As Luzes de Setembro Zafón

Resenhas - As Luzes de Setembro

Daniana.Bittencourt 24/09/2020

Zafón é sempre uma boa ideia!
Após ficar viúva, Simone Sauvelle muda-se para a Normandia onde encontra um trabalho muito bom. Seu novo patrão é um fabricante de brinquedos e possui uma mansão com suas produções excêntricas. Ao chegar ao seu trabalho, ela é orientada sobre algumas particularidades do seu serviço, como não acessar determinada parte da mansão ou mesmo abrir as correspondências de um remetente específico.
Os dois filhos de Simone – Dorian e Irene – logo se adaptam à nova vida e começa até a surgir um romance entre Irene e um jovem local chamado Ismael.
Contudo, quando a jovem cozinheira da mansão, que também é prima do Ismael aparece morta, acontecimentos estranhos e macabros começam a acontecer também, além de uma sombra que paira pela propriedade, dando início a uma luta pela sobrevivência ao mesmo tempo que a família de Simone e Ismael descobrem os segredos mais sombrios da fábrica de brinquedos.
Esse livro é o terceiro da trilogia da Névoa. O livro é indicado para o publico juvenil, contudo também encanta leitores mais velhos. Zafón tem uma característica própria em suas obras: as tramas envolvem mistério e suspense, todas com uma linguagem envolvente e fluída. Gosto muito das obras dele e fico triste por saber que não teremos mais livros devido ao seu falecimento em junho desse ano.
Deixo aqui como sugestão de leitura toda a obra do autor. Seus livros são excelentes! Amo a série O cemitério dos livros esquecidos!

site: @livromeulivroseu

Edneia.Monteiro 26/09/2020

As Luzes de Setembro
Um livro que não consegui parar de ler. Como posso dizer, a leitura fluiu com os acontecimentos na mansão tão rápida quanto o desenrolar dos fatos.

Luisa Jordana 28/09/2020

As Luzes de Setembro
Após a morte do pai e marido da família Sauvelle, Simone e seus dois filhos, Irene e Dorian, se mudam para uma pequena cidade litorânea da Normandia, atendendo a uma proposta de emprego que Simone recebeu de um homem muito rico, dono de uma antiga fábrica de brinquedos desativada. O nome deste excêntrico senhor é Lazarus Jann, que reside na mansão Cravenmoore com sua esposa doente.
Simone começa a trabalhar como governanta na enorme mansão e seus filhos logo se encantam com as paisagens locais e com os inúmeros brinquedos desativados que povoam a mansão Cravenmoore, como se fosse uma espécie de paraíso exótico. Mas o que começa como um sonho, logo se transforma em pesadelo quando Hannah, a jovem cozinheira da mansão, é encontrada morta no bosque. A partir deste triste acontecimento, a família Sauvelle embarca em uma sombria aventura para desvendar os segredos de Cravenmoore e escapar do terrível mal que ameaça seu lar e suas vidas.
A leitura foi muito rápida e o enredo é permeado com aquela aura sombria já tão familiar nas obras de Carlos Ruiz Zafón. É praticamente possível visualizar os mansões sombrias, os bosques lúgubres, a praia pacífica e a névoa que circunda cada aventura noturna dos personagens. Em uma atmosfera de horror sobrenatural, mistério e romance, embarcamos em mais uma deliciosa história do autor, perfeita para ser lida em um fim de tarde chuvoso, quando tudo se torna mais crível e a imaginação pode ir longe.

Nessa 01/10/2020

Fórmula
Ele tem uma fórmula para escrever , isso é fato. Crianças e adultos com corações partidos. Daí partisse para a fantasia , geralmente algo ruim que é parte de um erro próprio ou de alguém amado. E claro , o romance , alguém sempre estará interessado em alguém. Mas apesar de conseguir enxergar a fórmula e conseguir advinhar onde ela nos levará , ele consegue nos fazer manter o interesse.

ekundera 11/10/2020

?Cada um de nós precisa encontrar seu próprio caminho.?
O encerramento da trilogia da névoa ainda traz uma história original que de algum modo se relaciona com outros livros de Zafón. A narrativa misteriosa vai crescendo em acontecimentos cada vez mais macabros, que vão se revelando gradualmente e sendo costurados antes do desfecho. Eu queria que tivesse mais páginas para não me despedir tão cedo dessa história.

Marcia 21/10/2020

Olá amigos! Ontem a noite finalizei a leitura do livro As luzes de setembro do escritor Carlos Ruiz Zafón.
Trata-se de um livro de ficção, leitura juvenil porém o escritor conta com tanta magia que entretem a todos.
Nesse livro encontrei aventura, suspense, uma pitada de terror, mistério, romance e emoção. Um livro que prendeu minha atenção e fez com que eu ficasse até tarde da noite lendo e valeu a pena. Não conhecia esse escritor e se nao fosse por causa de um grupo de leitores eu não pegaria esse livro. Aí,quando terminei, eu vi a importância de termos amigos e fazermos parte de grupos de leitura. Saí da minha zona de conforto e me aventurei pela praia da Normandia vivendo momentos diferentes con esses personagens. Para quem gosta de misterios e aventuras com pitadas de terror, recomendo a leitura.
Sinopse da editora:Durante o verão de 1937, Simone Sauvelle fica de repente viúva e abandona Paris junto com os filhos, Irene e Dorian. Eles se mudam para uma cidadezinha no litoral da Normandia, e Simone começa a trabalhar como governanta para Lazarus Jann, um fabricante de brinquedos que mora na mansão Cravenmoore com a esposa doente. Lazarus demonstra ser um homem agradável, trata com consideração Simone e os filhos, a quem mostra os estranhos seres mecânicos que criou: objetos tão bem-feitos que parecem poder se mover por conta própria. Já Irene, fica encantada com a beleza do lugar e por Ismael, o pescador primo de Hannah, cozinheira da casa. Os dois logo se apaixonam. Todos estão animados com a nova vida quando acontecimentos macabros e estranhas aparições perturbam a harmonia de Cravenmoore: Hannah é encontrada morta, e uma sombra misteriosa toma conta da propriedade. Juntos, Irene e Ismael, desvendam o segredo da espetacular mansão repleta de seres mecânicos e sombras do passado, enfrentam o medo e investigam as estranhas luzes que brilham através da névoa em torno do farol de uma ilha. Em As luzes de setembro, aquele mágico verão na Baía Azul será para sempre a aventura mais emocionante de suas vidas, num labirinto de amor, luzes e sombras.

Ticiane 17/11/2020

Clímax eletrizante
O clímax desse livro pra mim foi muito além dos outros dois. A impressão que eu tive ao ler foi a de estar assistindo a um filme, junto com aquela pressa pra saber se os protagonistas ficarão bem ou não. Achei isso um novo nuance do talento de narrar do Zafón, incrível.

Dos três livros esse realmente me deu um certo medo, é como se o Zafón fosse evoluindo ao longo da trilogia pra preparar o leitor pra esse.

Também achei esse como uma mistura dos dois anteriores, mas ainda assim surpreendente.
Meu preferido da trilogia por enquanto ainda é O Príncipe da Névoa.

Odailsonnnn 18/11/2020

"Num mundo de luzes e sombras, todos nós, cada um de nos precisa encontrar seu próprio caminho"

Zafón como sempre inicia os livros dele de um jeito q nos faz querer saber mais o q vai acontecer no desenrolar da história.
Um livro com mistério, aventura, romance e aquele leve terror. A história é cheia de detalhes, principalmente o modo como ele descreve os lugares, a mansão com aquele toque sombrio, a calmaria das praias e muito mais. A narrativa do autor prende de um jeito mágico, o livro fluiu muito bem e me empolgou demais.
Assim finalizando a trilogia da Névoa, As luzes de Setembro se tornou o 2° melhor livro. Sem contar de q Zafón se tornou um dos meus autores favoritos da vida.

Douglas.Moreira 21/11/2020

França!
Uma ótima história passada na Normandia. Claro que tem sempre a fase fantasmagórica do Zafón, mas é uma leitura até leve. Alguns locais são intrigantes, embora a cidade/vila seja fictícia, vale uma busca no Google Maps sobre a região do Monte St. Michel.

Camila Taís 29/11/2020

Mistério
Os fantasmas sempre perseguiram o autor Carlos Ruiz Zafón. No livro, uma coisa é certa na realidade: não acredite em tudo o que seus olhos veem.

Rebeca 30/11/2020

Amei
O autor simplesmente deixa a leitura leve, gostei muito da história

Juninho 17/12/2020

Uma história nem tão envolvente...
Este é o terceiro livro que li de Carlos Ruiz Zafón e particularmente gosto muito do autor, mas confesso que terminei este livro um pouco desapontado. As ambientações estão muito boas, com o tom gótico e sobrenatural típicos do escritor, o enredo de fundo também se mostra interessante, mas Zafón parece abrir mão de desenvolver mais profundamente estes elementos, e os personagens em geral, para focar em um romance adolescente sem graça e forçado. Além de uns furos aqui e acolá, ao terminar o livro fiquei com a sensação de ter lido uma obra rasa que teria um grande potencial se o autor tivesse dado um enfoque maior aos mistérios sobrenaturais que rondam a trama.

Dudamanfridini 19/12/2020

Infelizmente dessa vez Zafón não conseguiu me encantar com suas palavras me senti um pouco decepcionada com a história. Eu estava muito confiante que seria paixão como foi "Marina" mas logo no começo, talvez, por ter lido Marina antes, senti a grande semelhança entre os livros, um dos motivos por eu n ter gostado foi ter achado muito repetitivo, o casal tbm da história não me agradou, e o ar de horror que o livro dizia entregar não chegou a fazer sentido na minha opinião.

Gabriella545 31/12/2020

Ótimo
Esse livro me surpreendeu no sentido de que não achei que fosse sentir medo enquanto lia, por já conhecer outras histórias do Zafón. Mas a atmosfera dessa narrativa é tão perfeita que, por diversas vezes, senti um certo medinho sim kkk.
As semelhanças entre esse e os demais livros da trilogia da névoa são muito claras, mas cada um tem o seu toque de originalidade, evitando que as histórias fiquem repetitivas.
A evolução da escrita de Zafón é muito perceptível (o que já era bom, fica ainda melhor), sendo este o livro mais bem desenvolvido dos 3, com uma narrativa coesa e cheia de mistérios que prende o leitor do início ao fim (apesar de, por questões meramente pessoais, eu ter me "apegado" mais ao Príncipe da Névoa).

Zafón fará muita falta a esse universo literário ??

Dry Nunes 17/01/2021

Me surpreendi
Não sou muito de ler suspense, e não imaginei que ia gostar, li pq me indicaram e eu não queria fazer desfeita, mas quando eu comecei a ler eu amei.
A história me prendeu demaissssss! Li ele em 2 dias mas dá pra ler só em 1.
A história tem uns plots muito doidos que eu particularmente curti demais.
A história começa quando o esposo da Simone morre e ela e seus dois filhos se mudam para outra cidade.
A Irene (que é filha da Simone) conhece um rapaz (Ismael) nessa cidade, e eles começam a se gostar, só que então a prima do Ismael é assasinada e ele quer saber quem fez isso com ela, mas descobre que o que matou sua prima vai muito além desse mundo!
Eu amei muito!! Entrou para a lista dos favoritos