Cadê você,  Bernadette?

Cadê você, Bernadette? Maria Semple

Resenhas - Cadê Você, Bernadette?

Desnorteada 19/01/2022

O começo do livro foi muito divertido, conhecer a Bernadette e através de sua filha e de e-mails.
Depois o livro tomou outro rumo e ficou razoável.

Karen 21/12/2021

Sem seguir padrões
Em dois momentos da leitura me peguei com lagrimas nos olhos e a barriga doendo de tanto gargalhar.
Livro divertido e leve que traz uma mensagem linda sobre pertencimento.
Até onde vamos, ou nos sufocamos, ou nos reprimimos, para cabermos na caixinha do social?
"Pessoas como você precisam criar. Se você não criar, Bernadette, vai se tornar uma ameaça para a sociedade.".
*** Não assistam ao filme!! Adaptação tenebrosa!

kissylasky 11/01/2024minha estante
Sei que fazem 2 anos que você leu esse livro, mas terminei recentemente a leitura e fiquei fula por Bernadette, tão forte, perdoar o frouxo do Elgin. Que bom que mais alguém pensa assim.

ihamanda 05/09/2021

o filme é melhor do que o livro
foi uma leitura rápida e leve, mas confesso que, por ter assistido ao filme (que é muito bom, inclusive), esperava mais do livro. parece que faltou algo a mais no final, tipo: o que aconteceu com a Bernadette depois???? o livro também tem algumas falas preconceituosas.

Talia.Moniz 05/08/2021

O livro é incrível, com uma ótima proposta, humor irónico, um livro divertido. O meu problema com ele é que os dois últimos capítulos foram construídos de uma forma que não me agradou, por gostar de saber mais sobre aquele momento específico do livro. Adoraria também um final mais fechado, por sentir a necessidade do que vem no fim. Ainda assim, devorei completamente o livro, é ótimo.

Andrea Campos 26/06/2021

Cadê a Bernadette que eu esperava conhecer?
A primeira coisa que me chamou a atenção neste livro foi a capa, confesso. Fiquei vidrada nas cores e no estilo vintage da ilustração. Achei um charme. Há capas que causam esse efeito na gente. Fazer o quê? Ao ler a sinopse, pensei: "Por que não?" Então, descobri que ele faz parte da cobiçada lista de livros lidos pela Rory, na série Gilmore Girls, a que assisti maratonando. Então, ele foi para a lista de desejados e ficou ali por um tempão porque o preço não abaixava. Quando, enfim, o comprei, é claro que o li assim que chegou. E sabe de uma coisa? Eu gostei da leitura, mas não foi uma história que me arrebatou. Contada em sua maior parte por meio de cartas e e-mails entre as personagens, Bernadette, a protagonista, me frustrou com a estranheza de seu comportamento, apesar de ser perfeitamente normal agir como ela, considerando a vida que levava. Um marido que só trabalha (é funcionário da Microsoft), uma filha de quinze anos que quer viajar para a Antártida em férias, uma casa estranha e caindo aos pedaços onde mora e a fobia social que tem por acontecimentos do passado. Quase precisei de uma terapia para lidar com as neuras dela. kkkkk Brincadeira! Concluindo, não foi uma decepção, porém deixou aquele vácuo quando esperamos muito de um livro. Como sempre aprendendo que não se pode julgar um livro pela capa. É isso!

JessicaRodriigues 19/04/2021

Um bom livro.
Essa leitura me prendeu, me identifiquei com alguns traços de Bernadette e me encantei por ela. É algo leve , te entrega um certo suspense e é divertido, tem um fim um pouco corrido, mas que conclui bem os acontecimentos.

Fernanda Bitencourt 15/04/2021

Leitura leve, mas sem grandes atrativos
Eu esperava mais deste livro porque algumas amigas leram e me disseram que haviam gargalhado em várias sequências. Para mim, entretanto, não foi o caso. A história é legal, cria certa curiosidade, mas eu esperava ter me divertido mais.

@letraepapel 14/04/2021

Esse não é um livro divertido
Tentam vender esse livro como divertido, mas ele não é bem isso... A escrita da Maria Semple tem seus toques de ironia, mas fica só nisso. No geral, não atendeu minhas expectativas, especialmente porque já conhecia a autora. Achei a narrativa arrastada e o final um tanto quanto corrido.

Vivian.Naiara 24/03/2021

Divertido
Trata-se de um romance leve e divertido, no qual Bernadette se destaca por sua personalidade emblemática. Por ser narrado por meio de cartas, e-mails e bilhetes, trocados entre os personagens, a leitura fluiu de forma rápida.

Gio 25/02/2021

Divertido
Grande parte do livro é composta por bilhetes, cartas e e-mails de vários personagens diferentes. Isso deixou o livro mais interessante só achei meio confuso no começo, até conseguir diferenciar direitinho os personagens .
Nas partes finais, quando a narração passou a ser em primeira pessoa eu senti falta dessas partes e demorei um pouco mais para ler.

Eu amei a Bernadette. Quero ser amiga dela.
Meu sentimento sobre a Bee e o Elgie foram oscilando no decorrer do livro. Estava gostanto muito do Elgie no começo, mas ai tudo desandou e agora que acabei ainda estou decidi se gosto dele ou não.

Não sei exatamente porque, mas o final foi decepcionante e eu fiquei com a impressão de que ainda faltava alguma coisa.
Apesar disso, é uma boa leitura para relaxar e descontrair.

Ray 16/02/2021

Uma história sobre o amor entre mãe e filha
Entrei super empolgada na história da Bernadette Fox, Bee (sua filha) e Elgie (seu marido), mas confesso que me decepcionei um pouco. Achei a leitura, em grande parte, arrastada demais, apesar do início ser excelente. Fica a dica pra quem gosta de histórias contemporâneas e, tmb, sobre temas relacionados à saúde mental.

Lary Allen 11/02/2021

Cadê você, Bernadette?
Bernadette Fox é uma mulher excêntrica, para dizer o mínimo. O livro gira em torno dela e de suas peculiaridades, em uma narrativa constituída por e-mails dela e de sua assistente virtual, Manjula, sua vizinha Audrey com a amiga Soo-Lin, alguns e-mails do marido e a narração do ponto de vista da filha dela, Balakrishna (Bee).
A história se desenrola de uma forma bem leve e até mesmo divertida, buscando desenvolver os motivos pelos quais Bernadette é tão reclusa ao passo em que a mostra sobre a perspectiva das outras pessoas. O marido, Elgin, é um homem inteligente que trabalha na Microsoft, e a filha dos dois é quase um gênio, mas Bernadette não fica para trás. Entretanto, ela não faz questão de mostrar a sua genialidade, o que a faz mais misteriosa para as outras pessoas, deixando-as curiosas a seu respeito.
As coisas começam a ficar ainda mais interessantes a partir de uma confusão gerada por Audrey e Bernadette, por conta de umas trepadeiras e uma animosidade preservada desde o jardim de infância de seus filhos, que sempre estudaram juntos. A confusão é tanta que vira caso de manicômio e, ainda mais inesperado, máfia russa e polícia.
O livro é muito leve e divertido, perfeito para se livrar de uma ressaca literária. Eu particularmente adorei a leitura, achei a trama muito divertida e bem construída, de modo em que a autora soube inserir assuntos sérios também, mas de uma forma em que deixou o livro fácil de ler.