O Mundo de Vidro

O Mundo de Vidro Maurício Gomyde

Resenhas - O Mundo de Vidro

Helena Eher 05/11/2016

O Mundo de Vidro conta a história de um casal (só descobrimos os nomes deles bem no finzinho do livro). Ela, perfeita, inteligente, com bons empregos e um relacionamento feliz. Ele, atrapalhado, sem grandes expectativas, solitário, o retrato de um perdedor.

No romance, ele a vê, se apaixona por ela e faz de tudo para conquistá-la. Inventa de tudo para atingir esse objetivo e vamos acompanhando essas tentativas e a aproximação dos dois.

O livro tem uma linguagem bem simples, os capítulos são curtos e flui com facilidade. A história é divertida com algumas partes bem engraçadas e, às vezes, um pouco exageradas nessa tentativa da graça. O prefácio é muito original e já dá uma ideia desse lado divertido do livro.

Um aspecto que não gostei muito foram os estereótipos apresentados pelo autor. Um deles já apresentei que são as características dos protagonistas. Além disso, há outros ao longo da história quando aparecem outros personagens (como a amiga feminista extremista dela e o vendedor homossexual que ele conhece) ou pela forma como eles enxergam determinadas situações.

Eu costumo não gostar de história onde tudo tem que dar errado antes de algo dar certo e isso aconteceu um pouco durante essa leitura. Em determinados momentos fiquei com raiva do protagonista que se metia em situações cada vez mais embaraçosas.

Apesar desses pontos, é um romance gostoso de ler e que vai agradar ainda mais pessoas que gostem mais do que eu desse tipo de humor.

site: http://leitoranaholanda.com.br

Michelle Trevisani 22/08/2016

Improvável e bom de ser lido
Oi, oi gente! Tudo legal por aí? Hoje a resenha que trago é do livro O Mundo de Vidro, de Maurício Gomyde, publicado pela editora Porto 71. Li em e-book, comprei pela Amazon, um site que adoro comprar e-books, sempre com preços muito bons.

Este é o segundo livro do Maurício que leio, apesar de ser seu primeiro livro publicado. Este livro foi bem diferente do primeiro que li (Ainda não te disse nada >> Clique Aqui > Livro Doce Livro

site: http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/2016/08/resenha-o-mundo-de-vidro-de-mauricio.html

Memórias de uma Leitora 01/07/2016

Lados opostos
Bem... o que dizer deste autor e de seu primeiro livro!?
Logo de início lendo o prefácio senti que esse "cara" era o tipo de pessoa que você gostaria de conhecer pessoalmente. E assim que terminei o livro, ainda sinto isso, pelo seu belo trabalho. Posso dizer sinceramente que esse foi o PRIMEIRO livro que me fez rir da forma que eu ri, cheguei a gargalhar o lendo, e ninguém entendia o por que! Sim! Foi o ÚNICO que causou esse efeito em mim.

A forma leve e sequencial que segue com a história, alternado em pequenos capítulos (o que é bom) o desenrolar dos dois personagens. Que faz por vezes você torcer por eles e rir bastante.
De início, pra falar a verdade durante toda a história, pensei que da forma que descrevia o personagem principal, imaginei este sendo ele mesmo (o próprio autor). Tá bem, talvez esse seja apenas um pequeno devaneio meu. Mas tá aí a história para que prove por você mesmo.
Enfim, indico! Uma leitura rápida, bem-humorada, que fará até os corações mais rígidos, ao mínimo se comover com o enredo. Pois o que me prendeu à história foi que se trata de uma "comédia romântica" se a posso chamar assim. Nada desses amores de dar a vida... amor impossível entre espécies e/ou clãs e tals, ou seja, estes que estamos tão acostumados a ver.

site: http://memoriasdeumaleitoraa.blogspot.com.br/

Nanda 08/04/2016

Ganhei O Mundo de Vidro em uma promoção realizada pelo Maurício Gomyde, junto com os outros dois livros dele (Ainda Não Te Disse Nada e O Rosto Que Precede O Sonho), eu sempre lia várias resenhas comentando sobre o trabalho do Maurício e sempre ficava curiosa pelos livros dele, então tive a sorte grande de ganhar os três livros, e posso afirmar com toda certeza que os comentários a respeito do autor são verídico.
Em O Mundo de Vidro, Maurício apresenta a história de um casal (sem nome) que não tinha absolutamente nada a ver um com o outro, mas que por uma dessas voltas da vida acaba se encontrando. O que eu mais gostei no livro foi que o autor não precisou usar palavras elaboradas e difíceis para engrandecer a leitura, muito pelo contrário, ele escreve de uma forma bem leve, divertida e a leitura em nenhum momento fica parada ou entediante.
Preciso confessar uma coisa pra vocês, eu não sou uma pessoa que lê os prefácios do livro e eu já ia pulando o prefácio de O Mundo de Vidro, mas não sei o motivo resolvi ler, e sem brincadeira, Maurício me conquistou no prefácio do livro. Eu nunca ri tanto como quando eu li o prefácio, e já percebi de início a forma divertida da escrita do Maurício, que conquistou tantas pessoas.
A história do livro segue a premissa do amor platônico, fórmula já bem batida, mas o autor conseguiu mudar totalmente essa fórmula, adicionando altas doses de sarcasmo e diversão em cada frase, é realmente impossível parar de ler o livro.
O livro começa com um epílogo, com o título de "último capítulo", que já me deixou curiosa pelo resto da história pra tentar entender (e descobrir) o que tinha acontecido. Na virada do ano de 1999, a época em que todo mundo cismou que o mundo iria acabar e todo o blablabla de sempre, o protagonista é apresentado, um cara solitário e que estava passando a virada do ano sozinho, acompanhado apenas pela sua televisão, que exibia a virada do ano em várias cidades. A construção do personagem é muito boa, eu consegui desenvolver uma empatia por ele, e em alguns momentos me identifiquei com ele, afinal quem nunca se sentiu sozinho?
"Morava sozinho. Sabia o nome de cinco pokémons. Era sozinho"
Em meio a frases com a citada acima, a história se constrói, muitas vezes com um humor pastelão, mas eu acredito que isso deu uma leveza ao livro. Quando o protagonista conhece a sua amada, ou pelo menos é o que ele pensa, afinal se apaixona por ela à primeira vista e já começa a fazer planos com ela, imaginando a vida juntos, e tudo mais. A história fica ainda melhor com os devaneios do protagonista em relação a menina, o seu embaraço quando tem que conversar com ela e as suas "saídas pela tangente" quando uma pergunta é feita.
O interessante do livro é que, apesar de ser um romance, não é cheio de esterótipos, ou o famoso "romance água-com-açúcar", e aí que entra a parte de um livro sendo escrito dentro de outro livro. Seria paradoxal se não tivesse sido bem desenvolvido, e a partir daí tudo começa a se relacionar, a história do livro com a história que ela começa a receber por e-mail, levando a um final muito bonito e bem feito, mas o que acontece vocês tem que ler para descobrir.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2012/12/resenha-o-mundo-de-vidro-mauricio-gomyde.html

Gleyse 28/01/2016

Uma bela comédia romântica
O Mundo de Vidro enquanto romance daria uma ótima comédia romântica, tanto que inseri o gênero ali em cima, afinal, a história começa bem triste e sofrida para os personagens, mas no decorrer da leitura nos pegamos rindo muito com os pensamentos e situações vividas pelos personagens, que vão sofrer muitos altos e baixos até finalmente terem uma final feliz.

Sendo bem sincera, o enredo começa muito fraco, com uma história bem clichê sobre um cara que conhece uma linda jovem no metrô, se apaixona e a segue, descobrindo onde ela trabalha como professora e se matricula para poder se aproximar dela. Já ela é uma garota com uma vida aparentemente normal, até que descobre que seu namorado a está traindo e termina tudo. O resto da história já dá pra imaginar.

O casal de personagens, até então sem nome, passam por encontros e desencontros, especialmente Ele, que tenta várias mudanças na vida, na tentativa de ora esquecer, ora atrair a garota por quem se apaixonou. Isso o inspira a compor música e até a mudar seu estilo, entre outras coisas malucas que acaba fazendo no decorrer da trama. Enfim, são muitas idas e vindas.

Mas é claro que o Maurício não deixaria que sua história fosse apenas um conto comum, ele insere alguns elementos para torná-la bem mais interessante, mas essa é parte que eu não vou contar para vocês. O que posso dizer, é que ele enche o texto de um monte de palavras e adjetivos para ilustrar ao máximo todos os sentimentos, xingamentos e diálogos entre os personagens, tanto os principais quanto secundários. E isso torna a história muito mais divertida, quebrando a tensão dos momentos mais tristes do romance.

site: http://gleysevieira.blogspot.com.br/

Portal JuLund 08/10/2015

O Mundo de Vidro, resenha, @mauriciogomyde
Ultimo livro que li do escritor brasileiro Maurício Gomyde, O Mundo de Vidro foi com certeza o mais leve e bem humorado, ele nos conta uma historia muito real, que nos mostra a vida de um cara comum que se apaixona por uma mulher linda e bem sucedida.

Ele é aquele personagem que muitas pessoas vão se identificar, pois Ele é um cara comum, que aparentemente não apresenta nada muito interessante, nada que o coloque em posição de destaque, Ele tem uma vida mais ou menos estável, tem trabalho, mas não tem alegria de viver e Ele se apaixona por alguém que não pertence a seu mundo.

Leia a resenha completa em:

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/o-mundo-de-vidro-resenha-mauriciogomyde

Suzy Coutinho 04/09/2015

Quando você dá gargalhadas que nem uma louca dentro do ônibus por conta de um livro, e aquilo faz o seu dia ficar perfeito, que nota você pode dar? 10!!!!
Que livro bom!
Ele, ela, as confusões e cenas hilárias. O papagaio. A parte romântica dos emails.
Tudo perfeito.

Miriam 06/02/2015

Em 'O Mundo de Vidro' conhecemos 'Ele' e 'Ela', e no mundo não haveria de ter pessoas mais diferentes.
O Mundo de Vidro foi uma grata surpresa. Eu recebi o livro do autor, autografado, em 2011. Na época eu li a orelha e acabei colocando o livro na estante para engordar a pilha dos 'vou ler depois', e ficou lá até no início de ano, quando decidi escolher alguns livros desamparados a um tempão e por fim nessa espera.

E digo uma coisa para vocês, se lá em 2011 quando eu recebi o livro, eu tivesse ao menos lido o prefácio eu tinha lido o livro inteiro, pois eu dei umas boas risadas somente com a leitura dele.

Ele nos traz uma história totalmente inesperada e fora dos padrões. Eu achei o texto muito original e bem desenvolvido, cheio de tiradas engraçadas e, em alguns momentos, inacreditáveis. O autor nos leva pelas páginas nos apresentando personagens em estado bruto, mas que durante a leitura fica evidente seu crescimento.

Ler um texto cheio de humor é muito legal, mas achei que em alguns momentos ele passou um pouco dos limites e ficou levemente exagerado, nada a ponto de atrapalhar a leitura, mas com certeza a ponto de eu querer esganar certo personagem.

O que achei genial é que pensei que não saber o nome dos personagens me incomodaria, mas em nenhum momento do texto eu senti falta de conhecer seus nomes, eles são tão nítidos e vivos que 'Ele' e 'Ela' bastou.

O Mundo de Vidro é um livro que fala de amor, sentimentos e sofrimentos, e sobre a busca da felicidade, mas sem ser previsível. É uma história muito bem escrita, de leitura fácil, leve e gostosa de ler. E depois dessa leitura só posso dizer uma coisa: Eu quero mais Mauricio Gomyde na minha estante.

site: ♥ Livros, Bobagens e Guloseimas!

Vicky 27/12/2014

Comédia romântica fofa *_*
Esse livro demorou, na minha opinião, tempo demais para ser lido por mim. Para inciar esse empolgante #MêsGomyde nada melhor que o primeiro livro do autor. Acontece que todos os cinco livros do Maurício pararam na minha mão quase simultaneamente. Como eu não fazia ideia de por onde começar, fiz pelo método que achei mais fácil: ordem cronológica. Consequentemente, o primeiro que li foi O Mundo de Vidro.

Ele e Ela são pessoas extremamente diferentes. Ele, um homem infeliz, sem graça, apaixonado por várias coisas simples da vida e dono de uma papagaia chamada Horácio (vish, longa história...). Ela, uma professora bem sucedida, inteligente, bonita e que acaba de receber a notícia de que tem um par de chifres plantado na testa. Nada parecia propício para um encontro, mas não é que um dia qualquer e um metrô fazem milagres? Não, não foi aquela história de que ao primeiro olhar se apaixonaram perdidamente coisa e tal, mas Ela despertou um interesse curioso nEle.

A partir do momento que eles se tornam amigos e Ele compõe uma música para ela, inúmeras coisas acontecem, às vezes boas e quase sempre ruins. Uma dessas coisas, quase 100% boa, são os capítulos do livro escrito por um anônimo que são enviados à Ela. A identidade do escritor misterioso se tornam a felicidade e angústia de Ela. Logo, Ele e Ela estão separados e o inesperado pode reuni-los e...

Eu vou parar por aqui.

O Mundo de Vidro é aquele tipo de livro que deve ser desejado, almejado e depois lido de forma faminta, pois as coisas acontecem mais ou menos nesse ciclo. A verdade, é que eu não esperava muito do primeiro livro do Maurício, e a leitura veio como um tapa na minha cara. Isso porque eu devorei o livro em um dia e rio até hoje ao lembrar das cenas mais engraçadas. Maurício, definitivamente, tem um talento e tanto para fazer com que o leitor se envolva e se encante na história, de modo a fazê-lo entrar dentro de um mundo particular, um mundo de vidro.

Comecemos pela escrita do autor. Gostei porque, mesmo sendo o primeiro livro, Maurício conseguiu escrever uma história que chama a atenção do leitor com uma facilidade interessante. O termos expressões trocadilhos, cenas e personagens dão a impressão de terem ido criados por anos, de modo a fazer com que o leitor se sinta totalmente confortável com a leitura. A vontade que dá é de não soltar o livro nunca mais. O autor conseguiu equilibrar-se entre o humorístico e o emocionante, sem fazer uma mudança drástica na troca.

Os personagens são um ponto intrigante do livro, a ser abordado nessa resenha. Caso você não tenha notado, durante todo o livro e seu desenvolvimento Maurício oculta os nomes dos personagens, o que honestamente foi original, bacana e arriscado. Não ouvir os personagens dizendo os próprios nomes ou algo parecido foi estranho no começo, mas isso logo passou para curiosidade. Gostei dessa particularidade porque uma das principais coisas que move o leitor de página em página é o desejo de provavelmente vir a conhecer os nomes dos protagonistas. Foram todos muito bem construídos e apresentados e logo eu já tenho a imagem deles fixadas na minha cabeça. São pessoas tão humanas e com personalidades tão distintas - entre eles e num todo - que despertam no leitor uma empatia imediata.

A organização do texto foi excepcional, dada a experiência de Gomyde. Me surpreendi e gostei. Aprovei.

O humor imposto pelo autor no livro foi muito legal. Ri muito com alguns trechos que, mesmo que eu tentasse evitar, botavam um sorriso divertido no meu rosto. Algumas frases e parágrafos que não deviam ser tão engraçados assim normalmente, mostravam sua graça quando enquadrados no contexto da história. A emoção que Maurício põe nas palavras, a verdade e a naturalidade são um ponto que eu me deliciei observando. Parece que ele escreveu o livro com a alma, com toda a paixão que ele tinha no peito. Gostei muito de ler um livro onde nada pareceu forçado ou a mercê de técnicas. Parece que não precisou de muito para Maurício "cuspir" a história toda.

Esse foi o único livro de Maurício no qual não encontrei nenhum erro gramatical ou ortográfico. A revisão e diagramação estão boas e confortáveis. A capa expressa toda a simplicidade apresentada no livo, além do título que chama uma atenção imensa.

Não tenho críticas negativas de O Mundo de Vidro, não mesmo. Foi uma leitura muito boa para mim porque levantou meu astral com suas palavras tão simples e verdadeiras. Obrigada, Maurício, pelo livro que você nos deu. Uma obra! Leiam, com certeza! Deem seu melhor jeito! Livro imperdível!

site: http://omundosecretodavick.blogspot.com/

Rose 28/10/2014

Como eu disse, acho que estava com este livro já tinha uns 2 meses e nada de ler. Curiosamente, nos últimos dias, li várias resenhas a respeito do livro, então depois de um longo e frio inverno, peguei finalmente o livro para ler e... que mico! Mico não, na verdade, king kong! Eu peguei o livro para aproveitar a ida à psicóloga do meu filho, e como é na Paulista, prefiro usar o metrô, então vocês podem imaginar o que as pessoas não pensavam de mim ao me ver rindo como uma doida. Isso mesmo gente, eu não conseguia parar de ri. Eu até tentava, mas não tinha como. O livro é ótimo, de uma leitura leve e gostosa, além de extremamente contagiante. Para vocês terem uma ideia, a graça já começa pelo prefácio (sim amigos, eu leios os prefácios) muito bom que o Maurício Gomyde criou. Depois vem a história de um solteirão de 30 e pouco anos que cai de amores por uma linda moça que ele apenas vê por um acaso em um vagão do metrô. Diante do que ele chama de "amor da sua vida", ele decide conquistá-la e começa a protagonizar cenas hilárias, com cada passagem que não tem como não rir. Sem contar com a participação mais do que especial de seu papagaio e da amizade que ele faz com um vendedor homossexual, ambos são umas figuras. Até agora acho que o rapaz que estava comigo na ante-sala do consultória devia está pensando: "esta precisa de várias sessões". Isso tudo claro, é culpa do MG, que fez este romance maravilhoso de encontros e desencontros e completamente hilariante, com uma linguagem simples e bem atual. Mas tenham certeza, valeu cada mico que paguei e hoje mesmo quando me ponho a lembrar algumas passagens do livro começo a rir de novo. Vou deixar um parágrafo do livro para vocês conhecerem:

"Meu Deus do céu! Meu Santo Antônio Casamenteiro! Meu São Judas tadeu! Meu Santo Expedito! Minha Nossa Senhora Desatadora dos Nós! - pensou desesperado. Era ela. Quase teve um enfarte, um derrame, uma paralisia facial, um colapso nervoso." (O Mundo de Vidro - Marício Gomyde)

site: http://www.fabricadosconvites.blogspot.com.br/
Line :) 31/10/2014minha estante
Rosi, eu estou muito curiosa agora pra saber mais sobre a história desse livro. Eu não o conhecia.. Alem disso, fiquei rindo imaginando as cenas que vc protagonizou..ssrr..Valeu pela indicação..arrasou..bjs

Naty__ 03/11/2014minha estante
Fiquei imaginando você rindo no meio do metrô, Rose. Você tem um jeito meio de séria, aparentemente... Imagine as pessoas te vendo rir hahaha.
Mas gosto de livros que nos tiram boas risadas.

Vitória 07/11/2014minha estante
Rose !
Jura que é tão engraçado assim? E eu aqui imaginando um mega drama nesse livro, rs!
Como não ficar curiosa depois de uma resenhas dessa? Não conhecia o livro e ele já entrou pra lista de desejados .. Ainda bem que costumo ler sempre dentro de casa, porque só esse pequeno quote me fez sorrir !!
Beijos ..

Clio0 09/06/2014

O Mundo de Vidro é uma leitura um tanto diferente, com um primeiro capítulo que não casa com o segundo e faz pensar em estilo narrativo alternativo. A ação notavelmente se passa em terras brasilis, mas todos os personagens que aparecem têm nomes americanos.

O início será explicado e, basicamente, o livro abunda de referências (mas daquelas bem feitas, que sensibilizam quem pega, mas não exclui os desatentos) e de piadas sobre a vida moderna sem se desviar do foco principal.

Essa obra é apenas a milésima história de amor, mas bem feita.

Gabi 09/06/2014

Excelente diversão
Eu já tinha lido algumas resenhas sobre o livro e sabia que era leve e engraçado. Por isso, esperai um momento bem leve na minha vida pra abri-lo. E não me arrependi! A história é de uma doçura cativante, gostosa, meio nonsense, romântica e, claaaaro... muito engraçada!
Ponto para o Maurício nesse seu primeiro livro. Os outros eu já conhecia e sou fã de carteirinha dele. Com o Mundo de Vidro não foi diferente, fiquei mais fã.

Ana Paula Carva 12/02/2014

Muuuuuuuito engraçado e fofo. Pode ler sem reservas.

Livretando 31/01/2014

Resenha: O mundo de vidro
Ele é um cara nada interessante, MUITO comum pra dizer a verdade, com uma vida monótona e sem graça. Ela é o oposto, uma mulher linda, decidida, bem de vida, inteligente, entre outras qualidades que não não preciso citar aqui. Ele a vê pela primeira vez - por fruto do acaso - no metrô. Como é de se esperar, a partir daquele momento, a imagem daquela “mulher perfeita” não sai de sua memória, dedica seus pensamento única e exclusivamente a ela, passa a pegar sempre o mesmo vagão que ela... Até que um dia decide ir mais além, desce na mesma estação que ela e a segue, ele está desesperado para conhecer um pouco mais do dia-a-dia de sua amada, que até então seu conhecimento sobre tal resumia-se apenas ao vagão que ela pegava. Mas depois de muitas loucuras e palhaçadas, eles acabam se conhecendo, e a partir daí nós o acompanhamos numa jornada louca e bem humorada para conquistar o amor daquela a muito, arrebatou seu coração...

Ela é o lado sério, normal, da história... Já a inocência e “ingenuidade” d’Ele é o que o torna um personagem hilário.

Adorei este livro desde o prefácio, o autor usa o humor para fazer “questionamentos” sobre o uso do mesmo na criação de uma obra. A narrativa do Maurício Gomyle é algo encantador, a forma com que ele aborda o romance torna a história ainda mais verossímil, nos permitindo fazer comparações com experiências vividas até mesmo por nós. Um casal que, assim como acontece na vida real, tem seus medos, defeitos, anseios... Achei curioso o fato de o nome dos personagens principais não ser citado em momento algum, na narrativa do autor, eles sempre eram chamados por Ele e Ela. Ah, adorei o Horácio, ou melhor a Horácio, que muitas veses era responsável pelos momentos de distração, me tirando muitas risadas.

O final foi algo surpreendente, mesmo amando a história, tinha convicção de que o final seria mais um daqueles finais clichê, onde tudo é previsível demais. Mas enganei-me, foi algo realmente surpreendente, inesperado e atordoante. A subjetividade do desfecho, o tornou especial.

Enfim, como vocês devem imaginar, eu SUPER indico a leitura desta obra, até para aqueles que não estão adaptados com romance, leiam sem medo, este livro, definitivamente, não tem uma história de amor comum.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2011/09/resenhao-mundo-de-vidro.html