Cadê você,  Bernadette?

Cadê você, Bernadette? Maria Semple

Resenhas - Cadê Você, Bernadette?

Sam 25/01/2021

Dias atrás eu estava procurando indicações sobre livros de comédia pra ler.
Esse livro apareceu num blog numa lista que dizia que era de 7 livros para rir e relaxar.
Quanto a esses quesitos, me decepcionei, pois não vi nada que me fizesse rir.
Por outro lado tive uma tsunami de sentimentos.
Alegria, tristeza, apreensão e até um pouco de tédio.
Enfim Bernadette sinto muito por ter passado por tantas coisas e ter sido injustiçada.
Bee parabéns por sua força, coragem e determinação.
Enquanto ao Elgin... Gostaria de dar uns sacodes nele

Bete Conrado 24/01/2021

Cansativo...
Não funcionou para mim, não curti!
Arrastado...tedioso. Existem livros melhores.

Thali 29/12/2020

Gostei de boa parte do livro, mas, por incrível que pareça, achei o filme melhor.
Achei a história do marido com a assistente beeem desnecessária e o final do livro foi mto sem graça. Esperava mais.

Stefannye 29/10/2020

Que livro maravilhoso, super leve, com uma escrita tão divertida e diferente. Adorei!

Mari Pereira 26/10/2020

Que livro enfadonho, mal escrito, com personagens rasos e irritantes. Não vale a leitura.

Margallyne 25/10/2020

Uma boa diversão.. Com alguns apontamentos interessantes sobre a Antártida e surpresas no desenrolar da história!

Babi 24/10/2020

Esperava bem pouco dessa leitura e por isso me surpreendi bastante com o livro .
Muito divertido a maior parte do tempo
Porém achei o final ruinzinho .Realmente, vi uma resenha aqui falando como a história ficou mais sem graça depois do sumiço da Bernadete e concordo.
E tem um furo na explicação final.

Se não fosse por isso, acho que até receberia minhas 5 estrelas ou 4.5 , mas acho o 4 estrelas merecido .
Quero ver se assisto o filme 🤗

Carol 28/09/2020

Real e absurdo de bom
Uma das coisas que eu mais gosto nesse livro é o quanto ele equilibra o real e o absurdo, então, vamos começar por aí. Antes de Bernadette sumir a autora prepara o solo: te coloca dentro da história, mostrando uma série de documentos que circundam a vida da família, referentes à escola que Bee frequenta, conversas com assistentes, palestras da Microsoft e mails entre vizinhas, por aí vai, e isso funciona de uma maneira genial, olhando cada documento, cada informação, você vai sentindo na pele como é difícil ser adulto, ou melhor ainda, como é difícil ser Bernadette.
Todos os personagens têm personalidade, mesmo que ela seja difícil de engolir, absolutamente adorei como Bernadette e Bee são autênticas, como um "tal mãe, tal filha". O livro faz questão que todos os personagens tenham uma história, o que pode ser meio difícil de acompanhar, mas o intuito é que, mais pro meio da história, você já está por dentro do caráter de cada personagem secundário.
As situações são extremas e lidadas de modo cotidiano, até que tudo explode e Bernadette é obrigada a sair da sua bolha pra se arriscar um pouquinho.
Assim como para Bernadette, arquitetura é para mim uma parte muito importante da minha vida. É o jeito que ela fala disso, é com uma paixão contagiante que apenas ressalta pra mim o quanto essa é uma história sensível, que se importa com cada elemento que a compõe.
Devorei a primeira metade do livro, o final do filme é melhor, o marido dela tem atitudes bem questionáveis e ninguém acaba falando sobre isso no final o que é meio revoltante. Mas tirando isso me diverti muito, ri bastante e guardo a história com carinho na minha estante.

Garcia 22/09/2020

“A coisa que mais me irrita é que quando eu pergunto ao papai o que ele acha que aconteceu com a mamãe, ele sempre responde: 'O mais importante é que você saiba que não é sua culpa'. Perceba que não foi isso que eu perguntei. Quando o pressiono, ele fala a segunda coisa que mais me irrita: 'A verdade é complicada. Não há como uma pessoa saber tudo sobre outra pessoa'."

Bernadette é uma notável arquiteta sustentável que parou de criar. Seu marido, Elgin, é um guru tecnológico da Microsoft. Sua filha, Bee, é uma adolescente brilhante que tem o sonho de conhecer a Antártida. Conseguindo as melhores notas na escola, Bee cobra seu presente de formatura, uma promessa feita pelos pais quando entrou no colégio: fariam uma viagem em família em direção ao continente branco.
Os três vivem em Seattle, com suas vidas girando em torno do trabalho de Elgin e a brilhante vida escolar de Bee. Bernadette abandonou a arquitetura pouco antes de se mudarem e agora vive para resolver os problemas da família com a ajuda de uma assistente virtual. Não possui amizades, pois considera seus vizinhos simplórios e sem ambições, além de ter agorafobia, o que a impede de ficar fora de casa por muito tempo.
Inicialmente a autora mostra o cotidiano da família, as relações desastrosas com os vizinhos e alguns detalhes do passado de Bernadette e Elgin. Quando a personagem-título desaparece, Bee começa a se perguntar onde a mãe poderia estar e faz uma pesquisa sobre seu passado. Descobre que Bernadette já foi considerada uma das arquitetas mais geniais da área, porém, após dois projetos muito bem-sucedidos e famosos, sumiu da mídia e abandonou a arquitetura. Bee e o pai são informados que Bernadette embarcou sozinha em direção à Antártida e desapareceu no meio do caminho. Pai e filha tentam refazer os passos da mãe, torcendo para que ela esteja segura no frio polar.
Uma leitura leve e descontraída sobre relações familiares, a importância da comunicação em casa e como artistas não devem ser impedidos de criar arte. 3,5/5.

site: https://www.instagram.com/p/CFdAmLvjZ8F/

Zana 18/09/2020

QUEM é você Bernadette?!
O ponto forte do livro se encontra na sua forma narrativa. Tudo se desenrola através de algum tipo de comunicação entre os personagens: e-mails, bilhetes, fax, cartas, etc..

Em contraponto a este estilo narrativo o leitor obtém percepção sobre Bernadette Fox através do olhar dos demais personagens. Qual a real personalidade? Seria ela uma excêntrica? Uma artista alienada? Antissocial? Doida? Doente, depressiva, obsessiva?
Ela era nada disso ou tudo disso? Cadê você Bernadette? Na real quem liga? Não essa leitora. O foco é QUEM é você Bernadette?

Na verdade a trama em si pareceu meio maluca, porém muito bem urdida! A história de Manjula Kapoor, FBI e russos, por exemplo, bem inverossímil. E o desfecho foi deixado no ar. O livro prendeu a atenção. Legal sim, mas talvez não essa coca-cola toda. Um Sprait, quem sabe? Beba, não, digo leia!

Manoella 28/08/2020

Legal
Esperava um pouquinho mais da trama, mas achei a personagem principal divertida. É um bom livro pra se entreter.

Katarina 29/06/2020

Legal
É legal, mas...
Não gostei muito da atitude do marido e do final.
O filme teve um final bem melhor.

Lorena Perruci 21/06/2020

Cadê (quem é) você, Bernadette?
Livro leve e gostoso de ler, porém não com uma narrativa vazia e sem proposições de boas reflexões sobre uma busca externa de uma filha e marido diante do desaparecimento de Bernadeth e, principalmente uma busca interna da própria Bernadeth, além dos enlaces familiares e sociais.
Adorei a forma como foi escrito, parece um pouco confuso no início, um pouco entediante em algumas partes, mas divertido e excitante principalmente do meio para o final.
É um bom livro, nada de excepcional, mas uma boa pedida para esse período de quarentena.

Maria.Eduarda 17/06/2020

cadê voce bernadette?
engraçado, dinâmico e cheio de surpresas. maravilhoso, vale muito a pena!

Joyce Silva 16/06/2020

Relação mãe e filha maravilhosa
Eu adorei o modo como elas interagem, Bernadette é bem doida rs, e me causou algumas risadas, eu esperava mais e ainda assim gostei bastante, é uma busca por si mesma bem legal.