Cidade dos Etéreos

Cidade dos Etéreos Ransom Riggs

Resenhas - Cidade Vazia

Nena 02/05/2016

Bom, eu já não curti muito o primeiro. Esperava uma coisa e era outra. Não q seja ruim, mas não me cativou, não faz meu estilo literário. O segundo (este) achei mais parado q o primeiro. As crianças peculiares partem em busca de uma Ymbryne q possa trazer a forma humana da Srta Peregrine. Nisso deparam com novos peculiares e novas fendas. Aventura, fantasia e ficção, é isso. Só achei nada a ver uma ymbryne desconhecer completamente a identidade de outra, mas enfim... Só li mesmo pq li o primeiro e quero terminar a história, detesto deixar coisas pela metade. Mas desejo ardentemente q o próximo seja o último.
Maria Fernanda 13/05/2016minha estante
Idem!

Marci 24/06/2016minha estante
Exatamente, como uma Ymbryne pode desconhecer a identidade da outra!? -_-

Crissandreto 21/04/2020

Decepcionada
O primeiro livro foi bom, a história tinha tudo para ser ótima mas simplesmente parece que acabaram as ideias do autor.
agathatriste 22/04/2020minha estante
Eu adorei o primeiro, não consegui engata a leitura desse. Nem tenho vontade de ler.

Crissandreto 22/04/2020minha estante
Eu também amei o primeiro. Mas eu não sei o que aconteceu nesse que foi um desastre. E pelos comentários o terceiro é ainda pior, não sei se vou ler

Cín 16/07/2023

Merece mais que 5 estrelas
Que baita história, meu Deus!!! A cada página tu mergulha mais e mais na história e quer ir mais a fundo em saber mais sobre os peculiares e suas vidas. E bah!! Cada vez que aparece um novo personagem junto com ele vem um novo mistério.... Eu amei este livro, tu sabes que é uma ficção mas tem as fotos que te deixam na dúvida ? e isso faz com que o livro seja maravilhoso.
Nathalia998 21/07/2023minha estante
Li o primeiro livro em duas semanas se não me engano. É super envolvente o desenrolar da história.
E livro é um dos meus favoritos.
Durante a leitura,parece que vc faz parte da história.... É surreal.

Cín 21/07/2023minha estante
Siiiiiiiiim... Eu Ii o primeiro livro em duas semanas tbm ?? E olha acho que depois desse só dois livros da Agatha Christie me prenderam assim.

leo 08/01/2022

Agora eu sei reclamar. História lenta e enrolada, eu leio, leio, leio e não saio do lugar, não consigo me conectar com os personagens. To devendo leitura do resto da saga mas nem sei se tenho vontade, sempre que leio quero largar o livro nas 5 primeiras pags. A idéia é boa, o plot é muito bom mas não acho que foi bem escrito
leo 08/01/2022minha estante
socorro só eu meti o pau no livro, acho q vou ler o resto por pura influenciakkkkkkk

Fabrício Lôbo 13/01/2022minha estante
achei o livro péssimo, assim como terceiro e quarto volumes kkkkkk
detalhe: amei o primeiro

Guilherme 30/06/2017

Intenso.
Preciso parar um pouco e respirar antes de escrever, isso porque acabo de terminar esta leitura, que me deixou, literalmente, sem fôlego.

Quando li o primeiro volume da série, disse que ele era um pouco aguado. As palavras exatas foram: "Este não é um livro intenso, de emoções fortes, mas de perfeita suavidade, como um suco de laranja". Foi exatamente para contrapor esta frase, que entitulei a resenha deste segundo volume com "intenso", pois ele quebra o paradigma de seu antecessor e nos arrasta numa corrida desesperada, cercada de perigos e loucuras.

Há duas guerras acontecendo: a "normal" (Eixo x Aliança) e a "sobrenatural" (etéreos e acólitos x peculaires). Nossos personagens estão exatamente no meio desses dois conflitos, numa hora sofrendo as lamúrias do primeiro, noutra do segundo, e às vezes de ambos simultâneamente! O autor faz questão de deixar claro o horror da situação, nos apresentando constantes cenários de morte, sangue e destruição. Tudo é muito chocante, muito condensado. Se o primeiro era um suco de laranja, este é um café forte.

Os dois maiores problemas livro anterior, isto é, a infantilização dos antagonistas, e a superficialidade dos personagens, foi resolvida com maestria. Nos deparamos com novos etéreos, mais fortes e desenvolvidos, com acólitos mais inteligentes e assustadores, e com personagens peculiares profundos e únicos. As personalidades e trejeitos se desenvolveram, revelando histórias por trás dos poderes e nomes. Além disso tudo, o autor parece que se volta para um público mais velho, trazendo conflietos e dilemas éticos seríssimos, que nos conduz a pensar o que realmente faríamos se fôssemos nós naquela situação.

No entanto, dois problemas novos se revelaram:
1º. O livro traz uma angústia ininterrupta. É como se Riggs segurasse firmemente seu coração, e o apertasse cada vez mais. O único "alívio" que encontramos é no romance de Jacob e Emma, mas são momentos tão rápidos, que se esvaem como fumaça no turbilhão de ansiedade, dor e aflição. Os personagens não comem ou dormem, e até os momentos "felizes", são embargados por pensamentos conflitantes do protagonista ou algo semelhante. Não há sequer um personagem "alívio-cômico".
2º. Duas das três melhores partes do livro anterior são o romance e as fotos. Neste, o relacionamento dos protagonistas é desnecessariamente abalado. As fotos, por sua vez, são mais escassas e, com exceção de algumas, bem menos interessantes.

Não obstante, Cidade dos Etéreos consegue ser tão bom quanto seu anterior. Não sei se é melhor, nem se dá para julgar isso, já que parece ter um estilo completamente diferente, ainda assim conseguimos ver claramente o desenvolver do autor enquanto criador de literatura. Seu crescimento é notável, também o crescimento da narrativa, que deixa de ser mediana e se torna muito mais interessante e cativante.

Sem mais, seguirei com ardente expectativa para o desfecho da saga, deixando minha recomendação à este excelente obra.
Alex Alan 10/07/2017minha estante
Já eu não gostei muito do romance... kkkk

Luh 16/07/2017minha estante
Fiquei assim Também... Kkk' ?? - Muito Top

TA4Y 10/04/2021

Bom? muito bom
Ainda não consigo ligar bem esse " romance " entre a Emma e Jacob, não acho que tem um realmente o porquê deles estarem juntos, a menina era namorada do avô DELE, todas as declarações me soavam tão superficial...de verdade mesmo, é muito melhor eles apenas sendo amigos

O plot twist foi bom, mas o que veio depois é AINDA MELHOR, sério já quero começar o terceiro logo pra saber
Nicole.Stheffany 22/04/2021minha estante
Concordo demaisss

Neferet 21/03/2020

Amo e fim
É maravilhoso e só minha opinião importa kkk sério deem uma chance pra essa série maravigold, e pesquisem porque são 5 livros mais o livro de contos kkk e quase ninguém fala sobre isso
Lívia 21/03/2020minha estante
Essa série tá na lista pra lidos ainda esse ano.

Thais.Neumann 22/05/2019

Intrigante.
Cidade dos Etéreos começa exatamente onde o primeiro livro acaba. Diferente do primeiro volume da trilogia, na trama de Cidade dos Etéreos, muitas reviravoltas acontecem, levando o leitor a passar sufoco junto com as crianças peculiares.

Jacob acaba indo a Londres, levando os peculiares consigo. A viagem que já começa atordoada, passa a ser uma verdadeira missão de sobrevivência. Com muitos acólitos e etéreos pela frente, o grupo caminha em meio a segunda guerra, tendo que lidar não só com os horrores do mundo peculiar mas também com as atrocidades humanas.

O começo do livro é um pouco devagar, mas com o caminhar da história, acabamos nos prendendo ao grupo e torcendo para que eles consigam se salvar.

Novos personagens são inseridos na história, deixando a trama ainda mais gostosa e rica em detalhes. As imagens da edição deixam tudo ainda mais fascinantes, aflorando a criatividade do leitor.

Apesar do primeiro livro e de sua adaptação (péssima!) para o cinema parecerem bem infantis, nesse segundo livro, conseguimos observar um amadurecimento de Jacob e do grupo como um todo, apesar de se tratar de crianças e adolescentes.

Um romance meia-tigela também está incluso na obra, o que, particularmente, não me comoveu muito. Não é o tema principal do livro (ainda bem) e acaba sendo um enredo secundário, não tendo muita importância. Apesar de eu não ter me envolvido muito no suposto "relacionamento", não é algo que estrague a trama.

O terceiro volume já está me esperando e estou ansiosa para saber como os peculiares conseguirão salvar-se e voltar a sua vida na fenda temporal.

Resenha completa no blog ressacaliteraria.com.br
Pehobes 15/06/2019minha estante
Cada capítulo uma aventura nova

Jeff.Rodrigues 29/12/2016

Resenha publicada no Leitor Compulsivo
Para quem se encantou com o mundo dos Peculiares apresentado em O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, a sequência da trilogia pode provocar um leve desapontamento. Cidade dos Etéreos é tão fascinante quanto o livro um, mas peca por apresentar uma história que se arrasta por dezenas de páginas sem conclusões satisfatórias.

A narrativa começa exatamente no ponto em que O Lar se encerra, e a partir daí acompanhamos Jacob, Emma e os peculiares rumo a Londres. Só que essa ida à capital britânica passa por inúmeros desvios por outras fendas temporais, diferentes épocas e um número considerável de novos personagens que, em sua maioria, fazem apenas pequenas participações. O resultado é que a história se arrasta e em alguns momentos torna-se extremamente tediosa.

Cidade dos Etéreos é aquele “livro-meio”. Situado entre início e fim de uma saga, ele serve para fazer a ponte entre algumas situações que vão nos levar ao clímax. Só que essas pontes tendem a não fazer nenhuma diferença no contexto final da história. Neste caso, fiquei com a sensação de que metade dos acontecimentos narrados poderiam ser totalmente dispensados que não atrapalhariam em nada na conclusão da obra. Já nas sequências finais o ritmo é retomado e nossa atenção é novamente fisgada, acendendo a curiosidade para o desfecho, que promete boas emoções.

É preciso reconhecer que Ransom Riggs acerta novamente a mão na linguagem, que continua gostosa e atraente. Seu erro, na minha opinião, foi inserir muitas ações e se perder nesse caos. Faltou um pouquinho de objetividade. E o que faltou em texto sobrou em imagens. As fotografias de época permaneceram desenvolvendo um papel encantador e fascinante, se encaixando direitinho nas cenas e ilustrando de forma primorosa a obra.

O término de Cidade dos Etéreos nos prepara para a batalha final que há de vir e, com isso, esperamos uma obra mais ágil e a altura da importância que essa série ganhou.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2016/12/14/resenha-cidade-dos-etereos-ransom-riggs/
Rafa Ferrante 29/12/2016minha estante
ótima resenha, concordo com tudo.

José 21/12/2017

Vale muito a pena!
Sou meio suspeito para falar sobre a série de livros, pois amo tudo que é relacionado com a mesma.Porém serei honesto ao descrever os meus sentimentos sobre o livro.Na minha opinião,é bem melhor que o primeiro e até mesmo que o terceiro.
Fico chateado quando vejo que alguém deu 1 ou 2 estrelas(não leram direito hahah ) mas enfim gosto não se discute...

"Cidade dos etéreos" começa exatamente onde o "orfanato da srta.Peregrine para crianças peculiares" acaba! As crianças remando, tentando fugir dos acólitos e das bombas com a "srta.P" machucada e em sua forma de ave,e que não pode voltar a forma humana sem a ajuda de outra ymbryne.Quando não podia ficar pior eles enfrentam uma forte tempestade.Após momentos de terror,são guiados por Olive que flutua e ver o horizonte através das nuvens.Conseguem chegar à terra firme.Os acólitos os encontram, e as crianças são obrigadas a entrarem em uma mata densa enquanto o latido dos cachorros ecoa atrás deles.
Eles acham uma fenda através dos contos peculiares e percebem que o livro é cheio de segredos e respostas.Nessa fenda encontram um grupo de animais peculiares, mas antes enfrentam um etéreo com a Ajuda da habilidade que se desenvolve cada vez mais em Jacob.Os animais peculiares explicam suas história e todo o sofrimento.E explicam que a ymbryne da fenda(srta.Wren) tinha ido para Londres e seria a única a não ser capturada...mas eles tinham a srta.P,todos ficam surpresos e honrados,pois o que pareciam simples crianças haviam salvo sua mestre...Então eles têm poucos dias para curar a srta.P e não deixá-la ser consumida pelo seu lado "animal".E apenas outra ymbryne pode fazé-lo.Eles embarcam numa aventura, onde encontram ciganos que lhes causam confusão atrapalhando a viajem...mas depois são super atenciosos e amigos quando descobrem que são peculiares pois ambos desde muito tempo foram apedrejados e julgados pela sociedade.E que se ajudavam!
Esse livro é muito mais excitante,muito fluido e bem detalhado,cada capítulo é surpreendente, com novos peculiares que entram com maestria e que saem deixando saudades."Mas o passado não pode ser mudado".Cada criança tem seu auge, ora você se apaixona por um,ora por outro, até mesmo por Enoch..(hahah).
Enfim,são capturados pelos acólitos ,quando pensam que estão na beira da morte, e terem "suas almas removidas"são salvos por Hugh (o único não capturado)e suas abelhas...
Vou parar aqui pois o livro é incrível, e vale muito a pena ser apreciado e lido, aventura cativante, reviravolta que te deixa louco para ler o terceiro! Só leia...
welingtoncarvalho 22/01/2018minha estante
Você tirou palavras de minha boca, comprei ele esses dias e li, muito divino. Vou compartilhar com sua resenha em meu blog. Adorei a fantasia,fiquei apaixonado pela Emma.

Alex Alan 13/07/2017minha estante
Eu ri quando Jacob disse Eu te amo. Rsrs
Mas os dois até que fazem um bom par romântico. :)

Carlos Araujo 24/11/2020

Tão bom quanto o primeiro, senão melhor!
Ótima continuação do 1º livro, começando justamente onde acaba seu antecessor. Gostei MUITO principalmente por conseguir me imaginar na Londres no meio da guerra e também pela forma como as fendas são exploradas pelo Ransom Riggs.

Até hoje eu não consigo perdoar Tim Burton por não ter feito uma continuação do 1° filme contando a história, em detalhes, desse livro aqui. Certeza que perdeu muito dinheiro, pois é um universo tão vasto que poderia ser muito mais explorado no cinema. De qualquer forma, sou grato por poder ao menos ler esse enredo.
Wesley.Kemel 25/11/2020minha estante
Esse é meu favorito até agora!

Kelen 06/07/2016

A saga das crianças etéreos continua em uma fuga frenética atrás de alguém que possa ajudá-los a salvar sua protetora, antes que o tempo acabe.
Livro fascinante, ansiosa pela continuação.
Leitor Nato 17/07/2016minha estante
eu queria esse na primeira edição, a capa da um medo....kkk

Gugab 24/10/2020minha estante
Já li até o terceiro livro, eu simplesmente me apaixonei por essa história.

@bookss505 10/12/2020

incrivel. O desenvolvimento dos personagens nesse livro é surreal.
Emanuel 10/12/2020minha estante
Esse livro possui um dos melhores finais que eu já li