Cadê você,  Bernadette?

Cadê você, Bernadette? Maria Semple

Resenhas - Cadê Você, Bernadette?

Pamela 10/04/2020

Leve e original
A primeira coisa que posso dizer sobre esse livro é pontuar sua originalidade. O livro é formado, em sua maior parte, por troca de e-mails e cartas, formato que não se vê com tanta frequência. No começo pode ocorrer uma certa dificuldade pra separar as cartas com as partes narradas por Bee, filha da personagem principal, Bernadette. Mas após pegar o jeito do livro a escrita flui.
E é um livro leve, que nos possibilita uma leitura rápida e descompromissada.
Bernadette é uma figura excêntrica, que ao longo da história vamos descobrindo os porquês de seus comportamentos.
Vale a pena da leitura!!!

DaniM 30/03/2020

Bernadette merecia uma história melhor
Bernadette é uma personagem tão louca e tão adorável, que chega a dar raiva o rumo que a autora dá pro história da metade em diante. No momento em que a narrativa deixa de ser dela(qdo é hilária) e passa a ser sobre ela, tudo fica totalmente previsível e tedioso. Bernadette não merecia esse livro, essa história, esse final.

Rapha 21/03/2020

Ninguém viu, tão pouco sabem quem é
Espetacular. O título do livro traz uma pergunta a qual imaginei que nortearia toda a história. Erro meu.
Antes de saber onde está Bernadette, Sample tem o cuidado de construir cada personagem, colocar cada e-mail, profissão e circunstância na narrativa. A protagonista só vai sumir depois da metade do livro e tive medo de não ter páginas o suficiente para contar o final.
E o desfecho é deslumbrante! Altamente satisfatório ver como cada informação se encaixa.

Jeh 11/03/2020

Não costumo dizer que o livro é chato, mas esse superou minhas expectativas em chatice.

Joana Ern 04/03/2020

Queria ser amiga da Bernadette
Eu amei essa personagem, uma das narradoras mais engraçadas que já vi. Sua jornada de autodescobrimento e o jeito que lida com seus traumas é muito único e cativante.

Apenas_Sara 29/02/2020

Acabei lendo em dois dias o livro? SIM hahaha.. O livro me prendeu bastante e apesar da escrita não ser linear e o mostrar a visão de todos os personagens, dava para saber direitinho quem é que estava falando, fazendo com que o leitor não se perdesse. Gostei dos personagens e da história.

Kalinne.Maira 29/02/2020

Livro um pouco cansado
Um livro bem cansativo, contada através de trocas de e-mails e cartas. Na metade do livro a história começou a ficar interessante mas um pouco arrastado.

Thais 14/02/2020

Que dificuldade para ler esse livro... o marido da Bernadette , que personagem enfadonho. Iria dar 2, mas o amor da filha por Bernadette fez com que eu aumentasse minha nota!

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 12/02/2020

Sugestão de leitura
Acho que o melhor jeito de expressar o quanto gostei deste livro é dizer que eu o devorei em três dias. Com uma protagonista excêntrica e apaixonante, mal pude esperar para descobrir onde Bernadette estava.

Maria Semple é mais conhecida por seus trabalhos como roteirista de seriados, entre eles Beverly Hills 90210, Mad About You e Saturday Night Live. Talvez o público mais jovem nunca tenha assistido a Mad About You mas eu, como boa trintona que sou, adorava a série, que passava na tevê nos anos 90. Por isso, fiquei muito animada de ler seus livros.

Publicado em 2012, "Cadê Você, Bernadette?" é um romance sobre uma arquiteta que tem agorafobia chamada Bernadette. Para quem não sabe, agorafobia é um transtorno de ansiedade em que alguém sente que as pessoas e os lugares lhe oferecem risco de vida e, desta forma, o(a) agorafóbico(a) evita sair de casa, assim como também evita relacionamentos interpessoais.
Assim, Bernadette contrata uma assistente pessoal virtual, Manjula, que mora na Índia e auxilia Bernadette com todas as atividades do dia-a-dia: marcar consultas médicas para a família, fazer compras, resolver problemas com o banco, providenciar remédios na farmácia, e assim por diante.
Sua filha, Bee, atinge as melhores notas na escola e diz que, como recompensa, gostaria de viajar com os pais para a Antártida. Bernadette não gosta muito da idéia desta viagem, mas coloca Manjula para trabalhar, pedindo para a assistente organizar as pendências da viagem.
Bernadette é casada com Elgin, um gênio milionário da tecnologia, um Steven Jobs ou um Bill Gates do mundo corporativo, e ele coordena o projeto mais revolucionário da Microsoft.

O primeiro ponto forte deste livro é a maneira como Maria Semple construiu a narrativa, usando de uma estrutura bastante criativa. Nós, leitores, sabemos da história através de cartas, mensagens, bilhetes, faxes, e-mails e relatórios. Não há apenas um narrador, e sim, vários, cada um contando a história através de sua perspectiva. Achei muito legal ter que "juntar os pedaços" das informações e, a partir deste quebra-cabeça, entender o que está acontecendo. Esta estrutura só é interrompida com eventuais narrações de Bee.

Outro aspecto muito positivo deste livro é a própria Bernadette. Ela é uma personagem bastante complexa e as suas camadas são mostradas aos poucos na narrativa. Aos poucos descobrimos que Bernadette foi uma arquiteta muito conceituada e vanguardista mas que, aparentemente, sofreu de depressão pós-parto e foi, aos poucos, se abandonando. Ao longo do livro, ela tenta resgatar sua identidade, o que só acontece quando ela desaparece.
Também gostei muito de Elgin. Ele é um homem/marido cheio de falhas mas, ainda assim, conseguimos enxergar o amor que ele sente pela família por trás de seus erros. Achei ele uma personagem muito verdadeira.

Além disso, Maria Semple, a príncipio, parecia fazer uma crítica à elite de Seatlle, representada de forma sarcástica pelas outras mães da escola onde Bee estuda. Estas mães, apelidadas por Bernadette de moscas, a criticam pelo seu jeito excêntrico e antissocial. As tais moscas representam uma burguesia preconceituosa e superficial, pelo menos no início da leitura. Aos poucos, assim como Bernadette apresenta suas camadas mais profundas, as moscas também o fazem, e percebemos que, na realidade, elas eram tão humanas e frágeis quanto a protagonista, desconstruindo o estereótipo.

Para mim, foi uma leitura deliciosa. Fiquei muito entretetida na trama e me vinculei rapidamente a todos os personagens. É uma leitura que recomendo!

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2020/02/sugestao-de-leitura-cade-voce.html

Thais.Costa 06/02/2020

Um dos piores!
Esse livro definitivamente foi uma das minhas piores leituras esse ano. Livro parado e super confuso, principalmente no início, e oq me incomodou foi a forma q separavam as falas das personagens :O . Talvez eu deva ter ido com mta sede ao pote, pois por gostar mto da Troian Bellisario, vi que ela participaria do filme e fiquei curiosa, mas, não é nada daquilo. Não sou de desistir de um livro, mas com ctza aqueles q são, desistirão nas primeiras páginas, pois o livro começa a ficar menos pior d ruim, kkk, só da metade pra frente, e ainda sim, continua sendo péssimo. Desculpa aí galera q gostou. Cada um com sua opinião. E há tb o gosto literário, lógico! Pra mim esse livro segue mais a linha dramática do que suspense. Então se vc curte um drama, vai fundo!

Joana.Leal 03/02/2020

Cadê vc Bernadette
Olha esse foi o livro que, eu mais demorei a ler , foram 8 meses para ler , isso msm OITO MESES. O livro não é ruim... Mas tbm não é bom ? achei a história muito enrrolada , tem uns pico de humor , as vezes, mas é extremamente massante e muitas vezes entediante de mais, e o final teve tanta, mais tanta encheção de linguiça que eu quase desisti. E eu nunca faço resenhas aqui , mas hj precisei fazer pq tô indignada , pra que tanto papo furado, essa história poderia ter sido contada em 100 páginas tranquilamente . Mas fique claro! não odiei o livro, mas tbm não amei.. só tô com um sentimento de indiferença ?
Thais.Costa 16/10/2021minha estante
E q final q foi aquele??? Kkkkkk eu só gostei mesmo da comparação da sopa de cocô kkk

Joana.Leal 01/11/2021minha estante
Frustração que fala né kkkkk

Jéssica.Marins 20/01/2020

Cadê você Bernardette?
Fiquei entusiasmada em ler o livro, pois tive notícia do filme estrelado pela Cate Blanchet. Bem, o começo do livro me prometeu uma aventura e não foi bem isso que recebi. Passei a maior parte do livro esperando o clímax, o ponto alto e não chegamos nele. A parte boa é a relação entre a Bernadette e a Bee, uma relação de amizade e companheirismo entre mãe e filha.

AmyLivros 14/12/2019

Acho que nunca vi um livro com tantos personagens insuportáveis. Piores até que os protagonistas de Morro dos ventos Uivantes. É muito difícil de gostar deles.
A leitura é tranquila e é possível ler rápido e sem dificuldades, mas o ''desfecho'' da história deixa alguns pontos no ar.
Li, não odiei, mas não leria de novo.
Thais.Costa 31/01/2020minha estante
Meu Deus, estou no 40% e estou odiando ? mto confuso ... nossa

AmyLivros 01/02/2020minha estante
Achei bem ruinzinho tb

Fran 29/11/2019

Original e divertido
Com uma narrativa em forma de cartas, bilhetes, e-mails e documentos oficiais, Maria Semple transborda originalidade ao falar sobre o amor de uma filha pela sua mãe e o que a ansiedade é capaz de fazer quando agarra profundamente alguém.

Bernadette Fox é uma mulher excêntrica e genial que mora na cidade de Seatle, lugar em que a união da comunidade é tudo, coisa que, claramente, uma família vivendo em um antigo dormitório para meninas caindo aos pedaços não é lá muito bem visto. Não que isso importe para Bernadette, que vê as mosquinhas — outras mães da cidade — como coisas sem importância. O problema é que quando o sossego de Bernadette é abalado pelo pedido da filha de ir para a Antártida, a vida dessa mulher começa a sair completamente dos trilhos, levando-a desaparecer do mapa. Caberá então a Bee procurar pela mãe que acreditava conhecer tão bem.

Confere resenha completa no blog Minha Vida Literária. (Link na Bio)

site: minhavidaliteraria.com.br/2019/11/26/resenha-cade-voce-bernadette-de-maria-semple/

Gláucia 25/11/2019

Cadê Você, Bernadette? - Maria Semple
Na capa desse livro tem uma recomendação do Jonathan Franzen: “Devorei esse livro.". Isso deveria ser bom, o problema é que achei chato o único livro que li do autor e fiquei meio desconfiada. Porém foram inúmeros leitores queridos que o leram e acharam divertidíssimo, logo fui com muita sede ao pote e esperando algo no mínimo delicioso.
O começo é bem confuso e a gente demora a entender o que está se passando. Temos uma narrativa baseada em trocas de emails e alguns documentos que ajudarão Bee a encontrar sua amada mãe que desapareceu misteriosamente durante uma excursão à Antártida. Todos a creem morta mas Bee está certa que isso foi um engano e o livro se desenvolve em torno dessa busca.
Achei chato e não consegui rir nem achar graça em nenhuma passagem (algo errado com meu senso de humor?). Assistirei ao filme assim que disponível e talvez conclua se tratar de livro que mais vale conhecer por sua adaptação cinematográfica.
O ponto positivo: fiquei com muita vontade de reler A Incrível Viagem de Shackleton, uma das melhores leituras que fiz na vida. Esse expedicionário excepcional é citado várias vezes na obra, fiquei curiosa em ler mais sobre ele.