1889

1889 Laurentino Gomes

Resenhas - 1889

Annynha 07/12/2013

Todo brasileiro deveria ler. Livro bem esclarecedor de como tudo começou (errado!)Assim como os outros livros de Laurentino Gomes, 1808 e 1822, uma verdadeira aula de história, faz com que entendamos por que o Brasil é como é.Leitura imperdível para quem gosta de História do Brasil.

Natasha 18/01/2022

Uma verdadeira aula de história, mostrando as facetas políticas do Brasil desde o Império até a primeira República civil.

Paulo Silas 31/01/2014

Elucidativo e esclarecedor!

Narrando a história dos fatos que precederam e sucederam a Proclamação da República no Brasil, o autor, em tom jornalístico (daí a contribuição para a maior empolgação com a leitura), expõe com clareza e proficiência os eventos e questões que levaram à queda do Império e as consequências de tal ocorrência.

Fatores políticos, questões sociais, discussões polêmicas e conflitos internos e externos ocorridos nas últimas décadas do século XIX, são esmiuçados pelo autor nesta excelente obra. Em que pese a escrita é jornalística, a perspectiva passada na obra é histórica.

Dom Pedro II, Princesa Isabel, Rui Barbosa, Marechal Deodoro, Marechal Floriano, Prudente de Morais e diversas outras figuras históricas notórias no Brasil têm o seu perfil apresentado no livro, além do relato de como as suas vidas e atitudes contribuíram para a instauração da República no Brasil.

Excelente! Recomendo!
Silvio 07/08/2014minha estante
De pleno acordo! Recomendadíssimo...

Kilmer 03/09/2022

O menos interessante dos livros de Laurentino
Talvez pelos acontecimentos históricos e pelo período em si eu não tenha gostado tanto da leitura. Em alguns momentos me senti bastante entediado e não atraído pelos fatos narrados

LivroZito 04/03/2014

1889 - Uma aula de historia do Brasil!
Li mais esse livro do Laurentino Gomes. Gostei... mas confesso que gostei mais de 1822. Mesmo assim recomendo!!!,

site: 1889 - Uma aula de historia do Brasil!

Jonas incrível 20/01/2022

Brasil histórico
A história brasileira é bem mais complexa do que a gente aprende na escolinha. Cheia de monarquia, de golpes e acontecimento estranhos, pessoas importantes e outra nem tanto, mas que contribuiram para o Brasil atual. É um pouco triste saber que desde os tempos do império, estamos sempre cometendo os mesmos erros, isso é consequência de uma população pouco instruída e sem curiosidade sobre o passado tão rico do nosso Brasil. Nosso país tem história! Pode não ser uma das melhores, mas nós temos um passado que deve ser estudado e refletido.

Carmela 07/01/2022

Esse livro ficou parado durante um bom tempo, quase desisti de terminar a leitura. O início do livro é bom, mas ao seguir lendo fica muito cansativo e desinteressante.

Clana 02/08/2022

Aula de história
Laurentino Gomes disserta com lucidez sobre o declínio do Segundo Reinado, da Proclamação da República e sobre seus primeiros anos. Este assunto e frequentemente abordado com rapidez pelos livros de história, talvez renegando sua importância. Pelo contrário, estes períodos são essenciais para entender o Brasil de hoje. Corrupções e jogos de poder não são exclusivamente do século XXI.
Contudo, apesar da linguagem de fácil acesso e objetiva, a leitura se torna densa em certos capítulos devido a quantidade de nomes, datas e lugares. Ambos os dados são necessários, mas às vezes é preciso fechar o livro e respirar um pouco.

Henrique_ 02/12/2016

Dentre os três livros do autor, 1889 merece quatro estrelas. Não é tão bom quanto o primeiro, mas supera o segundo. Antes de tratar da Proclamação da República, o autor trata de um assunto pouco estudado e pouco discutido: o Segundo Reinado. Mas ao acabar o livro, o leitor acaba compreendendo os motivos de a figura de Dom Pedro II ter sido relegada ao esquecimento. E não vejo justiça nisso. Conhecer o segundo monarca do Brasil foi, de longe, bem mais interessante que a do seu pai, por exemplo. No geral, o livro também conta com curiosidades sobre personalidades e eventos pré e pós República. E toca em temas determinantes na configuração da estrutura de poder atual. Recomendo.
Fernando 06/12/2016minha estante
Penso o mesmo. Na ordem de preferencia 1808; 1889 e por fim 1822...

Priscilla.Silva 15/03/2017minha estante
undefined

Felipe Mello 29/02/2020

O Término do Progresso para a Ascensão deste Tenebroso Caos.
“Para termos uma República estável, feliz e próspera, é necessário que o governo seja ditatorial e não parlamentar.” - Ministro da Agricultura do novo governo provisório, Demétrio Nunes Ribeiro.

Almejava compreender os diversos problemas, sociais e políticos, do meu país ao estudar a sua origem, visto que somente aprendi inúmeras mentiras, dos meus professores, ao longo de minha vida escolar, mas esta repugnante frase acima esclareceu-me estes inquietantes dilemas, pois, esta magnífica obra ostentou esta sublime reflexão, uma vez que senti-me completamente enojado enquanto lia sobre este tenebroso golpe militar, após perceber que o 15 de novembro representou “A Queda do Brasil”. A Sublime escrita de Gomes demonstra impecavelmente a reescrita de nossa história, uma vez que os positivistas republicanos desejaram implementar forçadamente os seus ideais ao longo deste preceito, pois, “A Velha República” tornou-se a origem deste aterrorizante caos politico que ainda permanece em nosso país, visto que estes tenebrosos eventos como: “O Encilhamento, O Estado de Terror de Floriano Peixoto(Marechal de Ferro), Revolução Armada, Revolução Federalista, Guerra de Canudos”; comprovam o caráter autoritário do republicanismo brasileiro. Todas as páginas desta obra-prima foram apreciados ao longo de minha leitura, uma vez que se despertaram incontáveis sentimentos e reações, pois, apenas senti esta esplêndida admiração ao último imperador brasileiro “Dom Pedro II”, como a sua filha e herdeira ao trono “Princesa Isabel”, uma vez que ambos revelaram o seu exemplo ao combater a escravidão, como apoiaram inúmeros brasileiros que lutaram contra este sistema nefasto: “André Rebouças, Luís Gama, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco” entre muitos outros que praticamente foram esquecidos em nossa história. Dom Pedro II aceitou pacificamente este repulsivo golpe devido o seu amor ao Brasil, mas se soubesse deste sombrio futuro, perceberia o terrível erro de sua inerte decisão, pois, a sua nobre atitude praticamente condenou o nosso país.

Mari 14/04/2020

Sobre o Brasil...
Quando eu terminei esse livro e consequentemente essa trilogia, eu compreendi que os problemas do Brasil começaram bem antes do que as pessoas falam.

Esse livro é uma analise sensacional sobre a proclamação da republica, você poder ver o que as pessoas pensavam e como agiam é incrível.
Apesar de não conseguir fazer uma boa resenha sobre essa leitura, minha dica pra vocês é que leiam esse e os outros livros.

Whermeson 26/05/2020

Livro 07 – 2019 - 1889 - Laurentino Gomes
“O caos dos primeiros anos da República fez crescer entre a elite civil a constatação de que era preciso afastar os miltares da política o mais rapidamente possível. 'O militarismo, governo da espada pela espada, arruína as instituições militares', escreveria o baiano Rui Barbosa. 'O militarismo está para o Exército como o fanatismo para a religião, como o charlatanismo para a ciência, como o industrialismo para a indústria, como o mercantilismo para o comércio, como o cesarismo para a realeza, como o absolutismo para a ordem, como o egoísmo para o eu'."

site: https://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,em-1889-laurentino-gomes-mostra-o-lado-pitoresco-da-queda-de-pedro-ii,1067204

Michele 06/06/2020

Brasil continua sendo Brasil..
Eu sou suspeita em falar sobre o autor e o tema, adoro a linguagem do Laurentino Gomes e amooo história ( a nacional não tanto, confesso!). Mas indico essas literaturas pelo simples fato de que, se você não se interessa pela história do país você certamente não tem as raízes dele. 1889 descreve em absoluto os motivos pelos quais nosso país se encontra nessa ... Nem tem palavras que defina o que acontece aqui. Enfim, me atrevendo mais na história brasileira e aceito dicas de autores bons nessa temática. E sou apaixonada por D. Pedro II.

Renan 07/06/2020

EM QUE ANO O BRASIL SE TORNOU BRASIL?
EM QUE ANO O BRASIL SE TORNOU BRASIL?
Terminei os três livros que se completam: 1808, 1822 e 1889. Cada capítulo desses 3 livros ajuda a entender um pouco mais sobre o nosso país: quando e como algumas coisas mudaram; quando começaram algumas coisas que não mudaram; personagens e eventos que a gente já ouviu falar, mas não sabe exatamente o que significam.

Como por exemplo o tempo que algumas famílias estão no poder... Um dos personagens do republicanismo (No século retrasado) é avô do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso... Ou outro momento em que um político dos anos 1880 reclama que quem manda em Goiás é os "Caiado"... Sabe quem é o atual governador de Goiás?

Alguns historiadores criticam o autor Laurentino Gomes, com o argumento que ele dá enfoques em pessoas e fatos que não condizem com o método tradicional dos historiadores, porém é justamente isso que se torna o diferencial: são contados eventos históricos para quem é leigo no assunto, para que se consiga entender o livro, mesmo que seja o primeiro livro de história que a pessoa leu.