostalgia e, mesmo que ao longo livro e no final, o C.S. Lewis sempre se refira às crianças, esse livro é fundamental pra qualquer idade.
eu me apaixonei pela história (pelo Pedro, pelo Edmundo e pelo Caspian também, convenhamos). é um mundo extremamente criativo e novo que eu fico muito feliz de conhecer.
por último, mas não menos importante, a forma que Deus é retratado como Aslam é linda e eu sinto que poderia passar o dia lendo, sem me cansar.
Juu_grubee 09/06/2021minha estante
Quero muitoooo ler

beatrice 09/06/2021minha estante
Realmente, as crônicas de Nárnia são maravilhosas! Eu tô lendo ?A Cadeira de Prata?, triste porque já tá acabando ??

ignis 10/06/2021minha estante
@Juu_grubee lê sim amg vai adorar

ignis 10/06/2021minha estante
@Bea ai muito fofo A Cadeira de Prata! quando eu comecei a ler A Última Batalha me senti agoniada mas, quando terminei, minha mente explodiu

Maris 02/01/2010

Nota-se pelo apêndice desta edição que C. S. Lewis foi um homem inteligente, e com uma mentalidade ideal para que fosse um ótimo escritor. Mas, por algum motivo estranho, esse potencial pode ser reconhecido apenas em algumas partes do livro, especialmente na última crônica. De resto, as histórias são exageradamente oníricas - o que deixa a sensação de que o autor as escreveu em estados alterados de consciência, o que, por sua vez, sendo verdade ou não, deixa a sensação de que o autor não tem muita criatividade (é como se precisasse sonhar, ou se drogar, para ter idéias) -, exageradamente moralistas, exageradamente maniqueístas, exageradamente anti-árabes e exageradamente cristãs (chega a ser ridículo quando se sabe que a religiosidade de Lewis era indefinida, ao contrário da de Tolkien, que, mesmo sendo cristão fervoroso, não deixou que isso sujasse tanto seus livros).

Meus filhos, quando eu os tiver, não lerão As Crônicas de Nárnia, ao menos não até que estejam maduros o suficiente para saber que não é preciso ser branco para ser bonito, nem ser bonito para ser bondoso. Maduros o suficiente para saber que não há bem ou mal, e muito menos que o mal deve necessariamente ser representado por criaturas feias e/ou burras ou por humanos de características fisionômicas e culturais árabes. Isto é tolice do tempo das cruzadas! Sem falar na pregação religiosa insuportavelmente tosca representada pela figura do leão Aslam, "alter-ego" do Deus bíblico em Nárnia. É uma associação muito forçada a feita entre o tal leão e "todas as coisas boas", é como propaganda de cigarro mostrando pessoas legais fazendo coisas legais: "cigarro tem a ver com tudo que é legal, se você gosta de coisas legais e de ser legal, fume". O mesmo acontece aqui, o autor usa de todos os seus poderes criadores para afirmar e demonstrar que tudo o que é bom e belo tem a ver com Aslam, se você gosta das coisas boas e belas, então goste de Aslam, siga Aslam, ame Aslam (e, claro, querida criança manipulável, não esqueça que Aslam é Deus). Uma lógica duvidosa, mas que é a base de muitas religiões, as quais não quero que meus filhos sigam, e, caso eu não consiga os impedir, pelo menos não quero que sigam com base nesse tipo de argumento pega-trouxa (e qual argumento religioso não é pega-trouxa?).
Lucas de Castro 04/01/2010minha estante
Ótima observação!

Risoflora 05/01/2010minha estante
tirou palavras da minha boca, em especial o 2º parágrafo.

raphael 27/12/2013minha estante
Bela resenha.

Triste como um livro que começa tão bem, mesmo com as influências religiosas que não concordo, pode terminar de maneira tão absurda. Preconceito, maniqueísmo bobo, racismo escancarado. Triste.

Coruja 27/01/2016minha estante
É importante lembrar que um calormano foi aceito por Aslam no "paraíso", entretanto, percebi também um determinado racismo nas referências aos povos comandados por Tisroc, sendo analogamente islamofobicas.

Almeidz 09/02/2021

Um ótimo livro e devido ao fato de que eu seja cristão, tornou a leitura bem com um Q a mais. No entanto, é um livro infantil, amaria muito mais se tivesse lido na minha infância/adolescência. Como diz o C.S Lewis: "Suas fantasias para crianças e fantasias para adultos terão muito mais coisas em comum uma com a outra do que com o romance convencional ou com o que as vezes se denomina "romance da vida infantil"."
Por isso, ler essa obra pode ter sido um pouco cansativo em determinado momento mas é extremamente gratificante ter lido e acompanhado o início e fim da Nárnia. Obra para todos conhecerem e aproveitarem um pouco desse incrível mundo, sejam cristãos ou não.
ferrerovini 24/02/2021minha estante
gostei também, apesar que vi algumas coisas problemáticas, talvez interpretei de forma errada. O início de Nárnia é incrível e o desenvolvimento dos irmãos Pevensie é magnífico, mas para mim (apenas minha opinião que não é a verdade absoluta) a história começa a cair quando eles saem de cena, o penúltimo livro eu parei e voltei após umas semanas e o último livro eu parei 4 vezes e só terminei pois queria saber o final, e o final... difícil além do último livro ser arrastado possui algumas linhas que podem ser interpretadas como racistas, intolerância religiosa além de misoginia (CLARO é um livro escrito em 1953, eu entendo todo o contexto histórico) mas fora isso que talvez nem seja o maior problema é só ?filtrar? eu esperava mais que apenas o fim, fiquei frustrado com a história, com os personagens, principalmente os narnia os que me pareciam extremamente burros. Sempre me perguntava ?Como é possível eles não perceberem o que está acontecendo debaixo dos focinhos deles?? mas OS PRIMEIROS... INCRÍVEIS AMO PRÍNCIPE CASPIAN, é maravilhoso! Só queria um final diferente.

Almeidz 24/02/2021minha estante
Bom, realmente o início é incrível e toda construção para mim é sensacional. Creio que até o 3° livro tá num ápice muito bom e depois continua com um bom nível mas caindo, realmente. Os últimos se tornaram um pouco desgastantes e maçantes pra mim, demorei mais do que pretendia para terminar. Olha, quanto às problemáticas realmente não sei te dizer, talvez já quisesse terminar para saber o final e não percebi ou não li direito, mas sempre que começo algum livro e procuro vê sua publicação original tento, como você, filtrar logo também. Achei um final interessante, demorado e enrolado um pouco mas dentro da proposta do C.S foi aceitável, muita referência cristã e a alusão com o paraíso final era esperado. Enfim, é um livro que vejo muito aberto para opiniões, gostos e como disse, se eu tivesse lido mais novo iria gostar muito mais dessa viagem.

ferrerovini 24/02/2021minha estante
sim, totalmente ainda amo Nárnia, queria que existisse, é um universo fantástico magnífico, amo a mitologia, Aslan, centauros, sereias, faunos sou apaixonado em tudo isso, queria mais também, mais aventuras e mais batalhas!

Natália Tomazeli 13/08/2021

MINHAS CONTROVÉRSIAS COM ESSE LIVRO
?Nárnia, Nárnia, desperte! Ame!
Pense! Fale! Que as árvores caminhem!
Que os animais falem! Que as águas sejam divinas!?

Acho que dispensa explicação falar sobre o que se trata a série de Nárnia né? Mas a série de alta fantasia escrita por C. S. Lewis reúne legiões de fãs no mundo todo. Eu comecei a ler a série em 2017, porém só fui finalizar esse ano. Tinha deixado o último livro, denominado de "A Última Batalha" pra trás.

Isso aconteceu porque tive muitos problemas com essa leitura. Não dá pra negar que é um universo incrível esse criado pelo autor, cheio de criaturas fantásticas e magia. Além de que os animais falam! Isso é realmente muito legal. Os desfechos de vários dos livros também são super bacanas, trazendo as alegorias bíblicas de uma maneira bem lúdica. Além de que a escrita de Lewis é bem fácil de entender.

Mas o restante dos aspectos me desagradaram demais. Os personagens não são bem desenvolvidos e muitas das coisas que não envolvem as alegorias, o autor não desenvolve, como cenas de batalha e os vilões. É tudo muito cru!
Também há bastantes trechos com conotação bem racista e machista, o que talvez é compreensível para a época que foi lançado? Não sei, mas me incomodava bastante. Os Calormanos, que é o povo meio que contrário aos Narnianos, são um povo racializado e são sempre descritos de maneira muito ruim. No último livro isso se intensificou, inclusive.

No fim das contas, não foi uma série que amei (nem perto disso) mas quis finalizar para ter o "repertório". Entendo a importância dela no meio literário mas acho importante deixar meu ponto de vista registrado de que não é uma história perfeita.
Douglas Finger 15/08/2021minha estante
??

Gabiis. 16/08/2021minha estante
Amiga, minha crônica favorita das 7 é a última, mas confesso que acho um mundo fantástico com muitíssimo potencial que foi mal desenvolvido. Entendo e concordo demais com tuas colocações (não passa frio nunca a senhora)

Natália Tomazeli 16/08/2021minha estante
huehue obrigada Gabi!

Emmy 22/12/2018

"Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista."
Coloquei Nárnia para ler esse mês apenas como meta de leitura pra bater, o que eu não esperava era que este livro é que iria me bater.
Como alguns já devem saber através dos filmes, existe na obra uma incrível semelhança com a bíblia, e lendo todos os sete livros isso se torna evidente. ⠀⠀⠀
E é lindo! ❤ A forma como C. S. Lewis cria o mundo de Nárnia e faz as suas referências me arrepiaram e fizeram chorar em vários momentos.
Os livros, considerados clássicos da fantasia vem todos reunidos nessa edição linda da martins fontes.
Recomendo a todos que gostam de uma boa fantasia, os livros embora leves e infantis transmitem mensagens que tocam os nossos corações.

site: https://www.instagram.com/p/BdYDjuZB5LH/
Giu Moreira 27/12/2018minha estante
Um livro lindo. Estou apaixonada por esse livro. Esse destaque é de qual página ? Ou foi você que escreveu ?

Emmy 28/12/2018minha estante
oii é da pagina 599, segunda linha, meu trecho favorito do livro

Giu Moreira 28/12/2018minha estante
Ah sim. Ainda não cheguei lá. Obrigada pelo lindo Destaque ??

Geovanna 16/05/2021

Ok.
Minha expectativa era alta demais, já pelo hype, na verdade gostaria de ter lido quando tinha 8 anos, acho que ficaria maravilhada.
O livro tem muitas mensagens bonitas, mas sinceramente não acho que um livro com boa narrativa. A maioria das crônicas são bem entendiantes.
A verdade é que minha experiência foi melhor com o clube dos não lindos, sinceramente acho que não teria lido tudo e abandonaria na certa.
Ana Brolio 16/05/2021minha estante
Nárnia é assim mesmo.... Desperta muitas opiniões diferentes.
Já li os 2 primeiros para o meu filho e gostei bastante.

Bi 16/05/2021minha estante
o hype sempre estraga a experiência de consumir as coisas ? tbm nunca li !! mas tenho receio de me desapontar por conta do hype que o livro tem

luiza luiza 26/05/2021minha estante
Eu tô lendo agora e tbm to achando bem entediante, sinceramente, acho que vou acabar abandonando ele, e por enquanto tá bem arrastada a leitur

Malu 07/02/2021

Ótimo, mas não perfeito, leiam
Um resumo do que eu achei de cada crônica:
O sobrinho do Mago: me deu sono, beeem enrolada, meio densa de ler, pulei vários parágrafos e demorei 1 mês pra ler?

O Leão a Feiticeira e o guarda-roupa: perfeita zero defeitos, Aslam deixa eu fazer trança na sua juba pff

O cavalo e seu menino: no início eu n botei muita fé na história não, mas ela é muito legal, me surpreendeu.

Príncipe Caspian: BOA PRA CARALHO MERMÃO.

A viagem do Peregrino da Alvorada: tá no meu top 3 das melhores desse livro, é mt boa meeeesmo.

A cadeira de prata: n dava nada por essa história no começo e no final parecia o começo, pulei umas 10 páginas de tédio, CS caiu o nível aqui.

A última batalha: saí com meu coração em pedaços, odiei 5 estrelas. Superou as minhas expectativas, boa demais mano, só queria saber o q aconteceu com a Susana

É isso, agr vou adotar um Golden Retriever e botar o nome dele de Aslam.
EmillyLuna 07/02/2021minha estante
Amei a ideia do Golden, vou aderir

Malu 07/02/2021minha estante
Aí a gnt marca de se encontrar com os dog e fica gritando o nome pra confundir eles

EmillyLuna 07/02/2021minha estante
KKKKKKKK, sim!!!!

ana !! 27/09/2017

As melhores histórias são as menos religiosas
Falando do livro de modo geral é uma história ótima. Mas se for pra reparar em cada crônica separada, pra mim as melhores são aquelas em que existe uma aventura real e não um monte de coisa religiosa que Lewis quis colocar para comparar com a Bíblia. Então a primeira e a última história, contando o início e o fim de Nárnia, são as que mais me deram trabalho para ler e que eu achei mais cheias de enrolação.
(a próxima parte pode ser considerada um spoiler para quem não leu nem uma sinopse de cada crônica!)
Mesmo sendo atéia, não fiquei chateada com as coisas religiosas em si, mas com o fato de que quando elas estão presentes em excesso, não tem nada de interessante na história, existe apenas (na primeira história) um vai e vem de mundos e uma aventurazinha que nem pode ser levada em consideração e (na última história) uma batalha meio sem sentido. Ou seja, são só uma exaltação exagerada de Aslam. Teria favoritado o livro se não fosse por isso.
Ah, e a Suzana merecia um final melhor!!!
Baxinnom 16/01/2022minha estante
Mas ania, O leão a feiticeira e o guarda-roupa é literalmente a vida de Jesus

ana !! 16/01/2022minha estante
eu sei, mas a história vai muito além dessa metáfora, tanto que foca mais nos irmãos, a primeira e a última foi como se fosse SÓ a metáfora (que eu me lembre, faz anos que li esse aí)

Baxinnom 16/01/2022minha estante
Bem, é que na vdd é a mais metáfora de todas, o ultimo livro tem menos até