Cidade dos Etéreos

Cidade dos Etéreos Ransom Riggs

Resenhas - Cidade Vazia

marcelly cavalcante 15/03/2021

adorei cada detalhe e acho a premissa muito criativa e cativante a cada momento.

Juliane.Teixeixa 12/05/2020

Superou todas as minhas expectativas!! O primeiro livro é maravilhoso, mas o segundo tem uma envolvencia...simplesmente não conseguia parar de ler.

Glaydson5 10/06/2023

Sem palavra
Sem palavra muito bom o primeiro eu posso dizer que e ruim mas esse perfeito o primeiro o Ransom cometeu um crime
Empenho de milhões.

Gi 19/07/2020

Amei muito
Achei um pouco denso, mas o final é simplesmente incrível e eu chorei muito...

Mari 04/10/2020

Perfeito, é até difícil descrever muito esse livro. Conseguiu me transportar pra esse mundo tão diferente e maravilhoso que é.

Gabriel.Chiquito 11/06/2023

Depois do primeiro livro cheio de aventuras, mistério e coisas fantásticas, eu esperava só uma coisa desse livro para eu decidir continuar a saga: desenvolvimento do mundo. E ele conseguiu entregar isso. Nesse segundo volume nós conseguimos descobrir um pouco mais sobre os planos e motivações dos acólitos, a história do mundo peculiar e da guerra entre os acólitos e os peculiares, diferentes lugares e diferentes personagens, o que faz a história um pouco mais robusta e abre espaço pra gente se envolver. Gostei do rumo que tomou e estou curioso para descobrir mais.

ma 10/06/2021

lindo lindo lindo lindo
O primeiro livro é de fato muito bom, mas ele pode ser considerado uma leitura um pouco infantil (o que não deve ser considerado algo ruim) e também um pouco arrastado. Já esse segundo me impressionou de uma forma magnífica! Me apaixonei pelos personagens de uma maneira surreal, e até quem eu não gostava ganhou um espacinho no meu coração.
O fato de ter conhecido um pouco mais da história de cada um foi o que me fez achar esse livro bem melhor e mais completo do que o outro, eu queria muito saber o que essas crianças passaram e como tudo aconteceu, qual era a história por trás desse mundo fascinante!
Gostei muito! Mas mesmo sendo um livro um pouco menos infantil, principalmente por falar bastante sobre a guerra e ter cenas realmente difíceis de digerir, ainda sim acredito que não deve ser encarado como um young adult.
Caso queira se jogar nesse mundo peculiar, se jogue com o coração, se veja como uma das crianças e sinta o que elas sentem! Vale sim a pena, é emocionante.

J. J Coelho 30/11/2016

Querido Ransom Riggs... o que caralhos aconteceu com você?
Queria ter dado cinco estrelas.
Queria tanto...
Mas não consegui.
Não teve como eu ficar satisfeito com o que eu recebi em "Cidade dos Etéreos".

Li "O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares" no começo desse ano. A história me impactou tanto, me fez ficar tão encantado pelos mistérios, magias, reviravoltas e os personagens que carrega que eu cheguei a colocar o livro no pódio do meu TOP #3 de leituras favoritas desse ano.

Aguardei pacientemente até o dia do meu aniversário, que era no final do ano, para que eu pudesse ganhar de presente as versões físicas da Intrínseca, em suas edições exuberantes, para que eu pudesse ter a experiência completa de vivenciar a saga das Crianças Peculiares na qual eu tinha a absoluta certeza que ia ser uma das minhas favoritas e que eu iria amar para sempre.

"Tinha".

Sério, sem poupar linguagem popular, o que que aconteceu nesse livro???
Francamente, tudo que eu amei no primeiro livro não ocorreu nesse. Tudo que me fez amar o Lar da Srta. Peregrine simplesmente sumiu desse como fumaça. Todo aquele mundo mágico, misterioso, atraente e inovador simplesmente sumiu no livro dois.
Eu terminei o livro com o sentimento de que fui traído, iludido. Um sentimento péssimo de que nadei, nadei e nadei pelas 350 páginas para morrer na praia da página 358.
O mais próximo que eu consigo justificar o que eu senti no volume dois seria "broxante".

Comecei o livro extasiado pelas reviews ótimas que os críticos abrangiam. Algumas até dizendo que Ransom Riggs era, sem eufemismo, um "rei" no quesito de enredos. Engoli as páginas em questão de dias... a cada capítulo me decepcionando mais e mais... a curiosidade matou o gatinho aqui iludido pelo sensacionalismo.

O que aconteceu com aquela escrita absurdamente caprichosa e encantadora do primeiro volume? Nesse volume eu me deparei com uma narração extremamente arrastada, seca, preguiçosa... fiquei com a sensação de que os editores trancafiaram Ransom Riggs num calabouço e o obrigaram a escrever até ele terminar desmaiando de cansaço. (não sei se essa escrita mais "seca" foi proposital para coincidir com a visão do Jacob sobre o mundo peculiar que já estava mais conhecido e menos estranho para ele, ou se foi porque o autor tava incapacitado mesmo). O que de certo modo não foi uma mentira, o próprio autor cita, de forma passiva, que foi pressionado inúmeras vezes pela editora desesperada por um segundo volume.

O enredo foi um completo "coito interrompido". O ritmo é lento, enrolado, lento, enrolado... quase tudo pareceu arrastado e forçado. Muitas das coisas no livro, inclusive reforçadas pelo próprio autor (!), foram feitas às presas, com um despreparo inconveniente. Ransom Riggs muitas vezes parecia não saber aonde iria com a história (e não sabia mesmo, de acordo com o que ele disse nas entrevistas). Eu fiquei triste com isso tudo, o modo com que a história se sustentou (ou que pelo menos tentou se sustentar), o plot-twist (que geralmente eu considero a parte mais importante de uma história que usa dessa técnica) passou longe de ser surpreendente ou chocante (como foi para mim no primeiro livro), pareceu corrido e desesperado para soar como algo impactante.

A história, e o seu processo criativo, se resumiram à frustração. E eu também, depois de terminar de ler.

Acho que no primeiro, Ransom se viu mais livre para criar, o que terminou em algo único e pessoal. Diferente do segundo. Fora isso, eu ainda acredito na capacidade de Riggs de escrever uma boa história. Não posso dizer que tudo nesse livro foi ruim, eu estaria mentindo na cara de pau. O livro tem pontos fortes sim! O autor tem um potencial ~peculiar~ excelente dentro de si ;) As (poucas) coisas que eu não havia gostado no primeiro volume se mostraram melhores nesse. Como o romance. Na primeira edição, eu achei Jacob x Emma muito forçado e desnecessário. Já em "cidade dos etéreos" o autor evoluiu MUITO no romance, eu consegui imaginar (e shipar fortemente :3) os dois juntos com muita facilidade.

Não sei se eu esperei demais do livro, ou se ele apenas pisou levemente na bola comigo desta vez. Eu me sinto incerto, tão incerto que não sei decidir entre 3 ou 4 estrelas. Por via das duas fica 3.5 mesmo.
E é isso.
Cecília 10/01/2017minha estante
Eu concordo com você. Espero que o terceiro livro me supreenda... Porque eu achei esse segundo muito chato. O que me surpreendeu mesmo foi o final. E só. Até a Emma ficou chata.

Carol.Camargo 03/09/2021

Leitura fluída com reviravoltas interessantes e inesperadas, um livro rápido e gostoso de ler, gostei bastante.

Lari Ribeiro 24/01/2021

Uma viagem pelo mundo peculiar
Se no livro anterior, Riggs já tinha conseguido trazer uma história magnifica, nesse ele se superou de formas inimagináveis. Isso porque nesse livro ele conseguiu explorar de forma mágica o mundo que ele mesmo criou, e os personagens que ele mesmo deu vida. Você vai lendo o livro e nem percebe que já chegou em sua metade, de tão gostoso que é ler essa história.

Aqui, temos a continuidade direta do fim do primeiro livro, quando as crianças escapam da ilha. É muito legal, pois, como leitor, você não consegue imaginar como as crianças vão sobreviver, e muito menos como serão capazes de resolver os conflitos que abrangem o enredo desse livro. Mas Riggs consegue nos guiar nessa narrativa com argumentos consistentes, nos mostrando que os peculiares são mais que crianças, na verdade, como ele mesmo nos fala por meio de Emma nos capítulos finais do livro, eles não são crianças, eles são almas velhas congeladas em um corpo novo. A única criança de fato ali é Jacob, nosso caro protagonista, que também consegue nos surpreender nesse livro. Claro que de forma mais sútil do que o livro anterior.

O que mais achei legal nesse livro foi que fomos capazes de conhecer melhor todos os peculiares da Srta Peregrine, pelo menos aqueles que sobreviveram. Fomos capazes de nos afeiçoar, e até ter um favorito (no meu caso, o Millard), pois eles tiveram espaço e destaque nessa narrativa. Aqui, Jacob e Emma não eram mais os protagonistas. Eles estavam em local de destaque, sim, mas não eram os únicos. Temos a exploração maior do Enoch, do Hugh, Browyn, Ollive, Horace, e as outras fendas temporais do mundo peculiar.

Tivemos apresentações de novos personagens também, e eu confesso que gostei de todos, mas o que mais me deixou curiosa foram os gêmeos Jorel-Pattel, pela forma como foram apresentados e também pela sua peculiaridade.

------- spoiler -------------

De modo geral, eu gostei dos momentos de tensão da história e das suas resoluções. Porém, tenho apenas um ponto a criticar, e é a cena que compõe a capa desse volume. Foi uma cena muito impactante e dura, porém, Riggs quebrou toda a força dessa cena ao transformar a menina em alguém peculiar. Compreendo o porquê da escolha, no entanto, teria sido de maior valor para os personagens, e para a cena, que ela tivesse morrido empalada, e não que fosse uma peculiar e tivesse supostamente sobrevivido. Acredito que essa seja a minha única critica.

-------------- fim do spoiler -----------------

Resumindo, o livro é ótimo. Se você gostou do primeiro livro, definitivamente irá amar esse, e ficará ansioso para ler o próximo, uma vez que esse acaba de um jeito EXPLÊNDIDO.

Leitura e . 14/05/2020

@leituraeponto
Resenha no IG @leituraeponto

ps: se ainda não estiver, em breve estará ?

Alana.Tosta 22/05/2020

Estava até desanimada para começar o segundo livro, mas me surpreendi bastante com ele. Tem uma reviravolta incrível no final.

Mim 28/05/2020

Essa continuação me deixou bem tensa, eu fui surpreendida várias vezes e achei tudo muito bem explicado, mesmo sendo tão rico em detalhes a gente n se perde lendo. Recomendo muitooo e sempre vou falar isso, é uma história maravilhosa que me prendeu demais!!

Luh Rocha 03/06/2020

Finalmente acabei
Olha, tá sendo difícil terminar a série, na verdade, decidi ler só até o terceiro livro por enquanto, pq acho a leitura muito arrastada, pelo menos pra mim, demora muito pra ter uma solução da "missão" das crianças peculiares, pra quem gosta de fantasia é um bom livro, mas como não é um estilo que curto muito está sendo lenta a leitura.