As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia

Thais.Neumann 22/04/2018

Maravilhoso.
"As Crônicas de Nárnia" é uma coleção de sete livros, em que se passam histórias em um mundo mágico, onde são relatadas várias aventuras, desde o nascimento de Nárnia, até seu fim.

As crônicas são fascinantes, fáceis de ler, com uma linguagem leve, que flui muito bem. Diferente dos filmes adaptados, os livros não giram em torno dos quatros irmãos. Entre uma história e outra, conhecemos novos personagens, onde entendemos que o principal é sempre Nárnia, não os personagens das histórias.

Em cada história aprendemos o valor de algo, como fé, amizade, fidelidade e amor. Impossível não lembrar de questões religiosas em algumas partes da edição. Porém, nada que torne o livro "religioso". São apenas trechos e falas que nos lembram muito a fé e a compaixão. Ao decorrer da narrativa, sentimos a proximidade de Aslam com aqueles que confiam nele. Um sentimento muito bonito.

As 752 páginas são divididas em pequenos contos, sendo assim, é possível ler pausadamente, tendo mais autoridade de leitura. Porém, as histórias deixam gostinho de quero mais, levando o leitor a querer mergulhar ainda mais fundo na leitura.

Sendo um livro de fácil entendimento, é interessante para todas as idades, levando o leitor a conhecer animais falantes, anões, gnomos, centauros, feiticeiras e reis. Perfeito para quem gosta de fantasia.

Sabe aquele livro que te dá um aperto no coração quando acaba? É esse. O final é totalmente imprevisível, beirando a chocante. Ainda não superei algumas "revelações", sinceramente.

Leia a resenha completa em ressacaliteraria.com.br
Iris 23/04/2018minha estante
Até me senti incentivada! Obrigada pela resenha ?

Thais.Neumann 24/04/2018minha estante
Obrigada Iris! Você pode ler a resenha completa no site www.ressacaliteraria.com.br ?

Iris 29/04/2018minha estante
Posso sim ?

Pateta 03/05/2018minha estante
Muito legal quando uma leitura nos inspira a escrever uma resenha tão bacana!

Thais.Neumann 03/05/2018minha estante
Que bom que você gostou, "Pateta". Ficou muito feliz!

Thais.Neumann 03/05/2018minha estante
Que bom que você gostou da resenha, "Pateta". Fico feliz!

Sandra452 01/09/2021

Quero ir pra Nárnia!
Olá, amigos leitores!
Hoje vou escrever um pouquinho sobre este livro que a maioria das pessoas conhece: "As crônicas de Nárnia".
Confesso para vocês que, quando comprei este livro, em 2016, eu não sabia que ele era composto por 7 histórias. Eu pensava que só tinha a história do primeiro filme! ?
Então, foi uma surpresa!
O grande C. S. Lewis conta, neste livro, outras histórias, além das que foram adaptadas para filme, fazendo com que o gênero fantasia se tornasse um clássico da Literatura. E, 50 anos depois de terem sido publicadas pela primeira vez, as crônicas continuam cativando pessoas de todas as idades.
Ellen 01/09/2021minha estante
Só fui entender porque o armário levara a Nárnia ao ler os livros.

Sandra452 01/09/2021minha estante

Bora?

Mel 03/09/2021minha estante
Vamos

sofsversion 12/01/2023

peter meu namorado reserva (lucas q lute)
li pq AMO de coração os filmes e achei os 2 bem diferentes, tem uma considerável quantidade de frases preconceituosas mas isso a gnt ignora
Sillas.Davi 12/01/2023minha estante
A que frases preconceituosas você se refere?

Sillas.Davi 12/01/2023minha estante
Pq eu já li as crônicas de Nárnia umas três vezes e só consigo ficar maravilhado com essa obra kkkk não vi nada de preconceituoso

sofsversion 12/01/2023minha estante
nss achei tanta VSJSGSJHDJS quando o papai noel vai entregar as armas pras crianças no 1 livro els fala uma coia bem machista e tb tem uma parte no 6 livro se nn me engano q eles fazem black face

Sillas.Davi 14/01/2023minha estante
Ata, é esse o parâmetro de preconceito. Se for levar em conta esse tipo de coisa, aí sim, realmente. Mas tem que lembrar que o Lewis era um cristão protestante conservador do começo do século XX, então a gente não pode julgar pessoas de um outro tempo por parâmetros da atualidade

sofsversion 14/01/2023minha estante
sisi, ainda bem q a gnt tá evoluindo ne

Aly Valente 01/10/2021

Nárnia
Confesso que o livro não me prendeu, gostaria de ter lido mais nova. Achei bem psicodélico/doido e tive a impressão que o autor era ateu e deu uma zombada alí. Os livros agora no final do ano não tem me prendido e tô abandonando muitos, mas acho que alguém na faixa de 12/13 anos gostaria.
Bru 01/10/2021minha estante
Na verdade era o oposto, sabia? Ele era extremamente cristão!

Dandara63 01/10/2021minha estante
Nossa amg, ele era muito cristão

Aly Valente 01/10/2021minha estante
Gente KKKKKK pra mim pareceu que ele tava zombando sabe, colocou um leão cantando e ia surgindo o mundo, mds

Bru 01/10/2021minha estante
Hahahahha
Talvez seja uma questão de época e a forma como foi escrito. De qualquer forma é um livro com premissa infantil, de trazer diversas questões bíblicas pro público geral?.

Aly Valente 01/10/2021minha estante
Eu iniciei o livro e fiquei ? já passei dessa fase, mas pensando pelo lado que ele era cristão faz sentido

@garotadeleituras 19/12/2017

Pela juba do Leão, que livro bom!

As Crônicas de Nárnia é uma série de sete livros, escrita por C. S. Lewis, publicados entre 1950 e 1956, e desde então, tem se consagrado na literatura fantástica pela originalidade e encanto. Quando comecei minha aventura pelas páginas do senhor Lewis, senti certa resistência em gostar do enredo. Confesso que tenho certa dificuldade em ler fantasia, - minha preferência consiste em leituras mais clássicas e realistas. Entretanto, é necessário ter em mente que “As crônicas de Nárnia” é aquele tipo de livro direcionado para crianças, mas que o torna igualmente bom para o adulto; não faz uso de subterfúgios moralistas, antes encanta pela simplicidade, sem abonar riqueza de detalhes, beleza e claro, as mensagens subliminares com referência no cristianismo, um dos elementos que me conquistou definitivamente e sempre destacados abaixo, ao falar um pouco sobre o enredo de cada crônica. Nárnia, possui seu próprio tempo, haja visto, tratar-se de um universo paralelo ao nosso. Os animais falam, os cavalos voam, e o grande Aslam, símbolo de Jesus, é o rei sobre todos os reis.

A organização do volume único inicia pelo ”O sobrinho do mago”, quando Polly e Digory, vítimas de experiências de seu tio mago, são transportados para um bosque, que serve como anfiteatro para outros mundos; acompanhamos a criação da maravilhosa Nárnia ao som de louvores sob o comando de Aslam e descobrimos como os primeiros humanos chegaram a terra do Leão, a origem do guarda-roupa, portal utilizado nas próximas aventuras. Também acompanhamos a introdução da feiticeira branca, por acidente, pelo filho de Adão e filha de Eva, simbolizando todos os acontecimentos relatados no livro de gênesis.

Na segunda crônica, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, são adicionados quatro novos personagens: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, irmãos que vão passar uma temporada no campo com o professor Digory Kirke, agora um professor idoso. Certo dia, ao brincar pela casa, Lúcia descobre uma sala onde o único ornamento era um guarda-roupa. Ao esconder-se lá, acaba por chegar em Nárnia, um país frio, repleto de gelo. A garota tornar-se amiga de um fauno falante, o senhor Tumnus, escravizado pela Rainha Branca, e incumbido de levar os "filhos de Adão e Eva", que visitassem Nárnia ao encontro da tirana. Tumnus acaba simpatizando com Lúcia e explica a situação. Ao voltar para o seu mundo, Lúcia tenta compartilhar as novidades com os irmãos que debocham e atribui suas estórias a fantástica capacidade de imaginação. Tempos depois, os irmãos acabam indo à Nárnia, ajudando na libertação do fauno e no resgaste de Edmundo. A temática cristã aqui, aborda o sacrifico de Cristo pela humanidade, assim como a morte de Aslam na mesa de pedra pela vida de Edmundo. Outros eventos relacionados ao cristianismo seria a humilhação enfrentada por Cristo, a tristeza e a solidão, e as cortinas do templo rasgadas após a morte na forma da Mesa de Pedra sendo partida de um lado a outro. As crianças representariam os discípulos de cristo, com Edmundo na figura de Judas Iscariotes (o traidor), e o rei Pedro como o próprio Apóstolo Pedro. As duas meninas, as primeiras a ver Aslam após a ressurreição, figuram as Marias após a ressurreição.

A terceira crônica, o cavalo e seu menino, compreende um período conhecido como a “época de ouro de Nárnia”, durante o reinado de Pedro, Susana, Lúcia e Edmundo. O protagonista, Shasta é um menino que vivia na Calormânia, adotado por um pescador, quando encontrado ainda bebê em um barco. Certo dia um tarcaã aparece e deseja comprar o garoto como escravo. Ao compartilhar suas apreensões com o cavalo do Tarcaã, Shasta descobre que o cavalo (Bri) é falante e oriundo de Nárnia. Ambos decidem fugir para as encantadas terras de Aslam. Durante a fuga, Bri e Shasta encontram a tarcaína Aravis, com uma égua falante chamada Huin, também indo para Nárnia. Durante o trajeto, ambos vão enfrentar desafios e descobrir segredos dos inimigos calormanos, que põe em risco a honra da Rainha Susana. Os garotos acabam sendo instrumentos importantes para frustrar os planos de ataque dos inimigos, além do encontro com Aslam, que revela-se como salvador durante os perigos da jornada. Além das batalhas com os inimigos, Shasta irá descobrir segredos sobre sua descendência e o que o futuro lhe reserva. A terceira crônica é uma referência sutil da história bíblica de Moisés, seja pela adoção ou pelo papel importante de libertador para o seu povo (Israel) e Shasta (Arquelândia). A mensagem evidente deixada por Lewis é que Deus/ Aslam é um companheiro constante durante a caminhada e que existe um propósito para cada acontecimento, sendo bastante evidente quando Aslam aparece para Shasta dizendo que ele o estava acompanhando quando andava na beira do abismo, ou quando ele foi parar na praia da Calormânia quando era ainda bebê.

Publicado em 1951, o príncipe Caspian foi o segundo livro publicado, mas o quarto na ordem de leitura. Os irmãos Pevensie, Susana, Pedro, Edmundo e Lúcia são chamados de volta para a terra encantada. Diferente do nosso mundo, em Nárnia passaram-se mais de 1300 anos e tudo mudou. Dominada pelos telmarinos, Nárnia é liderados pelo tirano rei Miraz, um usurpador que tenta impedir que o príncipe Caspian, herdeiro legítimo, se torne o seu sucessor. Apesar de ser um telmarino, Caspian gosta de Narnia e seus relatos fantásticos da época de ouro dos antigos reis. Ao fugir do tio, que tenta matá-lo, ao nascimento do primogênito, o príncipe acaba encontrando os habitantes da antiga Nárnia escondidos na floresta. Ao se organizarem para a batalha, O príncipe usa a trompa mágica de Susana para invocar a ajuda dos antigos reis e rainhas de Nárnia, assim como o auxilio do próprio Aslam. Aqui também é um momento de despedida, para Suzana e Pedro que não retornarão nas próximas aventuras. Os temas cristãs abordados na narrativa seriam a apostasia na forma dos telmarinos, que tentam eliminar os narnianos originais e seus costumes, além da fé em um Deus que é invisível, exceto quando acreditam que Lúcia o está vendo. A grande lição vem quando se reconhece a necessidade de Aslam para vencer as batalhas.

N’a Viagem do Peregrino da Alvorada, encontramos uma pegada diferente, tipo piratas do caribe. Lúcia e Edmundo vão passar as férias na casa dos tios, contra a vontade, pois Eustáquio, um primo irritante e pragmático, que não os deixa em paz. Certo dia, durante uma discussão no quarto de Lúcia, um quadro retratando um navio em alto mar começa a ganhar vida magicamente e os levando para o ambiente retratado, mas especificamente, dentro do Peregrino da Alvorada, do rei Caspian. A missão do Peregrino é encontrar os sete Lordes perdidos de Telmer. O navio, obviamente, se chama Peregrino da Alvorada. Essa foi uma das minhas crônicas prediletas, seja pelos cenários e acontecimentos, como o Eustáquio na pele de dragão, o corajoso Ripchip, os desafios para recuperar os lordes e a própria conversão de Eustáquio sobre o mundo fantasioso de Nárnia existência de Aslam. Cada porto promete muitas aventuras e revelações que encantam o leitor. A temática cristã não tem correlação direta com fatos bíblicos, mas indiretamente, sobre a transformação do caráter de Eustáquio, que torna-se uma criança melhor. Temos ainda, um típico batismo do menino, quando Aslam pede para que se dispa da pele de dragão e mergulhe no rio, representando uma nova criatura. Outra referência ocorre no final da história, quando Aslam aparece transfigurado como um cordeiro, e revela estar presente também no universo humano, sob outro nome:

“Estou, mas em seu mundo tenho outro nome. Vocês têm que aprender a conhecer-me por esse nome. Foi por isso que os levei à Nárnia, para que, conhecendo-me um pouco, venham a conhecer-me melhor.” (p.514)
Essa crônica, na minha opinião é sensacional, figurando entre as prediletas.

A Cadeira de Prata, sexto livro é protagonizado por Eustáquio e Jill Pole, uma colega de escola. Os dois acabam chegando a Nárnia, 70 anos depois da aventura anterior; o príncipe Caspian é um idoso que procura pelo herdeiro Rilian desaparecido nas terras do norte de Nárnia. Eustáquio, assim que chega na terra de Aslam é soprado para longe da colega. Sozinha, Jill encontra Aslam e recebe instruções para a missão de resgate e tem o dever de compartilhar com Eustáquio e exercitar todos os dias essas informações para não esquecê-las. Se ela e Eustáquio se desviarem das instruções, a missão será um fracasso.
Caspian havia proibido as busca do seu herdeiro, não acreditando no sucesso da missão. As crianças contarão com a ajuda de um paulama, Brejeiro, que na minha opinião foi um dos melhores personagens. Como foi gostoso acompanhar a jornada com suas tiradas pessimistas e não menos engraçadas. Confesso que ri muito durante a jornada pelas terras do norte, quando quase viraram prato especial de gigantes ou ainda quando fizeram peregrinação no submundo. Foi uma das crônicas que li mais rápido; simplesmente não conseguia largar o livro ou tirar o sorriso do rosto. A temática cristã, segundo estudiosos, seria a releitura da parábola do semeador, presente no Novo Testamento da Bíblia. Jill ao encontrar-se com Aslam, recebe ordens que devem ser cumpridas durante sua jornada, porém logo as esquece, com exceção do último, seja porque anseia comida ou um lugar quente para passar a noite. Lewis traça um paralelo com a vida cristão, que devem guardar vários objetivos, mas acabam por relegá-los por problemas cotidianos, esquecendo ou deixando de cumprir vários deles.

"– Provocamos a ira de Aslam – disse ele. – É o que acontece quando não obedecendo aos sinais. Pesa sobre nós uma maldição. O melhor que podemos fazer .era cravar estás facas em nossos corações – se isso nos fosse concedido." (p. 575)

A Última Batalha, ou a última crônica escrita por Lewis narra os últimos dias de Nárnia, quando Tirian era rei em Cair Paravel. Manhoso, um velho macaco astuto, e seu companheiro, um burro chamado Confuso, encontram uma pele de leão. Maquiavélico, o macaco veste confuso com a pele de leão, e passa a propagar as falsas notícias de que Aslam teria voltado e que ele seria o seu porta-voz. Decidido a usufruir da sua posição, Manhoso acaba fazendo uma aliança com os calormanos, que desejam conquistar Nárnia. Debaixo do regime ditatorial, os narnianos são submetidos à longas jornadas de trabalho, sob supervisão tirânica e ainda precisam aceitar que Tash e Aslam são o mesmo deus.
O rei Tirian é traído e feito refém dos inimigos; ao passar a noite amarrado a uma árvore, pede socorro aos amigos de Nárnia, enviados de Aslam. Jill e Eustáquio voltam a Nárnia, e ajudam o rei no combate aos calormanos e ao macaco usurpador.

O mundo começa a desmoronar, toda a benevolência de Aslam desaparece na nova realidade, tornando a população escravos. A grande batalha retratada no final da crônica é uma referência ao apocalipse, assim como a verdadeira Nárnia, a nova Jerusalém, destinada a eternidade dos salvos. Chega ao fim a Nárnia das aventuras e começa uma nova Nárnia eterna, destinada aos fies.

"Ora, nos contos de fadas, ao lado de figuras terríveis, encontramos os seres radiantes, os eternos protetores e consoladores; e as figuras terríveis não são meramente terríveis, mas também sublimes." (p.749)

Pela juba do leão, que livro bom! eis aqui um conto de fadas para nenhum adulto colocar defeito. Lewis consegue cativar o leitor com narrativas fantásticas, escritas com simplicidade, mas que ao mesmo tempo, enlevam pelas descrições ricas e personagens carismáticas. Ao final das sete crônicas, o sentimento é de um coração aquecido depois de uma longa viagem pela encantada Nárnia. Outro ponto positivo é que Lewis compartilha com o leitor, o começo, o meio e o fim do seu universo, ou seja, temos uma narrativa completa. Não poderia deixar citar o texto final, onde o autor discorre sobre escrever para crianças, proporcionando assim, uma visão mais aconchegante sobre sua criação. Nada menos que edificante a forma como o escritor retratou a temática cristã, que ao contrário do que muitos afirmam, passa longe da catequização. Sobre o final, apenas uma palavra: sensacional! A alegria do reencontro de personagens tão queridos ao longo de mais de 700 páginas, sejam os sete aventureiros, os animais falantes, o fauno ou o próprio Aslam no seu reino eterno também foi compartilhado por esta leitora, quase como se também, tivesse chegado a verdadeira Nárnia. Mais um livro para colocar na estante "melhores leituras da vida."

Eduardo.Pencroft 19/12/2017minha estante
Que maravilhoso saber que tenha amado As Crônicas de Nárnia! Eis aqui uma nova Narniana!!! Feliz, muito feliz! Resenha lindíssima e riquíssima. Parabéns, Raquel!

@garotadeleituras 19/12/2017minha estante
Obg Eduardo. Também estou feliz por ter finalmente lido essa maravilha!!! Quero ir para a verdadeira Nárnia um dia! :)

Thiago275 20/12/2017minha estante
Que bela resenha! Esse livro já está na minha lista para o ano que vem!

@garotadeleituras 20/12/2017minha estante
Obg Thiago. Espero que você encontre o encanto de Nárnia. Ótimas leituras em 2018. :)

Anderson.Sipriano 22/12/2017minha estante
Nuss

Tais Morena 09/12/2016

Quero viver como um Narniano, mesmo que Nárnia não exista.
Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume magnífico.

1- O Sobrinho do Mago
2- O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa
3- O Cavalo e Seu Menino
4- Príncipe Caspian
5- A Viagem do Peregrino da Alvorada
6- A Cadeira de Prata
7- A Última Batalha

Extra: Três maneiras de escrever para crianças
Lull 02/09/2022minha estante
Poucha há seus anos atrás que você leu esse livro e eu fazendo planos pra ler Nárnia só agora kkkkkk

Tais Morena 18/10/2022minha estante
Kkkkk sou apaixonada por Nárnia, não tinha como não ler. Indico muito

Lull 18/10/2022minha estante
Vou ler sim, preciso.

Tais Morena 18/10/2022minha estante
Precisa urgentemente kkkk você vai gostar, não vai se arrepender

Lull 19/10/2022minha estante
Na verdade eu já gosto Kkkkkk, nem li ainda mas sou apaixonado por esse universo. Já peguei uns expoiler mas a vida num é fácil né ??

yasmin !! 06/09/2021

c.s. lewis você era um gênio.
A escrita é muito boa, não muito floreada, mas também não muito contemporânea, ou simplória. C.S Lewis tem a estranha (ou maravilhosa??) habilidade de fazer personagens incríveis. Bem desenvolvidos, com personalidade e jeito próprio, nada genérico, tudo muito original.
As histórias são fantásticas (literalmente), as referências a histórias bíblicas não são nada sutis, mas não me incomodou de qualquer forma, eu não sou ateia, mas dando minha opinião como leitora neutra, não é nada que te impeça de aproveitar a leitura.
Uns dos únicos defeitos da obra em geral são as descrições de ambiente detalhadas demais, que podem se tornar cansativas a leitores que não estão acostumados, e talvez o ar infantil se você for o tipo de pessoa cética que não curte histórias fantasiosas.
Eu com certeza vou ler de novo algum dia.
Lu 06/09/2021minha estante
Eu comprei mais ainda não consegui ler :(

yasmin !! 06/09/2021minha estante
Sei que o livro foi feito para crianças, eu pessoalmente amo histórias infantis, só adicionei esse detalhe a resenha para pessoas que talvez ainda não saibam disso. Mas obrigada pela observação??

ilarylaryê 06/09/2021minha estante
Sério, os livros dessa saga São pfts. Qual foi o seu preferido?

yasmin !! 06/09/2021minha estante
acho que a viagem do peregrino da alvorada e o cavalo e seu menino, na verdade eu amo todas

ilarylaryê 07/09/2021minha estante
Cavalo e seu menino é um dos meus fav tbm sksjskskskksks

Sara.Marques300 14/08/2017

MARAVILHOSO ?
Há muito tempo queria ter lido esse livro, porém o medo, ou melhor o receio de ser um livro de fantasia me fez desistir de iniciar minha leitura. Depois de pesquisas e opiniões diversas sobre o livro, resolvi arriscar. (Essa luta interna, só é conhecida por pessoas que dividi a mesma crença) pois bem, iniciei a leitura com cautela e me surpreende com as riquezas de detalhes e a escrita fácil. Sim, pude observar em muitos momentos referências cristãs na obra. Mais vc indica esse livro para os jovens da igreja ler? Sim e não. Porque assim como na leitura da bíblia se vc começar a ler com um olhar crítico, dificilmente vc colherá as bênçãos que ela transmite. Então não aconselho para as pessoas que não tem maturidade espiritual e senso crítico, pois só vão focar nas simbologias e não no seus significados. Embora tenha gostado da obra sei que nem todos pensarão o mesmo. Sorri e me emocionei e pretendo reler essa obra em um futuro não tão distante já que "as coisas nunca acontecem duas vezes da mesma maneira". Pg.359 ?
Isaa.Teixeira 18/08/2017minha estante
Tenho a mesma visão sua, encontrei inúmeras referências cristãs e estou adorando pensar em Aslam como figuração de Jesus, coisa mais linda esse livro gente e cheio de ensinamentos!!!!

Sara.Marques300 18/08/2017minha estante
Isaa vc já terminou de ler ele?

Isaa.Teixeira 19/08/2017minha estante
Faltam as duas ultimas crônicas, acabei de terminar a viagem da peregrino da alvorada!!! Estou bem animada e um pouco temerosa com o final.

Sara.Marques300 19/08/2017minha estante
Eu também fiquei assim com o final. Se vc for leitora da bíblia vai se surpreender com o final

Sara.Marques300 22/08/2017minha estante
undefined

bloodylais 18/06/2021

demorei mais ou menos um ano pra ler.
as referências à bíblia enchem o saco.
talvez teria gostado mais se tivesse lido quando criança que acreditava em deus.
muito racismo com os calormanos e machismo/sexismo com as meninas.
li o volume único que tem um ensaio do autor no final. devo ter gostado mais dele do que da estória em si.
fiquei triste com o final, mas também feliz. não me surpreendeu no entanto.
saudades suzana.
Cami 18/06/2021minha estante
nunca vou superar o final da suzana, achei tão sexista, tipo nossa pq sabe, ela merecia mais

bloodylais 18/06/2021minha estante
SIM KKKKK SÓ PORQUE ELA GOSTA DE BATOM E MENINOS KKKKKKKKKKK

Cami 18/06/2021minha estante
sim mano, fiquei chocada que eles literalmente deixaram claro que ela não ia pro "paraíso" pq tinha escolhido explorar a própria sexualidade e passar maquiagem

bloodylais 18/06/2021minha estante
muito mente fechada o lewis. espero que na série do netflix não deixem assim. como você disse, ela merecia muito mais.

Cami 18/06/2021minha estante
espero mesmo que melhorem esses aspectos na série

Josana.Baltazar 03/02/2024

Aqui tudo me remete a Deus a criação e a tudo de maravilhoso e perfeito, amei os personagens a criação e o fim ( não fim de Narnia) os animais falantes falantes se prestarmos atenção ele falam mesmo. Levei tempo na leitura, uma vez que fantasia não é minha leitura de preferência, mas aqui Lewis trás tantos ensinamentos que valeu a leitura e o final surpreendente
Eu tenho, mas não li.

Josana.Baltazar 29/02/2024minha estante
Não sou fã de fantasia e as vezes tenho dificuldade de entender mensagens subliminares, mas este livro tras ensinamentos preciosos, sobre lealdade, fé, crença, vale a pena

Deve ser muito bom.

Josana.Baltazar 29/02/2024minha estante
É longo levei meses lendo

Anderson 29/02/2024minha estante
Sim. É um calhamaço que estou deixando para depois. Por enquanto estou lendo os com poucas páginas.

Luaa_ 18/11/2021

Único!
(2017)
"Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um Narniano, mesmo que Narnia não exista!"
Bruna 14/01/2022minha estante
E um box ou um livro único

Luaa_ 14/01/2022minha estante
Esse é um livro único que contém todas as histórias da série.

Luaa_ 14/01/2022minha estante
Mas eu acho que tem os livros separados também.

Bruna 15/01/2022minha estante
E qual é melhor?

Luaa_ 15/01/2022minha estante
Eu acho que o livro completo é melhor. Pq você compra tudo em um livro só, acaba saindo mais barato.

João Vinicius 27/05/2021

As Crônicas de Nárnia
Comecei esse livro sem saber o que esperar, nunca vi os filmes e nunca tinha parado para pesquisar do que se tratava. Fui pesquisando a vida do autor e, embora não seja muito religioso, me senti influenciado por sua ligação com Tolkien. E pensei "para alguém ser comparado a Tolkien deve ser, verdadeiramente, um ótimo escritor de histórias fantásticas". Tenho conhecimento de muitas das histórias da bíblia e foi fácil assimilar algumas contidas no livro (ACDN). Me arrepei com esse final, o autor literalmente consegue criar uma divindade em um dos personagens (Aslam) e quando ele aparece, você leitor se sente feliz por ele está junto dos outros personagens. Te passa até um sensação de segurança. É sim uma história para crianças, mas vai além disso, você como um bom leitor e um fã de umas histórias fantásticas deve, sim, ler AS CRÔNICAS DE NÁRNIA.

"Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista ".
Duda 27/05/2021minha estante
Os capítulos são muito longos ??

Duda 27/05/2021minha estante
Quero ler, mas não gosto de capítulos longos

João Vinicius 28/05/2021minha estante
Não, não. Não são longos, como são crônicas a ideia é desenvolver a história em poucas páginas. Cada livro tem 15/16 capítulos, 3 a 4 folhas em cada capítulo.

João Vinicius 28/05/2021minha estante
Vá sem medo que irá gostar.

Duda 28/05/2021minha estante
Aaaah tabom, obrigada

RAGGI0 27/03/2020

Nárnia é Nárnia, Meu Bem!
O ser humano que ainda não leu As Crônicas de Nárnia e acha que o que viu nas telas do cinema (falido) é o cerne desta obra, não sabe o que é Nárnia e, infelizmente, está perdendo um tempo imenso de entretenimento, teologia e filosofia ao não querer descobrir. Desculpe, mas eu não converso com quem ainda não leu essa série de livros! Não vale a pena!
Jules 27/03/2020minha estante
Estou lendo as crônicas ainda, mas devo dizer que achei o primeiro filme muito fiel ao livro. Desisti de reassistir o segundo quando lembrei do romance entre Caspian e Susana (ew). Tô amando demais! Nárnia é Nárnia, meu bem!

RAGGI0 27/03/2020minha estante
Realmente! O primeiro filme é mais fiel, no entanto ainda corta muita coisa! A filmagem mais fiel de Nárnia que eu já assisti foi a de uma série bem que saiu pela BBC. Essa vale a pena assistir! Lá você encontra as histórias de ?O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupas?, ?Príncipe Caspian?, ?A Viagem do Peregrino da Alvorada? e a mais fiel e que eu assisto sempre (porque na minha opinião é o melhor livro da série) ?A Cadeira de Prata?.

Jules 27/03/2020minha estante
Não sabia da existência dessa série! Vou dar uma olhada com certeza. A Viagem do Peregrino da Alvorada é o meu preferido até agora, principalmente pelo character development do Eustáquio, mas A Cadeira de Prata me fez chorar (e isso é incrível). Espero gostar da série. Obrigada pela recomendação ?

RAGGI0 27/03/2020minha estante
Recomendo também, já que gosta de C.S. Lewis, a ler a Trilogia Cósmica ou Trilogia Espacial. Tem na minha lista e livros. Pra mim, é a melhor obra que C.S. Lewis já escreveu!

Jules 27/03/2020minha estante
Vou dar uma sacada quando terminar as crônicas!

Sarah 24/03/2020

Livro maravilhoso, algumas crônicas tem seus altos e baixos mas termina de forma espetacular!!!
Alveny Souseal 24/03/2020minha estante
Não consegui terminar. Acho que foi esse sistema de crônicas que resetam a narrativa o tempo inteiro.

Sarah 26/03/2020minha estante
Nossa, é a terceira vez que leio o livro, eu amo real, então não sei como dar uma dica para tentar ser atrativa a leitura, queria ter haha

Alveny Souseal 26/03/2020minha estante
kkkkkk Relaxe. Acho que a edição contribuiu também. Me sentia desconfortável lendo em página branca.

Sarah 26/03/2020minha estante
A primeira vez que li, foi nesse calhamaço de folhas brancas, mas as outras 2 foram em e-book e agora essa última uma combinação de e-book e áudio book, melhores combinações!! Haha

ignis 09/06/2021

essencial
nunca um livro teve descrições tão marcantes quanto Crônicas de Nárnia. dá até uma sensação de nostalgia e, mesmo que ao longo livro e no final, o C.S. Lewis sempre se refira às crianças, esse livro é fundamental pra qualquer idade.
eu me apaixonei pela história (pelo Pedro, pelo Edmundo e pelo Caspian também, convenhamos). é um mundo extremamente criativo e novo que eu fico muito feliz de conhecer.
por último, mas não menos importante, a forma que Deus é retratado como Aslam é linda e eu sinto que poderia passar o dia lendo, sem me cansar.
Juu_grubee 09/06/2021minha estante
Quero muitoooo ler

beatrice 09/06/2021minha estante
Realmente, as crônicas de Nárnia são maravilhosas! Eu tô lendo ?A Cadeira de Prata?, triste porque já tá acabando ??

ignis 10/06/2021minha estante
@Juu_grubee lê sim amg vai adorar

ignis 10/06/2021minha estante
@Bea ai muito fofo A Cadeira de Prata! quando eu comecei a ler A Última Batalha me senti agoniada mas, quando terminei, minha mente explodiu