Cadê você,  Bernadette?

Cadê você, Bernadette? Maria Semple

Resenhas - Cadê Você, Bernadette?

Emanuelle189 05/02/2023

Eu não sei qual é a minha opinião sobre esse livro
Tá. Vamos lá.

Eu comecei a ler achando que seria uma coisa e terminou sendo outra COMPLETAMENTE diferente. Eu sinceramente acho que teria que ler outra vez pq eu li esse aqui achando q seria um negócio direto, talvez cru, mas não é nada disso.

A história tem várias partes engraçadas. Outras bem dolorosas de ler. Mas nada é o que parece e isso me deixou maluca.

Os personagens são extremamente difíceis de entender. A própria dinâmica do livro foi meio difícil pra mim, eu acho que não li isso aqui com atenção, só pode.

Eu amei a Bee. Achei a personalidade dela incrível. E eu detestei o Elgie, achei ele um frouxo. Sério. Enfim, é isso aí. Eu não sei amei, se odiei, se entendi???

alitiemi 31/12/2022

Leitura leve
Um pouco arrastado na primeira metade, mas a narrativa por meio de documentos/cartas/emails é bem divertida de ler.
Não é um livro de investigação, como a sinopse deixa a entender, e sim de apresentação dos fatos.
Lento, leve e divertido.
(Não vi o filme ainda mas pretendo em breve. Não teria pessoa melhor pra interpretar a Bernadette do que a Cate Blanchett. Imaginei ela nas cenas durante toda a leitura.)

Teresinha 16/11/2022

Maravilhoso
Suspense, drama, comédia! Que leitura gostosa. Esperava um pouco mais do final, porém não me levou à decepção. E acredito que venha mais coisa por aí....

Marisa 13/11/2022

É um livro bom, mas nada espetacular?
Eu estava procurando uma leitura leve e divertida quando me deparei com esse livro. Embora o livro tenha várias passagens de humor, acho que ele se encaixa melhor na categoria drama e pensando no livro como um todo eu nem achei tão divertido assim!
Gostei de como o livro aborda a maternidade. Eu como mãe me identifiquei muito. Ter um filho pode mudar completamente a sua vida. Bernadette é uma mulher que tem a vida absurdamente afetada pela chegada da filha, diagnosticada com uma doença (não me recordo qual). O livro fala muito sobre a relação mãe-filha e sobre o amor familiar.
Gostei da construção e dos personagens. Uns você odeia, outros você ama, e alguns você odeia e ama amo mesmo tempo!
O final não me surpreendeu tanto, eu esperava uma reviravolta bem maior, uma verdadeira VOLTA POR CIMA, motivo pelo qual classifiquei com 4 e não 5??

Carol851 01/10/2022

Um livro surpreendente como a Bernadette
Esses dias estou com vontade de apenas ler livros leves e fui pesquisar no Google por livros de comédia. Nas minhas pesquisas, encontrei várias indicações de Cadê você Bernadete? Nunca tinha ouvido falar nem do livro nem da autora, mas resolvia ler o livro e fpi uma experiência surpreendente, gostei muito do livro e me diverti bastante.

O livro conta a história do sumiço de Bernadete, uma mulher excêntrica e genial de Classe Média Alta que vive em Seattle. A história é contada por meio de emails, mensagens, cartas e documentos que nos ajudam a montar a teia do qie aconteceu com Bernadete.

Porém se você está em busca de um livro de mistério típico, esse não é o caso. Esse livro é de comédia e tem o mistério como motor condutor e não gênero.

A comédia está nas características e atitudes dos personagens, que se enquadradam muito bem em vários estereótipos de personagens de Classe Média Alta dos subúrbios dos EUA, ou seja, várias pessoas meia doidinhas que empurram os podres pra baixo do tapete equerem acreditar que são parte da elite.

Adoreio livro e me diverti muito com essa história. Recomendo muito a leitura a todos.

Juulices 10/09/2022

Bom arrastado no começo, mas bem interessante na sua narrativa em forma de arquivos, personagens bem construídos e reais.
Tem briga boa de dondoca, tem fofoca?
Gostei e recomendo.

lilicasbookclub 07/09/2022

Pertencimento e compreensão
Demorei para embarcar de fato na história por conta do começo arrastado, mas quando as coisas começaram a se movimentar, tudo ficou mais gostoso de ler e acompanhar!

É basicamente sobre como deixamos as coisas afetarem a nossa vida e qual a proporção disso tudo em cima dos nossos feitos. Claramente a mudança repentina de uma vida promissora e cheia de reconhecimento profissional para uma vida pacata e solitária foi fruto de decepções e como a Bernadette lidou com isso!

A Bee sem dúvidas é uma personagem espetacular, bem construída, determinada e com um olhar leve e verdadeiro para a sua realidade que também é afetada pelas decisões dos pais em um certo momento.

A sensação de pertencimento e de lar são descontraídos nessa leitura porque acompanhamos todo o incômodo da personagem principal em lidar com a realidade da vida dela, seja nas relações interpessoais como a relação com si mesma. Ela claramente não era feliz ali, não era feliz com as suas decisões e com a sua vida, portanto transformou tudo isso em uma grande enxurrada de reclamações com muito humor e ironia;

O fato do seu marido ser tão alienado e focado no seu trabalho não ajudou muito no olhar cuidadoso com a situação de Bernadette. Logo, tomou decisões extremas para lidar com algo que ele não queria sujar as mãos!

Eu adoro como os confrontos e as picuinhas são construídas ali, principalmente entre Audrey e Bernadette. Amo a clássica briga eterna de mães da escola que não gostam do estilo de vida uma da outra e embarcam nesse tipo de convivência e tratamento!

Fui surpreendida com o rumo das coisas, mas confesso que demorou demais para tomar forma pra mim! Uma resenha aqui do Skoob que me fez continuar e eu acreditei que poderia ver o final do livro com o olhar dessa resenha, mas na realidade eu DETESTEI!

É uma leitura gostosa, a forma como podemos ter uma visão ampla de vários personagens ajudam a deixar as coisas mais interessantes e engraçadas.

Tali 31/07/2022

Pura diversão
Tirei aleatoriamente da prateleira da biblioteca, sem saber que me divertiria tanto. A forma como a linha do tempo é construída e você consegue ver todos os lados da história, enriquece muito a narrativa. Os pontos altos são as reviravoltas e os plots sensacionais que te fazem querer continuar lendo sem parar. Bernadette você conquistou a todos nós

Evva_sec 05/07/2022

Leitura empolgante...
Eu fui surpreendida pela linguagem rápida desse livro que li bem rápido. Eu gostei muito da leitura e todas as suas reviravoltas, mas achei que ficaram algumas pontas que, para mim, não fizeram sentido no final.

Bradamante 02/06/2022

Mais que delícia
Sério...eu não esperava isso tudo, eu pensei que eu desistiria no meio do caminho mas depois eu viciei e não parei.

Não sei como cheguei até esse livro. Ah, bom, sei sim. Eu tava na biblioteca com o intuito de pegar um livro em inglês, então peguei um em inglês e este aqui. Sinceramente, pelas resenhas eu pensei que era um livro de romance, mas não era!
Esse livro traz perceptivas ótimas. Eles retratam como a sociedade acha que uma mãe deve ser, e como a vida de um casal PRECISA ser, mas na realidade, a Bernadette não se preocupa com isso, ela só quer que a filha dela a ame, e ela ama! Nunca vi um amor tão genuíno e sincero entre uma mãe e uma filha diante todos os outros livros que já li.
As vizinhas acham que ela deve ser "Mais participativa" o marido, acha ela "paranoica e quer que ela se cure" a filha quer que ela "Seja a mãe dela"
E ela só quer ser "Bernadette"
Recomendo muito!

Rosado 27/05/2022

AMAAAAAAAAAAAAzing
Sério, quando eu comecei a ler o livro, eu pensei que eu não ia terminar já que fazia um tempão que eu tava de ressaca literária, mas me comprometi porque eu realmente quero terminar os livros que eu começo. Esse livro me fez viciar em todas as formas da personagens me deixando angustiada, animada, agitada, e shippando casais que odeio. Fui sendo puxada cada vez mais. O final não poderia ter sido melhor, ele trouxe o gostinho de quero mais. É uma pena que eu não tenha ele na minha estante, simplesmente, DELICIOSO!!

Patricia.Granado 26/03/2022

Mãe e filha ?
Adorei, li rápido, me envolvi com a história, e me fez pensar em muitas coisas na relação que tenho com a minha mãe e com a minha filha, gostaria de ser uma mãe igual a Bernadette e uma filha igual a Bee.
Comprei esse livro para minha mãe, o nome dela é Bernadete, e mesmo nem sabendo do que se tratava, não tinha como não comprar, não é?

Nati 02/03/2022

A jornada de Bernadette Fox!
Em "Cadê você Bernadette?" Maria Semple nos conta a história de Bernadette Fox, casada com um rock star da Microsoft e mãe da doce e querida Bee.

Bom, até aí tudo bem, mas e aí?! Depois de Bee fazer um acordo com os seus pais, de tirar boas notas na escola em troca de uma viagem para a Antártida tudo começa a... Desmoronar?

Com trocas de emails, mensagens e outras formas de comunicação, Bernadette e Bee nos contam essa emocionante história de como uma mãe precisa ir praticamente até o "fim do mundo" para se reencontrar e descobrir seu lugar ao mundo.

Milesi 06/02/2022

Contem ironia
Atual e divertido. Retrata problemas comuns contados por diversos pontos de vista. Nos relacionamentos cada um entende o que quer.