Cadê você,  Bernadette?

Cadê você, Bernadette? Maria Semple

Resenhas - Cadê Você, Bernadette?

Edméia 03/10/2019

Uma mulher inteligente, criativa, brilhante na profissão !!!
*Resenha do e-book : “Cadê você Bernadette ?” .
*Autora : Maria Semple.
*Tradutor : André Czarnobaí.
*Editora : Companhia das Letras.

Este livro conta a história de Bernadette , uma mulher muito inteligente, criativa que decidiu parar de criar devido a algumas decepções que ela teve na vida profissional !
Bernadette é uma mulher que se formou em arquitetura e foi aclamada como uma das melhores profissionais do ramo no seu país !
Quando comprei este e-book ( dou preferência aos livros eletrônicos e a maioria compro na Livraria Amazon e os leio ou no meu Kindle ou no aplicativo Kindle que instalei no meu notebook ! ) eu imaginei que seria uma história leve, suave e muito divertida ! Eu me enganei totalmente !
Este livro fala sobre situações dolorosas, sérias e que faz a gente parar e pensar !!! Gostei !!!
Não se trata apenas de uma filha amorosa em busca da mamãe ou de uma mulher desvairada, excêntrica , estranha , esquisita, desequilibrada !
Vi neste livro uma mulher que estava se auto-punindo deixando de exercer a profissão que tanto amava , deixando de agir de acordo com a sua inteligência brilhante e por isso, estava desajustada e não querendo mesmo se relacionar com ninguém , evitando as pessoas !!!
Neste livro Maria Semple colocou como pano de fundo a cidade de Seattle e também cita um passeio na Antártida !
Quero colocar aqui alguns trechos que eu destaquei desta minha leitura :
Se Bernadette fosse apenas uma mulher no canteiro de obras tentando pedir que alguém soldasse metal, ela teria sido comida viva. E, não vamos esquecer, ela tinha trinta anos. A arquitetura é uma das poucas profissões nas quais idade e experiência são realmente vistas como qualidades. Uma mulher, jovem, sozinha, construindo uma casa praticamente sem plantas, bem, era o tipo de coisa que não dava pra fazer. Sabe, até o arquiteto da Ayn Rand era um homem.

(Posição 1584 )

* * *

Eu pedi para ser deixada a sós com a minha filha. Uma vez, Elgie me deu um pingente de santa Bernadete, que teve dezoito visões. Ele disse que a Beeber Bifocal e a Casa das Vinte Milhas tinham sido minhas duas primeiras visões. Eu caí de joelhos na frente da incubadora de Bee e peguei meu pingente. “Nunca mais vou construir nada”, eu disse a Deus. “Eu renuncio às minhas outras dezesseis visões se você deixar meu bebê viver.” Funcionou.

(Posição 1915 )

* * *

O lema desta cidade deveriam ser as palavras imortais pronunciadas por aquele marechal de campo francês durante o cerco a Sebastopol, “J’y suis, j’y reste” — “Aqui estou, aqui ficarei”. As pessoas nascem aqui, crescem aqui, vão para a Universidade de Washington, trabalham aqui, morrem aqui. Ninguém tem a menor vontade de ir embora. Se você pergunta “Então, do que mesmo você gosta tanto em Seattle?”, eles respondem: “Nós temos tudo aqui. As montanhas e a água”. Essa é a explicação que eles te dão, montanhas e água.
(Posição 1925 )

* * *

Posso sentir a irracionalidade e a ansiedade sugando toda a minha energia como um carrinho movido à pilha encurralado no canto de uma parede. Eu precisava daquela energia para enfrentar o dia seguinte. Mas eu só ficava deitada na cama e via a tal energia se queimar e, junto com ela, qualquer esperança de ter um amanhã produtivo. A louça ia ficando pra lá, o mercado ia ficando pra lá, o exercício ia ficando pra lá, colocar o lixo na rua ia ficando pra lá. Um mínimo de gentileza humana ia ficando pra lá. Eu acordava tão suada que costumava deixar uma jarra d’água do lado da cama para não morrer desidratada.

(Posição 1947 )

* * *

Eu amo tanto o papai. Me arrependi de ter sido tão má com ele no carro. Ele só estava tentando conversar comigo, e eu não sei por que eu não deixei. É claro que eu notei que ele nunca estava em casa. Notei por anos. Eu queria voltar correndo para casa e abraçar o papai e pedir que ele, por favor, não ficasse tanto tempo longe e que, por favor, não me mandasse para Choate, porque eu amo demais ele e a mamãe, eu amo demais a nossa casa, e a Picolé, e a Kennedy e o sr. Levy para ir embora. Eu sentia tanto amor dentro de mim. Mas, ao mesmo tempo, eu me sentia tão desamparada ali, de uma maneira que ninguém jamais entenderia. Eu me sentia tão só neste mundo, e tão amada ao mesmo tempo.

(Posição 2886 )

* * *

17H32 Branch: “Em março, vamos levar o Samantha 2 para o Hospital Walter Reed. Entrem agora no site da Microsoft para assistir a um vídeo em que veteranos paralisados usam o Samantha 2 para fazer comida numa cozinha especialmente projetada, assistir televisão, usar o computador e até mesmo cuidar de um animal de estimação. No Samantha 2, nosso objetivo é ajudar nossos veteranos feridos a viverem uma vida independente e produtiva. As possibilidades são infinitas. Obrigado”.

(Posição 2421 - Palestra de Elgin Branch no TED ).

* * *
Elgin Branch , marido de Bernadette, trabalha na Microsoft ! Ele é um profissional respeitado, famoso e competente ! Ele lidera uma equipe de 250 pessoas !!!
Na verdade , não gostei de Elgin Branch ! Na minha opinião , ele é um homem frouxo , um água com açúcar ! Deus me livre ! (Falo dele como marido de Bernadette ! ).
A Bee, (Balakrishna , nome da filha de Bernadette ! ), é uma menina meiga, doce e eu fico fã dela numa das defesas que ela faz da mãe para o pai dela ! Aplaudi !!!
O livro cita nomes de músicas e de alguns livros !!!
Gostei de saber sobre a Antártida e considerei muito bonitas algumas descrições sobre a paisagem dela !!!
Tomei conhecimento de algumas espécies de pinguins e do trabalho de alguns cientistas, biólogos que é exercido por lá ! É de emocionar quando constatamos que alguns conhecimentos que temos hoje , devemos à pessoas especiais ! Pessoas que foram apaixonadas pelo que faziam e dedicaram toda a sua vida em prol do conhecimento sabendo que este iria beneficiar muito as futuras gerações ! Isto é espetacular !!!
Notamos aqui como é importante o nosso convívio com os nossos vizinhos ou ... como um vizinho pode alterar toda a nossa vida !!!
*Gostei do livro ! De zero a cinco , dou nota 05 por se tratar de uma leitura diferente !!! Recomendo.
*Ah , eu ia me esquecendo de observar algo importante : essa narrativa se dá através de cartas, bilhetes, e-mails que são mencionados por Bee ! Pra mim , foi uma experiência nova, diferente ! No início, senti-me meio confusa, perdida ... depois , as peças foram se encaixando e eu fui me adentrando no mundo de Bee, Bernadette e Elgin Branch !!!
*Guaratinguetá – Outubro de 2019.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com

Tiago 22/07/2019

Peculiar
Logo de cara o que posso dizer a respeito de "Cadê Você Bernadette?" é que o livro deveria ser mais enxuto, umas 100 páginas a menos fariam muita diferença com certeza. Digo porque inegavelmente existe muita originalidade, boas doses de humor e personagens interessantes na trama. Mas o ritmo e algumas estilizações na narrativa comprometem demais o andamento da leitura, que por vezes é cansativa e amarrada.

Comecei a ler em busca de uma leitura fluida e divertida, e em alguns momentos consegui encontrar isso. Mas também encontrei muitas outras coisas que me surpreenderam para o bem e para o mal. Ou seja, é um livro irregular e peculiar.

Carol 14/07/2019

Um livro confuso tentando ser profundo...
Meu título, na minha opinião, descreve perfeitamente esse livro.
É um livro com muitos diálogos de vários personagens, sem uma diferenciação na escrita, de maneira que fica extremamente confuso em alguns momentos e é necessário voltar para poder entender quem está falando.
Acho que seria um livro muito melhor se tivesse essa preocupação de diferenciar as fontes dos diálogos e personagens. Enfim, falando da trama em si, tivemos personagens adoráveis, Bee (claro!) , outros intrigantes (Bernadette), alguns totalmente sem sal (Eggie e So lin) outros que mesclavam entre irritantes e curiosos ( Audrey) , aí você já percebe que tivemos bastante personagens, porém teve muito mais e isso não ajudou na história, só deixou confusa demais.
Eu achei que o livro tentou uma pegada cômica mas em um estilo denso ?! Deu para entender o que eu quis dizer ?
A autora deu um espaço imenso para o sarcasmo ácido e, muita vezes, cruel da Bernadette e depois foi justifica-lo com uma história triste mas não rolou não.
Eu dou 3 estrelas e não recomendaria a leitura.

readwithjuly 29/06/2019

Cadê você Bernadette?
Ao começar o livro tive certa dificuldade com o estilo de escrita que a autora utilizou, não entendi bem como bee (que narra os fatos) teria acesso a cartas e emails que não envolvem ela, mais posteriormente o livro explica sobre o que me deixou muito feliz. Já algo que não me deixou nada feliz foi o pai de bee, sinceramente, odeio ele. Mesmo odiando alguns personagens mal posso esperar para ver a adaptação pro cinema

rodrigosmichel 23/06/2019

Ao iniciar o livro não imaginei o quão envolvente seria toda a história de Bernadette, Bee e Elgie, o livro me prendeu do início ao fim, a cada página que eu passava só aumentava a vontade de descobrir mais e mais sobre a vida de Bernadette e desvendar sua vida tão misteriosa e ao mesmo tempo "simples".

O livro é uma delícia de leitura, que você torce para que cada página tenha um novo desenrolar e que Bernadette tenha mais e mais espaço na página, Bernadette nos deixa instigado a pensar nela até mesmo longe das páginas, só sosseguei ao chegar na última página e descobrir o desfecho dessa família. Recomendo a todos!

*Rô Bernas 05/02/2019

Chato do inicio ao fim
A única coisa que gostei desse livro foi a capa, porque a história em si...pqp...chata, maçante, sem graça, confusa e sem nexo.
Li as resenhas aqui de quem gostou pra ver se eu achava algo interessante e passava a ver o livro com outros olhos, afinal muita gente fala bem do livro...então tentei...juro que tentei...mas infelizmente não consegui gostar não. Admiro quem gostou, pois odeio odiar uma história. :(
Confesso que só acabei a leitura, pra ver o final.
Assis 06/02/2019minha estante
ouvi dizer que vai ter um filme

Lucas 27/06/2019minha estante
Falou falou falou e não soube nem dizer o que detestou tanto no livro. Parabéns pela resenha, nota 0

Cíntia Costa 26/11/2019minha estante
Eu abandonei em 15% da leitura.

Nati 16/02/2020minha estante
Eu lembro quando li eu gostei, achei a personagem principal, a filha de Bernadette, bem fofinha. Fiquei com pena dela e achando a Bernadette uma completa maluca, sem parafuso, egoísta. Mas de tanta dó, me divertir.

Paula 10/01/2019

Engraçado e discontraido
O livro gira em torno de Bernadette e Bee, mãe e filha, que são personagens bem explorados durante a narrativa. É um livro bastante divertido, a autora mistura elementos engraçados com algumas curiosidades sobre a Antártida (principalmente), o que deixa o livro bem leve. Falta densidade de enredo e explorar mais alguns personagens que tem muito potencial, como Elgin Branch. Se a busca é um livro com uma grande história, não recomendo este,mas, se o intuito for apenas relaxar e rir um pouco, ele é um prato cheio.

Vera 28/12/2018

Ou seria Quem é você, Bernadette?
Título: Cadê você, Bernadette?
Origem: EUA
Gênero: Contemporâneo
Mídia: e-book Kindle
Nota:????/5

Do que se trata: Bernadette, uma mulher de cerca de 50 anos, um dia desaparece deixando para trás esposo, uma filha de 15 anos e uma casa caindo aos pedaços. A filha, Bee, então toma pra si a missão de encontrar sua mãe.

Minha experiência: já faz algum tempo que eu sei da existência desse livro, mas só depois de assistir ao trailer do filme que será lançado em 2019, resolvi lê-lo. Valeu a pena? SIM. A história é muito mais do que a premissa acima (que eu simplifiquei bastante).

No livro você aprende a conhecer Bernadette e entender o que levou ao seu desaparecimento. Você acompanha passo a passo todo o desenrolar da vida e do estado mental da personagem principal através vários documentos, correspondências, emails e mensagens de texto, não só dela, mas de outros personagens. Essa construção semi-epistolar torna o texto interessante e curioso.

Falando em personagens, a autora Maria Semple utilizou de vários personagens clichês, desconstruiu-os e deu-lhes reviravoltas interessantes e surpreendentes. A maioria dos personagens não é exatamente simpática (com exceção da Bee). São personagens falhos e por isso mesmo, surpreendentemente realistas.

Há exageros? Sim. Às vezes é necessária dar uma pausa na incredulidade (preciso de uma tradução melhor para suspension of disbelief)? Com certeza. Nada disso, porém, tira o prazer da leitura.

Aliás, li em 2 dias. Perfeito para uma leitura de verão.

Mirele.Silva 22/11/2018

Gostei
Divertido, diferente e engraçado, recomendo!

Sandra99 29/09/2018

Cade voce Bernadette?
Adorei a Bernadette e a filha dela , a forma como a historia foi contada deixou a historia muito interessante .
Apenas nao gostei de um coisa muito importante no livro , o final ...
Tinha tudo pra ser favorito ...mas nao foi por conta disso.

Rayanne48 01/09/2018

Depois de uns três anos na lista de quero ler, eis que eu o leio
Então a história é a seguinte, Bee, uma menina maravilhosa e muito inteligente, conseguiu se formar no fundamental com somente Ss (supera a excelência) no seu boletim. Com esse resultado em mãos ela cobra os pais a promessa de que se ela conseguisse só notas boas eles concederiam a ela o que quisesse e o seu pedido é um só: uma viagem familiar à Antártida! Ambos concordam e é isso, a viagem vai acontecer e no natal eles estarão vendo pinguins! Só que não, porque pouco antes da viagem sua mãe, Bernadette Fox, desaparece feito num passe de mágica e agora a Bee vai se esforçar pra descobrir em que buraco ela se escondeu.

O livro é meio no estilo de Meg Cabot, com a história sendo contada através de emails, cartas, documentos, esse tipo de coisa, com a narração da Bee aqui e acolá comentando algumas coisas e dando outras informações. Vi várias resenhas aqui falando que o livro era chato e não vou negar que as primeiras páginas dele não me seduziram muito não, o início não é dos melhores, é mais um tipo de apresentação das personagens e de seus relacionamentos uns com os outros.

Uma coisa que parece meio implícito na sinopse e até no meu resuminho ali em cima também e que não é verdade, é que a Bernadette não some no início, de forma que (cronologicamente na leitura pelo menos) não é uma história de investigação e descobrimento de quem ela realmente era no processo, como dá entender. Ela só some lá pela parte final do livro e até lá você já sabe quem ela é, quais são seus dramas e como é seu relacionamento com os outros. Você descobre tudo isso na metade do livro, é o que te faz ler tantas páginas, querer saber mais sobre ela e por quê e como ela vai desaparecer.

Aí na parte que inicia o final, no clímax da coisa toda, ela desaparece, puff! A partir daí sim, começa a busca por ela e uma reconciliação com tudo, fechando as histórias das personagens (quase, o que aconteceu exatamente com a Soo-Ling? Eu tinha esperanças de que a coisa toda fosse psicológica ;-;) e, como você quer saber o que aconteceu com todo mundo e onde diabos a Bernadette está, lê essa parte sem nem ver o tempo passar, pelo menos foi o que aconteceu comigo.

Enfim, eu gostei muito do livro, achei a Bernadetth fantástica, a Bee maravilhosa e o Elgie um babaca estúpido quem-precisa-de-terapia-é-você-meu-querido. Nunca pensei que ia acabar gostando da Audrey, mas foi o que aconteceu, quem diria heim?! O.Õ Da Soo-Ling eu só sinto pena mesmo. Como eu disse, achei o livro muito bom, a verdadeira nota ali é 4,5 e caso esteja procurando algo pra ler, eu diria pra você dar uma olhada nesse. ;)

carinavd 29/12/2017

Forma acima de tudo
Esse livro é mais forma que história. Contado através de bilhetes, e-mails, troca de mensagens entre personagens distintos... coisas aparentemente aleatórias que, no final, você faz a conexão real entre eles.
A Bernadette, que eu achei que já começava sumida, só vai sumir mesmo lá na página 245. Até então, sabemos exatamente onde ela está.
Soube que vai virar filme. Não sei bem como, porque o livro é muito mais que a história em si. É forma. É literatura. Se fosse uma história linear, com um narrador, não teria a mesma graça.
É engraçado como cada pessoa que tem voz no livro se refere a ela de uma forma quase santificada, mas quando é ela mesma falando, é apenas uma mulher normal que fala bastante palavrão.
Tem tantos poréns nesse livro que agora que terminei estou repensando tudo o que achei no começo.

Carous 12/11/2017

Sem pé nem cabeça
Minhas escolhas de livros têm sido ainda pior que as de 2016! Tão desastrosas que sequer me lembro dos bons livros que li este ano.

Adquiri "Cadê você, Bernadette?" assim que foi lançado, mas deixei mofando na minha estante, e sinceramente, devia ter feito isso mesmo porque para passar adiante este livro será um sufoco. Foi mais uma compra motivada pela capa, mas a sinopse parecia vender um livro chick lit diferente e original.

Aparentemente este é o melhor livro que Maria Semple escreveu até agora, mas nossa, se esse é o melhor trabalho dela, quero distância dos piores.

Me conectei com os personagens principais - Bee e Bernadette - só de ler a sinopse, mas infelizmente a partir do momento em que iniciei a leitura, me desapeguei de todo mundo. Nada contra as personagens, são legais, rola uma identificação e o comportamento de Bernadette é um alerta para os cuidados com a saúde mental, principalmente após eventos traumáticos como aborto e depressão pós- parto, algo que muita gente considera bobagem.

O problema é que Bernadette e Bee não tiveram muito espaço na história. Para minha surpresa, o livro é narrado em grande parte através de cartas e e-mails trocados pelos personagens Bernadette, Bee, Elgin (marido de Bernadette e pai de Bee), Audrey e Soo-Lin (duas mosquinhas) e sei lá quantos mais personagens. Às vezes tem um parágrafo perdido entre um e-mail e outro em que ou Bee, ou Bernadette ou algum outro personagem - nem lembro mais - narra os fatos. Tudo, na verdade, não passa de Bee meio que mostrando ao leitor o dossiê que recebeu pelo correio depois que sua mãe sumiu relatando tudo o que houve nos meses anteriores.

Devo admitir: ficou confuso. Não a apresentação dos personagens, mas como a fonte era a mesma de um e-mail de personagem X para personagem Y, tinha hora em que eu não sabia quem falava com quem sobre o quê. E a nota de Bee "E-mail de papai para doutora sei lá quem" ficava perdida também entre uma passagem e outra.

A falta de falas dos personagens me incomodou demais além da zona narrativa! Não curto ler livros que só nos informam a história, larguei de mão isso quando me formei na faculdade. Quero diálogos e interações.

Enfim, Bee é uma personagem maravilhosa, não é aquela adolescente chata e birrenta. Muito matura e coerente. Adorei sua posição em relação ao pai aos eventos que causaram o desaparecimento da mãe. Bernadette é excêntrica. Agora o Elgin... qual a necessidade dos escritores enfiarem personagens masculinos imbecis para tirar o leitor do sério? Só pensava em esganar esse cretino de uma figa por tudo que ele causou à família.

Então, é isso. Mais uma insatisfação literária. Ouvi dizer que este livro vai virar filme e espero que o roteiro supere o que Maria Semple tentou apresentar aqui.

site: https://www.instagram.com/shiuestoulendo/
*Rô Bernas 05/02/2019minha estante
Tive o mesmo sentimento que você!

Lene Colaço 07/09/2017

A resenha de hoje é sobre um livro que eu quis muito. Ele tem essa capa linda, colorida e enigmática, e uma sinopse que faz você querer saber com urgência onde está Bernadette. Expectativas foram criadas com sucesso. E se eu pudesse dar um conselho, diria para não criar expectativa.

"Eu sentia tanto amor dentro de mim. Mas, ao mesmo tempo, eu me sentia tão desamparada ali, de uma maneira que ninguém jamais entenderia. Eu me sentia tão só neste mundo, e tão amada ao mesmo tempo."

A sinopse já diz basicamente tudo que você precisa saber para começar a leitura, mas farei o meu resuminho tentando acrescentar outras informações. Bernadette, Elgie (o marido) e Bee poderiam ser apenas mais uma família bonitinha de Seattle, se não fosse o comportamento estranho de Bernadette. Ela odeia Seattle! Está sempre criticando o humor das pessoas, o transito, e especialmente as “moscas”, forma como Bernadette chama suas vizinhas. Devido a esse ódio pela cidade, ou a algo muito maior, Bernadette passou a se isolar. Não participa dos assuntos da escola, e sequer chega a descer do carro quando vai buscar a filha. Delegou todas as suas tarefas a uma assistente virtual da Índia, que ela contratou pela internet. É um comportamento ora louco, ora divertido, ora dramático, que chega ao extremo quando ela foge sem explicação as vésperas da viagem para a Antártida. Então Bee precisa juntar as pistas para achar sua mãe, e descobrir quem é essa mulher que ela sempre achou incrível, mas que agora se tornou um ponto de interrogação.

Quem narra a historia é Bee, uma garota de 15 anos, e o livro é um compilado de informações que ela juntou sobre a mãe e os últimos acontecimentos que podem ter relação com o seu sumiço, como bilhetes e trocas de e-mail que envolve várias pessoas. Temos sempre a data e o dia da semana de cada informação. O livro já começa com um pequeno desabafo de Bee falando do sumiço da mãe e de sua vontade de tentar achá-la e entende-la, mas Bernadette só irá sumir mesmo muito depois da metade do livro. Temos todo esse espaço para também tentar entender quem é Bernadette, porque ela vive nesse lugar que odeia, e o que a levou a ter esse comportamento estranho e recluso.

Resenha completa no blog Bala de Limão

site: http://baladelimao.blogspot.com.br/2017/09/resenha-cade-voce-bernadette-de-maria.html

GilbertoOrtegaJr 20/08/2017

Cadê você, Bernadette? – Maria Semple
Não é raro eu pegar algum livro mais simples para ler, como livros que, em geral, são extremamente fluidos e divertidos, e com enredos mirabolantes e pouco críveis. Para mim, o lado bom deste tipo de livro é o fato de que posso abri-lo e ser levado por várias e várias páginas sem ter que pensar muito, só lendo e me divertindo. Isso não quer dizer que, por esses romances serem caracterizados como de entretenimento, não são obras das quais não se dá para debater ou discutir. Para isso, o ponto mais importante que temos que levar em conta é que estaremos analisando um livro comercial, e não algum romance inovador em técnicas e conteúdo.

Em Cadê você, Bernadette? de Maria Semple, tomamos conhecimento de uma enxurrada de acontecimentos tragicômicos, que levaram ao desaparecimento de Bernadette Fox. A própria Bernadette é o enigma em pessoa: para seu marido, um importante empresário da Microsoft, e sua filha Bee, ela é uma pessoa incrível; Para as outras mães da escola Galer Street, Bernadette é uma pária inconveniente; e para especialista em arquitetura ela é um gênio pioneiro na arquitetura sustentável. Ela não gosta de sair de sua casa, e nas poucas vezes que sai é com sua filha e uma amiga de sua filha, ou com seu marido, já que ela nutre uma relação de profundo ódio com Seattle, a cidade onde vive. Então, quando Bee aparece com seu boletim perfeito e cobra as férias na Antártida onde os pais prometeram levá-la caso ela tivesse as melhoras notas, acaba surgindo um grande problema para Bernadette que, junto com uma outra sucessão de acontecimentos, causa seu desaparecimento.

Uma das cosias que mais gostei em Cadê você, Bernadette? é o fato de ali estar presente vários temas contemporâneos como tecnologia, arquitetura sustentável, associações de mães que vivem como abelhas de uma colmeia, sempre trabalhando em conjunto em prol de uma suposta manutenção para uma sociedade melhor, as novas escolas que buscam um perfil mais liberal de educação e menos tradicional, o uso de drogas por jovens, estresse pós traumático, etc. Essa longa lista de temas que nos são apresentados no romance, dos quais nenhum Maria Semple procura tratar com uma especialista, acaba fazendo com que o livro reflita o seu tempo.

Outro ponto importante é o humor que a narrativa em si, pois tudo tem um forte tom humorístico. Entretanto, este tom não é criado através de piadas, e sim de situações totalmente fora do comum ou inusitadas, ou seja, a autora não fica forçando a barra contanto piadinhas a todo instante, uma vez que ela cria a cena e deixa a cargo do leitor qual será a reação dele diante daquilo.

A forma como as coisas são narradas é extremante interessante, pois no começo toda a história é contada através de vários documentos compilados por Bee, que vão desde e-mails, artigos de revista, faturas de seguro médico e dentre vários outros. Isso, por sua vez, acaba criando várias vozes narrativas, sempre dando para o leitor uma noção melhor daquilo que aconteceu, já que em alguns momentos aquilo que um personagem narra pode ser algo parcial, que será complementado com a versão de um outro personagem por aquele mesmo acontecimento.

Por fim, eu gostaria de deixar claro o quanto eu gostei da leitura desse livro, pois desde a sua primeira página eu não consegui deixá-lo de lado um único instante, e passava horas lendo ele sem me entediar em momento algum. Isso se deve ao fato de que, além do livro ser extremamente engraçado e divertido, ele também é inteligente. É claro que há ali uma gama muito grande de situações que não tem a mínima verossimilhança, mas é sempre interessante o leitor se lembrar de que o que tem em mãos quando for ler Cadê você, Bernadette? é apenas um romance cuja intenção é bem mais entreter do que ganhar algum grande prêmio literário.

site: https://lerateaexaustao.wordpress.com/2017/08/20/cade-voce-bernadette-maria-semple/
Alexandre Silveira 20/08/2017minha estante
Fui o primeiro a ler essa resenha, hein?? rsrs

GilbertoOrtegaJr 20/08/2017minha estante
Não basta ser revisor, tem que ser leitor meu hahaha ;)

SamiaCris 28/08/2017minha estante
Boa resenha. Entendo melhor a proposta do livro. Obrigada

GilbertoOrtegaJr 28/08/2017minha estante
Eu que agradeço o comentário