Cadê você,  Bernadette?

Cadê você, Bernadette? Maria Semple

Resenhas - Cadê Você, Bernadette?

Viviane 19/11/2016

Não errei quando comprei esse livro! Primeiro foi a paixão pela capa super chic!
A escrita da autora é muito boa! O livro é narrado por parte da filha de Bernardete, a bee (Balakrishna Branca - ela surta com seu nome verdadeiro) , e em parte por carta, bilhetes, e-mails, SMS trocados pelos personagens adultos.
Ah sim! As vizinhas de Bernardete são chamadas por ela de mosquinhas. :)
Tem a assistente virtual conhecida como Manjula e até o FBI se envolve no caso. Hahahahaha
São tantas informações e mesmo assim não desgrudei do livro. Ri pra caramba de muitas tiradas sarcásticas da autora.
Mas, acima das risadas é uma história de amor incondicional de uma filha por sua mãe. Bee nasceu com um problema congênito no coração e sofre diversas internações hospitalares. Bernardette abandona tudo para cuidar da filha. E o marido Elgie um programador da Microsoft aclamado.
Quando Bee propõe a viagem como prêmio pelo seu desempenho escolar, Bernadette reserva passagens e começa a apresentar um comportamento estranho, o que leva Elgie a tentar interna-lá em um hospital psiquiátrico. Só que Bernardete desaparece no dia da intervenção. Hahahahaha
Dai se desenrola a história, os e-mail, FBI, assistente virtual.
O final? Só lendo que você descobre.
5 estrelas sem dó!
Até o próximo livro!
Hel 04/03/2017minha estante
Marido nojento, esse. Me interessei por esse livro por causa de um resumo no jornal, e agora tenho mais vontade ainda de ler.

Larissa.Coelho 02/11/2016

Surpresa Agradável
Não vou negar, eu baixei esse livro em formato epub por duas razões: 1) achei a capa legal e 2) estava sem nada para ler.
Isso é uma coisa que acontece com certa frequência comigo. Não tenho nada para fazer e vou baixando livros aleatoriamente. E esse livro foi um desses.
O ponto forte desse livro é sem dúvida a relação mãe e filha.
Bernadette desaparece e a filha tenta achá-la. Meu subconsciente relacionou esse livro comigo e minha mãe e o estranho é que minha mãe nunca fugiu, mas ameaça bastante.
Bernadette é uma arquiteta brilhante, pelos "flashbacks", se é que se pode chamar de flashbacks, você percebe que ela era uma artista, muito além do nossos humildes olhos podem perceber, algo incompreensível para nossas mentes - pelo menos a minha, que não consegue interpretar arte nem com ajuda. E em um ponto da vida dela ela se frustou - o maior medo que tenho na vida - e perdeu sua inspiração. Virou mãe, virou dona de casa.
Eu vi em Bernadette minha mãe. Não que minha mãe era artista, não, longe disso. Minha mãe era professora e depois de muitos anos, decidiu se aventurar pelo direito, e o mesmo que aconteceu com Bernadette, aconteceu com minha mãe.
Frustração.
Aqui jaz a diferença gritante entre Bernadette e minha mãe: elas lidaram com a frustração de formas opostas.
Toda a saga que Bee (a filha) segue em busca da mãe, sobre os planos e descobertas, foram a maior viagem e eu estava tão ansiosa quanto a própria personagem em descobrir cada detalhe.
E você consegue perceber que Bee amadureceu bastante no decorrer da história, o que eu acho que torna possível o reencontro. Ela aprendeu sobre a vida da mãe, longe da mãe, e soube apreciar isso.
Louvável. Eu sei que não seria tão madura assim.
Fiquei muito decepcionada com o arco do pai de Bee - que eu esqueci o nome - mas de certa forma foi fiel ao padrão de vida esperado.
E esse livro despertou um interesse absurdo dentro de mim para viajar pela America do Sul - Perito Moreno para ser mais específica - e consequentemente Antártica.

site: http://thelarissasworld.tumblr.com/

Tatyling 22/08/2016

“Cadê você, Bernadette?” vai contar a história de Bernadette, ela era considerada um gênio da arquitetura, até que um dia alguns problemas acontecem em sua vida e ela abandona todo o sucesso acadêmico e começa a viver de uma maneira peculiar. Bernadette se isola completamente da sociedade, porém a sociedade não se isola de Bernadette. A história é contada através de emails, cartas, bilhetes e também narrada a partir do ponto de vista de Bee, a filha de Bernadette. O fato de Bernadette se afastar da sociedade causa muita curiosidade aos que a conhecem, principalmente a sua vizinha. O modo como Bernadette encontrou de executar suas atividades diárias é contratando alguém online para que faça, compre, marque tudo para ela. Seu marido, Elgin, começa a questionar o comportamento de sua mulher e por conta de alguns mal entendidos decide tomar uma decisão drástica. Quando Bernadette descobre o que seu marido está pensando em fazer, ela desaparece. A junção dos emails, cartas, bilhetes, todas as evidências que montam a história são agrupados por Bee que começa a escrever uma história sobre sua mãe. Desde que sua mãe desaparece, Bee não perde a esperança de que um dia ela vai descobrir onde Bernadette está e o que realmente aconteceu com ela. A capa desse livro pode nos dar uma interpretação totalmente diferente do que a historia realmente é. Esse livro trata de assuntos como ansiedade, suicídio, problemas familiares, pânico e a relação de uma família/sociedade com alguém que apresenta problemas psicológicos. O único motivo pelo qual dei 4 estrelas para esse livro foi que em alguns momentos achei que poderia ter sido mais objetivo, algumas cartas/emails eram muito grandes e tratavam de assuntos simples, mas fora isso, é um livro muito bem escrito com personagens que te fazem se importar tanto a ponto de não ter vontade de parar de ler até descobrir o que realmente aconteceu.
Booktuber: Linguagem dos Livros

Stephanie 27/03/2016

Divertido apesar de tudo
Achei um livro divertido de ler e prendeu bastante a minha atenção.
Trata de temas sérios de uma forma leve, mas sem tirar a seriedade do assunto.

Larissa 21/03/2016

Bonitinho!
Eu peguei esse livro pra ler única e exclusivamente por causa da capa =)
Como ele me surpreendeu , acho que ele merece um pequeno detalhamento dos principais personagens:

Aqui a gente acompanha a história de Bernadette Fox, uma arquiteta renomada, tida como um gênio pelo segmento, ela construiu duas casas usando os princípios da sustentabilidade, antes mesmo desse ser um conceito pensado pela área.

Elgin, gênio da informática, trabalha para Microsoft em um projeto inovador chamado Samantha 2, é o marido de Bernadette e acredita que sua esposa está enlouquecendo.

Bee, a filha de 15 anos de Bernadette e Elgin, nasceu com problemas cardíacos, vai juntando as pistas sobre o desaparecimento da mãe e a mais preocupada em descobrir seu paradeiro.

Audrey Griffin, vizinha que odeia Bernadette por seu jeito recluso e por nunca se envolver com escola e a comunidade.

Soo-Lin, amiga de Audrey e o personagem mais odiável do livro, consegue ser chata, insegura e ao mesmo tempo extremamente convencida, Soo-boring. Em determinado momento se torna assistente de Elgin na Microsoft e passa a ser fonte de informação da vida de Bernadette para Audrey.

Na história Bernadette evita o máximo que pode ter contato com outras pessoas, por isso ela contratou uma secretária (com quem se corresponde apenas por email) que resolve as coisas mais simples para ela, desde marcar consultas até encomendar o jantar, ou programar viagens.

Em constante conflito com Audrey, Bernadette acaba criando situações de risco, gerando crises no seu casamento e consequentemente, seu desaparecimento na véspera do Natal.

O livro mostra a Bee (filha da Bernadette) reunindo provas para tentar localizar a mãe. É um livro bem chick-lit mas isso não me incomodou. Entre e-mails e bilhetes vamos descobrindo o que antecedeu, todas as minímas situações que culminaram no desaparecimento de Bernadette e como os dias seguem sem ela.

Cada vez mais desacreditada pelo marido, apenas Bee insiste que a mãe continua viva e segue com uma investigação para descobrir onde ela foi parar.

Eu achei o livro bem legalzinho. Uma leitura tranquila que mostra o amor incondicional de uma filha pela mãe. Temos uma família perfeita que vê seu mundo ruir e aos poucos tentam reconstruir os momentos de felicidade.

O livro já estava quase no fim e sem resolução, o que me deixou apreensiva, mas teve um fim satisfatório! É pequeno, então dá pra ler “numa sentada só” como dizem. Eu até me identifiquei um pouquinho com a Bernadette anti-social. É legal a forma como a autora leva você a interpretar que possivelmente você sabe muito pouco sobre uma pessoa, e também como a gente acaba se deixando levar por opiniões negativas ou interpretando errado situações por darmos muito crédito ao que desconhecidos pensam, o que atrapalha totalmente nosso senso de julgamento.

O livro tem até uma reviravolta bonitinha! E eu acho que é uma boa opção de diversão pro fim de semana. Que tal tentar?

site: www.literaturapessoal.wordpress.com

Raquel.Candeira 20/02/2016

Um livro GENIAL!
Eu não teria uma palavra exata para dizer sobre esse livro a não ser genial.
As notas A de Bee Branch lhe dão uma confirmação, ela pode pedir o que quiser aos pais (esse foi um trato muito antigo que fez com eles) e ela quer apenas viajar para a Antártida com os pais nas suas férias. A garota inteligente não consegue acreditar como os pais concordaram, mas sim eles irão viajar.
Elgie Branch também não acredita que eles irão viajar, afinal o Samantha 2 está em andamento e há tanta expectativa em cima do projeto que ele não pode ser negligenciado. Já Bernadette acha a ideia ótima e logo começa a fazer os preparativos, até ela dar de cara com alguns fatos: FATO 1 Haverão pessoas na mesma viagem e ela as evita ao máximo e FATO 2 Só de pensar na agitação das águas ela já se sente tonta. Disposta a fazer isso pelo bem de Bee ela passa todos os detalhes para a sua assistente virtual, Manjula, as compras que precisariam ser feitas, o remédio que precisa para sobreviver à viagem, as milhas e as passagens enviando todos os dados necessários para que tudo a respeito da viagem seja acertado.
Enquanto isso Audrey está tentando conter as trepadeiras que insistem em continuar no seu quintal, até descobrir que as benditas vem do quintal de Bernadette. Como ela tem um evento importantíssimo para realizar que precisa de seu quintal e a vizinha atropelou seu pé deixando claro que não queria conversa, ela vai com o especialista em trepadeiras escondido até a casa de Bernadette o que é a apenas a ponta do iceberg que começa a se formar.
E sua amiga Soo-Lin acreditava piamente que iria ser demitida, até que é surpreendida. O que ela não esperava era ter uma aproximação tão forte com Elgie Branch.
Garanto que esse pequeno resumo não é nem metade do todo que é esse livro. Eu não poderia falar mais sem revelar demais, por isso vou me ater a outros pontos.
A narrativa não é convencional, a história nos é descrita através de emails, cartas e algumas narrações de Bee. O que pode ser estranho no inicio, mas como já li livro assim não fiquei tão perdida.
Então conhecemos uma Bee (que na verdade se chama Balakrishna) inteligente, e bastante amiga, ela ajuda vários amiguinhos na escola e seu grande sonho é ir para o colégio interno onde sua mãe estudou. Claro que a garota nos encanta com facilidade, eu já devo ter dito milhares de vezes que amo uma criança nos livros e com ela não foi diferente. E tem a Picolé a cadela de Bee que, nossa, me fez rir muito.
Já de Bernadette temos uma visão um pouco confusa, já que quando está com Bee ela parece uma boa mãe dedicada e carinhosa; e então ela escreve seus longos emails a uma desconhecida na Índia à quem ela tem que pagar por hora e que seu marido já havia dito para dispensar os serviços, e ainda tem a opinião das mães da escola de Bee, em especial Audrey e Soo-Lin que não gostam nem um pouco de Bernadette.
Audrey quer parecer aos olhos dos outros uma santa, sem querer olhar para os próprios problemas em casa. Principalmente o problema de seu filho, Kyle, ser chamado atenção constantemente.
Elgie mostra ser um homem bastante talentoso, e até certo ponto ele parece o pai e o marido perfeito. Mas toda casa tem os seus problemas, e a família Branch tinha muitos: Bernadette e Elgie quase não se falavam, somente trivialidades, cortaram os seus emails das listas da escola para ficarem completamente de fora e moram num lugar que ninguém gostaria de viver. E ele escolhe a sua assistente para desabafar enquanto deveria se juntar a esposa e ver se tudo o que aconteceu tem relação com o passado escorregadio.
Quando pensamos que sabemos de tudo que está acontecendo a trama dá uma virada e logo você não tem mais certeza sobre os fatos. O enredo é arrojado e muito criativo, quando Bernadette some e Bee muda a leitura fica frenética, o ritmo acelera porque saber o que aconteceu é muito importante.
Apesar do tipo da narrativa tudo é narrado de forma meticulosa, e quando uma carta ou um email ficava muito grande a ponto de nos cansar logo ele acabava, pelo menos foi essa sensação que tive, assim que me deparava com uma narração muito longa que parecia que não ia acabar ela acabava.
Antagônico ao que pensei a autora ainda tira várias surpresinhas da manga.
“Seattle é a única cidade no mundo em que você pisa na merda e fica rezando, Deus, por favor, que seja de cachorro.” (Página 145)
Com esse trecho dá para notar que o humor também é muito bem abordado.
Uma história hilária e desmedida, uma família pouco convencional com problemas inimagináveis. Diversão garantida!

Caldeira.Filho 15/02/2016

Scooby-Doo do século 21!
Benadette Fox não faz feio aos olhos de seu marido Elgin e sua filha Bee. OK, ok, sei que soa um tanto piegas classificar uma mãe de família como uma pessoa notável, mas isso se torna evidente ao tempo em que você cria empatia pelas diversas imperfeições que uma mulher tão surreal como ela pode provocar.
É mais ou menos assim que a coisa toda funciona: uma promessa ao vento num papo descontraído dá início a uma caçada por informações, papo-furado, remédios e desaparecimento. É isso aí!
Tudo começa quando a filha Bee cumpre com louvor o desafio proposto pelos pais de ter qualquer desejo realizado caso obtenha excelentes notas em seu boletim. Qualquer desejo, exceto um pônei. Bee obtém êxito e decide que quer conhecer a Antártida com os pais. Infelizmente pouco tempo antes do embarque Bernadette desaparece, levando sua filha a levantar qualquer tipo de informação relevante para a busca de sua mãe aparentemente maníaca e desmazelada.
Esse livro tem uma das melhores narrativas que eu já li. É tudo tão bem desenvolvido. A autora trabalha todos os personagens de forma inteligente, tornando cada um deles essenciais para o desfecho, não há “pesos de papel” por aqui. Há todo um quê de suspense e investigação, além de muito, mas muito humor americano, do tipo que oferece as melhores discussões entre vizinhos e mamães paranóicas de uma escola liberal frequentada pela elite de Seatle.

Você vai se identificar com esse livro se preencher 1 dos seguintes requisitos:
. Ter 15 anos de idade
. Ter uma mãe sem noção
. Ser uma mãe sem noção
. Estudar arquitetura
. Ser um pai trabalhador que não tem tempo de sobra para curtir a família
. Possuir um nível relevante de xeretice aguda.
RECOMENDO DEMAIS!

Rogéria 03/01/2016

Muito bom!
Gostei bastante desse livro. É leve, mas aborda alguns temas pesados como depressão, tentativas de suicido e fobia social de forma cômica, mas que ainda assim fazem se compadecer com os personagens, principalmente a Bernadette, com quem me identifiquei em vários momentos.. A estrutura do livro e a narrativa são muito fluidas e com isso a leitura flui muito facilmente. Não consegui parar de ler e terminei em um dia, querendo muito saber como terminava. Não é um livro profundo, se encaixa direirinho na categoria fast-food, e indico com uma boa diversão despretensiosa.

Anna 17/11/2015

Adorável!
Enfim um livro despretensioso, hilário, sarcástico e carregado de ironia. Adorei!

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 26/09/2015

Maravilhoso!
"Maravilhoso!" "Muito bom!" "Excelente!" e "Encantador!" são as expressões que posso usar para descrever o livro. Bee mora com os pais em Seattle, numa casa velha e caindo aos pedaços; mesmo seu pai, Elgin, sendo funcionário da Microsoft, e sua mãe sendo uma ex arquiteta, a casa está em condições precárias. Bee é uma garota adorável, inteligente e excelente aluna. Está concluindo o ensino fundamental e pretende continuar seus estudos em um colégio interno, como os pais fizeram. Como prêmio por seu brilhante desempenho escolar, ela pede aos pais uma viagem à Antártida.

Elgin é um pai meio ausente, ficar longe do trabalho e rodeado de pinguins seria difícil para ele. Bernadette, a mãe, é antissocial, mas aos olhos de Bee, ela é maravilhosa, Bernadette teria muita dificuldade de enfrentar a viagem e as pessoas. Até que ela desaparece, e na tentativa de encontrar sua mãe, através de bilhetes, e-mails, e até do FBI, Bee descobre quem era Bernadette Fox muito além do lado mãe. O que fez com que ela deixasse de ser uma arquiteta genial e se tornasse deprimida? Logo nas primeiras páginas a gente já percebe que Bee não a conhece verdadeiramente.

"Porque tem uma coisa: não importa o que as pessoas falem sobre mamãe, ela sabe muito bem como deixar a vida mais divertida." (página 62)

Cadê você, Bernadette? é um livro tão bom, mas tão bom, que por mais que eu fale, só mesmo vocês lendo para conseguirem captar a beleza dessa história! A autora mostra vários lados de um mesmo personagem ao longo da trama; nos fazendo amar, admirar ou odiar profundamente cada um deles: Bee, Elgin, Bernadette, Audrey Griffin (a vizinha mala de Bernadette). Em alguns momentos eu fiquei desesperada para saber onde estava Bernadette, a história foi me deixando curiosíssima para saber o que aconteceria em seguida. A trama é divertida e emocionante ao mesmo tempo (ainda mais emocionante no final). Depois de terminar a leitura, fiquei me lembrando do livro por um tempão. Além de ter ficado encantada ao poder conhecer um pouco mais da Antártida.

"Tentei amar o papai e não odiá-lo pela sua empolgação forçada e pela maneira como ele se veste. Tentei imaginar o que mamãe tinha visto nele quando ainda era uma arquiteta. Tentei me colocar no lugar de uma pessoa que acha cada coisinha que ele faz um delírio total. Mas era triste, porque sempre que eu pensava nele com todos aqueles acessórios, eu ficava enjoada. Eu queria jamais ter pensado que papai era como uma menina gigante, porque uma vez que você percebe algo assim, é difícil voltar atrás." (página 317)

A história é contada com o auxílio de bilhetes e e-mails, então é preciso estar atento para fazer as relações corretas entre o que vai sendo dito. O único ponto mais difícil para mim, é que tem muitas referências ao modo de vida norte-americano, coisas ou pessoas famosas que não conheço. Mesmo assim, o livro merece 5 estrelas, nota que só dou para livros que mudaram minha vida, esse talvez não tenha mudado, mas me fez refletir sobre até que ponto conhecemos as pessoas que mais amamos.

Nessa parte, lágrimas brotaram nos meus olhos:
"E eu não quero nem ouvir falar no coelhinho fujão. O coelhinho fujão vai ficar." (página 369)

Achei a capa super bonita e colorida, ela tem a ver com a história e foi um dos motivos que me fizeram querer ler o livro. As páginas são amareladas, o livro está bem revisado e com boa diagramação (margens, espaçamento e fonte de bom tamanho).

Enfim, Cadê você, Bernadette? é uma história divertida e emocionante, sobre família e sobre pessoas. Um daqueles livros que tocam a gente e que nos deixam querendo mais livros do tipo. Meu conselho para vocês é: Leiam!

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2015/09/resenha-livro-cade-voce-bernadette.html

Onde vivem as histórias 20/09/2015

Leitura rápida e divertida
Bernadette é uma arquiteta, que não exerce mais a profissão, e se muda para Seattle com a filha, Bia e o marido. Bia é uma garota adorável e muito inteligente, só tira notas boas na escola e tem uma ligação muito forte com a mãe. Já o marido trabalha na Microsoft e é um verdadeiro workaholic! Trabalha o tempo todo e quase não tem tempo para a família. Porém, Bernadette é o tipo de pessoa que não gosta de contato com ninguém e, consequentemente ninguém gosta dela. Mas ela não é só uma pessoa antissocial.. vai muito além disso. Bernadette não tem muita paciência com a burrice alheia e nem com pessoas chatas e relacionamentos superficiais. Se ela não gosta de alguém, ela simplesmente ignora e finge que a pessoa não existe, e isso acontece frequentemente. Na verdade ela quase não sai de casa e tem uma assistente na Índia que faz tudo para ela, até simples reservas em restaurantes perto de casa.

Chega o boletim de Bia e ela consegue ótimas notas e, como ela tinha combinado com os pais que se conseguisse superar seu rendimento escolar poderia pedir o que quisesse de presente, Bia então pede uma viagem em família para a Antártida. Bernadette não gosta nada da ideia, mas acaba aceitando. Porém, ela tem um incidente com a vizinha que não a suporta, e o marido de Bernadette acaba achando que ela está ficando realmente louca. A partir daí a vida da família vira uma confusão, e muitas cenas engraçadas acontecem.

A maior parte do livro é narrada pela filha de Bernadette, e mais ou menos na metade tem algumas trocas de e-mail e reportagens que ajudam a entender melhor a história. Foi uma leitura fácil e rápida, pois acabei em um dia. Os diálogos de Bernadette foram divertidíssimos e em algumas partes quase chorei de rir com a personagem.

Continue lendo no blog..

site: https://ondevivemashistorias.wordpress.com/2015/09/18/resenha-cade-voce-bernadette/

Flavinha 13/09/2015

Redescobrir
Para comecar, li o livro da forma que esta escrito na critica da capa: devorei!
Atraves de troca de e-mail, faxes ou relatorios, os diversos personagens relatam o seu ponto de vista nas diversas situacoes. Mas em outras partes, principalmente no ultimo capitulo, Bee assume o papel de narradora, fazendo tudo que pode para encontrar a sua mae, Bernadeth.
Para mim o mais interessante foi perceber como as visoes das pessoas sobre outra pessoa interfere em relacoes privadas e tambem agravam como essa pessoa se ve, talvez aumentando o sintoma de depressao. Alem disso, como uma pessoa perde o seu rumo ao deixar de fazer o que gosta.

Gio 10/09/2015

Run Bernadette Run
Sabe aquela sensação de “só mais um capítulo e então paro de ler” mas quando vemos acabou o livro? Cadê Você, Bernadette? é assim! Um livro para ser devorado! No livro acompanhamos a investigação e os acontecimentos que levaram a espirituosa e divertida Bernadette Fox a sumir do mapa. Bernadette é uma visionária, talentosa e genial artista, e como dizem “de gênio e louco todo mundo tem um pouco”. Bernadette se envolve em várias confusões super engraçadas após mudar-se para Seattle (uma cidade que abomina) e, a cada dia mais se transforma em uma maníaca aos olhos de seu marido (um nerd, workaholic super respeitado da Microsoft) e das mães da Galer Street, escola liberal frequentada pela elite de Seattle. Mas para Bee, sua filha, Bernadette é a melhor mãe e pessoa do mundo inteiro.
Bernadette, além de Seattle, detesta seres humanos num geral, viagens e barcos. Ela então pira completamente quando sua filha Bee pede de aniversario uma viagem de família à Antártida e começa um plano (com a ajuda de uma assistente virtual na Índia) para escapar desse “pesadelo” que culmina em sua fuga.
A acidez, ironia e inteligência de Bee e Bernadette, deixam ambas as personagens super cativantes e a história super misteriosa e divertida. O livro mostra a importância e solidez de uma relação mãe e filha, da compreensão, confiança e apoio de quem se ama para conseguir seguir em frente e, como abdicar de quem se é, desistir dos sonhos e talentos, pode nos destruir.
Super Recomendo a Leitura!

site: https://instagram.com/p/0qcY9qSt7a/?taken-by=monlivre

CAMILINHA 09/09/2015

Cadê você Bernadette?
Mais um livro lido através do livro viajante. Posso dizer que esse livro me decepcionou um pouco, ele estava a muito tempo na minha lista de quero ler (que atualmente conta com 176 livros e não para de crescer), e quando li Fuén, nada demais.história conta a vida de Bernadette uma ex arquiteta que vive com o marido e filha em Seattle. A filha deles Bee é super inteligente e eles prometeram que se ela só tirasse 10 no colégio eles dariam um presente para ela, o que os pais não imaginavam é que Bee escolheria uma viajem para a Antártida.O livro se passa todo por troca de email, cartas e fax e vamos desenrolando a história através de vários personagens.
Bernadette é bem doida haha diria que ela tem aversão a pessoas e faz tudo para não sair de casa e resolver as minímas coisas por email através de uma assistente que mora na Índia, sim, doideira total, essa assistente vai colocar ela numa tremenda enrascada que acabará envolvendo até o FBI.
A autora escreve tudo com muito humor, poderia ser um livro tenso devido as crises da Bernadette mas ela tenta deixar tudo de uma forma engraçada (tenta por que pra mim não funcionou). Bee a filha dela é muito inteligente para a idade ela tem cerca de 14,15 anos e tô acostumada a lidar com adolescente em livros bem burrinhos, com ela foi bem diferente he.
Se você quiser ler a continuação dessa resenha vá para: http://voceprecisadecor.com.br/livro-cade-voce-bernadette/

site: http://voceprecisadecor.com.br/livro-cade-voce-bernadette/

Nah 05/09/2015

Preciso aprender a não ter expectativa nenhuma antes de começar um livro.
Quando decidi que este seria o próximo livro da minha lista de leitura não sabia nada a respeito dele, nem a sinopse li. Julguei mesmo o livro pela capa (que está linda, btw).
Acredito que criei essa expectativa assim que comecei a ler, a capa era linda, o formato é um dos meus favoritos, praticamente todo em e-mail e notas e aquela coisa de saber que a Bernadette sumiu mas sem saber como, quando, onde e por que e querer entender tudo é muito legal mas acabei não gostando tanto do livro quanto eu achei que iria.

O enredo do livro, num geral, é bom. Só que a autora poderia ter, no meu ponto de vista, explorado melhor. Algumas vezes ela deu muita ênfase em algumas coisas, que até eram importante para perceber o porque Bernadette sumiu mas mais irritaram do que qualquer outra coisa.
O bom de como a história se desenrola é que você percebe que cada cada moeda tem dois lados e que o ponto de vista de um personagem pode interferir na forma como você se envolve com o livro e com os personagens.
“A verdade é complicada. Não há como uma pessoa saber tudo sobre outra pessoa.”
Quanto a Bernadette, ela é uma pessoa com uma personalidade praticamente tirada do tumblr e do twitter: Com fobias sociais e reclamona porém, criativa, divertida e genial. Eu acreditava que eu tinha problemas com pessoas e todo tipo de situação que precisa de interação social mas ó Bernadette, o premio é seu, linda. (Se eu tivesse condições financeiras pra levar a vida igual a ela, eu provavelmente iria)
Pra mim o ponto alto do livro mesmo foi a Bernadette que é amazing, como pessoa e como mãe.

[...] opinião completa só lá no blog

site: http://www.oicomoassim.com/2015/08/cade-voce-bernadette-maria-semple.html