Água Viva

Água Viva Clarice Lispector




Resenhas - Água Viva


1435 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


mai.queiroz 13/04/2024

"Ah viver é tão desconfortável. Tudo aperta: o corpo exige, o espírito não para, viver parece ter sono e não pode dormir - viver é incômodo. Não se pode andar nu nem de corpo nem de espírito."
comentários(0)comente



alilith 13/04/2024

A leitura mais difícil que fiz da clarice. não pela complexidade em si, mas pela poesia crua, translúcida e honesta que compõe o livro. cada frase parece ao mesmo tempo natural e milimetricamente pensada. tudo é escrito como precisa ser escrito. um livro lindo, tocante e único. tenho certeza que poderia ler mil vezes e interpretá-lo de forma diferente a cada vez.
comentários(0)comente



tswift0 12/04/2024

Clarice, Clarice...
Meu primeiro livro lido da Clarice Lispector e eu não tenho palavras para descrever a experiência de ler esse livro.

Demorei um tempinho pra me acostumar com a escrita, mas depois que eu peguei, não larguei até acabar! Com toda certeza, lerei mais.
comentários(0)comente



Mari 12/04/2024

O que é Liberdade?
Nesse livro a Clarice traz a reflexão do que é Liberdade, o que é It e o que é Deus. Não preciso nem dizer que tudo que vem da Clarice é ótimo
comentários(0)comente



Aninha 12/04/2024

Clarice Lispector é um sentimento
Essa mulher tem o dom de fazer o leitor pensar ou parar de pensar sobre algo. A autora relata momentos e questões que fazem com que o leitor de identifique e comece a ponderar sobre diversas questões.
comentários(0)comente



Jess 12/04/2024

It
Eu achei uma leitura bem difícil, comparado ao último livro de Clarisse que li (A hora da Estrela), porém tiveram várias passagens que eu me identifiquei demais com o momento que estou passando.

Uma delas é:
" E a única coisa que me espera é exatamente o inesperado."
comentários(0)comente



Spolaor 12/04/2024

Livro para reler sempre
Entende-me: escrevo-te
uma onomatopeia, convulsão da linguagem. Transmito-te
não uma história mas apenas palavras que vivem do som.
comentários(0)comente



Izabella.BaldoAno 12/04/2024

Na primeira vez que li e resenhei esse livro, falei sobre a beleza dos tentáculos da água-viva e, quando não se sabe da dor que eles podem causar, eles podem ser associados ao prazer - assim como a imensidão da própria água. parece ser esse o caminho seguido por Clarice em Água Viva, um caminho de fluidez, imensidão, prazer e, quem sabe, dor.

nesta releitura, visitei um pouco os processos de Clarice na escritura do livro, que primeiro se chamaria Atrás do Pensamento e depois Objeto Gritante. já pra publicá-lo com esse último nome, ela desistiu, recolheu o material e apresentou-o novamente um ano depois, bastante transformado, com quase cem páginas a menos e essa fluidez nominal: Água Viva.

ele vem num momento em que a autora está se desprendendo das suas próprias fórmulas de escrita, uma fase em que alguns teóricos chamam de "clariciana tardia". coincidentemente ou não, vem também depois do incêndio que teria esfolado as mãos de Clarice e tanto a afetado física e psicologicamente. uma de suas amigas fala de Água Viva como um prenúncio do fim, que se concretizaria com Um Sopro de Vida e, finalmente, com A Hora da Estrela. um desprendimento não só das fórmulas, mas também da própria vida.

por isso Água Viva tem essa forma sem forma. que história afinal ele conta? quem é essa protagonista? seria ele um livro autobiográfico? as reflexões aqui tecidas são do âmbito do real ou da ficção? qual seu gênero?

sinceramente, acredito que Água Viva supera todas essas perguntas.

Clarice e sua protagonista, uma pintora que escreve (assim como ela mesma pode ser considerada uma escritora que pinta) fluidamente se desnudam e navegam pelas possibilidades existentes entre a arte e a escrita, entre o concreto e o abstrato, entre a vida e além.

voltar a esse livro pra mim é sempre voltar a reflexões profundas sobre o universo que existe dentro de mim e aqueles aqui de fora. Água Viva é e não é, é escrita que questiona a escrita, é arte, é música, é Clarice, sou eu.

agora, depois de relê-lo, ele continua sendo um favorito da vida.
comentários(0)comente



isa_nity 11/04/2024

"Embora amor dentro de mim eu tenha. Só que não sei usar amor. Às vezes me arranha como se fossem farpas."
comentários(0)comente



eudeferraz 10/04/2024

Água viva
Esse livro me deixou confusa, foi difícil de ler.
A proposta de Clarice em Água Viva, apesar de muito boa, e aparentemente indescritível para alguns, não me cativou.
No entanto, pretendo em algum momento ler outras obras da autora.
comentários(0)comente



Maria1691 09/04/2024

Como explicar Clarice?
Água Viva é uma das minhas melhores leituras da vida! Apesar de muita gente falar que ficou confusa lendo, para mim foi uma experiência totalmente diferente, foi fluido demais.
É impressionante como consigo me encontrar e me ver nas palavras de Clarice. Sempre vou admirá-la por isso.
isabelaa 09/04/2024minha estante
concordo linda ??




Angela123 09/04/2024

Amei!
Esse aqui me levou para uns lugares reflexivos pesados, leitura densa, terminei de ler mas tenho a certeza que voltarei várias vezes para reler, sabendo que levarei/sentirei coisas novas a cada releitura. Diaba de mulher para escrever bonito?! ?
comentários(0)comente



diskjessica 08/04/2024

A harmonia secreta da desarmonia
De todas as leituras de Clarice, esta foi a que mais tive dificuldade. Talvez não seja para fazer sentido de primeira...
comentários(0)comente



Geovana.Menossi 07/04/2024

água viva realmente seria o melhor título possível para o livro. escrito sem divisão de nenhum capítulo e com pensamentos aleatórios da autora, o fluxo de consciência que tem na história te deixa completamente confuso, porém de alguma forma, vc consegue entender a autora ao se ver nas próprias palavras dela
comentários(0)comente



Idayane.Ferreira 07/04/2024

Água viva: o delicado jorro da vida
Estou lendo todos os livros do box especial da Clarice Lispector, seguindo uma ?ordem aleatória?. Comecei lendo os livros de contos, depois li ?A hora da estrela? e finalizado este emendei ?Água viva?. Tem sido uma experiência incrível porque embora sejam todos livros da Clarice Lispector, descubro tantas nuances diferentes da sua escrita.

Água viva é pura experimentação, jorro de palavras. É um pouco difícil ler tudo num fluxo (o que acontece em geral quando a gente ler Clarice), porque a gente tem logo a sensação de ter bebido muita água e o ideal é beber aos poucos, de leve, saboreando o frescor, admirando o cristalino da água. Água viva tem uns dos trechos mais lindos que li na vida e que foi musicada pelo Barão Vermelho em ?Que o Deus venha?.

A música é uma adaptação de um trecho do livro e diz:

Sou inquieto, áspero
E desesperançado
Embora amor dentro de mim eu tenha
Só que eu não sei usar amor
Às vezes arranha
Feito farpa

Se tanto amor dentro de mim
Eu tenho, mas no entanto
Continuo inquieto
É que eu preciso que o Deus venha
Antes que seja tarde demais

Corro perigo
Como toda pessoa que vive
E a única coisa que me espera
É o inesperado

Mas eu sei
Que vou ter paz antes da morte
Que vou experimentar um dia
O delicado da vida
Vou aprender
Como se come e vive
O gosto da comida
comentários(0)comente



1435 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |