As Luzes de Setembro

As Luzes de Setembro Zafón

Resenhas - As Luzes de Setembro

Gabriella545 31/12/2020

Ótimo
Esse livro me surpreendeu no sentido de que não achei que fosse sentir medo enquanto lia, por já conhecer outras histórias do Zafón. Mas a atmosfera dessa narrativa é tão perfeita que, por diversas vezes, senti um certo medinho sim kkk.
As semelhanças entre esse e os demais livros da trilogia da névoa são muito claras, mas cada um tem o seu toque de originalidade, evitando que as histórias fiquem repetitivas.
A evolução da escrita de Zafón é muito perceptível (o que já era bom, fica ainda melhor), sendo este o livro mais bem desenvolvido dos 3, com uma narrativa coesa e cheia de mistérios que prende o leitor do início ao fim (apesar de, por questões meramente pessoais, eu ter me "apegado" mais ao Príncipe da Névoa).

Zafón fará muita falta a esse universo literário ??

Dry Nunes 17/01/2021

Me surpreendi
Não sou muito de ler suspense, e não imaginei que ia gostar, li pq me indicaram e eu não queria fazer desfeita, mas quando eu comecei a ler eu amei.
A história me prendeu demaissssss! Li ele em 2 dias mas dá pra ler só em 1.
A história tem uns plots muito doidos que eu particularmente curti demais.
A história começa quando o esposo da Simone morre e ela e seus dois filhos se mudam para outra cidade.
A Irene (que é filha da Simone) conhece um rapaz (Ismael) nessa cidade, e eles começam a se gostar, só que então a prima do Ismael é assasinada e ele quer saber quem fez isso com ela, mas descobre que o que matou sua prima vai muito além desse mundo!
Eu amei muito!! Entrou para a lista dos favoritos

FabiBraga 21/01/2021

Muito interessante
Confesso que quando comprei o livro não imaginei que a história seria tão boa e tão diferente! A escrita é muito boa, flui bem e nos prende! Uma história de superação de tempos difíceis, aprendizados, coragem e amor. Adorei!

Pamela.Pugliano 22/01/2021

"Sombras que vivem dentro de cada um de nós."
Que livro gostoso de se passar lendo. É uma leitura daquelas rápidas, fluidas, que te prendem com um enredo simples e composto de muitas nuances misteriosas.

Eu consegui gostar mais deste do que dos livros anteriores do Zafón, mesmo que ele siga a mesma "fórmula". Eu noto a evolução da escrita e da maneira que ele consegue te envolver com o mistério. Acredito que gostei mais desse porque o mistério não tem relação com as crianças, mesmo que elas estejam envolvidas. E o final foi mais feliz, mesmo que seja totalmente estilo Zafón.

Enfim, simplesmente leiam. Vale o tempo. Leitura super recomendada. Aproveitem.

Gusma 07/02/2021

Esse é um daqueles livros curtos, mas que são ótimos e não precisam de mais, embora dê vontade de ver muito mais do que acontece! Os personagens são completos e interessantes. Lazarus Jann ganhou meu coração todinho (que personagem incrível, namoral). E a escrita é fluída e descreve o necessário de uma forma tão boa que você consegue até ouvir os brinquedos e se envolver bastante com a atmosfera do livro. Adorei demais!

"Eu tinha dado a Alexandra um coração que não me pertencia mais. Aquele erro seria a nossa perdição."

Giordano.Sereno 07/03/2021

Misto de história de suspense e sobrenatural
Esse foi o terceiro livro de Zafón que li. E foi o melhor dos três. A obra fecha a trilogia da névoa com chave de ouro. Um misto de história de suspense e sobrenatural que te prende até o final. O final não foi nada previsível. Uma linguagem poética e muito bonita. Esse livro daria uma excelente adaptação para o cinema.
Minha única ressalva é com relação ao título. As tais luzes de setembro foram pouco exploradas.

Ro Tonks 12/03/2021

Tocante
o terceiro livro da trilogia finaliza uma mescla do que seria mais alguns anos os pontos fortes da escrita do Zafón. Ainda que meu preferido da trilogia seja o segundo livro, este não fica muito atrás. A trilogia em si tem ligação entre os livros apenas nos pontos subjetivos das histórias, e cada qual, tem seus pontos positivos.

Noemy.Nayara 28/03/2021

«Resenha»

Livro: As Luzes de Setembro
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Páginas: 232

***
Simone Sauvelle e seus dois filhos, Irene e Dorian moravam em Paris. Quando Simone ficou viúva e as dúvidas se acumularam.

Ela se viu sem alternativa a não ser ir para uma cidadezinha no litoral da Normandia, para ser governanta de Lazarus Jann, um grande fabricante de brinquedos.

Sua mansão é um tanto peculiar e assustadora. E logo chama a atenção da família, que está se recuperando e voltando a vida ao normal.

Mas a normalidade não dura para sempre. Irene se apaixona por Ismael e através dele descobre a misteriosa lenda que cerca a cidade: As luzes de Setembro e a presença de uma mulher desconhecida na Ilha do Farol.

Mal sabia ela que estava prestes a descobrir e vivenciar os detalhes daquela perturbadora história.

Tudo está indo bem até que uma nova amiga da família é assassinada. Irene e Ismael começa uma investigação e nesse momento os mistérios guardados há anos são revelados.

***

A cidadezinha de Cravenmoore tem segredos obscuros e o passado do patrão de Simone juntamente com o misterio das Luzes de Setembro vem a tona em uma narrativa eletrizante.

Conectando Luzes de Setembro aos outros livros da trilogia percebemos mais uma vez a presença da Névoa, do sobrenatural, os espiritos e a narrativa obscura de Zafón.

Ele novamente não decepciona com sua história, é simplesmente magnífica e viciante.

"Escrevi As Luzes de Setembro em Los Angeles, entre 1994 e 1995, com a intenção de solucionar alguns elementos que não havia resolvido do jeito que gostaria em O Príncipe da Névoa. ?

***

É um livro pequeno sem muito espaço para o desfecho da história, mas cada parte dela é incrível, uma característica maravilhosa desse autor.

A trilogia tem história independentes, podendo ler em qualquer ordem ou apenas um. É uma trilogia de romances juvenis.

jupotter 16/04/2021

Um pouco decepcionante
Até que a leitura fluiu dessa vez (em comparação com o O Palácio da Meia-Noite), porém nada se compara com a obra de A Sombra do Vento.

Roberta 19/04/2021

Aquele friozinho na barriga clássico das leituras de Zafón, um livro delicioso de acompanhar, mesmo eu às vezes me perdendo na história por causa de tantas descrições. Senti também que faltou espaço para uma finalização melhor do enredo.

Jésica Andrade 04/07/2021

Eu amei!!
Que livro maravilhoso! A evolução de Zafon contando história é notável! Tinha trechos que eu não conseguia achar o momento para pausar a leitura!! Amei demais!!!
Fica a recomendação de leitura!!

Rê Silva 29/07/2021

Assustadoramente envolvente !!!
Se passa em uma cidade litorânea na costa da Normandia em uma Mansão fantasmagórica, vamos conhecer Irene e Ismael, dois adolescentes apaixonados que protagonizam uma assustadora aventura ao investigar o misterioso afogamento de uma mulher, próximo a um farol abandonado e colocam suas vidas em risco .
A Mansão Cravenmoore parece ter vida própria kkkk e seu dono Lazarus Jann ,um fabricante de brinquedos deixa ainda mais misteriosa a trama .
Cheio de suspense , aventuras e seres fantasmagóricos ,nos faz envolver nesse mistério e é assustadoramente envolvente .